quarta-feira, 20 de agosto de 2014
quarta-feira, agosto 20, 2014
Jamais Desista
Jó 41:1-34 - DEUS ENCERRA SEU SEGUNDO DISCURSO A JÓ - O FIM DOS ÍMPIOS
C. As respostas de Deus – 38:1 a
42:6.
Nessas respostas, estamos vendo que Deus
estava falando com Jó corrigindo-o e convocando-o a um serviço fiel. Já vimos
que podemos reparar que Deus nem menciona o assunto do seu sofrimento, muito
menos dá uma resposta à pergunta que os seus conselheiros e o próprio Jó
consideram tão importante – a razão para o seu sofrimento.
Enfatizamos que a lição que fica é que a
confiança em Deus e a gratidão decorrentes devem estar impregnadas em nossas
mentes e corações independentemente de quaisquer fatos, sejam eles bons ou não,
quer tenham ou não explicações.
Essa parte “C” foi também dividida: 1. O
primeiro discurso de Deus – 38:1 a 40:2 – já vimos. 2. A humildade de Jó –
40:3-5 – já vimos. 3. O segundo discurso de Deus – 40:6 a 41:34 – concluiremos
neste capítulo. 4. O arrependimento de Jó – 42:1-6.
3. O segundo discurso de Deus – 40:6 ao 41:37 - continuação.
Nós já tínhamos falado que do vs 6 a 41:34,
se trata do segundo discurso de Deus, no qual ele começa do mesmo jeito do
primeiro (40:6,7 com 38:1-3). Não obstante, uma nova linha de raciocínio aborda
o problema de Jó com a justiça de Deus em julgar os ímpios.
A partir do verso primeiro ele começa a
descrever o crocodilo ou o tal de leviatã onde, junto com o hipopótamo – 40:15 –
forma uma repetição poética.
Tanto um como o outro, o hipopótamo como o
crocodilo, tipificam a perversidade. Na Bíblia, essas não são consideradas
criaturas mitológicas, mas como o crocodilo em Sl 74:14 e o dragão em Is 27:1,
representam forças do mal tanto do reino celestial como do reino terrestre –
ver também Ap 12 e 13.
No verso 10 fica implícita a ideia de que
os seres humanos tremem diante das forças do mal, mas Deus é muito superior ao
maior mal e deve ser reverenciado ainda mais por essa razão. É somente
continuar lendo, que o verso 11 já falará da soberania de Deus e não de uma
dualidade de forças em disputa do bem contra o mal.
Ao falar Deus e perguntar quem primeiro lhe
deu, ele está dizendo que não há ninguém maior do que ele, senão ele mesmo
teria recebido deste alguém e assim retribuído a ele.
O seu domínio é completo nos céus e na
terra e em todas as dimensões possíveis, por isso que tudo o que está abaixo é
seu, inclusive esses dois terríveis monstros o hipopótamo e o crocodilo, tanto
na natureza como no reino espiritual.
Dos versos 18 ao 21 a descrição rica em
detalhes parece apontar para uma criatura comum, como um crocodilo ou mesmo uma
baleia, mas ela também parece ser extremamente hiperbólica o que significa que
são representações poéticas do mal, segundo a BEG, extraídas do antigo mundo do
Oriente Próximo.
Seria oportuno, agora, comparar-se 40:11,12
com os últimos versos deste capítulo, vs 33 e 34.
Jó 41:1 Poderás tirar com anzol o
leviatã,
ou
ligarás a sua língua com uma corda?
Jó
41:2 Podes pôr um anzol no seu nariz,
ou
com um gancho furar a sua queixada?
Jó
41:3 Porventura multiplicará as súplicas para contigo,
ou
brandamente falará?
Jó
41:4 Fará ele aliança contigo,
ou
o tomarás tu por servo para sempre?
Jó
41:5 Brincarás com ele, como se fora um passarinho,
ou
o prenderás para tuas meninas?
Jó
41:6 Os teus companheiros farão dele um banquete,
ou
o repartirão entre os negociantes?
Jó
41:7 Encherás a sua pele de ganchos,
ou
a sua cabeça com arpões de pescadores?
Jó
41:8 Põe a tua mão sobre ele, lembra-te da peleja,
e
nunca mais tal intentarás.
Jó
41:9 Eis que é vã a esperança de apanhá-lo;
pois
não será o homem derrubado só ao vê-lo?
Jó 41:10 Ninguém há tão atrevido, que a
despertá-lo se atreva;
quem,
pois, é aquele que ousa erguer-se diante de mim?
Jó
41:11 Quem primeiro me deu,
para
que eu haja de retribuir-lhe?
Pois
o que está debaixo de todos os céus é meu.
Jó
41:12 Não me calarei a respeito dos seus membros,
nem
da sua grande força, nem a graça da sua compostura.
Jó
41:13 Quem descobrirá a face da sua roupa?
Quem
entrará na sua couraça dobrada?
Jó
41:14 Quem abrirá as portas do seu rosto?
Pois
ao redor dos seus dentes está o terror.
Jó
41:15 As suas fortes escamas são o seu orgulho,
cada
uma fechada como com selo apertado.
Jó
41:16 Uma à outra se chega tão perto,
que
nem o ar passa por entre elas.
Jó
41:17 Umas às outras se ligam;
tanto
aderem entre si, que não se podem separar.
Jó
41:18 Cada um dos seus espirros faz resplandecer a luz,
e
os seus olhos são como as pálpebras da alva.
Jó
41:19 Da sua boca saem tochas;
faíscas
de fogo saltam dela.
Jó
41:20 Das suas narinas procede fumaça,
como
de uma panela fervente, ou de uma grande caldeira.
Jó
41:21 O seu hálito faz incender os carvões;
e
da sua boca sai chama.
Jó
41:22 No seu pescoço reside a força;
diante
dele até a tristeza salta de prazer.
Jó
41:23 Os músculos da sua carne estão pegados entre si;
cada
um está firme nele, e nenhum se move.
Jó
41:24 O seu coração é firme como uma pedra
e
firme como a mó de baixo.
Jó
41:25 Levantando-se ele, tremem os valentes;
em
razão dos seus abalos se purificam.
Jó
41:26 Se alguém lhe tocar com a espada,
essa
não poderá penetrar, nem lança, dardo ou flecha.
Jó
41:27 Ele considera o ferro como palha,
e
o cobre como pau podre.
Jó
41:28 A seta o não fará fugir;
as
pedras das fundas se lhe tornam em restolho.
Jó
41:29 As pedras atiradas são para ele como arestas,
e
ri-se do brandir da lança;
Jó
41:30 Debaixo de si tem conchas pontiagudas;
estende-se
sobre coisas pontiagudas como na lama.
Jó
41:31 As profundezas faz ferver, como uma panela;
torna
o mar como uma vasilha de ungüento.
Jó
41:32 Após si deixa uma vereda luminosa;
parece
o abismo tornado em brancura de cãs.
Jó
41:33 Na terra não há coisa que se lhe possa comparar,
pois
foi feito para estar sem pavor.
Jó
41:34 Ele vê tudo que é alto;
é
rei sobre todos os filhos da soberba.
Um dia olharemos para a terra e para toda a
criação e não mais acharemos o ímpio nela porque ele se terá ido para sempre!
No momento atual, vivemos e convivemos com
eles. São os que nos roubam, mas andam conosco; são os que tem a bolsa que
deveriam cuidar, mas que delas tiram recursos para seu sustento próprio; são os
que comem conosco em nossas ceias, mas que estão prontos a nos traírem por
quaisquer 30 moedas de prata; são os que nos beijam diante dos outros, mas
somente para servir de sinal do mal que estão por fazer.
A Bíblia os chama de joios. Eles serão
exterminados na hora certa, mas não agora e quaisquer tentativas de separá-los
agora, diz o Senhor, é temerária e reprovada por ele.
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.