domingo, 26 de maio de 2013

Salmo 129: 1-8 segmentado


Passar pelo sofrimento muitas vezes não é fácil. Logo nos vem à mente que Deus está nos castigando, nos punindo como se fosse alguém sem compaixão que faz o que faz apenas pelo prazer de nos ver sofrer. Eu não conheço Deus dessa forma. Meu Deus não é assim.
Também não é do tipo que fica espionando com uma luneta gigante pronto para nos pegar no flagrante. Deus é amor. Deus é verdade. Deus é justiça. Ele não negocia com ninguém seus atributos. Não encontraremos a verdade, a justiça e o amor por ai, mas somente em Deus.
Assim o sofrimento não é uma forma de punição de um déspota. Se estamos passando por elas devemos ter paciência e agirmos com cautela porque o mal dia não permanecerá para sempre. Sabemos que ele pode vir, mas não dura para sempre. A hora mais escura da noite é a mais próxima do alvorecer.
Hoje é domingo, dia do Senhor e o convite de Deus para nós é para que o adoremos e o louvemos com todo nosso ser, vontade, forças e energia. Eu irei pregar daqui há pouco como anunciei ontem:
Eu irei pregar duas vezes hoje. Pela manhã, em nossa igreja: PRIMEIRA IGREJA PRESBITERIANA DE TAGUATINGA, na Samdu Norte e à noite, na ASSEMBLÉIA DE DEUS MINISTÉRIO SCATOS, em Taguatinga Sul, próximo à Católica e à Casa Da Bênção. Aguardarei a sua visita!
Podemos passar pelo que for, mas Deus, como neste salmo, irá nos preservar e nos poupar não porque sejamos merecedores ou porque somos os filhos do Rei, antes por causa de sua misericórdia e graça, sempre abundante sobre todos nós.
Calvino comenta em sua introdução do seu comentário que o presente salmo ensina, em primeiro lugar, que Deus submete sua Igreja em profundas tribulações para depois agir como seu libertador e defensor.
O salmista recorda, pois, à memória dos fiéis de como tão terrivelmente o povo de Deus tinha sido perseguido em todas as idades, e de como maravilhosamente haviam sido preservados. Isso aconteceu para servirem de exemplos visando fortalecer a esperança do povo em relação ao futuro.
Na segunda parte, sob a forma de uma imprecação, ele mostra que a vingança divina está pronta para cair em cima de todos os ímpios, que sem justa causa afligem o povo de Deus. Confira:
This Psalm teaches, in the first place, that God subjects his Church to divers troubles and affections, to the end he may the better prove himself her deliverer and defender. The Psalmist, therefore, recalls to the memory of the faithful how sadly God's people had been persecuted in all ages, and how wonderfully they had been preserved, in order by such examples to fortify their hope in reference to the future. In the second part, under the form of an imprecation, he shows that the divine vengeance is ready to fall upon all the ungodly, who without cause distress the people of God.
A Song of Degrees.
Sl 129:1 Muitas vezes me angustiaram
desde a minha mocidade,
Israel que o diga;
Sl 129:2 desde a minha mocidade,
me angustiaram,
todavia,
não prevaleceram contra mim.
Sl 129:3 Sobre o meu dorso
lavraram os aradores;
nele abriram longos sulcos.
Sl 129:4 Mas o SENHOR é justo;
cortou as cordas dos ímpios.
Sl 129:5 Sejam envergonhados
e repelidos todos os que aborrecem a Sião!
Sl 129:6 Sejam como a erva dos telhados,
que seca antes de florescer,
Sl 129:7 com a qual não enche
a mão o ceifeiro,
nem os braços,
o que ata os feixes!
Sl 129:8 E também os que passam não dizem:
A bênção do SENHOR seja convosco!
Nós vos abençoamos em nome do SENHOR!
Eu quero aproveitar essa oportunidade para também abençoá-lo em nome do Senhor.
p.s.: link da imagem original:
Contagem regressiva: Faltam 382 dias para a Copa, sem álcool nos estádios.... também faltam 800 dias para 05/05/2015, quando eu irei concluir a Segmentação de toda a Bíblia.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdetehttp://www.jamaisdesista.com.br

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.