segunda-feira, 27 de maio de 2013

Salmo 130: 1-22 segmentado


Podemos clamar a Deus hoje de qualquer lugar, em qualquer situação. Basta estarmos ligados que já teremos acesso ao Trono Celestial e assim apresentaremos ao Senhor nossas orações, clamores, pedidos desesperados de livramentos. Na situação deste salmo, o salmista fala das profundezas.
Ele está clamando a Deus das profundezas! Pedindo ao Senhor que o escute e lhe dê a devida atenção à situação que ele está enfrentando. Então ele se lembra das iniquidades e nessa lembrança vem à sua mente que ele é pecador.
Como pode um pecador ter acesso ao Trono da graça a fim de achar socorro em tempos oportunos? Ele não pode! É necessário um mediador, um sacerdote que apresente a Deus em seu lugar sacrifícios pela sua condição de pecador.
O homem tinha um sacerdote e um sistema de sacrifícios que ano a ano se repetia para que o sumo-sacerdote pudesse entrar no Santo dos Santos para fazer expiação pelos pecados do povo. Mas este sacerdote também era pecador e para entrar na presença de Deus uma vez ao ano e uma única vez na sua vida – no ano seguinte ter-se-ia de trocar o sacerdote -, tinha que ter amarrado na sua cintura uma corda.
Se morresse na ministração era somente puxar a corda e retirar o sumo-sacerdote. Havia um ritual todo cheio de detalhes acerca disso. Ano a ano eram então oferecidos sacrifícios sem conta ao Senhor pelos nossos pecados, até que veio Jesus Cristo, nosso Mediador, nosso Sacerdote e Sumo-sacerdote para sempre.
Ele lançou fora as nossas iniquidades e pela sua vida nos justificou diante de Deus nos tornando aceitáveis à presença de Deus, no Santo dos Santos, em sua máxima presença. Somente um homem poderia morrer por outro homem: Jesus Cristo era esse homem. Somente um Deus poderia satisfazer a Deus: Jesus Cristo era esse Deus.Tornou-se, então, nosso Sumo-Sacerdote, eterno.
É por isso que com Deus está o perdão. Ele nos perdoou, mas colocou uma condição para recebermos o perdão: perdoarmos nossos irmãos!
Calvino em seu comentário, na sua introdução, comenta dizendo que se o Profeta neste Salmo ora em seu próprio nome, em particular, ou representa toda a Igreja, é manifesto, que se encontrando sobrecarregado com as adversidades, ele suplica a libertação com ardor apaixonado.
Apesar de reconhecer que ele é justamente castigado pela mão de Deus, ele incentiva a si mesmo e todos os crentes genuínos para acalentar boa esperança, pois Deus é o libertador eterno de seu povo, e tem sempre em prontidão os meios de efetuar o resgate da morte.
Whether the Prophet in this Psalm prays in his own name in particular, or represents the whole Church, it is manifest, that finding himself overwhelmed with adversities, he supplicates deliverance with passionate ardor. And while acknowledging that he is justly chastised by the hand of God, he encourages himself and all genuine believers to cherish good hope, since God is the everlasting deliverer of his people, and has always in readiness the means of effecting their rescue from death.
A Song of Degrees.
Sl 130:1 Das profundezas
clamo a ti, SENHOR.
Sl 130:2 Escuta,
Senhor,
a minha voz;
estejam alertas os teus ouvidos
às minhas súplicas.
Sl 130:3 Se observares,
SENHOR,
iniqüidades,
quem, Senhor, subsistirá?
Sl 130:4 Contigo, porém,
está o perdão,
para que te temam.
Sl 130:5 Aguardo o SENHOR,
a minha alma o aguarda;
eu espero na sua palavra.
Sl 130:6 A minha alma anseia pelo Senhor
mais do que os guardas pelo romper da manhã.
Mais do que os guardas pelo romper da manhã,
Sl 130:7 espere Israel no SENHOR,
pois no SENHOR há misericórdia;
nele, copiosa redenção.
Sl 130:8 É ele quem redime
a Israel de todas as suas iniqüidades.
Finalmente, pede para esperarmos com paciência porque no Senhor há misericórdia e graça abundante para nossa redenção total. Deus seja louvado!
p.s.: link da imagem original:
Contagem regressiva: Faltam 381 dias para a Copa, sem álcool nos estádios.... também faltam 799 dias para 05/05/2015, quando eu irei concluir a Segmentação de toda a Bíblia.

A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdetehttp://www.jamaisdesista.com.br

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.