INSCREVA-SE!

sexta-feira, 19 de abril de 2013

Salmo 92: 1-15 - HINO DE GRATIDÃO A DEUS

Uma canção do dia de sábado, diz o salmo, que fala aos seus ouvintes de que há um Deus soberano que tudo governa e administra, principalmente o ímpio, que no momento parece florescer, mas que não sabe que está em terreno escorregadio, sendo preparado para o seu fim.
A palavra de Deus é clara que os ímpios não permanecerão à mesa do Senhor, portanto, serão exterminados, sofrerão eterno juízo. A rebeldia cultivada dia após dia apesar de estarem recebendo da graça divina dia após dia é um pecado gravíssimo. Como serão perdoados os que rejeitam o perdão e insistem em viver uma vida desregrada e descompromissada com Deus, seu Criador?
Quanto a mim, anunciarei a sua palavra ó Deus e não serei rebelde ao seu chamado. Quer ouçam, quer deixem de ouvir, eu anunciarei a sua palavra. Anunciarei no amor, na fé e na esperança de que a semente semeada alcançará um terreno bom para que produza e dê frutos para a sua glória.
O salmista logo de cara afirma que é bom render graças e cantar louvores a Deus anunciando pela manhã a sua misericórdia e à noite a sua fidelidade. Então o Espírito Santo está te convidando, neste dia, a dar graças e a cantar, então dê graças e cante! Mas não o adore pelo que ele pode fazer por ti, mas pelo que ele é.
A nossa vida com todos os seus percalços está nas mãos de Deus que tudo vê e sabe. Ele conhece a nossa dor e sofrimento, bem como nossa alegria e também fraquezas e fortalezas. Quanto à circunstância pela qual estamos passando da qual não somos dela senhor, saiba que ele está te carregando no colo. Por isso dê graças e cante ao Senhor que está contigo, ao teu lado.
Para o salmista, ter o Espírito Santo como penhor de sua alma que o leva a ver o Senhor pela contemplação do que ele é e faz é muito elevado e sobrepuja tudo o que ele possa estar enfrentando de dissabor e amargor. Por isso que o inepto e o estulto não são assim e sofrem horrores.
O comentário de Calvino deste salmo em sua introdução explica a razão de ser do salmo enfatizando o fim dos justos e dos ímpios.
Este salmo contém uma exortação para louvar a Deus, e mostra o quanto temos para esse exercício das obras de Deus, insistindo, especialmente, em sua justiça, exibida na proteção de seu povo e a destruição dos ímpios. Por tal verdade, encoraja a prática da justiça e nos preserva da fraqueza sob a cruz de Cristo, propondo a nossa visão uma questão feliz de todas as nossas aflições. Para dissuadir-nos, por outro lado, da comissão da iniquidade, declara que os pecadores, embora possam prosperar por um tempo, serão rapidamente destruídos.
Uma canção para o dia do sábado.
Sl 92:1 Bom é
render graças ao SENHOR
e cantar louvores ao teu nome,
ó Altíssimo,
Sl 92:2 anunciar de manhã
a tua misericórdia
e, durante as noites,
a tua fidelidade,
Sl 92:3 com instrumentos de dez cordas,
com saltério
e com a solenidade da harpa.
Sl 92:4 Pois me alegraste, SENHOR,
com os teus feitos;
exultarei nas obras das tuas mãos.
Sl 92:5 Quão grandes, SENHOR,
são as tuas obras!
Os teus pensamentos,
que profundos!
Sl 92:6 O inepto
não compreende,
e o estulto
não percebe isto:
Sl 92:7 ainda que os ímpios brotam como a erva,
e florescem todos os que praticam a iniquidade,
nada obstante,
serão destruídos para sempre;
Sl 92:8 tu, porém, SENHOR,
és o Altíssimo eternamente.
Sl 92:9 Eis que os teus inimigos,
SENHOR,
eis que os teus inimigos
perecerão;
serão dispersos todos os que praticam a iniquidade.
Sl 92:10 Porém tu exaltas
o meu poder como o do boi selvagem;
derramas sobre mim
o óleo fresco.
Sl 92:11 Os meus olhos
vêem com alegria
os inimigos que me espreitam,
e os meus ouvidos se satisfazem em ouvir dos malfeitores
que contra mim se levantam.
Sl 92:12 O justo
florescerá como a palmeira,
crescerá como o cedro no Líbano.
Sl 92:13 Plantados na Casa do SENHOR,
florescerão nos átrios do nosso Deus.
Sl 92:14 Na velhice
darão ainda frutos,
serão cheios de seiva
e de verdor,
Sl 92:15 para anunciar que o SENHOR é reto.
Ele é a minha rocha,
e nele não há injustiça.

O justo florescerá, crescerá, dará frutos, será cheio de seiva, de verdor, energia, força, virtude, tudo isso para anunciarem, pelo evangelho, que o Senhor é reto e proveu para o homem perdido uma Rocha chamada Jesus Cristo onde há justiça e salvação! Meu Deus não me deixes perder-te de vista em minhas elucubrações diárias...
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br

...


0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.