INSCREVA-SE!

sábado, 26 de abril de 2014

I Samuel 27:1-12 – DAVI ENGANA OS FILISTEUS

Mapa de leitura (objetivo de situar o leitor na leitura bíblica):
·     Parte III: - Saul e Davi: a ascensão de Davi e a queda de Saul – 16:1 a II Sm 1:27 
·     C. A inocência de Davi e a culpa de Saul – 22:6 a II Sm 1-27
·     3. A inocência de Davi e a culpa de Saul para com os filisteus – 27:1 a II Sm 1:27
Entramos agora na terceira e última subparte de nossa divisão da Parte III, conforme estamos seguindo a divisão proposta pela BEG.
Novamente aqui, Davi e Saul são contrastados e dessa vez com relação à interação com os filisteus. Davi os enganará – 27:1 a 28:2, mas Saul pecará porque ficará com medo deles – 28:3-25. Davi era temido pelos filisteus e sempre foi vitorioso – 29:1 a 30:31, mas Saul os temia e será derrotado e assassinado por eles – 31:1-13.
Também esta subparte será dividida em 5 seções: 1. Davi engana os filisteus – 27:1 a 28. 2. Saul peca por temer aos filisteus – 28:3 – 25. 3. Davi é temido e vitorioso – 29:1 a 30:31. 4. Saul e seus filhos morrem na batalha contra os filisteus – 31:1-13. 5. Davi reage inocentemente à morte de Saul – II Sm 1:1-27.
1. Davi engana os filisteus – 27:1 a 28.
Veremos aqui que enquanto fugia de Saul, Davi se refugiava com os filisteus e os enganava, mas contra eles não entrava em confusão. Saiu-se tão bem que o próprio Aquis o queria em suas terras vencendo os inimigos.
A vida de Davi não estava sendo fácil e como homem havia em seu coração o temor de um dia vir a cair nas mãos de Saul por causa de sua insistência em persegui-lo, sendo ele inocente de tudo o que estava sendo acusado por Saul.
A perseguição de Saul era algo que ia além das explicações e estava envolvida com a inveja e a certeza de que logo, logo, ele estaria ocupando o lugar em que ele se encontrava.
As palavras de Samuel deveriam ecoar em todos os cantos de sua casa dizendo que ele tinha sido rejeitado e que o Senhor já tinha escolhido outro para reinar em seu lugar.
Davi temia por sua vida e, astutamente, fugiu para um lugar que ele sabia que Saul não teria a coragem de ir atrás dele. Para a terra dos filisteus onde Davi foi levantado e exaltado, para lá ele se dirigiu ousadamente.
Os filisteus temiam Davi e Saul temia os filisteus. Na mente de Davi, ele estaria ali seguro fugindo de Saul e esperando o dia da sua vingança que não seria executada por suas mãos, mas pelas mãos do Deus vivo.
Davi agiu mais por cautela do que por medo ao se refugiar e enganar os filisteus em sua própria terra. Para Davi, enfrentar Saul não estava em seus planos por entender que ele fora ungido do Senhor para ocupar a posição em que se encontrava e somente Deus para tirá-lo de lá!
Davi estava com suas duas mulheres e com seus 600 homens, valentes e fieis de Davi. Ele era um líder e todos que estavam com ele sabiam que ele era um homem de valor.
Duas coisas estão presentes na masculinidade dos homens, de forma muito forte, como prega Nélio Dasilva[1]: 1. O homem gosta de correr riscos. 2. O espírito de gangue[2] os une a propósitos e à uma bandeira.
Assim, eram os homens de Davi: com ele corriam todos os riscos e a vida deles era de fato muito arriscada e desafiadora; além do que, estavam juntos com Davi para qualquer coisa.
Davi fora tão bem sucedido que Aquis confiava nele e se sentia seguro com ele.
I Sm 27:1 Disse, porém, Davi no seu coração:
            Ora, algum dia ainda perecerei pela mão de Saul;
                        não há coisa melhor para mim do que escapar apressadamente
                                   para a terra dos filisteus, para que Saul perca a
                                   esperança de mim, e cesse de me buscar por todos
                                   os termos de Israel; e assim escaparei da sua mão.
            I Sm 27:2 Então Davi se levantou, e passou, com os seiscentos homens
                        que com ele estavam, a Aquis, filho de Maoque, rei de Gate.
            I Sm 27:3 E Davi ficou com Aquis em Gate,
                        ele e os seus homens, cada um com a sua casa;
            Davi com ambas as suas mulheres, Ainoã, a jizreelita, e Abigail,
                        a mulher de Nabal, o carmelita.
            I Sm 27:4 E, sendo Saul avisado que Davi tinha fugido para Gate,
                        não cuidou mais de buscá-lo.
I Sm 27:5 E disse Davi a Aquis:
            Se eu tenho achado graça em teus olhos, dá-me lugar numa das cidades
                        da terra, para que ali habite; pois por que razão habitaria
                                   o teu servo contigo na cidade real?
            I Sm 27:6 Então lhe deu Aquis, naquele dia, a cidade de Ziclague
                        (por isso Ziclague pertence aos reis de Judá, até ao dia de hoje).
            I Sm 27:7 E foi o número dos dias, que Davi habitou na terra dos
                        filisteus, um ano e quatro meses.
            I Sm 27:8 E subia Davi com os seus homens, e davam sobre os
                        gesuritas, e os gersitas, e os amalequitas; porque antigamente
                                   foram estes os moradores da terra que se estende na
                                               direção de Sur, até à terra do Egito.
            I Sm 27:9 E Davi feria aquela terra, e não dava vida nem a homem
                        nem a mulher, e tomava ovelhas, e vacas, e jumentos, e camelos,
                                   e vestes; e voltava, e vinha a Aquis.
I Sm 27:10 E dizendo Aquis:
            Onde atacastes hoje?
Davi dizia:
            Sobre o sul de Judá, e sobre o sul dos jerameelitas, e sobre o sul dos
                        queneus. I Sm 27:11 E Davi não deixava com vida nem a
                        homem nem a mulher, para trazê-los a Gate, dizendo:
                                   Para que porventura não nos denunciem, dizendo:
                                               Assim Davi o fazia.
            E este era o seu costume por todos os dias que habitou
                        na terra dos filisteus.
I Sm 27:12 E Aquis confiava em Davi, dizendo:
            Fez-se ele por certo aborrecível para com o seu povo em Israel;
                        por isso me será por servo para sempre.
Será Davi, o homem de Deus que porá fim aos filisteus na face da terra. Aquis mais o temia do que nele confiava, pois entendia estar ali alguém diferente e cheio da graça de Deus.
Davi, que não era bobo, nada fazia para macular sua imagem diante dele e nas oportunidades que tinha de vitórias em suas guerras, eliminava tudo quanto era pista e testemunhas que pudesse desaboná-lo diante de Aquis.


[1] Conheça mais sobre esse ministério e seu pastor: http://www.homensdevalor.com
[2] Não se trata da defesa de gangues e de seus maus caminhos e ações, mas da força positiva que os une em propósitos e ideais. Isso é bom e positivo e deve ser explorado.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br


A BÍBLIA VERSÍCULO X VERSÍCULO
Estudos em I Samuel 27 versículo x versículo

O blog/site JAMAIS DESISTA recomenda:


Nos links abaixo, você encontrará, versículo x versículo, verdadeiros tesouros de conhecimentos bíblicos valiosos e preciosos para sua edificação e crescimento espiritual. 
Para cada um dos 66 livros da Bíblia, haverá uma sinopse de qualidade do livro, um sumário proposto, comparativos e informações riquíssimas em detalhes edificadores. Além disso, você encontrará inúmeras opções de downloads de Bíblias, imagens gráficas de versículos bíblicos, de covers do FaceBook; também centenas de opções de download de bibliotecas bíblicas dos escritos dos pais da igreja, de sacerdotes de Nicéia e Pós-Nicéia, todos os apócrifos, textos apologéticos, históricos e muitos outros valiosos estudos, credos, confissões, catecismos, ficções, livros. Tudo grátis (free) bastando apenas solicitar um ID e uma Senha.
Cada versículo bíblico é apresentado em dezenas de traduções para efeito de comparações, além de referências cruzadas, estudos bíblicos, léxico,  concordância de Strong (com 8674 radicais hebraicos usados no AT e 5624 radicais gregos usados no NT), a tradução interlinear do AT/NT, comentários, tesouros de conhecimentos bíblicos, devocionais, planos de leitura bíblica e diversos links referentes. Ainda, para cada versículo, é possível o download de dezenas de fotos de qualidade com o versículo bíblico correspondente. 

Veja ainda mais, as versões bíblicas de estudo em grego e hebraico/aramaico; cronologia do AT e do NT; Linha de Tempo Completa da Bíblia; Bíblia Poliglota Apostólica e muito, muito mais... Aproveite, conheça, estude, aprove e então compartilhe/divulgue.


Obs.: todos os estudos abaixo são em inglês.

https://biblehub.com/1_samuel/27-12.htm

2 comentários:

Que estudo pobre e tendencioso: nem uma única palavra sobre as chacinas que ele promovia, por não deixarem com vida nem homem, nem mulher. Genocídio total. Sei q e a palavra de Deus mas choca da mesma forma. É vc nao mencionou nem uma linha sequer.

Obrigado por seu comentário, observação e, aparente, cuidado com a vida. Que Deus te conserve sempre amando, defendendo a vida e a justiça. “Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados” (Mt 5,6).
Ao me expor por não comentar as atrocidades, você exerceu seu papel de injustiçado. Também me despertou o desejo de rever todos os meus escritos para não deixar de falar/comentar esse aspecto relevante para evitar incompreensões e julgamentos precipitados. Farei isso e agradeço. Não se engane, Betto, tudo o que o homem semear, haverá de colher. Deus é justo e fará justiça. Davi colheu o que plantou, pode acreditar nisso.
Sendo pobre minhas reflexões, aproveite para ver versículoxversículo conforme sugerido nos links riquíssimos de comentários acima. Com certeza, encontrará melhores explicações.
Reforço que não concordamos, nem defendemos a violência, nem o genocídio. Creio que Davi era um homem segundo o coração de Deus e não agia malignamente cometendo atrocidades, pelo contrário. Naquilo em que se excedeu, estando em seu poder fazer a diferença, certamente, Deus cobrou dele e caro.
Meu papel aqui não é agradar qualquer um, mas expor o conteúdo bíblico e a história da melhor forma possível evitando a subjetividade ou julgamentos falhos e opiniões xucras, vazias. Que Deus nos ajude. Abraços,

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.