INSCREVA-SE!

sábado, 3 de agosto de 2013

Cantares de Salomão 5: 1-16 - O ESPOSO ENTRANDO NO JARDIM DA AMADA

Eu havia dito no capítulo anterior que como era bom receber aquele benigno convite da amada para entrar em seu jardim que destila os aromas do amor para nele comermos dos seus excelentes frutos e saciarmos nossa fome e sede dando glórias a Deus que tudo faz tão bem, e agora começa o capítulo 5 com ele, o esposo, entrando no jardim da amada. 
Primeiramente foi o convite dela o qual foi feito de forma suave e doce para atrair como a flor atrai as abelhas para sugarem seu néctar e serem polinizadas e assim espalharem seus pólens[1] (do grego "pales" = "farinha" ou "pó") em outras flores e assim fecundá-las.
Ele aguardou pacientemente e no sinal da sua amada, finalmente, ele diz para ela que já entrou e a chama de esposa e de irmã. Não somente a mulher é reconhecida como sua mulher com a qual se embriagará em amores, mas também a chama de amiga porque com ela não somente juntará os corpos, mas dividirá a alma e os pensamentos, em profunda comunhão.
Em seguida, então, ele colhe a sua mirra com a sua especiaria, come do seu favo com o seu mel, e bebe o seu vinho com o seu leite.
Finaliza o primeiro versículo depois incentivando seus amigos a se banquetearem juntamente com ele, obviamente cada um no jardim de sua amada, conforme o convite de cada uma. Tanto o colher, como o comer e o beber estão relacionados ao ato amoroso em forma de ilustrações.
Ela ainda está sonhando com esse momento de união íntima onde não somente sua relação com o seu amado será consumada, mas também aprovada pela família, pelos amigos, pela sociedade e, principalmente, por Deus.
Entre os versos 2 e 8, o sonho da jovem se transforma em um terrível pesadelo onde seu jovem esposo desaparece e ela passa a procura-lo freneticamente pelas ruas da cidade.
No verso 8, ela confessa as amigas que está tonta, enferma de amor e a fuga ou o pesadelo que ela tem com seu amado desaparecendo é porque ainda ela não pode concluir seus desejos profundos, mas seu corpo todo respira esse desejo e ela não vê a hora de concretizá-los junto com o amado de sua alma.
Como é lindo o amor e a linguagem dele para comunicar a intensidade e a força presentes em nossos corpos que ao simples toque ou passar perto do amado/amada faz nosso ser se estremecer e se arrepiar provocando ondas que vai e vêm em formas de desejos que a imaginação voa bem alto.
Esposo
Ct 5:1 Já entrei no meu jardim,
minha irmã,
minha esposa;
colhi a minha mirra com a minha especiaria,
comi o meu favo com o meu mel,
bebi o meu vinho com o meu leite;
comei,
amigos,
bebei abundantemente,
ó amados.
Esposa
Ct 5:2 Eu dormia,
mas o meu coração velava;
e eis a voz do meu amado que está batendo:
Esposo
abre-me,
minha irmã,
meu amor,
pomba minha,
imaculada minha,
porque a minha cabeça está cheia de orvalho,
os meus cabelos das gotas da noite.
Esposa
Ct 5:3 Já despi a minha roupa;
como as tornarei a vestir?
Já lavei os meus pés;
como os tornarei a sujar?
Ct 5:4 O meu amado pôs a sua mão pela fresta da porta,
e as minhas entranhas estremeceram por amor dele.
Ct 5:5 Eu me levantei para abrir ao meu amado,
e as minhas mãos gotejavam mirra,
e os meus dedos mirra com doce aroma,
sobre as aldravas da fechadura.
Ct 5:6 Eu abri ao meu amado,
mas já o meu amado tinha se retirado,
e tinha ido;
a minha alma desfaleceu quando ele falou;
busquei-o e não o achei,
chamei-o e não me respondeu.
Ct 5:7 Acharam-me os guardas que rondavam pela cidade;
espancaram-me,
feriram-me,
tiraram-me o manto os guardas dos muros.
Ct 5:8 Conjuro-vos,
ó filhas de Jerusalém,
que, se achardes o meu amado,
lhe digais que estou enferma de amor.
Coro
Ct 5:9 Que é o teu amado mais do que outro amado,
ó tu, a mais formosa entre as mulheres?
Que é o teu amado
mais do que outro amado,
que tanto nos conjuras?
Esposa
Ct 5:10 O meu amado é branco e rosado;
ele é o primeiro entre dez mil.
Ct 5:11 A sua cabeça
é como o ouro mais apurado,
os seus cabelos são crespos,
pretos como o corvo.
Ct 5:12 Os seus olhos
são como os das pombas junto às correntes das águas,
lavados em leite,
postos em engaste.
Ct 5:13 As suas faces
são como um canteiro de bálsamo,
como flores perfumadas;
os seus lábios são como lírios
gotejando mirra com doce aroma.
Ct 5:14 As suas mãos são como anéis de ouro
engastados de berilo;
o seu ventre como alvo marfim,
coberto de safiras.
Ct 5:15 As suas pernas como colunas de mármore
colocadas sobre bases de ouro puro;
o seu aspecto como o Líbano,
excelente como os cedros.
Ct 5:16 A sua boca é muitíssimo suave,
sim, ele é totalmente desejável.
Tal é o meu amado,
e tal o meu amigo,
ó filhas de Jerusalém.
Ela passa a descrever o seu amado citando todos os detalhes e características físicas de seu ser. Ela está, como ela mesma confessou, enferma de amor e assim somente tem olhos para o seu amado. A descrição que ela faz dele sugere que seu amado se distingue tanto pela força como pela delicadeza.



[1] O Pólen (do grego "pales" = "farinha" ou "pó") é o conjunto dos minúsculos grãos produzidos pelas flores das plantas mais evoluídas do sistema biológico vegetal, que são os elementos reprodutores masculinos, onde se encontram os gâmetas que vão fecundar os óvulos, para os transformar em frutos.
As abelhas constituem uma das mais eficientes forças-tarefas de polinização a serviço da natureza. As flores estabelecem com elas um eficiente pacto de ajuda mútua.
O Pólen, rico em proteína, oferece o nutriente necessário para o desenvolvimento das abelhas. A abelha coleta os Pólens das flores, que aderem aos pelos do seu corpo quando em contacto com os estames, escovando-se com os "pentes tibiaís" e aglutinando os grãos em esferas, que são transportados nas corbículas das patas posteriores. Além de colher sua parte, as abelhas espalham os elementos masculinos de flor em flor, porque seu corpo peludo fica cheio de Pólen.
As abelhas transportam estas esferas de pólen para a colmeia, onde são depositadas nos alvéolos dos favos, sendo comprimidas pela cabeça das abelhas operárias, para obter uma massa compacta. Essa massa sofre transformações, não só pelo alto índice de umidade e temperatura interna da colmeia, que gira em torno de 35ºC, mas também pela ação de secreções salivares das abelhas, ricas em enzimas, e misturadas com néctar.
Ao término destas transformações esta massa é denominada "pão das abelhas". Este "pão das abelhas" é por elas utilizado como alimento protéico desde o período larval até o final de sua vida adulta. Outro importante produto fabricado pelas abelhas com Pólen é a Geléia Real.
As abelhas são, dentre os insetos, os polinizadores mais eficientes devido a sua constância e fidelidade à coleta e também pelo seu reconhecimento de cor e sua memória de odor.
É de vital importância a polinização das plantas pelas abelhas, não só para o meio ambiente, porque garantem a perpetuação das espécies vegetais, mas também para a agricultura, por aumentarem sensivelmente a produção de frutos e sementes.
O Pólen é um alimento completo e valioso da natureza, que além de garantir todos os aminoácidos essenciais ao organismo humano, também é rico em oligoelementos minerais, fibras, hormônios vegetais e vitaminas. Formado por 10% a 35% de material protéico e 30% a 40% de açúcares (glicose, frutose e dextrina), os quais são rapidamente absorvidos pelo organismo sem esforços.
O Pólen oferece ainda celulose, a fibra com estrutura química de carboidrato, que estimula o funcionamento intestinal.” - http://www.mnpropolis.com.br/produtos_polen.asp.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br

...



1 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.