INSCREVA-SE!

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Salmo 81: 1-16 - EXORTAÇÃO A LOUVAR E A OBEDECER AO SENHOR

Asafe aqui é usado por Deus para dar um recado ao povo de Deus que se encontra, para variar, encrencado e atribulado. Meus Deus por que somos tão teimosos em nossos corações e ouvimos outra voz, quando a voz do Senhor está a nos chamar, a nos chamar?
Asafe começa dizendo para cantar de júbilo a Deus por que ele é a nossa força! E o que temos feito se não reclamarmos e chorarmos? Parece até uma ofensa contra o Espírito Santo que nos pede para cantar e não chorar, lamuriar, prantear e reclamar.
Ele nos pede para celebrarmos, mas o que temos feito? Ele nos pede para salmodiarmos e ainda fazer soar o tamboril. Ele nos pede para tocarmos a trombeta nas festas que ele instituiu. E disse que isso não era opcional, mas lei para ser cumprida pelo povo seu que se chama pelo seu nome.
Vejamos os verbos de ação: cantar, celebrar, salmodiar, fazer soar, tocar. Era para fazer isso nas festas que ele tinha instituído. Um belo salmo para iniciarmos a semana afastando de nós a ingratidão e se deixando levar pelo Espírito Santo que sempre nos conduz dia a dia para sermos mais aperfeiçoados em Cristo Jesus.
Calvino, em sua introdução, fala de alguns detalhes deste salmo. Por exemplo, de que é composto de duas partes. Sem afirmar ser Asafe o autor, ele exorta o povo a lembrar a graça incomparável de Deus para com eles e de escolhê-los para ser um reino de sacerdotes e uma Igreja peculiar a si mesmo, para que, assim, eles se animem devotadamente a honrar seu libertador, celebrar louvores e serem conduzidos a uma vida santa.
Deus está próximo e os censura por sua ingratidão e por continuarem obstinadamente a se recusarem a submeter-se ao jugo da lei, não obstante a sua graça e sua forma graciosa de ser que os seduz para ele mesmo.
Este salmo consiste em duas partes. Seja quem fosse seu autor, ele exorta o povo a lembrar a graça incomparável de Deus para com eles, ao entregá-los pelo braço estendido e escolhendo-os para ser um reino de sacerdotes e uma Igreja peculiar para si mesmo; para que, assim, possam estar empolgados devidamente por honrar o seu libertador, tanto celebrando seus louvores quanto conduzindo à uma vida santa. Deus é introduzido no futuro, enquanto os censura por sua ingratidão ao continuar obstinadamente a se recusarem a submeter-se ao jugo da lei, apesar da maneira terna e graciosa em que ele os seduziu para si mesmo.
Para o músico-chefe da Gittith. Um salmo de Asafe.
Sl 81:1 Cantai de júbilo a Deus,
força nossa;
celebrai
o Deus de Jacó.
Sl 81:2 Salmodiai
e fazei soar o tamboril,
a suave harpa com o saltério.
Sl 81:3 Tocai a trombeta
na Festa da Lua Nova,
na lua cheia, dia da nossa festa.
Sl 81:4 É preceito para Israel,
é prescrição do Deus de Jacó.
Sl 81:5 Ele o ordenou,
como lei,
a José, ao sair contra a terra do Egito.
Ouço uma linguagem que eu não conhecera.
Sl 81:6 Livrei os seus ombros do peso,
e suas mãos foram livres dos cestos.
Sl 81:7 Clamaste na angústia,
e te livrei;
do recôndito do trovão
eu te respondi
e te experimentei
junto às águas de Meribá.
Sl 81:8 Ouve, povo meu,
quero exortar-te.
Ó Israel, se me escutasses!
Sl 81:9 Não haja no meio de ti deus alheio,
nem te prostres ante deus estranho.
Sl 81:10 Eu sou o SENHOR,
teu Deus,
que te tirei da terra do Egito.
Abre bem a boca,
e ta encherei.
Sl 81:11 Mas o meu povo não me quis escutar a voz,
e Israel não me atendeu.
Sl 81:12 Assim,
deixei-o andar na teimosia do seu coração;
siga os seus próprios conselhos.
Sl 81:13 Ah! Se o meu povo me escutasse,
se Israel andasse nos meus caminhos!
Sl 81:14 Eu, de pronto,
lhe abateria o inimigo
e deitaria mão contra os seus adversários.
Sl 81:15 Os que aborrecem ao SENHOR
se lhe submeteriam,
e isto duraria para sempre.
Sl 81:16 Eu o sustentaria
com o trigo mais fino
e o saciaria
com o mel que escorre da rocha.

Deus exclama dizendo ah se meu povo me ouvisse... Eu acho engraçado por que está é a pergunta que mais faço a Deus, mas de forma contrária. Como estou errado... Como estou longe do meu Senhor! Senhor, não permitas que em me afaste de ti, nem me lances de tua presença. Se deixe achar por mim, Senhor e eu te acharei! Este belo salmo dá uma linda e boa pregação.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br

...


1 comentários:

Eu to vivendo essa faze de muito choro e tristeza, mas eu não quero fazer como o povo de Israel que não confiaram nos estatutos de Deus e seguiram o próprio caminho deles.

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.