INSCREVA-SE!

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Salmo 120: 1-7 - EU CLAMO AO SENHOR E ELE ME OUVE

É interessante observar quando Jesus retornou dos mortos e teve seu primeiro encontro com todos seus discípulos, inclusive Tomé, no oitavo dia após a sua ressurreição, estando as portas todas fechadas, ele surgiu no meio deles.
Quando Jesus chega no ambiente a paz lhe acompanha e o que ele diz antes de tudo? PAZ SEJA CONVOSCO! Esta não é qualquer paz mas a paz do Senhor, é o Shalom.
"Shalom (em hebraico שָׁלוֹם, geralmente traduzido como paz) significa paz entre duas entidades (geralmente duas nações) ou a paz interior de um indíviduo. Também é utilizada como cumprimento dentro da comunidade judaica à semelhança do salaam árabe. A palavra shalom deriva da raiz shin-lamedh-mem (ש.ל.ם), que nas línguas semíticas aparece com o sentido de ser completo, ser cheio ou ser pleno, aparecendo em diversos textos com o sentido de paz, salvação e prosperidade de indivíduos e nações. É também toda sorte de bens materiais, espirituais e psíquicos que o Messias trará, ou seja, a salvação que Jesus nos trouxe. Dentro da língua hebraica, a palavra Shalom é utilizada em diversas expressões: Shalom aleikhem (שָׁלוֹם עֲלֵיכֶם; literalmente "a paz sobre vós"), é a expressão completa do uso de Shalom quando cumprimento, e é cognato ao árabe Assalamu Aleikum.A resposta à esta expressão é Aleikhem Shalom. Shabbat shalom (שַׁבָּת שָׁלוֹם) cumprimento comum usado no Shabat, sendo muito utilizado em comunidades Mizrahi, Sefaradi e em Israel. Algumas comunidades asquenazi usam o termo iídiche Gut shabbes. Alav hashalom (עַלָיו הַשָּׁלוֹם; literalmente "sobre ele a paz ") é uma expressão usada em algumas comunidades judaicas após mencionar o nome de uma pessoa respeitável, equivalente ao árabe alayhi is-salaam)."[1]
Esta saudação inicial de Jesus deve ter abalado toda aquela casa tirando aquela ansiedade e medo que os dominavam para lhes darem a paz do Senhor, esta gostosa paz que somente Deus pode nos dar. Esta paz que todos desejam e se pudessem ou compreendessem seu profundo sentido e significado jamais a trocariam por qualquer oferta deste mundo.
Este salmista Davi ou Salomão fala concluindo seu salmo que é da paz! Ele começou falando de sua angústia e como lida com ela, clamando ao Senhor que tudo ouve. Ele faz então outro pedido para ser livrado da língua mentirosa e que está sofrendo por morar em um habitat em que há aqueles que odeiam a paz. Ele se sente peregrino no meio deles, como nós somos peregrinos neste mundo.
Também temos nossos entes queridos, homens e mulheres da paz, como fala o Espírito Santo neste salmo profundo, mas um dia eles terão fim a sua peregrinação nesta terra para ir estar em paz com a própria paz, o Senhor da Paz, Jesus Cristo.
Nossos queridos irão deixar saudades... No entanto, graças a Deus que a nossa esperança não se limita apenas nesta terra, por isso não devemos ser como os demais que se desesperam diante da morte. Nossa esperança é a vida eterna. Em breve, ressuscitaremos para a glória de Deus. Vejam abaixo o consolo de Paulo para todos nós que enfrentamos a morte:
I Tessalonicenses 4:13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança.
I Tessalonicenses 4:14 Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem.
I Tessalonicenses 4:15 Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem.
I Tessalonicenses 4:16 Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;
I Tessalonicenses 4:17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.
I Tessalonicenses 4:18 Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.
Calvino, em sua introdução deste salmo, em seu comentário sobre os salmos contextualiza e explica alguns detalhes deste salmo, incluindo a sua possível autoria por Davi ou Salomão.
Uma canção de graus.
Se pensarmos que Davi foi o autor deste Salmo, como é muito provável, ele declara com diligência que ele se engajou na oração, quando, para escapar da crueldade de Saul, ele vagou como um exilado de um lugar para outro. Mas ele se queixa especialmente de informadores perversos, que injustamente e caluniadamente o acusaram de crimes dos quais ele era completamente inocente. Se for preferida uma suposição diferente, o idioma será uma queixa simples e geral contra relatórios falsos. Este Salmo, e imediatamente catorze subseqüentes, são chamados Salmos de Graus; mas por que motivo não é acordado, mesmo entre os médicos hebraicos. Alguns conceberam que havia quinze passos para a parte do Templo que foi destinada aos homens, enquanto que as mulheres permaneceram abaixo, mas esta é uma conjectura tola, para a qual não há fundamento; e nós conhecemos as liberdades que os judeus, em questões obscuras e incertas como esta, levam a dar como uma explicação tudo o que vem em sua própria fantasia. Alguns traduzem Salmos de Ascensões; e por ascensão eles entendem o retorno dos judeus do cativeiro babilônico - uma interpretação que é completamente forçada; pois é manifesto que a maior parte destes Salmos foi compostada, seja por Davi ou por Salomão; e é fácil reunir-se de seus conteúdos, que aqueles que foram escritos por Davi, foram, cantados no Templo, enquanto ele estava vivo e no trono. Outros pensam que a palavra ascensão se refere aos tons da música. Alguns também afirmam que foi o início de uma música. Essa é uma questão de pequeno momento, não estou disposto a ser objeto de elaborada investigação; mas a provável conjectura é que esse título foi dado a estes Salmos, porque eles foram cantados em uma chave maior do que outros. A palavra hebraica para que os graus sejam derivados do verbo tslh, tsalah, para subir ou subir, eu concordo com aqueles que são de opinião que denota as diferentes notas musicais que aumentam sucessivamente.
Sl 120:1 Na minha angústia,
clamo ao SENHOR,
e ele me ouve.
Sl 120:2 SENHOR,
livra-me dos lábios mentirosos,
da língua enganadora.
Sl 120:3 Que te será dado
ou que te será acrescentado, ó língua enganadora?
Sl 120:4 Setas agudas do valente
e brasas vivas de zimbro.
Sl 120:5 Ai de mim,
que peregrino em Meseque
e habito nas tendas de Quedar.
Sl 120:6 Já há tempo demais que habito
com os que odeiam a paz.
Sl 120:7 Sou pela paz;
quando, porém, eu falo,
eles teimam pela guerra.
Nada há melhor do que ser da paz e pela paz. É interessante que Davi sempre foi perseguido, mas nunca foi alcançado; Davi sempre enfrentou batalhas, mas nunca foi derrotado; Davi sofreu muitas injustiças, mas jamais abandou sua fé na soberania, no governo e a na providência divina. Ele conhecia a paz e a paz habitava com ele.




[1] Fonte: wikipedia.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br

...


0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.