sábado, 18 de maio de 2013

Salmo 121: 1-8 segmentado


De onde vem o teu socorro?
Ou você não tem quem possa te socorrer, nem a quem clamar, portanto está sujeito ao acaso que poderá ou não ser preparado para ti um grande livramento? Ou não existe socorro algum? O que estiver para acontecer, acontecerá e não será de outro modo. É assim que você pensa?
O meu socorro vem do Senhor, dele mesmo, do criador dos céus e da terra, de Deus, do alto, daquele que não somente criou todas as coisas, mas que a sustenta ainda hoje pelo seu grande poder, força, inteligência e sabedoria. Por isso que no desespero eu clamo ao Senhor e ele me ouve.
Eu não tenho Deus como um SHAZAN ou amuleto preparado para ser acionado quando eu estiver em grande perigo, antes o adoro por ser ele Deus soberano, governante, transcendente, na verdade, mas imanente em essência. Eu quero dizer que não tenho vida independente de Deus de forma que eu seja co-igual com Deus.
Minha existência depende de Deus e não a de Deus da minha. Não sou co-existente com Deus, mas existo nele. Não sou autônomo ou auto existente. Há somente um Rei, um domínio, um Senhor, um Deus e portanto um único reino, trono e glória. Portanto, eu vivo no reino de Deus para cumprir a vontade deste Rei e estou incluído em seus planos e propósitos e não o contrário.
É disso que fala este salmo desde o seu início, pois o salmista vê em Deus aquele que cuida que guarda, que protege, que existe e está atuante.
Este é um salmo muito recitado e decorado por milhares de pessoas que gostam de citá-lo juntamente com o salmo 23 e o 91 como forma de proteção. Eu mesmo o sei decorado e gosto de meditar em sua letra de vez enquando.
Calvino comenta em seu comentário e aqui somente coloquei a sua introdução, em inglês onde ele somente fala das principais características deste salmo.
The Psalmist, to encourage true believers confidently to trust in the aid of God, and to teach them to betake themselves to his protection, first, affirms that, to whatever quarter we turn our eyes it is impossible to find salvation anywhere else; and, in the second place, extols in lofty terms the fatherly care of God in defending his faithful ones.
Song of Degrees.
Sl 121:1 Elevo os olhos para os montes:
de onde me virá o socorro?
Sl 121:2 O meu socorro vem do SENHOR,
que fez o céu e a terra.
Sl 121:3 Ele não permitirá
que os teus pés vacilem;
não dormitará
aquele que te guarda.
Sl 121:4 É certo que não dormita,
nem dorme
o guarda de Israel.
Sl 121:5 O SENHOR é quem te guarda;
o SENHOR é a tua sombra à tua direita.
Sl 121:6 De dia não te molestará o sol,
nem de noite, a lua.
Sl 121:7 O SENHOR te guardará de todo mal;
guardará a tua alma.
Sl 121:8 O SENHOR guardará
a tua saída e a tua entrada,
desde agora e para sempre.
Viver sem Deus ou não crendo nele é uma opção de vida, com certeza, mas não vejo ai intelectualidade; assim como não vejo religiosidade nem espiritualidade naqueles que seguem a Deus de forma mecânica citando rezas e mais rezas e crendo em coisas que são invenciones dos homens e dos espíritos. Por isso que Deus nos deixou a natureza que fala dele em todo o tempo e a Bíblia, a palavra de Deus, nosso guia infalível de fé e prática.
p.s.: link da imagem original:
Contagem regressiva: Faltam 390 dias para a Copa, sem álcool nos estádios.... também faltam 808 dias para 05/05/2015, quando eu irei concluir a Segmentação de toda a Bíblia.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdetehttp://www.jamaisdesista.com.br

Reações:

1 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.