sexta-feira, 17 de maio de 2013

Salmo 120: 1-7 segmentado - até breve Huguinho!


É interessante observar quando Jesus retornou dos mortos e teve seu primeiro encontro com todos seus discípulos, inclusive Tomé, no oitavo dia após a sua ressurreição, estando as portas todas fechadas, ele surgiu no meio deles.
Quando Jesus chega no ambiente a paz lhe acompanha e o que ele diz antes de tudo? PAZ SEJA CONVOSCO! Esta não é qualquer paz mas a paz do Senhor, é o Shalom.
"Shalom (em hebraico שָׁלוֹם, geralmente traduzido como paz) significa paz entre duas entidades (geralmente duas nações) ou a paz interior de um indíviduo. Também é utilizada como cumprimento dentro da comunidade judaica à semelhança do salaam árabe. A palavra shalom deriva da raiz shin-lamedh-mem (ש.ל.ם), que nas línguas semíticas aparece com o sentido de ser completo, ser cheio ou ser pleno, aparecendo em diversos textos com o sentido de paz, salvação e prosperidade de indivíduos e nações. É também toda sorte de bens materiais, espirituais e psíquicos que o Messias trará, ou seja, a salvação que Jesus nos trouxe. Dentro da língua hebraica, a palavra Shalom é utilizada em diversas expressões: Shalom aleikhem (שָׁלוֹם עֲלֵיכֶם; literalmente "a paz sobre vós"), é a expressão completa do uso de Shalom quando cumprimento, e é cognato ao árabe Assalamu Aleikum.A resposta à esta expressão é Aleikhem Shalom. Shabbat shalom (שַׁבָּת שָׁלוֹם) cumprimento comum usado no Shabat, sendo muito utilizado em comunidades Mizrahi, Sefaradi e em Israel. Algumas comunidades asquenazi usam o termo iídiche Gut shabbes. Alav hashalom (עַלָיו הַשָּׁלוֹם; literalmente "sobre ele a paz ") é uma expressão usada em algumas comunidades judaicas após mencionar o nome de uma pessoa respeitável, equivalente ao árabe alayhi is-salaam)." Fonte: wikipedia.
Esta saudação inicial de Jesus deve ter abalado toda aquela casa tirando aquela ansiedade e medo que os dominavam para lhes darem a paz do Senhor, esta gostosa paz que somente Deus pode nos dar. Esta paz que todos desejam e se pudessem ou compreendessem seu profundo sentido e significado jamais a trocariam por qualquer oferta deste mundo.
Este salmista Davi ou Salomão fala concluindo seu salmo que é da paz! Ele começou falando de sua angústia e como lida com ela, clamando ao Senhor que tudo ouve. Ele faz então outro pedido para ser livrado da língua mentirosa e que está sofrendo por morar em um habitat em que há aqueles que odeiam a paz. Ele se sente peregrino no meio deles, como nós somos peregrinos neste mundo.
Também meu sogro Hugo Cristaldo, “Huguinho” era este homem da paz, como fala o Espírito Santo neste salmo profundo, mas ontem teve fim a sua peregrinação nesta terra para ir estar em paz com a própria paz, o Senhor da Paz, Jesus Cristo.
Huguinho irá deixar saudades porque era uma pessoa sempre presente nos nossos momentos e mesmo quando nenhum evento especial havia, lá estava ele nos visitando e nos encorajando a prosseguir nossa jornada de paz.
Graças a Deus que a nossa esperança não se limita apenas nesta terra, por isso não devemos ser como os demais que se desesperam diante da morte. Nossa esperança é a vida eterna. Em breve, ressuscitaremos para a glória de Deus. Vejam abaixo o consolo de Paulo para todos nós que enfrentamos a morte:
I Tessalonicenses 4:13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança.
I Tessalonicenses 4:14 Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem.
I Tessalonicenses 4:15 Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem.
I Tessalonicenses 4:16 Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;
I Tessalonicenses 4:17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.
I Tessalonicenses 4:18 Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.
Calvino, em sua introdução deste salmo, em seu comentário sobre os salmos contextualiza e explica alguns detalhes deste salmo, incluindo a sua possível autoria por Davi ou Salomão.
A Song of Degrees.
If we suppose David to have been the author of this Psalm, as is very probable, he declares how diligently he engaged in prayer, when, to escape the cruelty of Saul, he wandered as an exile from place to place. But he especially complains of wicked informers, who unjustly and calumniously charged him with crimes of which he was altogether innocent. If a different supposition is preferred, the language will be a simple and general complaint against false reports. This Psalm, and the immediately subsequent fourteen, are called Psalms of Degrees; but for what reason is not agreed upon, even among the Hebrew doctors. Some conceive that there were fifteen steps to that part of the Temple which was allotted for the men, whereas the women remained beneath [42] but this is a silly conjecture, for which there is no foundation; and we know the liberties which the Jews, in obscure and uncertain matters like this, take of giving forth as an explanation whatever comes into their own fancy. Some translate Psalms of Ascents; and by ascent they understand the return of the Jews from the Babylonish captivity [43] -- an interpretation which is altogether forced; for it is manifest that the greater part of these Psalms were composed, either by David or Solomon; and it is easy to gather from their contents, that such of them as were written by David, were, sung in the Temple, while he was alive and on the throne. Others think that the word ascents refers to the tones of music [44] Some also affirm that it was the beginning of a song. This being a matter of small moment, I am not disposed to make it the subject of elaborate investigation; but the probable conjecture is, that this title was given to these Psalms, because they were sung on a higher key than others. The Hebrew word for degrees being derived from the verb tslh, tsalah, to ascend or go up, I agree with those who are of opinion that it denotes the different musical notes rising in succession. [45]
Sl 120:1 Na minha angústia,
clamo ao SENHOR,
e ele me ouve.
Sl 120:2 SENHOR,
livra-me dos lábios mentirosos,
da língua enganadora.
Sl 120:3 Que te será dado
ou que te será acrescentado, ó língua enganadora?
Sl 120:4 Setas agudas do valente
e brasas vivas de zimbro.
Sl 120:5 Ai de mim,
que peregrino em Meseque
e habito nas tendas de Quedar.
Sl 120:6 Já há tempo demais que habito
com os que odeiam a paz.
Sl 120:7 Sou pela paz;
quando, porém, eu falo,
eles teimam pela guerra.
Eu também sou pela paz e da paz, como meu sogro que faleceu ontem. A paz do Senhor a todos e agradeço aos amados as orações a toda nossa família que se encontra enlutada neste dia. O corpo do sr. Hugo Cristaldo estará sendo velado na Capela Boa Esperança, no Plano Piloto durante o dia, a partir das 9h. ainda não temos o horário do sepultamento.
p.s.: link da imagem original:
Contagem regressiva: Faltam 391 dias para a Copa, sem álcool nos estádios.... também faltam 809 dias para 05/05/2015, quando eu irei concluir a Segmentação de toda a Bíblia.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdetehttp://www.jamaisdesista.com.br

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.