INSCREVA-SE!

quarta-feira, 20 de março de 2013

Salmo 62: 1-12 - SOMENTE EM DEUS ESPERA, Ó MINHA ALMA...

Outro dos salmos de Davi no qual ele se apresenta diante de Deus em orações e meditações que o  encorajavam e também servem para nos encorajar. Eu tenho o costume de me encorajar diante de Deus escrevendo e meditando nele e em sua palavra.
Davi era realmente muito dependente de Deus e nele esperava sempre, e não nas riquezas. Jamais Davi atribuiu a si mesmo qualquer glória por qualquer conquista sua ou vitórias nas guerras ou livramentos. Sua mente era disciplinada para glorificar a Deus sempre e a sempre nele colocar a sua esperança.
Se estamos meditando em salmos, veremos que ficaremos imbuídos desse espírito, assim como Davi era cheio do Espírito Santo. Ele sofria muito e muitos dos sofrimentos dele eram gratuitos por que ele não os merecia, nem eram consequências de seus comportamentos, mesmo assim, ele confiava em Deus. Suas orações sempre são um pedido de socorro e de livramento seguidos de ações de graça pela operação de Deus lhe dando vitórias.
No comentário de Calvino, em sua introdução sobre este salmo, veremos as razões explicadas para Davi escrever e uma pequena contextualização para nos situarmos em relação ao salmo em questão.
A maior parte deste salmo está ocupada com meditações, em que Davi encoraja a si mesmo e aos outros a esperar em Deus, e fortifica sua mente contra os assaltos à tentação. E como sempre somos propensos a ser afastados de Deus pela influência que os objetos mundanos exercem sobre nossos sentidos, perecendo e evanescentes como estes, a ocasião é levada a mostrar a loucura disso, e nos leva a uma dependência única e inteira de Deus.
Ao músico-chefe de Jeduthun, um salmo de David.
Com efeito, verificou-se que havia um dos principais cantores que tinham o nome de Jeduthun, alguns pensaram que este salmo foi feito por suas mãos para ser cantado (1 Crônicas 9:16; 1 Crônicas 16:38, 41 e 25: 1) No título do Salmo 39, é suficientemente provável que a alusão seja para algum músico daquela família. Mas isso não parece ser o caso aqui; pois o salmo não é dito, mas sim a Jeduthun. Isso levou à opinião de que formou o início de uma música comumente conhecida naquela época. Ainda a partícula hebraica l, al, sobre a qual nos tornamos, significa frequentemente para, para ou antes; e consistirá nas palavras a serem supostas, que este salmo foi posto nas mãos da posteridade de Jeduthun
Sl 62:1 Somente em Deus,
ó minha alma,
espera silenciosa;
dele vem a minha salvação.
Sl 62:2 Só ele
é a minha rocha,
e a minha salvação,
e o meu alto refúgio;
não serei muito abalado.
Sl 62:3 Até quando acometereis vós
a um homem, todos vós,
para o derribardes,
como se fosse uma parede pendida
ou um muro prestes a cair?
Sl 62:4 Só pensam em derribá-lo da sua dignidade;
na mentira
se comprazem;
de boca bendizem,
porém no interior maldizem.
Sl 62:5 Somente em Deus,
ó minha alma,
espera silenciosa,
porque dele vem a minha esperança.
Sl 62:6 Só ele
é a minha rocha,
e a minha salvação,
e o meu alto refúgio;
não serei jamais abalado.
Sl 62:7 De Deus dependem
a minha salvação
e a minha glória;
estão em Deus
a minha forte rocha
e o meu refúgio.
Sl 62:8 Confiai nele,
ó povo,
em todo tempo;
derramai perante ele o vosso coração;
Deus é o nosso refúgio.
Sl 62:9 Somente vaidade
são os homens plebeus;
falsidade,
os de fina estirpe;
pesados em balança,
eles juntos são mais leves que a vaidade.
Sl 62:10 Não confieis naquilo que extorquis,
nem vos vanglorieis na rapina;
se as vossas riquezas prosperam,
não ponhais nelas o coração.
Sl 62:11 Uma vez
falou Deus,
duas vezes ouvi isto:
Que o poder pertence a Deus,
Sl 62:12 e a ti, Senhor,
pertence a graça,
pois a cada um retribuis
segundo as suas obras.
Se nossas riquezas prosperarem, não devemos por nelas a nossa confiança! Isso nos lembra Deuteronômio:
Deuteronômio 8:11 Guarda-te não te esqueças do SENHOR, teu Deus, não cumprindo os seus mandamentos, os seus juízos e os seus estatutos, que hoje te ordeno;
Deuteronômio 8:12 para não suceder que, depois de teres comido e estiveres farto, depois de haveres edificado boas casas e morado nelas;
Deuteronômio 8:13 depois de se multiplicarem os teus gados e os teus rebanhos, e se aumentar a tua prata e o teu ouro, e ser abundante tudo quanto tens,
Deuteronômio 8:14 se eleve o teu coração, e te esqueças do SENHOR, teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão,
Deuteronômio 8:15 que te conduziu por aquele grande e terrível deserto de serpentes abrasadoras, de escorpiões e de secura, em que não havia água; e te fez sair água da pederneira;
Deuteronômio 8:16 que no deserto te sustentou com maná, que teus pais não conheciam; para te humilhar, e para te provar, e, afinal, te fazer bem.
Deuteronômio 8:17 Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas.
Deuteronômio 8:18 Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê.
Deuteronômio 8:19 Se te esqueceres do SENHOR, teu Deus, e andares após outros deuses, e os servires, e os adorares, protesto, hoje, contra vós outros que perecereis.
Deuteronômio 8:20 Como as nações que o SENHOR destruiu de diante de vós, assim perecereis; porquanto não quisestes obedecer à voz do SENHOR, vosso Deus.
É o Senhor quem nos dá forças! A glória será sempre toda dele, do Senhor! Por isso que SEMPRE o agradecemos por tudo! Sugestão de reflexão:

A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 

...


0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.