INSCREVA-SE!

segunda-feira, 26 de maio de 2014

I Reis 2:1-46 - DAVI MORRE E SALOMÃO REINA EM SEU LUGAR

Como já tivemos a oportunidade de começar no capítulo primeiro, estamos vendo a história narrada em Reis, ou melhor ainda, continuaremos com a história de Samuel, ou melhor ainda, daremos prosseguimento a história de Deus que teve inicio com a criação do mundo e dos homens.
A. A sucessão de Salomão ao trono – 1:1 – 2:12.
Esta primeira subparte, também poderá ser dividida em três seções: 1. Salomão se torna rei a despeito da oposição – 1:1-53 – já vista. 2. A incumbência de Davi a Salomão – 2:1-9 – veremos agora. 3. A morte e os sepultamento de Davi – 2:10-12 – veremos agora.
2. A incumbência de Davi a Salomão – 2:1-9.
Davi agora estava velho, muito velho, à beira das portas da morte e chama seu filho Salomão e lhe dá instruções a respeito de muitas coisas antes que morra.
Primeiramente, ele fala instruindo o seu filho no caminho em que deve andar para ser próspero e abençoado nessa terra diante de Deus, seu criador, e diante daquele ao qual iremos prestar contas ao final de nossas vidas, nosso juiz justo.
Ele fala da aliança davídica do Senhor com ele que jamais faltaria descendente para ocupar o seu trono para sempre, mas isso se os descendentes fossem fieis e guardassem a aliança com Deus. obviamente que tudo isso teria início com ele, Salomão.
Sobre isso a BEG nos fala que as instruções de Davi a Salomão repetem, em parte, as promessas transmitidas a Davi pelo profeta Natã em II Samuel 7:7-16 e reafirmadas na oração de Davi em II Samuel 7:18-29. No entanto, aqui, Davi estava ressaltando a necessidade de fidelidade pactual a qual deveria ser guardada de todo coração, alma e forças, conforme Dt 4:29 e 6:5.
Em seguida, dá instruções claras quanto a certos homens que precisavam de ser justiçados, mas que ele não teve a oportunidade por algum motivo. Assim, ele incumbiu Salomão de corrigir vários delitos que havia permanecido impunes durante o seu reinado e fala a ele de Adonias, de Abiatar, de Joabe e de Simei.
Não era para ele os ter por inculpáveis e que usasse da sabedoria que Deus lhe estava dando para que fossem todos eles alcançados pela justiça divina ainda em vida, antes de suas respectivas mortes.
3. A morte e os sepultamento de Davi – 2:10-12.
Após isso, velho e farto de dias, com uma vida abençoada e que nos serve de exemplo para o imitarmos naquilo em que foi bom e nos desviarmos dele, naquilo em que fracassou, finalmente veio à óbito.
Morreu Davi! No entanto, a semente messiânica não morreu, mas se transmitiu e agora estava em Salomão e Satanás sabia disso. O reinado de Salomão estava começando!
Ele foi sepultado na cidade que passou a ser conhecida pelo seu nome – II Sm 5:7 -, a cidade de Davi, ou seja Jerusalém!

B. A bênção de consolidação de Salomão – 2:13 – 2:46.

Deus abençoou Salomão com a capacidade de consolidar o seu poder executando ou exilando inimigos, entre eles Adonias, Abiatar, Joabe e Simei.
Esta segunda subparte, também poderá ser dividida em quatro seções: 1. Adonias – 2:13-25. 2. Abiatar – 2:26,27. 3. Joabe – 2:28-35. 4. Simei – 2:36-46.
1. Adonias – 2:13-25.
Adonias, muito esperto, trama obter alguma vantagem e quiçá o próprio reino ao tentar conquistar a mãe do regente, Bate-Seba, para negociar com seu filho a seu favor no pedido em que iria fazer: obter a mão de Abisague, sunamita, em casamento.
Não se sabe se Bate-Seba estava sendo iludida por Adonias ou se ela já conhecendo seu filho e sua resposta estava mesmo era armando contra Adonias. O fato é que quando chegou seu pleito a Salomão, este percebeu tudo e não titubeou nem um pouco, mas procurou se livrar imediatamente de Adonias por perceber nele más intenções para com o reino de Israel.
Benaia, filho de Joaiada, agora homem fiel de Salomão e principal dos seus comandantes sai de encontro, sem misericórdias, com Adonai e o executa.
2. Abiatar – 2:26,27.
Com relação a Abiatar, ele reconhece alguns feitos importantes que este tivera a favor de Davi, mas o bane para Anatote, terra de seus pais, distante dali apenas uns seis quilómetros.
Entre os feitos importantes de Abiatar estavam o transporte da arca – II Sm 15:24-25,29 e o compartilhamento das dificuldades enfrentadas por Davi – I Sm 22:20-23; 23:6-9; 30:7; II Sm 17:15; 19:11.
Abiatar era o mesmo sacerdote que ajudou Davi na ocasião da reconquista de Ziclague das mãos dos amalequitas e o mesmo que seguiu seu filho, Adonias em uma quase revolta contra Davi.
O escritor de Reis faz questão de ressaltar o cumprimento de promessas anteriores feitas por Deus – 8:20; 12:15; 15:29; 16:12. Nesse caso, a profecia de um homem de Deus acerca da destruição e eliminação da casa de Eli do ofício sacerdotal – I Sm 2:30-36 – foi cumprida no reinado de Davi. Uma justificativa das ações de Salomão, lembra-nos a BEG, necessária porque Davi não havia pedido o julgamento de Abiatar.
3. Joabe – 2:28-35.
Chegou a vez de Joabe e este percebe que as coisas estavam se encaminhando para um desfecho ruim para ele, pois Adonias fora morto e o sacerdote Abiatar, banido e ele? Certamente ele pensava que seu fim estava muito próximo, assim corre e se refugia no tabernáculo do Senhor e se gruda nas pontas do altar.
Benaia, novamente, é acionado por Salomão que tomou conhecimento da ação covarde de Joabe e vai ao seu encalce, mas este estava ali no tabernáculo e ele volta a Salomão para comunicar-lhe o que estava se passando.
Salomão não titubeia diante do acontecido e claramente fala a Benaias para o atacar ali mesmo, pois que seu sangue era contra ele mesmo pelos crimes que tinha cometido e que estava impune todo este tempo.
Benaia era este homem de credenciais militares extraordinárias – II Sm 23:20-22. Ele teve a oportunidade de demonstrar toda sua lealdade tanto diante de Davi como de seu filho Salomão e depois de executar Joabe, se tornou o comandante sobre o exército de Salomão – vs 34,35 e 4:4.
O nome Benaia (ou na verdade, na maioria das vezes escrito [והינב], Benaiahu) está entre os mais populares na Bíblia. Existem, pelo menos, doze indivíduos diferentes com aquele nome. Sem dúvida, o mais conhecido deles é Benaia, filho de Joiada de Cabzeel (2 Samuel 23:20), que começa como sub comandante militar do rei Davi (2 Samuel 8:18), mas vai subindo e ganhando proeminência por seus feitos como a morte dos dois filhos de Ariel de Moabe, de um leão em uma cova em um dia nevado e de um egípcio com sua própria lança que ele arrebata da sua mão (2 Samuel 23:20-21). Depois disso, sempre que Davi, ou seu filho e sucessor Salomão precisava de algo que envolvesse a execução de alguém, Benaias estava sempre apto para executar. Em rápida sucessão Benaiah cumprindo ordens de Salomão executou Adonias , filho de Hagite (1 Reis 2:25), general Joabe (2:34) e Simei , filho de Gera de Benjamin (2:46)[1].
4. Simei – 2:36-46.
Finalmente, chegou o momento de apanhar Simei. Salomão, homem sábio e habilidoso, propões algo que agradou o próprio Simei que ele não se ausentasse de Jerusalém. No dia que saísse, seria morto.
Simei gostou e achou moleza até o dia que dois escravos seu fugiram e ele saiu a procurá-los fora de Jerusalém e isso foi do conhecimento de Salomão que não teve dúvidas, não titubeou diante do acontecido, mas o chamou e lhe fez recordar o acordo que tinham e Simei reconheceu sua falha e foi morto.
Simei trouxe os escravos de volta, mas com isso perdeu a sua própria vida! Novamente quem executou as ordens de Salomão foi Benaia, filho de Joiada.
I Re 2:1 E aproximaram-se os dias da morte de Davi;
            e deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo:
            I Re 2:2 Eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois,
                        e sê homem. I Re 2:3 E guarda a ordenança do SENHOR
                                   teu Deus, para andares nos seus caminhos,
                                   e para guardares os seus estatutos,
                                   e os seus mandamentos, e os seus juízos,
                                   e os seus testemunhos, como está escrito na lei de
                                               Moisés; para que prosperes em tudo quanto
                                               fizeres, e para onde quer que fores.
            I Re 2:4 Para que o SENHOR confirme a palavra,
                        que falou de mim, dizendo:
            Se teus filhos guardarem o seu caminho, para andarem perante a minha
                        face fielmente, com todo o seu coração e com toda a sua alma,
                                   nunca, disse, te faltará sucessor ao trono de Israel.
            I Re 2:5 E também tu sabes o que me fez Joabe, filho de Zeruia,
                        e o que fez aos dois capitães do exército de Israel,
                                   a Abner filho de Ner, e a Amasa, filho de Jeter,
                                   os quais matou, e em paz derramou o sangue
                                   de guerra, e pôs o sangue de guerra no cinto que tinha
                                               nos lombos, e nos sapatos que trazia nos pés.
            I Re 2:6 Faze, pois, segundo a tua sabedoria, e não permitas que suas
                        cãs desçam à sepultura em paz. I Re 2:7 Porém com os filhos
                                   de Barzilai, o gileadita, usarás de beneficência, e
                                   estarão entre os que comem à tua mesa, porque assim
                                   se chegaram eles a mim, quando eu fugia por causa de
                                               teu irmão Absalão.
            I Re 2:8 E eis que também contigo está Simei, filho de Gera,
                        filho de Benjamim, de Baurim, que me maldisse com maldição
                                   atroz, no dia em que ia a Maanaim; porém ele saiu a
                                   encontrar-se comigo junto ao Jordão,
                        e eu pelo SENHOR lhe jurei, dizendo que o não mataria
                                   à espada. I Re 2:9 Mas agora não o tenhas por
                                   inculpável, pois és homem sábio, e bem saberás
                                   o que lhe hás de fazer para que faças com que as suas
                                               cãs desçam à sepultura com sangue.
            I Re 2:10 E Davi dormiu com seus pais, e foi sepultado
                        na cidade de Davi.
            I Re 2:11 E foram os dias que Davi reinou sobre Israel quarenta anos:
                        sete anos reinou em Hebrom,
                        e em Jerusalém reinou trinta e três anos.
I Re 2:12 E Salomão se assentou no trono de Davi, seu pai,
            e o seu reino se fortificou sobremaneira.
            I Re 2:13 Então veio Adonias, filho de Hagite, a Bate-Seba,
                        mãe de Salomão; e disse ela:
                        De paz é a tua vinda?
            E ele disse:
                        É de paz.
            I Re 2:14 Então disse ele:
                        Uma palavra tenho que dizer-te.
            E ela disse:
                        Fala.
            I Re 2:15 Disse, pois, ele:
                        Bem sabes que o reino era meu, e todo o Israel tinha posto a
                                   vista em mim para que eu viesse a reinar,
                        contudo o reino foi transferido e veio a ser de meu irmão,
                                   porque foi feito seu pelo SENHOR.
                        I Re 2:16 Assim que agora uma só petição te faço;
                                   não ma rejeites.
            E ela lhe disse:
                        Fala.
            I Re 2:17 E ele disse:
                        Peço-te que fales ao rei Salomão (porque ele não te rejeitará)
                                   que me dê por mulher a Abisague, a sunamita.
            I Re 2:18 E disse Bate-Seba:
                        Bem, eu falarei por ti ao rei.
            I Re 2:19 Assim foi Bate-Seba ao rei Salomão, a falar-lhe por
                        Adonias; e o rei se levantou a encontrar-se com ela,
                        e se inclinou diante dela; então se assentou no seu trono,
                                   e fez pôr uma cadeira para a sua mãe,
                                               e ela se assentou à sua direita.
            I Re 2:20 Então disse ela:
                        Só uma pequena petição te faço; não ma rejeites.
            E o rei lhe disse:
                        Pede, minha mãe, porque não ta negarei.
            I Re 2:21 E ela disse:
                        Dê-se Abisague, a sunamita, a Adonias, teu irmão,
                                   por mulher. I Re 2:22 Então respondeu o rei
                                               Salomão, e disse a sua mãe:
                        E por que pedes a Abisague, a sunamita, para Adonias?
                        Pede também para ele o reino (porque é meu irmão maior),
                                   para ele, digo, e também para Abiatar, sacerdote,
                                               e para Joabe, filho de Zeruia.
            I Re 2:23 E jurou o rei Salomão pelo SENHOR, dizendo:
                        Assim Deus me faça, e outro tanto, se não falou Adonias esta
                                   palavra contra a sua vida.
            I Re 2:24 Agora, pois, vive o SENHOR, que me confirmou,
                        e me fez assentar no trono de Davi, meu pai, e que me tem
                        feito casa, como tinha falado, que hoje morrerá Adonias.
            I Re 2:25 E enviou o rei Salomão pela mão de Benaia, filho de Joiada,
                        o qual arremeteu contra ele de modo que morreu.
            I Re 2:26 E a Abiatar, o sacerdote, disse o rei:
                        Vai para Anatote, para os teus campos, porque és homem
                                   digno de morte; porém hoje não te matarei,
                                               porquanto levaste a arca do Senhor DEUS
                                   diante de Davi, meu pai, e porquanto foste aflito em
                                               tudo quanto meu pai foi aflito.
            I Re 2:27 Lançou, pois, Salomão fora a Abiatar, para que não fosse
                        sacerdote do SENHOR, para cumprir a palavra do
                        SENHOR, que tinha falado sobre a casa de Eli em Siló.
            I Re 2:28 E chegou a notícia até Joabe (porque Joabe tinha se desviado
                        seguindo a Adonias, ainda que não tinha se desviado seguindo
                                   a Absalão), e Joabe fugiu para o tabernáculo do
                                               SENHOR, e apegou-se às pontas do altar.
            I Re 2:29 E disseram ao rei Salomão que Joabe tinha fugido para o
                        tabernáculo do SENHOR; e eis que está junto ao altar; então
                                   Salomão enviou Benaia, filho de Joiada, dizendo:
                                               Vai, arremete sobre ele.
            I Re 2:30 E foi Benaia ao tabernáculo do SENHOR, e lhe disse:
                        Assim diz o rei:
                                   Sai daí. ]
                        E disse ele:
                                   Não, porém aqui morrerei.
            E Benaia tornou com a resposta ao rei, dizendo:
                        Assim falou Joabe, e assim me respondeu.
            I Re 2:31 E disse-lhe o rei:
                        Faze como ele disse, e arremete contra ele, e sepulta-o, para que
                                   tires de mim e da casa de meu pai o sangue que Joabe
                                               sem causa derramou.
            I Re 2:32 Assim o SENHOR fará recair o sangue dele sobre
                        a sua cabeça, porque deu sobre dois homens mais justos
                                   e melhores do que ele, e os matou à espada, sem que
                                               meu pai Davi o soubesse, a saber:
                        a Abner, filho de Ner, capitão do exército de Israel,
                        e a Amasa, filho de Jeter, capitão do exército de Judá.
            I Re 2:33 Assim recairá o sangue destes sobre a cabeça de Joabe e sobre
                        a cabeça da sua descendência para sempre;
                        mas a Davi, e à sua descendência, e à sua casa, e ao seu trono,
                                   dará o SENHOR paz para todo o sempre.
            I Re 2:34 E subiu Benaia, filho de Joiada, e arremeteu contra ele,
                        e o matou; e foi sepultado em sua casa, no deserto.
            I Re 2:35 E o rei pôs a Benaia, filho de Joiada, em seu lugar sobre o
                        exército, e a Zadoque, o sacerdote, pôs o rei em lugar de
                                   Abiatar.
I Re 2:36 Depois mandou o rei, e chamou a Simei, e disse-lhe:
            Edifica-te uma casa em Jerusalém, e habita aí, e daí não saias,
                        nem para uma nem para outra parte.
            I Re 2:37 Porque há de ser que no dia em que saíres e passares o
                        ribeiro de Cedrom, de certo que sem dúvida morrerás;
                                   o teu sangue será sobre a tua cabeça.
I Re 2:38 E Simei disse ao rei:
            Boa é essa palavra; como tem falado o rei meu senhor,
                        assim fará o teu servo.
            E Simei habitou em Jerusalém muitos dias.
            I Re 2:39 Sucedeu, porém, que, ao cabo de três anos,
                        dois servos de Simei fugiram para Aquis, filho de Maaca,
                                   rei de Gate; e deram parte a Simei, dizendo:
                                               Eis que teus servos estão em Gate.
                        I Re 2:40 Então Simei se levantou, e albardou o seu jumento,
                                   e foi a Gate, ter com Aquis, em busca de seus servos;
                                   assim foi Simei, e trouxe os seus servos de Gate.
            I Re 2:41 E disseram a Salomão como Simei fora de Jerusalém
                        a Gate, e já tinha voltado. I Re 2:42 Então o rei mandou
                                   chamar a Simei, e disse-lhe:
                        Não te conjurei eu pelo SENHOR, e protestei contra ti,
                                   dizendo: No dia em que saíres para uma ou outra
                                   parte, sabe de certo que, sem dúvida, morrerás?
            E tu me disseste:
                        Boa é essa palavra que ouvi. I Re 2:43 Por que, pois,
                                   não guardaste o juramento do SENHOR,
                                               nem a ordem que te dei?
            I Re 2:44 Disse mais o rei a Simei:
                        Bem sabes tu toda a maldade que o teu coração reconhece,
                                   que fizeste a Davi, meu pai; pelo que o SENHOR
                                               fez recair a tua maldade sobre a tua cabeça.
            I Re 2:45 Mas o rei Salomão será abençoado, e o trono de Davi será
                        confirmado perante o SENHOR para sempre.
            I Re 2:46 E o rei mandou a Benaia, filho de Joiada, o qual saiu,
                        e arremeteu contra ele, de modo que morreu;
                                   assim foi confirmado o reino na mão de Salomão.
Com isso, Salomão vai se consolidando e o seu reino se fortalecendo para crescer muito durante seu reinado.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br
...

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.