INSCREVA-SE!

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Salmo 97: 1-12 - A MAJESTADE E O DOMÍNIO DE DEUS


Onde está o Senhor? Quantas não são as vezes que indagamos e perguntamos o paradeiro de Deus como se ele estivesse ausente ou oculto e distante de nós? O salmista que fez este salmo que o Espírito Santo deixou para nossa reflexão e alimentação sabia onde estava Deus ou melhor, onde está Deus neste exato momento.
Deus está reinando! É por isso que a terra deve se regozijar e as muitas ilhas se alegrarem. As nuvens e a escuridão o rodeiam e a justiça e o juízo são a base de seu trono. Deus não reina como reina o homem que é interesseiro e falho.
O compromisso de Deus é com a sua justiça e com o seu juízo, por isso devemos estar diante de Deus em justiça e em verdade. Não adianta eu dizer que Deus está comigo sendo que eu estou rejeitando a sua justiça ou sendo contra os seus juízos. Deus não é como o homem que se deixa levar pela aparência das coisas, antes é verdadeiro e justo todos os seus juízos.
Da próxima vez que você for murmurar e se lembrar da pergunta: - onde está o meu Deus? Lembre-se deste salmo que diz que Deus está reinando com justiça e verdade. Não há desculpas para o homem diante de Deus. Ou ele crê em Deus e vive em adoração a ele ou ele não crê e fica à mercê dos ventos do inferno.
Nada adianta ficar revoltado ou de mal com o Senhor como se a culpa pelos seus infortúnios viesse dele. Coitado! É cego e guia de cegos! A palavra é forte e sem saída: adore a Deus, homem! Não endureças o seu coração contra Deus! Isso é loucura, insensatez e pode crer que você não está só... o inferno está sendo o seu guia.
De algumas coisas Deus jamais abrirá mão e uma delas é a sua glória! Dá, homem, glórias a Deus neste momento. Volte-se para Deus enquanto há tempo. Enquanto a sua graça e misericórdia estão segurando você de cair no abismo de onde não mais poderá retornar. Ouça a voz do Espírito Santo te chamar. Medite neste salmo, Deus está falando contigo.
Veja o que Calvino em sua introdução comenta deste salmo:
A descrição que temos do reino de Deus neste salmo, não se aplica ao estado da lei sob a Lei. Podemos inferir, portanto, que contém uma previsão desse reino de Cristo, que foi erguido após a introdução do Evangelho. O salmista, enquanto ele nos elogia ao insistir em sua grandeza e glória, tão bem calculado para compelir o reverente medo dos homens, dá uma representação amável, informando-nos que foi erguido para a salvação dos pecadores da humanidade.
Sl 97:1 Reina o SENHOR.
Regozije-se a terra,
alegrem-se as muitas ilhas.
Sl 97:2 Nuvens e escuridão o rodeiam,
justiça e juízo são a base do seu trono.
Sl 97:3 Adiante dele vai um fogo
que lhe consome os inimigos em redor.
Sl 97:4 Os seus relâmpagos
alumiam o mundo;
a terra
os vê
e estremece.
Sl 97:5 Derretem-se como cera os montes,
na presença do SENHOR,
na presença do Senhor de toda a terra.
Sl 97:6 Os céus anunciam a sua justiça,
e todos os povos vêem a sua glória.
Sl 97:7 Sejam confundidos
todos os que servem a imagens de escultura,
os que se gloriam de ídolos;
prostrem-se diante dele
todos os deuses.
Sl 97:8 Sião ouve e se alegra,
as filhas de Judá se regozijam,
por causa da tua justiça,
ó SENHOR.
Sl 97:9 Pois tu, SENHOR,
és o Altíssimo sobre toda a terra; tu
és sobremodo elevado acima de todos os deuses.
Sl 97:10 Vós que amais o SENHOR,
detestai o mal;
ele guarda a alma dos seus santos,
livra-os da mão dos ímpios.
Sl 97:11 A luz difunde-se para o justo,
e a alegria, para os retos de coração.
Sl 97:12 Alegrai-vos no SENHOR,
ó justos,
e dai louvores
ao seu santo nome.

Quem ama o Senhor, obviamente detesta o mal e é guardado e livrado das mãos dos ímpios. Há uma frase que diz que Deus não tem compromissos com quem não tem compromissos com ele. Se nosso compromisso não é com a verdade e com a justiça, nosso compromisso não é com Deus. Ai, sim, ele também não tem compromissos conosco.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br

...


0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.