INSCREVA-SE!

terça-feira, 9 de abril de 2013

Salmo 82: 1- 8 - MALDITA SEJA A INJUSTIÇA E A PARCIALIDADE DOS JUÍZES

Asafe, inspirado pelo Espírito Santo, compôs este belo salmo no qual Jesus citou quando falava  com os judeus na ocasião da celebração, em Jerusalém, da Festa da Dedicação e era inverno. Jesus estava passeando no templo, no Pórtico de Salomão, quando eles rodeando-o, o interpelaram: Até quando nos deixarás a mente em suspenso? Se tu és o Cristo, dize-o francamente. Jesus vai e responde, entre outras coisas “EU E O PAI SOMOS UM”.
Eles se iraram grandemente e quiseram apedrejá-lo e começa-se uma nova discussão e nela Jesus cita este salmo e explica o versículo.
João 10:34 Replicou-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: sois deuses?
João 10:35 Se ele chamou deuses àqueles a quem foi dirigida a palavra de Deus, e a Escritura não pode falhar,
João 10:36 então, daquele a quem o Pai santificou e enviou ao mundo, dizeis: Tu blasfemas; porque declarei: sou Filho de Deus?
João 10:37 Se não faço as obras de meu Pai, não me acrediteis;
João 10:38 mas, se faço, e não me credes, crede nas obras; para que possais saber e compreender que o Pai está em mim, e eu estou no Pai.
Quando começamos a ler este salmo, achamos estranho que Deus se encontra no meio da congregação dos deuses. Ora, existem deuses? Não, não existem deuses que possam ser juntamente com Deus, Deus. Ele é único! No entanto, Jesus mesmo explica que somos filhos de Deus e que a palavra de Deus foi a nós dirigida.
Deuses aqui tem o sentido de filhos de Deus. Em Cristo, agora somos da família de Deus. Coerdeiros com Cristo. Ele é nosso Deus na segunda pessoa da Trindade e, também, nosso irmão, como homem que deu a sua vida por nós e nos resgatou pelo seu sangue para nos fazer, por adoção, filhos de Deus.
Deus está na congregação divina estabelecendo o seu julgamento e vendo a injustiça e a covardia das autoridades, principalmente dos juízes que se tornaram parciais e não socorrem os necessitados, antes julgam injustamente. O apelo principal deste salmo é que se execute a justiça e o juízo na terra, pois certa é a vinda do Senhor para isso.
No comentário de Calvino, na sua introdução, ele fala que o salmo é composto de um pedido insistente do profeta por ajuda contra os inimigos da igreja e como argumento para melhorar seu convencimento ele enumera as nações as quais tem conspirado juntas no firme propósito de exterminar Israel e talvez extinguir o nome de Deus da face da terra.
O profeta implora o auxílio divino contra os inimigos da Igreja e, como argumento para obter isso com mais facilidade, ele enumera as muitas nações que conspiraram juntos com o propósito expresso de exterminar o povo de Israel e, assim, extinguir o mesmo Nome da Igreja de Deus. Para incentivar a si mesmo e aos outros a maior fervor e confiança na oração, ele mostra, por muitos exemplos, quão poderosamente Deus costumava socorrer seus servos.
Uma Canção ou Salmo de Asaph.
Sl 82:1 Deus assiste na congregação divina;
no meio dos deuses,
estabelece o seu julgamento.
Sl 82:2 Até quando julgareis injustamente
e tomareis partido pela causa dos ímpios?
Sl 82:3 Fazei justiça
ao fraco e ao órfão,
procedei retamente
para com o aflito e o desamparado.
Sl 82:4 Socorrei
o fraco e o necessitado;
tirai-os das mãos dos ímpios.
Sl 82:5 Eles nada sabem,
nem entendem;
vagueiam em trevas;
vacilam todos os fundamentos da terra.
Sl 82:6 Eu disse:
sois deuses,
sois todos filhos do Altíssimo.
Sl 82:7 Todavia,
como homens, morrereis
e, como qualquer dos príncipes,
haveis de sucumbir.
Sl 82:8 Levanta-te, ó Deus,
julga a terra,
pois a ti compete a herança de todas as nações.

O que vocês acham disso: queremos a verdade e buscamos o entendimento. Deus nos vê lá do alto e sabe que apesar de nossos esforços, não chegaremos até ele. Ele então se revela a nós. Como um de nós enfrenta, por amor, a morte para nos dar a vida. Ele nos dá sua palavra e nos envia Jesus Cristo. Nós o desprezamos e continuamos em nossos caminhos... para onde?
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br

...


0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.