quarta-feira, 10 de abril de 2013

Salmo 83: 1-26 segmentado


Permitam-me um pequenino parêntesis em minha meditação de hoje para homenagear uma pessoa muito importante em minha vida que é meu filho Gabriel. Nome de anjo que foi enviado por Deus e assim cremos que Gabriel é este anjo de Deus enviado a esta terra com uma missão que Deus lhe deu para cumprir.
Parabéns filhão! Você é especial! Te amamos muito e acreditamos em você e no propósito que Deus tem em sua vida! Sucessos em tudo, ms lembre-se sempre de que és servo, servo do Senhor! A ele devemos tudo. São exatos 8401 dias de vida! Filho, confie em Deus!
Salmo de Asafe que começa clamando a Deus para que ele não se cale, nem se emudeça, nem fique inativo por causa dos inimigos cruéis que estão tramando astutamente contra o povo que leva o nome de Deus, contra os inocentes para poderem ficarem com suas riquezas. Deus é maior e não permitirá tanto mal.
Ele fala então da ação do inimigo e como eles estão agindo em afronta a Deus. Eles usam de astúcia e de malícia e não têm escrúpulos por que estão cegados pelo ódio oriundo da serpente que somente quer uma coisa exterminar o povo crente da face da terra.
Quantas não foram as nações e povos que foram levantados para exterminarem os judeus/crentes da face da terra? Na mesma história que temos acesso por meio dos livros há o registro da intervenção de Deus fazendo com que os laços que estavam preparados se voltassem contra esses que assim agiam.
Na minha maneira de ver, Deus mesmo já tem determinado o juízo sobre esses e permite que eles se levantem justamente para os fazerem cair. Não estou dizendo isso por que somos privilegiados ou melhores do que os que se opõem, mas por que esses não estão se levantando contra o povo em si, mas contra Deus!
Na nossa moderna sociedade onde os costumes são outros, há um claro levante contra Deus e óbvio, a perseguição se estende contra os que são de Deus, os crentes. Banalizaram o pecado para cometerem com mais avidez o próprio pecado.
Calvino faz seu comentário e explica a razão de ser do salmo de Asafe que o fez crendo que Deus irá intervir na história de seu povo justamente por causa de que ele já o fez antes quando o povo foi oprimido por causa do nome do Deus de Israel:
The prophet implores the divine aid against the enemies of the Church, and, as an argument for obtaining this the more easily, he enumerates the many nations which had conspired together for the express purpose of exterminating the people of Israel, and thereby extinguishing the very name of the Church of God. To stir up himself and others to greater earnestness and confidence in prayer, he shows, by many examples, how mightily God had been wont to succor his servants.
A Song or Psalm of Asaph.
Sl 83:1 Ó Deus,
não te cales;
não te emudeças,
nem fiques inativo,
ó Deus!
Sl 83:2 Os teus inimigos se alvoroçam,
e os que te odeiam levantam a cabeça.
Sl 83:3 Tramam astutamente contra o teu povo
e conspiram contra os teus protegidos.
Sl 83:4 Dizem:
Vinde,
risquemo-los de entre as nações;
e não haja mais memória do nome de Israel.
Sl 83:5 Pois tramam concordemente
e firmam aliança contra ti
Sl 83:6 as tendas de Edom e os ismaelitas,
Moabe e os hagarenos,
Sl 83:7 Gebal, Amom e Amaleque,
a Filístia como os habitantes de Tiro;
Sl 83:8 também a Assíria se alia com eles,
e se constituem braço forte aos filhos de Ló.
Sl 83:9 Faze-lhes
como fizeste a Midiã,
como a Sísera,
como a Jabim na ribeira de Quisom;
Sl 83:10 os quais pereceram em En-Dor;
tornaram-se adubo para a terra.
Sl 83:11 Sejam os seus nobres como Orebe e como Zeebe,
e os seus príncipes, como Zeba e como Zalmuna, Sl 83:12 que disseram:
Apoderemo-nos das habitações de Deus.
Sl 83:13 Deus meu,
faze-os como folhas impelidas por um remoinho,
como a palha ao léu do vento.
Sl 83:14 Como o fogo devora um bosque
e a chama abrasa os montes,
Sl 83:15 assim,
persegue-os com a tua tempestade
e amedronta-os com o teu vendaval.
Sl 83:16 Enche-lhes o rosto de ignomínia,
para que busquem o teu nome, SENHOR.
Sl 83:17 Sejam envergonhados
e confundidos perpetuamente;
perturbem-se
e pereçam.
Sl 83:18 E reconhecerão que só tu,
cujo nome é SENHOR,
és o Altíssimo sobre toda a terra.
Ao final, quer queiram, quer não queiram, terão de admitir que só o Senhor é Deus e é o Altíssimo sobre toda a terra! Pode o planeta todo se levantar em uníssimo contra Deus e contra os que o seguem, a palavra é clara: serão eles perseguidos, amedontrados, cobrir-se-ão de ignomínia, serão envergonhados, perturbados e perecerão em seus próprios pecados que com avidez praticam.
p.s.: link da imagem original:
Contagem regressiva: Faltam 18 dias para 26/04/13 (Inicio: 31/07/10). (hoje: 10/04/2013) e 428 dias para a Copa, sem álcool nos estádios....
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdetehttp://www.jamaisdesista.com.br

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.