INSCREVA-SE!

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Salmo 127: 1-5 - TODO BEM PROCEDE DE DEUS


Um belo salmo muito citado principalmente quando vamos falar de nossos filhos. O começo deste salmo fala que todos os nossos esforços em trabalhar e guardar serão inúteis sem a graça e a misericórdia de Deus.
Eu chego a imaginar que é ilusão a força e o talento, bem como todo aparato de segurança uma vez que tudo em que confio de uma para outra hora poderá parar de funcionar e produzir. Eu não irei deixar de fazer a minha parte e esforçar-me em tudo. Quanto maior a luta, maior é nosso preparo, no entanto, tudo o que tenho e faço é pura graça de Deus.
Quando oramos, mesmo que tenhamos lutado muito para obter algo ou ter chegado em algum lugar, dizemos sempre “obrigado Senhor” em reconhecimento que aquilo que obtive e conquistei foi fruto da graça e da misericórdia de Deus.
Assim, eu irei  trabalhar sim na edificação da casa, bem como tomarei todos os cuidados para que ela seja guardada com segurança, mas o resultado disso não está no meu controle. Se Deus quiser ou não é que será útil meu esforço e segura a minha guarda.
Os dons, talentos, bens, riquezas, bens e valores pertencem ao Senhor. Vejam o que Deus falou ao povo em Deuteronômio:
Deuteronômio 8:17 Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas.
Deuteronômio 8:18 Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê.
Depois de meditar na providência do Deus provedor e soberano ele, o salmista, fala dos filhos como herança também do Senhor. São dádivas, bênçãos, flechas nas mãos do arqueiro. Tudo vem do Senhor, inclusive os nossos filhos.
No comentário de Calvino, em sua introdução, sobre este salmo 127, ele diz que este salmo mostra a ordem política e social na sociedade sendo mantidas e seguras pelas bênçãos de Deus e não pelo exercício da política, das diligências, da sabedoria dos homens. Também fala que a procriação é o seu peculiar prazer e presente divino.
Este Salmo mostra que a ordem da sociedade, tanto política como doméstica, é mantida somente pela bênção de Deus e não pela política, diligência ou sabedoria dos homens; e que a procriação de crianças é seu presente peculiar.
Uma Canção dos Degraus de Salomão.
Sl 127:1 Se o SENHOR não edificar a casa,
em vão trabalham os que a edificam;
se o SENHOR não guardar a cidade,
em vão vigia a sentinela.
Sl 127:2 Inútil vos será
levantar de madrugada,
repousar tarde,
comer o pão que penosamente granjeastes;
aos seus amados
ele o dá enquanto dormem.
Sl 127:3 Herança do SENHOR são os filhos;
o fruto do ventre, seu galardão.
Sl 127:4 Como flechas na mão do guerreiro,
assim os filhos da mocidade.
Sl 127:5 Feliz o homem
que enche deles a sua aljava;
não será envergonhado,
quando pleitear com os inimigos à porta.
A ordem política e social que temos na sociedade bem como todo aparato público para manter a segurança e o serviço público em todas as escalas vem do Senhor Deus que criou os céus e a terra e não dos homens e de suas ideologias, políticas e acertos. Ela está como está pela pura graça e misericórdia de Deus para com os seus filhos.
Onde não há profecia o povo se corrompe, diz Provérbios 29:18 “Não havendo profecia, o povo se corrompe; mas o que guarda a lei, esse é feliz.” – Se queremos viver dias melhores então deveremos proclamar o nome do Senhor pela pregação de sua palavra, pela oração e por um viver mais coerente com as nossas crenças.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br

Salmo 127 por Augustus Nicodemus Lopes



...


0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.