segunda-feira, 22 de abril de 2013

Salmo 95: 1-11 segmentado


O salmo 95 mostra que Deus fez o universo, mas também nos mostra quem é o nosso pastor que nos guia pela sua poderosa mão. Este salmo juntamente com os salmos 96 a 100 são salmos que irão falar de Deus como o rei do universo que controla e governa o mundo e as pessoas sem, contudo, de forma alguma vilipendiar suas vontades.
Ele começa logo fazendo um convite para cantar e celebrar e a render graças, mas não de qualquer forma, mas sim com júbilo, alegria, disposição, energia, garra, vontade, determinação, entusiasmo.
O convite é dele, do Espírito Santo, mas a iniciativa de ir pertence a nós. Também a nós pertence a disposição. Se não formos ou se formos de má vontade, este será o nosso galardão. Não é qualquer convite. É antes o convite do Espírito Santo para que deixemos nossas coisas que passam para adorarmos àquele que é Eterno e que jamais passará.
Ele nos fala por que devemos ir adorá-lo e explica que é por que ele nos criou e tudo governa com seu poder. Desprezá-lo, significa jogar fora a vida que ele nos deu. Seria o mesmo que uma pessoa que precisasse caminhar uma milha para alcançar o objetivo de sua vida e resolvesse dar um tiro em seus dois pés. Como irá ele?
Assim, o pecado fez conosco! Mas o tiro não foi no pé, mas no coração e ai morremos, distante uma milha de nosso objetivo. O Pai então nos envia seu Filho e por meio dele perdoa os nossos pecados e agora estamos salvos recebendo novamente o dom da vida e a vida eterna, mas precisamos sair de onde estamos e chegarmos em nosso destino.
O dia de aceitarmos este convite é HOJE! Hoje se ouvirdes a sua voz! Você que está ouvindo a voz de Deus falar contigo nesta manhã, renda-se a ele e receba a salvação invocando o seu nome.
Calvino na introdução de seu comentário explica em linhas gerais o salmo falando daquilo que é óbvio e percepítivel.
The inspired penman of this psalm, whoever he was, [42] in exhorting the Jews to praise God in solemn assembly, states two grounds why God should be praised; the one, that he sustains by his power the world which he created, the other, that he had of his free grace adopted the Church into a gracious relationship with himself. As many take God's praises into their lips in a hypocritical manner, he exhorts the people at the same time to be sincere, serious, and devoted in the service, and to show by the tenor of their life that they had not been chosen in vain. The more effectually to guard them against hypocrisy, he mentions that their fathers from the beginning had been of a stubborn spirit, and chargeable with ingratitude to God; and he takes notice of the dreadful punishment which fell upon them, and which might well deter their children from following in the footsteps of their rebelliousness.
Sl 95:1 Vinde,
cantemos ao SENHOR,
com júbilo,
celebremos o Rochedo da nossa salvação.
Sl 95:2 Saiamos ao seu encontro,
com ações de graças,
vitoriemo-lo com  
Sl. Sl 95:3 Porque o SENHOR é o Deus supremo
e o grande Rei acima de todos os deuses.
Sl 95:4 Nas suas mãos
estão as profundezas da terra,
e as alturas dos montes lhe pertencem.
Sl 95:5 Dele
é o mar, pois ele o fez;
obra de suas mãos,
os continentes.
Sl 95:6 Vinde,
adoremos
e prostremo-nos;
ajoelhemos diante do SENHOR,
que nos criou.
Sl 95:7 Ele é o nosso Deus,
e nós, povo do seu pasto
e ovelhas de sua mão.
Hoje, se ouvirdes a sua voz,
Sl 95:8 não endureçais o coração,
como em Meribá, como no dia de Massá, no deserto,
Sl 95:9 quando vossos pais me tentaram,
pondo-me à prova,
não obstante terem visto as minhas obras.
Sl 95:10 Durante quarenta anos,
estive desgostado com essa geração e disse:
é povo de coração transviado,
não conhece os meus caminhos.
Sl 95:11 Por isso,
jurei na minha ira:
não entrarão no meu descanso.
Quem são os que justamente não entrarão no descanso do Senhor e perecerão sem atingirem o objetivo tão perto deles? Os que endurecerem seus corações! Pare! Pare de resistir ao Espírito Santo! Hoje é o dia da sua salvação! Entre em contato conosco agora mesmo!
p.s.: link da imagem original:
Contagem regressiva: Faltam 6 dias para 26/04/13 (Inicio: 31/07/10). (hoje: 22/04/2013) e 416 dias para a Copa, sem álcool nos estádios....
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdetehttp://www.jamaisdesista.com.br

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.