INSCREVA-SE!

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Salmo 112: 1-10 - OS BEM-AVENTURADOS

O salmo que começa com um aleluia, logo proclama em alto e bom som quem são os bem-aventurados: aqueles que temem ao Senhor e se comprazem em seus mandamentos. Os bem-aventurados não são aqueles que tudo possuem ou aqueles que estão nas mídias e são famosos ou os poderosos dentre todos de sua nação.
Porque trabalhamos e nos levantamos cedinho e estudamos e nos aperfeiçoamos e investimos na saúde, na educação, na formação? Não é para sermos melhores a cada dia e termos melhores oportunidades dentro de um mundo globalizado e competitivo? Com certeza!
Está errado então buscarmos essas coisas? Não, não está; mas, o colocar os nossos corações nelas e não na palavra de Deus que diz que são bem-aventurados os que o temem e se comprazem em seus mandamentos, ai sim, estaremos em apuros.
Quando o ladrão rouba e mata para possuir o que temos, o que ele está buscando de fato? E o viciado em drogas, álcool e fumo, o que busca nas doses que desesperado anseia? E o que se prostitui e vende o seu corpo ou que busca a prostituta e seu corpo, o que de fato querem?
O que busca o ser humano que não está em Deus que o satisfará? Nada! Tudo que o homem necessita e precisa nesta vida para ser melhor e mais completo, satisfeito e alegre em sua vida está na pessoa bendita do Filho de Deus, Jesus Cristo!
Alguns resumem o bem de suas vidas na seguinte frase: EU QUERO MESMO É SER FELIZ! Como ser feliz ou bem-aventurado como este salmo de nício nos ensina, nos esquecendo de Deus? Ou colocando ele em segundo ou terceiro plano?
O uso do mal para a prosperidade como o roubo e as práticas de coisas que Deus condena, parecem ser um caminho mais fácil, no entanto, o que estamos fazendo ao usar o mal assim é cavando a nossa própria sepultura para deitarmos no inferno para todo o sempre.
Calvino em seu comentário deste salmo, em sua introdução do seu comentário, fala de como a maioria da humanidade espera prosperar por más ações, e como ela geralmente esforça-se para enriquecer-se por roubo, fraude, e toda espécie de injustiça, o salmista, profeta, enumera as bênçãos de Deus que atendem aqueles que o adoram em pureza, a fim de que possamos saber que, ao visar uma vida de piedade e moralidade, não devemos perder a nossa recompensa.
Como a maioria da humanidade espera prosperar por meio de ações malévolas, e como eles geralmente se esforçam para se enriquecerem por saque, fraude e toda espécie de injustiça, o profeta enumera as bênçãos de Deus que atendem a quem o adoram em pureza, para que podemos saber que, no intuito de uma vida de piedade e moral, não devemos perder a nossa recompensa.
Sl 112:1 Aleluia!
Bem-aventurado
o homem que teme ao SENHOR
e se compraz nos seus mandamentos.
Sl 112:2 A sua descendência será poderosa na terra;
será abençoada a geração dos justos.
Sl 112:3 Na sua casa
há prosperidade e riqueza,
e a sua justiça
permanece para sempre.
Sl 112:4 Ao justo,
nasce luz nas trevas;
ele é
benigno, misericordioso e justo.
Sl 112:5 Ditoso o homem
que se compadece e empresta;
ele defenderá a sua causa em juízo;
Sl 112:6 não será jamais abalado;
será tido em memória eterna.
Sl 112:7 Não se atemoriza de más notícias;
o seu coração é firme,
confiante no SENHOR.
Sl 112:8 O seu coração,
bem firmado,
não teme,
até ver cumprido,
nos seus adversários,
o seu desejo.
Sl 112:9 Distribui,
dá aos pobres;
a sua justiça permanece para sempre,
e o seu poder
se exaltará em glória.
Sl 112:10 O perverso
vê isso
e se enraivece;
range os dentes
e se consome;
o desejo dos perversos
perecerá.
Quanto aos perversos, ao contrário dos justos, àqueles que não tem Deus em seu coração e não atentam às obras do Criador e que vivem como se fossem deuses dando ouvidos mais e mais aos desejos malignos que brotam de sua alma, o fim destes será terrível e seus desejos perecerão com ele. 

A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 

...

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.