domingo, 19 de maio de 2013

Salmo 122: 1-9 segmentado


Começa o salmista estando alegre com o convite feito a ele para irem à Casa do Senhor. Assim, também nós devemos nos alegrar quando vamos à igreja. Hoje é domingo, o dia do Senhor e podemos aproveitar para estarmos dedicados a Deus.
Neste salmo, o povo, as tribos, os que habitam Jerusalém, todos estão indo para renderem graças ao Senhor. Quando nos reunimos também em nossas igrejas nos domingos a multidão sobe para ir adorar ao Senhor.
Não há nada que temos que não recebemos de alguém. Somente damos valor a algo que temos quando perdemos este algo. Quando perdemos, entristecemos e o desespero nos assalta. Se achamos de volta, nos alegramos; se não, iremos atrás de algo para substitui-lo que certamente custará algum valor.
Tudo o que temos vem das mãos de Deus devido a sua graça e amor, mas não agradecemos a Deus, antes lamentamos e lamentamos tudo. Deus nos ensina a render graças em tudo, por isso que neste salmo, o salmista está alegre subindo em direção ao Senhor para render-lhe graças.
A ingratidão é tão ruim e maligna que todos os nossos esforços nos deveriam levar para a gratidão. Quem escolhe a ingratidão e tem nela seu escape e vive reclamando de tudo, não conhece a Deus. Ninguém vive do que não tem, antes vivemos com o que temos. Se reclamamos do que não temos e não agradecemos o que temos, nunca estaremos satisfeitos com nada.
Eu entendo então que a gratidão e a ingratidão são sim escolhas que fazemos que irão comprometer as demais fases de nossas vidas. Assim, como hoje é o dia de pentecostes, vamos aproveitar o momento para agradecer a Deus pelo Espírito Santo de Deus que está conosco como penhor as nossa salvação.
Calvino, em seu comentário, na sua introdução, fala de Davi que está se parabenizando a si mesmo e toda a Igreja, sobre o fato de que agora tinham um lugar para a arca da aliança e para se reunirem em adoração a Deus. Depois, para incitar e encorajar os fiéis a participar na adoração do santuário, ele declara brevemente, que a condição próspera das pessoas dependia de Deus ter escolhido a sede da realeza para estar em Jerusalém, de onde era seu propósito de defender, manter e ajudar o seu povo
In this Psalm David congratulates himself and the whole Church upon the fact, that a seat had at length been appointed for the ark of the covenant, and that God had chosen a place where his name should be continually called upon. Afterwards, to incite and encourage the faithful to engage in the worship of the sanctuary, he briefly declares, that the prosperous condition of the people depended upon God's having chosen the seat of royalty to be at Jerusalem, from whence it was his purpose to defend, maintain, and assist his people.
A Song of Degrees of David. [66]
Sl 122:1 Alegrei-me quando me disseram:
Vamos à Casa do SENHOR.
Sl 122:2 Pararam os nossos pés junto às tuas portas,
ó Jerusalém!
Sl 122:3 Jerusalém,
que estás construída como cidade compacta,
Sl 122:4 para onde sobem as tribos,
as tribos do SENHOR,
como convém a Israel,
para renderem graças
ao nome do SENHOR.
Sl 122:5 Lá estão os tronos de justiça,
os tronos da casa de Davi.
Sl 122:6 Orai pela paz de Jerusalém!
Sejam prósperos os que te amam.
Sl 122:7 Reine paz dentro de teus muros
e prosperidade nos teus palácios.
Sl 122:8 Por amor dos meus irmãos e amigos,
eu peço:
haja paz em ti!
Sl 122:9 Por amor da Casa do SENHOR,
nosso Deus,
buscarei o teu bem.
Suas palavras finais são o pedido de paz por Jerusalém e de prosperidade por todos os que a amam e é por isso que ele, Davi, por amor da Casa do Senhor, empenhará por ter seus esforços concentrados na busca do bem. Assim nós também como Davi neste salmo tenhamos o mesmo desejo e empenho.
p.s.: link da imagem original:
Contagem regressiva: Faltam 389 dias para a Copa, sem álcool nos estádios.... também faltam 807 dias para 05/05/2015, quando eu irei concluir a Segmentação de toda a Bíblia.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdetehttp://www.jamaisdesista.com.br

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.