sexta-feira, 19 de abril de 2013

Salmo 92: 1-15 segmentado


Uma canção do dia de sábado, diz o salmo, que fala aos seus ouvintes de que há um Deus soberano que tudo governa e administra, principalmente o ímpio, que no momento parece florescer, mas que não sabe que está em terreno escorregadio, sendo preparado para o seu fim.
A palavra de Deus é clara que os ímpios não permanecerão à mesa do Senhor, portanto, serão exterminados, sofrerão eterno juízo. A rebeldia cultivada dia após dia apesar de estarem recebendo da graça divina dia após dia é um pecado gravíssimo. Como serão perdoados os que rejeitam o perdão e insistem em viver uma vida desregrada e descompromissada com Deus, seu Criador?
Quanto a mim, anunciarei a sua palavra ó Deus e não serei rebelde ao seu chamado. Quer ouçam, quer deixem de ouvir, eu anunciarei a sua palavra. Anunciarei no amor, na fé e na esperança de que a semente semeada alcançará um terreno bom para que produza e dê frutos para a sua glória.
O salmista logo de cara afirma que é bom render graças e cantar louvores a Deus anunciando pela manhã a sua misericórdia e à noite a sua fidelidade. Então o Espírito Santo está te convidando, neste dia, a dar graças e a cantar, então dê graças e cante! Mas não o adore pelo que ele pode fazer por ti, mas pelo que ele é.
A nossa vida com todos os seus percalços está nas mãos de Deus que tudo vê e sabe. Ele conhece a nossa dor e sofrimento, bem como nossa alegria e também fraquezas e fortalezas. Quanto à circunstância pela qual estamos passando da qual não somos dela senhor, saiba que ele está te carregando no colo. Por isso dê graças e cante ao Senhor que está contigo, ao teu lado.
Para o salmista, ter o Espírito Santo como penhor de sua alma que o leva a ver o Senhor pela contemplação do que ele é e faz é muito elevado e sobrepuja tudo o que ele possa estar enfrentando de dissabor e amargor. Por isso que o inepto e o estulto não são assim e sofrem horrores.
O comentário de Calvino deste salmo em sua introdução explica a razão de ser do salmo enfatizando o fim dos justos e dos ímpios.
This psalm contains an exhortation to praise God, and shows how much ground we have for this exercise from the works of God, insisting, especially, upon his justice, displayed in the protection of his people, and the destruction of the wicked. By such truth it encourages to the practice of righteousness, and preserves us from fainting under the cross of Christ, by proposing to our view a happy issue out of all our afflictions. To deter us, on the other hand, from the commission of iniquity it declares that sinners, however they may prosper for a time, will speedily be destroyed.
A Song for the Sabbath-day.
Sl 92:1 Bom é
render graças ao SENHOR
e cantar louvores ao teu nome,
ó Altíssimo,
Sl 92:2 anunciar de manhã
a tua misericórdia
e, durante as noites,
a tua fidelidade,
Sl 92:3 com instrumentos de dez cordas,
com saltério
e com a solenidade da harpa.
Sl 92:4 Pois me alegraste, SENHOR,
com os teus feitos;
exultarei nas obras das tuas mãos.
Sl 92:5 Quão grandes, SENHOR,
são as tuas obras!
Os teus pensamentos,
que profundos!
Sl 92:6 O inepto
não compreende,
e o estulto
não percebe isto:
Sl 92:7 ainda que os ímpios brotam como a erva,
e florescem todos os que praticam a iniqüidade,
nada obstante,
serão destruídos para sempre;
Sl 92:8 tu, porém, SENHOR,
és o Altíssimo eternamente.
Sl 92:9 Eis que os teus inimigos,
SENHOR,
eis que os teus inimigos
perecerão;
serão dispersos todos os que praticam a iniqüidade.
Sl 92:10 Porém tu exaltas
o meu poder como o do boi selvagem;
derramas sobre mim
o óleo fresco.
Sl 92:11 Os meus olhos
vêem com alegria
os inimigos que me espreitam,
e os meus ouvidos se satisfazem em ouvir dos malfeitores
que contra mim se levantam.
Sl 92:12 O justo
florescerá como a palmeira,
crescerá como o cedro no Líbano.
Sl 92:13 Plantados na Casa do SENHOR,
florescerão nos átrios do nosso Deus.
Sl 92:14 Na velhice
darão ainda frutos,
serão cheios de seiva
e de verdor,
Sl 92:15 para anunciar que o SENHOR é reto.
Ele é a minha rocha,
e nele não há injustiça.
O justo florescerá, crescerá, dará frutos, será cheio de seiva, de verdor, energia, força, virtude, tudo isso para anunciarem, pelo evangelho, que o Senhor é reto e proveu para o homem perdido uma Rocha chamada Jesus Cristo onde há justiça e salvação! Meu Deus não me deixes perder-te de vista em minhas elocubrações diárias...
p.s.: link da imagem original:
Contagem regressiva: Faltam 9 dias para 26/04/13 (Inicio: 31/07/10). (hoje: 19/04/2013) e 419 dias para a Copa, sem álcool nos estádios....
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdetehttp://www.jamaisdesista.com.br

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.