sexta-feira, 12 de abril de 2013

Salmo 85: 1-13 segmentado


Salmo dos filhos de Corá que começa com afirmações sobre o que Deus fez por nós: favorecimento, restauração, perdão, encobrimento dos pecados, retenção da ira divina, desvio de furor. Tudo isso são ações tomadas por Deus a nosso favor que nos permitem receber mais ainda de sua graça. O salmo foi escrito após o retorno do povo do cativeiro na Babilônia.
Somos ingratos de natureza e somente sentimos que algo da graça de Deus nos falta quando ela nos falta e ai sim sofremos. Ninguém se lembra de dar graças a Deus, por exemplo, pelo alimento do dia por que temos a ilusão de que o alimento foi provido por nossa própria força e poder quando na verdade é a graça de Deus que nos faz alimentarmos bem.
O salmista tem a visão de Deus muito bem construída em sua mente e coração e reconhece a graça abundante de Deus na sua vida, por isso fala dos favores de Deus, por isso começa falando do que Deus fez por nós e ainda continua fazendo. Ele também tem firme a ideia da soberania de Deus, pois tudo vem dele.
É somente depois disso que ele pede a Deus o restabelecimento do povo de Deus, a retirada de sua ira. É engraçada a sua declaração no verso 5: “Estarás para sempre irado contra nós? Prolongarás a tua ira por todas as gerações?”. A sensação do salmista é que a dor do sofrimento decorrente da ira divina está durando muito... no entanto, como é pequena a sua ira comparada a sua graça e misericórdia!
O livro de salmos é um depositório eterno de orações nas quais meditando nelas de dia e de noite aprenderemos também a orar como oravam esses grandes homens de Deus que o Espírito Santo preservou para nossa orientação e ensino.
Olha que engraçado, primeiro ele reconhece as ações da graça de Deus, depois pede a Deus essa graça por causa da ira divina e por fim exalta e adora a Deus pela certeza do socorro que virá.
Ele fala do encontro da verdade com a justiça! Embora eu entenda o conceito absoluto da verdade eu vejo nessa declaração do verso 10 esse encontro das duas pessoas que estão em Cristo Jesus. Uma procedente da terra e outra do céu.
Hoje saiu no post do “O Tempora, O Mores” (http://tempora-mores.blogspot.com.br/): “Esta raiva que determinados liberais têm contra a ideia de que existe verdade absoluta e que a mesma pode ser entendia e transmitida mediante conceitos, argumentos, declarações e proposições chega ao ponto de quererem separar Jesus do registro que foi feito dele pelos seus próprios apóstolos, a mando e orientação do próprio Jesus.
Calvino contextualiza e explica nessa introdução alguns detalhes importantes deste salmo:
God having afflicted his people with new troubles and calamities, after their return from their captivity in Babylon, they, in the first place, make mention of their deliverance as an argument why he should not leave unfinished the work of his grace. Then they complain of the long continuance of their afflictions. And, in the third place, inspired with hope and confidence, they triumph in the blessedness promised them; for their restoration to their own country was connected with the kingdom of Christ, from which they anticipated an abundance of all good things. [472]
To the chief musician, a Psalm of the sons of Korah.
Sl 85:1 Favoreceste,
SENHOR,
a tua terra;
restauraste
a prosperidade de Jacó.
Sl 85:2 Perdoaste
a iniqüidade de teu povo,
encobriste
os seus pecados todos.
Sl 85:3 A tua indignação,
reprimiste-a toda,
do furor da tua ira
te desviaste.
Sl 85:4 Restabelece-nos,
ó Deus da nossa salvação,
e retira de sobre nós a tua ira.
Sl 85:5 Estarás para sempre
irado contra nós?
Prolongarás a tua ira
por todas as gerações?
Sl 85:6 Porventura,
não tornarás a vivificar-nos,
para que em ti se regozije o teu povo?
Sl 85:7 Mostra-nos, SENHOR,
a tua misericórdia
e concede-nos a tua salvação.
Sl 85:8 Escutarei o que Deus, o SENHOR, disser,
pois falará de paz ao seu povo
e aos seus santos;
e que jamais caiam em insensatez.
Sl 85:9 Próxima está a sua salvação
dos que o temem,
para que a glória assista em nossa terra.
Sl 85:10 Encontraram-se
a graça e a verdade,
a justiça e a paz se beijaram.
Sl 85:11 Da terra
brota a verdade,
dos céus
a justiça baixa o seu olhar.
Sl 85:12 Também o SENHOR
dará o que é bom,
e a nossa terra produzirá o seu fruto.
Sl 85:13 A justiça irá adiante dele,
cujas pegadas ela transforma em caminhos.
Neste lindo salmo, a graça e a verdade e a justiça e a paz se encontrando e andando na terra transformando suas pegadas em caminhos e abençoando a terra para que produza frutos. Jesus Cristo é a resposta de Deus ao homem em todas as gerações. Tudo o que você precisa para viver e viver bem nesta terra, estão em Jesus Cristo.
p.s.: link da imagem original:
Contagem regressiva: Faltam 16 dias para 26/04/13 (Inicio: 31/07/10). (hoje: 12/04/2013) e 426 dias para a Copa, sem álcool nos estádios....
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdetehttp://www.jamaisdesista.com.br

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.