sábado, 11 de maio de 2013

Salmo 114: 1-8 segmentado


Quem libertou o povo da escravidão do Egito? Muitos poderiam responder que foi devido a grande liderança de um grande homem, estadista como Moisés que soube conduzir e liderar um povo ávido pela liberdade e cheio de garra e força.
No entanto, todos nós sabemos, pelos registros da Bíblia que não foi bem assim. Deus está envolvido nesta libertação desde quando preparou Moisés para futuramente se tornar o líder que libertaria a nação de Israel do Egito enfrentando Faraó e todo seu exército, sem exército algum, antes com homens que eram escravos e acostumados tão somente ao trabalho servil.
Foi Deus quem enviou o povo para o Egito. Foi Deus quem escolheu e preparou Moisés. Foi Deus quem chamou Moisés, sendo que este quis cair fora: “envias a quem hás de enviar, menos a mim”. Foi assim que Moisés respondeu ao Senhor quando este o chamou: Êxodo 4:13 Ele, porém, respondeu: Ah! Senhor! Envia aquele que hás de enviar, menos a mim.
Foi Deus quem convenceu Moisés a ir, depois de preparar seu irmão Aarão para ir com ele. Foi Deus quem convenceu o povo. Foi Deus quem endureceu o coração de Faraó para realizar as 10 pragas, todas com propósito específico. Foi Deus quem convenceu o povo do Egito a doar presentes caríssimos para o povo de Israel para não irem embora de mãos vazias. Foi Deus quem libertou o povo!
Na nossa vida, tudo é do mesmo jeito. Temos a ilusão de que somos e de que podemos muita coisa, mas não, é a pura graça e a misericórdia de Deus quem nos garante a vitória sobre tudo. Depois ainda ficamos reclamando, lamentando, murmurando e se queixando da nossa sorte. Quando iremos aprender a confiar em Deus?
Neste salmo o convite do Espírito Santo vai além dos homens e chama a adoração de Deus, do Senhor, Rocha de nossa salvação, toda a natureza juntamente: mares, rios, montes, montanhas, desertos, colinas, toda a terra. Como iremos viver diante desse Deus?
Calvino, em sua introdução, de seus comentários acerca dos salmos, vai nos falar sobre este pequeno salmo cheio de figuras que requerem muita atenção. Este salmo contém um breve relato da libertação que Deus preparou para seu povo da escravidão do Egito e como os conduziu para a herança prometida, dando provas de seu poder e graça.
A celebração dssa libertação deve ser realizada em memória eterna. A concepção de que a libertação foi maravilhosa, que a descendência de Abraão poderia render-se totalmente a Deus, que, recebendo-os por um ato gracioso de adoção, propôs que eles deveriam ser para ele um povo santo e peculiar.
This psalm contains a short account of that deliverance by which God, in bringing his people out of Egypt: and conducting them to the promised inheritance, gave a proof of his power and grace which ought to be held in everlasting remembrance. The design of that wonderful deliverance was, that the seed of Abraham might yield themselves wholly to God, who, receiving them by a gracious act of adoption, purposed that they should be to him a holy and peculiar people. [355]
Sl 114:1 Quando saiu Israel
do Egito,
e a casa de Jacó,
do meio de um povo de língua estranha,
Sl 114:2 Judá
se tornou o seu santuário,
e Israel,
o seu domínio.
Sl 114:3 O mar
viu isso e fugiu;
o Jordão
tornou atrás.
Sl 114:4 Os montes
saltaram como carneiros,
e as colinas,
como cordeiros do rebanho.
Sl 114:5 Que tens,
ó mar, que assim foges?
E tu, Jordão,
para tornares atrás?
Sl 114:6 Montes,
por que saltais como carneiros?
E vós, colinas,
como cordeiros do rebanho?
Sl 114:7 Estremece,
ó terra,
na presença do Senhor,
na presença do Deus de Jacó,
Sl 114:8 o qual converteu a rocha
em lençol de água
e o seixo,
em manancial.
A rocha simboliza a Jesus Cristo que é a água da vida que sacia a nossa sede e nos cumula de bênçãos e de vida. Como poderia de rochas e de seixos surgir água? É Deus quem prepara a salvação do seu povo e a faz forte e poderosa como a rocha e cheia de vida como a água.
p.s.: link da imagem original:
Contagem regressiva: Faltam 397 dias para a Copa, sem álcool nos estádios.... também faltam 815 dias para 05/05/2015, quando eu irei concluir a Segmentação de toda a Bíblia.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdetehttp://www.jamaisdesista.com.br

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.