domingo, 3 de novembro de 2013

Êxodo 39: 1-43 – FIZERAM TUDO COMO ORDENARA O SENHOR.

Obra concluída! Fizeram tudo “como o Senhor ordenara a Moisés”. Curioso que somente aqui, neste capítulo, há dez referências semelhantes a esta para enfatizar que tudo foi feito de acordo com o modelo e nada foi feito por iniciativa de alguém.
Volto a dizer, como bem falou o autor de Hebreus, que isso tudo era sombra e tipo do que era verdadeiro.
Hebreus 8:5 os quais ministram em figura e sombra das coisas celestes, assim como foi Moisés divinamente instruído, quando estava para construir o tabernáculo; pois diz ele: Vê que faças todas as coisas de acordo com o modelo que te foi mostrado no monte.
Hebreus 10:1 Ora, visto que a lei tem sombra dos bens vindouros, não a imagem real das coisas, nunca jamais pode tornar perfeitos os ofertantes, com os mesmos sacrifícios que, ano após ano, perpetuamente, eles oferecem.
A lei e todos os seus fatos relacionados e o próprio tabernáculo estavam apontando para Cristo que havia de vir. A lei, no entanto, não foi anulada, antes cumprida, cabalmente em Cristo Jesus e é por isso que ele se tornou o Messias que havia de vir e veio e haverá de retornar, mas ainda não retornou.
Tudo isso era uma figura, um apontamento do Espírito Santo para os homens de que seria necessário algo superior, vindo dos céus, vindo da terra, vindo do abismo – “Romanos 10:6 Mas a justiça decorrente da fé assim diz: Não perguntes em teu coração: Quem subirá ao céu?, isto é, para trazer do alto a Cristo; Romanos 10:7 ou: Quem descerá ao abismo?, isto é, para levantar Cristo dentre os mortos.”. Trata-se do MEDIADOR!
Cristo o MEDIADOR da nova aliança! Eterna! Moisés disse: este é o sangue da aliança, a qual Deus prescreveu para vós outros e aspergiu todos os utensílios e as coisas terrestres, mas Cristo, disse: este é o sangue “da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós.” (Lc 22:20). Glórias a Deus!
Vejam que o Pai, o Espírito Santo, os anjos, o VT, principalmente com João Batista, o próprio Filho, o NT, em especial o apóstolo Paulo, a história – tanto AC como DC -, a nossa própria história em AC e DC, a natureza criada, todos apontam para Jesus Cristo! [foram incluídas poucas citações bíblicas, mas há muitas].
O Pai:
Mateus 17:5 Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi.
O Espírito Santo:
Mateus 3:16 Batizado Jesus, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o Espírito de Deus descendo como pomba, vindo sobre ele. Lucas 1:15 Pois ele será grande diante do Senhor, não beberá vinho nem bebida forte e será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno.
O próprio Filho:
João 14:6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
Os anjos:
Mateus 1:20 Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.
O VT, principalmente com João Batista:
João 1:29 No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!
O NT, em especial o apóstolo Paulo:
Colossenses 1:15 Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Colossenses 1:16 pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Colossenses 1:17 Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Colossenses 1:18 Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, Colossenses 1:19 porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude.
A história – tanto AC como DC:
Ela foi dividida em duas partes, sendo uma antes dele e outra depois dele. 
A nossa própria história em AC e DC:
A nossa história também igualmente, pois há um Daniel Deusdete AC – nem queriam saber quem foi – e um depois, este que vos fala!
A natureza criada:
Ela testemunhou na morte e na ressurreição de Cristo com fenômenos; ela está aguardando ansiosamente a manifestação dos filhos de Deus! [da pregação Relacionamentos (im)Perfeitos, do mesmo autor]
Amados, que Deus maravilhoso este nosso que tudo faz por nós. Isso me lembra um versículo bíblico que se encontra no livro de Isaias:
Isaías 64:4 Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera.
Ele nos manda seguirmos viagem, mas ele mesmo está conosco todos os dias. Como não chegaremos lá se ele vai conosco? Essa viagem também figurada – pois estamos igualmente em viagem rumo à Nova Canaã - era para ser feita em 40 dias, mas acabou sendo feita em 40 anos!
Sobre as vestes sacerdotais[1]
As vestes dos SACERDOTES eram formadas por: Peitoral, Manto Sacerdotal, Sobrepeliz, Túnica bordada, Mitra, Cinto.
O MANTO SACERDOTAL: (Êxodo 28: 6 ao 13) Também chamado de ÉFODE. Era feito de fios de lã azul, púrpura e vermelha, de linho fino e de fios de ouro, enfeitada com bordados. Nas duas pontas do manto, havia duas alças presas nos dois lados do manto. Tinha duas pedras de ágata (ônix) engastadas em ouro, com o nome do filho de Jacó, representando as doze tribos, sendo seis em uma pedra e seis na outra, por ordem de idade. Essas pedras estavam colocadas uma nas alças desta estola sacerdotal, por dois engates e duas correntes de ouro puro entrelaçados.
O CINTO: (Êxodo 28: 8). Feito do mesmo material do manto passava pela cintura do manto para prendê-lo e formava com ele uma só peça.
O PEITORAL: Êxodo 28: 15 ao 30). Era usado pelo Sumo Sacerdote quando este entrava no Lugar Santo. Como o manto, também era feito de fios de lã azul, púrpura e vermelha e de linho tinto enfeitado com bordados. Era quadrado e dobrado em dois.
Tinha um palmo de comprimento e um palmo de largura. Nele existiam quatro carreiras de pedras preciosas, sendo a primeira carreira: rubi, topázio e granada; na segunda carreira: esmeralda, safira e diamante; na terceira tinha: turquesa, safira e ametista e a quarta era formada por: berilo, ônix e jaspe, e eram montadas em engastes de ouro.
Em cada uma dessas doze pedras era gravado o nome de um dos filhos de Jacó para representar as doze tribos de Israel. O peitoral tinha argolas de ouro que o prendiam através de um cordão azul às argolas no manto. No peitoral, acima do coração, era colocado o “URIM e o TUMIM” (perfeições e luzes).
A SOBREPELIZ ou TÚNICA AZUL e BRANCA (Êxodo 28: 31 ao 38). Roupa que era colocada em cima do Manto sacerdotal ou Êfode, era tecida inteiramente de lã azul, tendo uma abertura para passar a cabeça, que era arrematada por uma tira de malha.
Em toda a sua barra tinha aplicações em forma de romã feitas de fios de lã azul, púrpura e vermelha, e entre uma romã e outra eram colocados sininhos (campainhas) de ouro, que tinha como finalidade poder ouvir o sacerdote e saber que ele não estava morto dentro do Lugar Santo.
A MITRA: Era um turbante de linho fino, apropriado para cobrir a cabeça do SUMO SACERDOTE, em cuja parte dianteira presa por um cordão azul, havia uma placa de ouro puro gravado:
”SEPARADO PARA O SENHOR” (SANTIFICADO AO SENHOR).
EX 39:1 Fizeram também as vestes do ministério,
para ministrar no santuário, de azul,
e de púrpura e de carmesim;
também fizeram as vestes santas, para Arão,
como o SENHOR ordenara a Moisés.
EX 39:2 Assim se fez o éfode de ouro, de azul, e de púrpura,
e de carmesim e de linho fino torcido.
EX 39:3 E estenderam as lâminas de ouro, e as cortaram em fios,
para tecê-los entre o azul, e entre a púrpura, e entre o carmesim,
e entre o linho fino com trabalho esmerado.
EX 39:4 Fizeram-lhe ombreiras que se ajuntavam;
e uniam-se em suas duas pontas.
EX 39:5 E o cinto de obra esmerada do éfode,
que estava sobre ele, formava com ele uma só peça
e era de obra semelhante, de ouro, de azul, e de púrpura,
e de carmesim, e de linho fino torcido,
como o SENHOR ordenara a Moisés.
EX 39:6 Também prepararam as pedras de ônix,
engastadas em ouro, lavradas com gravuras de um selo,
com os nomes dos filhos de Israel.
EX 39:7 E as pôs sobre as ombreiras do éfode
por pedras de memória para os filhos de Israel,
como o SENHOR ordenara a Moisés.
EX 39:8 Fez-se também o peitoral de obra de artífice,
como a obra do éfode, de ouro, de azul, e de púrpura,
e de carmesim, e de linho fino torcido.
EX 39:9 Quadrado era;
duplo fizeram o peitoral;
o seu comprimento era de um palmo,
e a sua largura de um palmo dobrado.
EX 39:10 E engastaram nele quatro ordens de pedras; uma ordem
de um sárdio, de um topázio, e de um carbúnculo;
esta era a primeira ordem;
EX 39:11 E a segunda ordem
de uma esmeralda, de uma safira e de um diamante;
EX 39:12 E a terceira ordem
de um jacinto, de uma ágata, e de uma ametista;
EX 39:13 E a quarta ordem
de um berilo, e de um ônix, e de um jaspe,
engastadas em engastes de ouro.
EX 39:14 Estas pedras, pois, eram segundo
os nomes dos filhos de Israel, doze segundo os seus nomes;
como gravuras de selo, cada uma com o seu nome,
segundo as doze tribos.
EX 39:15 Também fizeram para o peitoral cadeiazinhas de igual medida,
obra de ouro puro trançado.
EX 39:16 E fizeram dois engastes de ouro e duas argolas de ouro;
e puseram as duas argolas nas duas extremidades do peitoral.
EX 39:17 E puseram as duas cadeiazinhas de trança de ouro
nas duas argolas, nas duas extremidades do peitoral.
EX 39:18 E as outras duas pontas das duas cadeiazinhas de trança
puseram nos dois engastes; e as puseram sobre
as ombreiras do éfode na frente dele.
EX 39:19 Fizeram também duas argolas de ouro,
que puseram nas duas extremidades do peitoral,
na sua borda que estava junto ao éfode por dentro.
EX 39:20 Fizeram mais duas argolas de ouro,
que puseram nas duas ombreiras do éfode,
abaixo, na frente dele, perto da sua juntura,
sobre o cinto de obra esmerada do éfode.
EX 39:21 E ligaram o peitoral com as suas argolas
às argolas do éfode com um cordão de azul,
para que estivesse sobre o cinto de obra esmerada
do éfode,
e o peitoral não se separasse do éfode,
como o SENHOR ordenara a Moisés.
EX 39:22 E fez-se o manto do éfode de obra tecida, todo de azul.
EX 39:23 E a abertura do manto estava no meio dele,
como abertura de cota de malha;
esta abertura tinha uma borda em volta,
para que se não rompesse.
EX 39:24 E nas bordas do manto fizeram romãs
de azul, e de púrpura, e de carmesim, de fio torcido.
EX 39:25 Fizeram também as campainhas de ouro puro,
pondo as campainhas no meio das romãs nas bordas do manto,
ao redor, entre as romãs;
EX 39:26 Uma campainha e uma romã,
outra campainha e outra romã,
nas bordas do manto ao redor:
para ministrar, como o SENHOR ordenara a Moisés.
EX 39:27 Fizeram também as túnicas de linho fino, de obra tecida,
para Arão e para seus filhos.
EX 39:28 E a mitra de linho fino, e o ornato das tiaras de linho fino,
e os calções de linho fino torcido,
EX 39:29 E o cinto de linho fino torcido,
e de azul, e de púrpura, e de carmesim,
obra de bordador,
como o SENHOR ordenara a Moisés.
EX 39:30 Fizeram também, de ouro puro,
a lâmina da coroa de santidade,
e nela escreveram o escrito como de gravura de selo:
SANTIDADE AO SENHOR.
EX 39:31 E ataram-na com um cordão de azul,
para prendê-la à parte superior da mitra,
como o SENHOR ordenara a Moisés.
EX 39:32 Assim se acabou toda a obra
do tabernáculo da tenda da congregação;
e os filhos de Israel fizeram conforme a tudo
o que o SENHOR ordenara a Moisés;
assim o fizeram.
EX 39:33 Depois trouxeram a Moisés
o tabernáculo,
a tenda e todos os seus pertences;
os seus colchetes,
as suas tábuas,
os seus varais,
e as suas colunas,
e as suas bases;
EX 39:34 E a cobertura de peles de carneiro tintas de vermelho,
e a cobertura de peles de texugos,
e o véu de cobertura;
EX 39:35 A arca do testemunho, e os seus varais,
e o propiciatório;
EX 39:36 A mesa com todos os seus pertences,
e os pães da proposição;
EX 39:37 O candelabro puro com suas lâmpadas,
as lâmpadas em ordem, e todos os seus pertences,
e o azeite para a luminária;
EX 39:38 Também o altar de ouro,
e o azeite da unção,
e o incenso aromático,
e a cortina da porta da tenda;
EX 39:39 O altar de cobre,
e o seu crivo de cobre,
os seus varais,
e todos os seus pertences,
a pia, e a sua base;
EX 39:40 As cortinas do pátio,
as suas colunas, e as suas bases,
e a cortina da porta do pátio,
as suas cordas, e os seus pregos,
e todos os utensílios do serviço do tabernáculo,
para a tenda da congregação;
EX 39:41 As vestes do ministério para ministrar no santuário;
as santas vestes de Arão o sacerdote,
e as vestes dos seus filhos,
para administrarem o sacerdócio.
EX 39:42 Conforme a tudo o que o SENHOR
ordenara a Moisés,
assim fizeram os filhos de Israel toda a obra.
EX 39:43 Viu, pois, Moisés toda a obra,
e eis que a tinham feito;
como o SENHOR ordenara,
assim a fizeram;
então Moisés os abençoou.
Moisés verdadeiramente viu que tudo tinha sido feito conforme suas instruções e que seguiram o modelo divino. Ele se agradou da obra feita e abençoou o povo.




[1] Fonte de pesquisas: http://www.jesusnet.org.br/, http://www.grupodehomensmissionarios.com/, http://www.thestudiesinthescriptures.com/, http://www.estudosdabiblia.net/, http://apaixonadopormissoes.blogspot.com/2009/06/o-tabernaculo-parte-i.html, Manual Bíblico de Halley/ editora vida, Bíblica de Estudo de Genebra, Bíblia Ilúmina.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br
...



Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.