terça-feira, 23 de abril de 2013

Salmo 96: 1-13 segmentado


Salmo de exaltação ao Senhor. Este salmo é um convite do início ao fim para que os seus santos e todos os que são do Senhor o adorem, o glorifiquem e o exaltem acima de todas as coisas por que ele reina, é soberano e vem executar a justiça.
Os verbos estão todos no imperativo: cantai, bendizei, proclamai, anunciai, tributai, trazei, entrai, adorai, tremei, dizei. Por estes verbos se percebe que o Espírito Santo nos quer diante de Deus não de qualquer modo, mas com grande entusiasmo e crescente empolgação.
Não basta estar diante dele e ser crente, mas temos de ser crentes avivados, empolgados, alegres, sorridentes, entusiastas, cheios de energia, disposição e vontade para adorar, entoar, cantar, celebrar. É como se estivéssemos em uma grande festa de um noivo amigo nosso. Como deveria ser nosso comportamento diate das suas bênçãos?
Qual é a maior queixa do mundo se não contra a falta de justiça? A minha fé aposta em que Deus é justo e fará sua justiça onde todos estaremos satisfeitos com relação à justiça. Como então ela será feita? Não sei! Somente sei que Deus fará a justiça e para mim isto basta! Se hoje estou sendo injustiçado, meu Deus sabe e será meu defensor e justo juiz.
Ele conclui este salmo falando da justiça. Ele vem julgar a terra e a julgará com justiça! Por isso é que somos convidados a estar diante dele de forma alegre e cheia de fé por que ele está cuidando de nós e o momento atual de nossa existência requer fé em seu governo e administração.
O Espírito Santo não aceita que estejamos diante do Pai de qualquer forma. Por que isso refletirá que não cremos e assim estamos com nossos corações endurecidos e o poder de Deus não transformará as vidas daqueles que rejeitam a Deus por que seu compromisso não é andar com Deus, mas praticar o pecado.
Calvino comenta na introdução de seu comentário este salmo e destaca que o louvor devido não é solicitado somente aos judeus ou aos santos, mas a todo o mundo!
This psalm contains an exhortation to praise God, an exhortation which is directed not only to the Jews, but to all nations. We must infer from this, that it has reference to the kingdom of Christ. God's name could not be called upon in any other part of the world than Judea, until it had been revealed; and the heathen nations were at that time necessarily altogether incapacitated for any such exercise. [74] Yet it is evident that the Holy Spirit stirred up the saints who were under the Law to celebrate the Divine praises, till the period should arrive when Christ, by the spread of the Gospel, should fill the whole earth with his glory.
Sl 96:1 Cantai ao SENHOR
um cântico novo,
cantai ao SENHOR,
todas as terras.
Sl 96:2 Cantai ao SENHOR,
bendizei o seu nome;
proclamai a sua salvação,
dia após dia.
Sl 96:3 Anunciai entre as nações
a sua glória,
entre todos os povos,
as suas maravilhas.
Sl 96:4 Porque grande é o SENHOR
e mui digno de ser louvado,
temível mais que todos os deuses.
Sl 96:5 Porque todos os deuses dos povos não passam de ídolos;
o SENHOR, porém,
fez os céus.
Sl 96:6 Glória e majestade
estão diante dele,
força e formosura,
no seu santuário.
Sl 96:7 Tributai ao SENHOR,
ó famílias dos povos,
tributai ao SENHOR
glória e força.
Sl 96:8 Tributai ao SENHOR
a glória devida ao seu nome;
trazei oferendas
e entrai nos seus átrios.
Sl 96:9 Adorai o SENHOR
na beleza da sua santidade;
tremei diante dele,
todas as terras.
Sl 96:10 Dizei entre as nações:
Reina o SENHOR.
Ele firmou o mundo para que não se abale
e julga os povos com eqüidade.
Sl 96:11 Alegrem-se os céus,
e a terra exulte;
ruja o mar
e a sua plenitude.
Sl 96:12 Folgue o campo
e tudo o que nele há;
regozijem-se todas as árvores do bosque,
Sl 96:13 na presença do SENHOR,
porque vem,
vem julgar a terra;
julgará o mundo
com justiça
e os povos,
consoante a sua fidelidade.
Ou cremos em Deus e aceitamos o seu convite ministrado neste salmo ou não cremos nele, endureceremos nossos corações e continuaremos com nossas práticas e de forma cada vez mais intensa. O Espírito Santo nos convida com imperativos: cantai, bendizei, proclamai, anunciai, tributai, trazei, entrai, adorai, tremei, dizei. Ousaremos rejeitá-lo novamente como estamos acostumados a fazer?
p.s.: link da imagem original:
Contagem regressiva: Faltam 5 dias para 26/04/13 (Inicio: 31/07/10). (hoje: 23/04/2013) e 415 dias para a Copa, sem álcool nos estádios....
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdetehttp://www.jamaisdesista.com.br

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.