INSCREVA-SE!

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

II Crônicas 10:1-19 - ROBOÃO REI DE ISRAEL - O REINO DIVIDIDO

PARTE III – O REINO DIVIDIDO – 10:1 A 28:27.

Os reinados deste período dividido, que ora teremos a oportunidade de estudar, mostram como o povo de Deus recebeu as bênçãos e também os julgamentos divinos numa época em que se encontrava desunido.

II Cr 10:1-19 Segmentação e Reflexões
O cronista – bem como também nós, em nossas reflexões com as adaptações ao texto que se fizerem necessárias -, usará de modo seletivo o material de I Rs 12:1 – II Rs 17.41.
Seu registro do período dividido evita grande parte da condenação enérgica do norte encontrada em Reis e se concentra nos acontecimentos em Judá, a cidade do templo e do rei.
Ao longo dessa seção, ele relatará como o nível de fidelidade nacional a Deus determinou as condições no reino.
Dividiremos esta parte, conforme BEG, em três: A. Julgamentos e bênçãos crescentes em Judá – 10:1 a 21:3. B. A corrupção do norte em Judá – 21:4 a 24:27. C. A deterioração decorrente da obediência superficial – 25:1 a 28:27.
De forma didática, esses acontecimentos visavam dar aos leitores pós-exílio uma visão mais clara das escolhas que resultariam em bênção ou maldição em seu próprio tempo.
A. Julgamentos e bênçãos crescentes em Judá – 10:1 a 21:3.
A primeira fase do reino dividido compreende – e também será nossa divisão para nossas reflexões – 4 partes: 1. O reinado de Roboão (10:1 - 12:16). 2. O reinado de Abias (13:1 - 14:1a). 3. O reinado de Asa (14:1b - 16:14). 4. O reinado de Josafá (17:1 – 21:3).
Os temas comuns entre esses reinados serão, como teremos a oportunidade de verificar:
·         O foco sobre a separação do Reino do Norte.
·         As narrativas de batalhas.
·         As reações à palavra de Deus.
1. O reinado de Roboão (10:1 - 12:16).
O relato sobre Roboão inclui boa parte do texto de Reis (cf. 10:1 -11:4 com I Rs 12:1-24; 12:9-16 com I Rs 14:21,25-31), expandido e reorganizado com uma ênfase teológica.
Dividiremos o reinado de Roboão em três seções paralelas: a. O pecado inicial de Roboão, o encontro profético e a benção - 10:1 -  11:23. b. O pecado posterior de Roboão, o encontro profético e a bênção - 12:1-12). c. O final do reinado de Roboão – 12:13 – 16, onde o cronista acrescentará um resumo do reinado e um aviso de morte.
Cada uma das partes consistirá numa situação problemática, num encontro profético e numa bênção divina.
Mediante esse arranjo, ele mostrará aos seus leitores pós-exílio um exemplo da maldição de Deus contra o orgulho e a infidelidade e ressaltará os benefícios de viver em humildade e obediência à palavra profética.

a. O pecado inicial de Roboão, o encontro profético e a benção - 10:1 -  11:23.
Esses capítulos tratam dos primeiros anos do reinado de Roboão. Também os dividiremos em duas partes as quais estarão relatando como seus pecados levaram Israel à rebelião (10:1-19) e falarão de sua sujeição à palavra profética de bênção (11:1-23).
(1) O pecado de Roboão e a rebelião de Israel – 10:1-19.
A primeira seção sobre o reinado de Roboão se concentrará em seus três primeiros anos como rei (11:17), um período durante o qual houve conflito entre Judá e Israel.
Podemos didaticamente dividir em duas partes, com seus trechos paralelos em I Reis – Roboão, de forma insensata e abusiva, causa separação entre as tribos – vs 1 ao 15, texto paralelo em I Rs 12:1-15; dez tribos seguem Jeroboão – vs 16 – 19, texto paralelo em I Rs 12:16-20.
Roboão reinou de 930 a 913 a.C. No período da monarquia dividida, o cronista usa essa expressão e outras semelhantes para indicar: somente o Reino do Sul (11:3; 12:1; 28:23), somente o Reino do Norte (v. 16; 11:13; 13:4,15), ou os dois reinos juntos (18:16; 24:5).
Com a morte de Salomão, seu filho Roboão reinou em seu lugar sem problemas algum por parte dos filhos de Israel. Foi em Siquém, um importante centro israelita – Js 8:30-35; 24:1-33 – situado na região norte de Efraim, cerca de 60 km de Jerusalém, que ele foi reunido com o povo para o fazerem rei.
Jeroboão ainda se achava no Egito, mas mandaram chama-lo porque Salomão já tinha morrido e não mais poderia prejudicá-lo e ele veio atendendo ao apelo do povo que por ele tinha estima, devido seu espírito de liderança e capacidade.
Ele veio e já foi procurar, pacificamente, ao novo rei prometendo lealdade e servidão por todo o tempo de sua vida e assim parecia que ia ser.
No entanto, Roboão não toma partido nem diz o que pensa, mas sabiamente, resolve consultar seus conselheiros e começa com os que dantes eram conselheiros de seu pai, mais maduros e experientes. Por fim consulta também aos jovens que com ele estavam começando o reinado.
As opiniões de ambos não foram unânimes, pelo contrário, enquanto os anciãos aprovavam a solicitação de Jeroboão, os jovens, a condenavam e mandaram Roboão falar-lhes asperamente.
Roboão atende aos conselhos dos jovens e fala duramente com Jeroboão que saiu dali para se tornar um líder rebelde por todo o tempo da vida de ambos.
Na multidão dos conselhos, já dizia o sábio, está a sabedoria! “Provérbios 24:6 Com medidas de prudência farás a guerra; na multidão de conselheiros está a vitória.”. No entanto, embora a vitória ou a sabedoria esteja na multidão, a escolha dela é outra coisa! Roboão escolheu não a sabedoria, nem a vitória, mas justamente aquilo que Deus tinha decidido.
Era plano de Deus essa divisão e nada mudaria isso! Foi profetizado pelo profeta Aias e agora estava para se suceder. Porque esta revolta vinha do SENHOR, para confirmar a palavra que o SENHOR tinha falado pelo ministério de Aías, o silonita, a Jeroboão, filho de Nebate.
Nos eventos da história, os sábios entenderão, mas os outros serão atropelados, sem nada entenderem. Por isso que Daniel fala de que os sábios entenderão e ensinarão a muitos, mas somente entenderão e serão igualmente alcançados aqueles que temem a Deus e andam segundo o seu propósito.
Daniel 11:33 Os sábios entre o povo ensinarão a muitos; todavia, cairão pela espada e pelo fogo, pelo cativeiro e pelo roubo, por algum tempo.
Daniel 11:35 Alguns dos sábios cairão para serem provados, purificados e embranquecidos, até ao tempo do fim, porque se dará ainda no tempo determinado.
Daniel 12:3 Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente.
Daniel 12:10 Muitos serão purificados, embranquecidos e provados; mas os perversos procederão perversamente, e nenhum deles entenderá, mas os sábios entenderão.
Em tudo isso, Deus jamais violou o direito de escolha de qualquer um, nem deixou de ser soberano. Quem tiver ouvidos para ouvir, que ouça!
Até Adorão, que estava sobre os tributos que o rei Roboão enviara fora apedrejado e assim estava consagrada a divisão dos reinos. Agora Roboão era o rei unicamente de Judá e Benjamim e Jeroboão, o rei do norte, da outras dez tribos de Israel.
II Cr 10:1 E foi Roboão a Siquém, porque todo o Israel se reunira ali,
                para fazê-lo rei. II Cr 10:2 Sucedeu que, ouvindo-o Jeroboão,
                               filho de Nebate (o qual estava então no Egito para onde
                                               fugira da presença do rei Salomão), voltou do Egito,
                II Cr 10:3 Porque enviaram a ele, e o chamaram; e vieram,
                               Jeroboão e todo o Israel, e falaram a Roboão dizendo:
                                               II Cr 10:4 Teu pai fez duro o nosso jugo;
                                                               agora, pois, alivia tu a dura servidão de teu
                                                               pai, e o pesado jugo que nos impôs,
                                                                              e nós te serviremos.
                II Cr 10:5 E ele lhes disse:
                               Daqui a três dias voltai a mim. Então o povo se foi.
                II Cr 10:6 E tomou Roboão conselho com os anciãos,
                               que estiveram perante Salomão seu pai, enquanto viveu,
                                               dizendo:
                               Como aconselhais vós que se responda a este povo?
                II Cr 10:7 E eles lhe falaram, dizendo:
                               Se te fizeres benigno e afável para com este povo,
                               e lhes falares boas palavras, todos os dias serão teus servos.
                II Cr 10:8 Porém ele deixou o conselho que os anciãos lhe deram;
                               e tomou conselho com os jovens, que haviam crescido com
                                               ele, e estavam perante ele.
                II Cr 10:9 E disse-lhes:
                               Que aconselhais vós, que respondamos a este povo,
                                               que me falou, dizendo:
                                                               Alivia o jugo que teu pai nos impôs?
                II Cr 10:10 E os jovens, que com ele haviam crescido,
                               lhe falaram, dizendo:
                                               Assim dirás a este povo, que te falou:
                                               Teu pai agravou o nosso jugo, tu porém alivia-nos;
                                                               assim, pois, lhe falarás:
                                                               O meu dedo mínimo é mais grosso
                                                                              do que os lombos de meu pai.
                II Cr 10:11 Assim que, se meu pai vos carregou de um jugo pesado,
                               eu ainda aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com
                                               açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões.
                II Cr 10:12 Veio, pois, Jeroboão, e todo o povo, ao terceiro dia,
                               a Roboão, como o rei havia ordenado, dizendo:
                                               Voltai a mim ao terceiro dia.
                II Cr 10:13 E o rei lhes respondeu asperamente;
                               porque o rei Roboão deixara o conselho dos anciãos.
                II Cr 10:14 E falou-lhes conforme o conselho dos jovens, dizendo:
                               Meu pai agravou o vosso jugo, porém eu o aumentarei mais;
                               meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei
                                               com escorpiões.
                II Cr 10:15 Assim o rei não deu ouvidos ao povo,
                               porque esta mudança vinha de Deus,
                                               para que o SENHOR confirmasse a sua palavra,
                                                               a qual falara pelo ministério de Aías,
                                                               o silonita, a Jeroboão, filho de Nebate.
II Cr 10:16 Vendo, pois, todo o Israel, que o rei não lhe dava ouvidos,
                tornou-lhe o povo a responder, dizendo:
                               Que parte temos nós com Davi? Já não temos herança
                                               no filho de Jessé.
                Cada um à sua tenda, ó Israel!
                               Olha agora pela tua casa, ó Davi.
                                               Assim todo o Israel se foi para as suas tendas.
                II Cr 10:17 Porém, quanto aos filhos de Israel, que habitavam nas
                               cidades de Judá, sobre eles reinou Roboão.
                II Cr 10:18 Então o rei Roboão enviou a Hadorão,
                               que tinha cargo dos tributos; porém os filhos de Israel
                                               o apedrejaram, e ele morreu.
                Então o rei Roboão se esforçou para subir ao seu carro,
                               e fugiu para Jerusalém.
                II Cr 10:19 Assim se rebelaram os israelitas contra a casa de Davi,
                               até ao dia de hoje.
Veja que no verso 15, o texto segue Reis e explica que a reação de Roboão deve ser considerada à luz dos propósitos soberanos de Deus. A profecia de Aías a Jeroboão (1 Rs 11:29-39) se cumpriu com essa reviravolta.
A soberania divina vai além das ações pecaminosas dos seres humanos.
Sobre o assunto, não podemos deixar de aproveitar a oportunidade para ver um vídeo lançado pela Editora Fiel “Qual a Relação Entre um Deus Soberano e o Nosso Pecado?” por, R. W. Glenn (pastor da Redeemer Bible Church, desde 2002. Serviu por mais de sete anos como um dos pastores da Calvary Baptist Church, em East Millstone, NJ....) – link do vídeo: http://fiel.in/1uMtFu3.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br
...

1 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.