quinta-feira, 25 de abril de 2013

Salmo 98: 1-9 segmentado


O salmista está nos pedindo para cantarmos ao Senhor um cântico novo porque ele tem feito maravilhas. O homem perdido não podia se salvar e ia para o abismo, mas Deus com sua destra e seu braço forte nos preparou uma grande vitória.
Foi ele quem fez notória a nossa salvação e que manifestou a sua justiça perante os olhos de todas as nações, Jesus Cristo, justiça nossa! Assim, lembrou-se da sua misericórdia e da sua fidelidade para não somente com a casa de Israel, mas com todos os crentes de todas as nações em todos os tempos.
Agora o Espírito Santo está nos convidando para sairmos de onde estamos, abandonarmos todas as nossas idiossincrasias, tolices e meninices e nos voltarmos a Deus em grande gozo, alegria, entusiasmo. Ele nos deu a salvação por meio de seu único filho Jesus Cristo.
Estamos salvos, libertos, temos a vida eterna pela frente e haveremos de nos gastar com preocupações do nosso cotidiano? Vejam os verbos no imperativo sendo direcionados ao ouvinte da palavra de Deus: aclamai, regozijai-vos, cantai, exultai.
Ele não somente convida os homens, mas a própria natureza e os anjos e toda a criação para celebrarem ao seu nome. Será que conseguimos cantar em meio a tempestade que vier porque já está se aproximando a nossa hora em que céus e terra irão testemunhar a revelação da glória e dos filhos de Deus?
Ele reina! Assim diz o salmo presente no verso 6. Se ele reina o que está fora de controle ou que ele não saiba e não conheça? Pode alguma coisa estragar a grande festa e alegria em nossos corações? A morte pode isso? O infortúnio, as decepções desta vida ou qualquer tragédia? Nada pode roubar de nós a grande salvação que Deus nos deu.
É como diz o apóstolo em 2 Co 4:17 quando chama de leve e momentânea a nossa presente tribulação que é capaz de produzir em nós eterno peso de glória, acima de toda comparação! Reparem! No presente: leve e momentânea tribulação. Do que elas são capazes? De produzir em nós: eterno peso de glória!
Ou seja, as nossas leves e momentâneas tribulações são capazes de produzir em nós, na eternidade, um eterno peso de glória! Por isso que ele conclui a frase dizendo “acima de qualquer comparação”. Glórias a Deus! Aleluias!
II Coríntios 4:16 Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.
II Coríntios 4:17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação,
II Coríntios 4:18 não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.
Calvino comenta todos os salmos e na sua introdução ele também comenta este salmo no qual Deus chama todos os homens a magnificar o seu nome.
This psalm has a great resemblance to the ninety-sixth, not only in matter, but language. The great scope of it is to show that the glory of God would be illustriously displayed in the spread of the knowledge of his name throughout the world, both from the more ample fulfillment which would be given upon the manifestation of the Savior, to the promises made to the posterity of Abraham, and from the sudden extension of salvation to all parts of the earth. He calls upon men to magnify the name of God on this account.
Sl 98:1 Cantai ao SENHOR
um cântico novo,
porque ele tem feito maravilhas;
a sua destra e o seu braço santo
lhe alcançaram a vitória.
Sl 98:2 O SENHOR
fez notória a sua salvação;
manifestou
a sua justiça perante os olhos das nações.
Sl 98:3 Lembrou-se
da sua misericórdia
e da sua fidelidade
para com a casa de Israel;
todos os confins da terra viram a salvação do nosso Deus.
Sl 98:4 Celebrai com júbilo ao SENHOR,
todos os confins da terra;
aclamai,
regozijai-vos
e cantai louvores.
Sl 98:5 Cantai
com harpa louvores ao SENHOR,
com harpa
e voz de canto;
Sl 98:6 com trombetas
e ao som de buzinas,
exultai perante o SENHOR,
que é rei.
Sl 98:7 Ruja o mar
e a sua plenitude,
o mundo
e os que nele habitam.
Sl 98:8 Os rios
batam palmas,
e juntos
cantem de júbilo
os montes,
Sl 98:9 na presença do SENHOR,
porque ele vem julgar a terra;
julgará o mundo
com justiça
e os povos,
com eqüidade.
Ai está por vir o Senhor e Salvador dos homens. Ele vem nos levar e também vem julgar a terra e o mundo com justiça e todos os povos com equidade. Está chegando a hora igreja do grande despertamento da vinda do Senhor. Maranata!
p.s.: link da imagem original:
Contagem regressiva: Faltam 3 dias para 26/04/13 (Inicio: 31/07/10). (hoje: 25/04/2013) e 413 dias para a Copa, sem álcool nos estádios....
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdetehttp://www.jamaisdesista.com.br

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.