sábado, 20 de abril de 2013

Salmo 93: 1-5 segmentado


Reina o Senhor!
É assim que começa este pequeno mas profundo salmo. Se reina, então há um Rei, um Senhor que é soberano em seu reino, se não nem reino, nem soberania haveria de haver. Se reina, então também há um trono, onde majestoso se encontro nosso Deus. se reina e há um reino e um trono, então também há um domínio que envolve uma área de domínio.
Qual seria a área de domínio do Criador que reina e é Rei? Tudo o que existe e que foi criado, tanto as coisas visíveis, quanto as coisas invisíveis. Em um reino deste haveria também seus súditos e toda uma hierarquia com poderes, autoridades, governos, principados, potestades. Ele é rei absoluto e não podemos negar.
Se reina o Senhor, reveste-se de majestade e de poder! Como reinaria sem poder? Suas palavras seriam provadas e suas ordens resistidas, por isso tem ele poder e seu poder está além de nossa capacidade de compreensão, pois ele tendo criado tudo o que existe, é superior a tudo e nada pode atingi-lo.
Ele firmou o mundo e desde que há mundo, firme está a sua criação. Se não fosse o seu poder, a vida na terra seria algo impossível de acontecer e ainda, acontecendo, seria algo impossível de se manter sua existência. Por isso que quando desafiamos o Criador dizendo que ele que criou nem existe, estamos sendo por demais insensatos, estultos.
Há os que se opõe ao reinado e governo do Criador e juntos com satanás formam outro reino, mas não co-igual ao reino único de Deus e sim um reino parasita que depende do verdadeiro reino para existir e se manifestar até que chegue o tempo determinado pelo único rei verdadeiro de ter o fim eterno. Satanás, seus anjos e todos os que o seguem serão lançados no lago de fogo eterno em juízo eterno.
Calvino faz uma pequenina introdução e não entra em grandes detalhes ao comentar este salmo em sua introdução.
The psalm commences with the celebration of the infinite glory of God. It is then declared that such is his faithfulness that he never deceives his own people, who, embracing his promises, wait with tranquil minds for their salvation amidst all the tempests and agitations of the world.
Salmos 93:1 Reina o SENHOR.
Revestiu-se
de majestade;
de poder
se revestiu o SENHOR
e se cingiu.
Firmou o mundo,
que não vacila.
Salmos 93:2 Desde a antiguidade,
está firme o teu trono;
tu és
desde a eternidade.
Salmos 93:3 Levantam os rios,
ó SENHOR,
levantam os rios
o seu bramido;
levantam os rios
o seu fragor.
Salmos 93:4 Mas o SENHOR nas alturas
é mais poderoso
do que o bramido das grandes águas,
do que os poderosos vagalhões do mar.
Salmos 93:5 Fidelíssimos são os teus testemunhos;
à tua casa
convém a santidade,
SENHOR,
para todo o sempre.
Ele conclui seu salmo proclamando a santidade diante de Deus, pois ela é que convém. A santidade é para todo o sempre e não podemos ter dois senhores, nem dois reis a nos governar. A santidade requer a separação do reino parasita para estar somente diante do Rei que nos criou e tudo governa com sua majestade e poder absolutos.
p.s.: link da imagem original:
Contagem regressiva: Faltam 8 dias para 26/04/13 (Inicio: 31/07/10). (hoje: 20/04/2013) e 418 dias para a Copa, sem álcool nos estádios....
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdetehttp://www.jamaisdesista.com.br

Reações:

2 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.