terça-feira, 19 de março de 2013

Salmo 61: 1-8 segmentado


Outro dos salmos de Davi no qual ele começa invocando o seu Deus que por ele tudo executa. Ele exclama com veemência não dando ordens a Deus mas entendendo que ele o escuta e o atenderá logo.
Ouve ó Deus a minha oração também! Este é um início de oração de quem sabe que suas orações estão sendo ouvidas por quem tem de ouvi-las e a resposta é certa. A alma que clama deve ter certeza de que Deus a ouve. Eu sei que Deus ouve as minhas orações, apesar de mim.
Apesar de mim, Senhor, ouve as minhas orações! Depois ele logo completa com atende a minha oração. Primeiro, Senhor, ouve, depois atende. Porquê? Ele explica que desde os confins da terra ele tem clamado por ele no abatimento do seu coração.
Percebe-se que está angustiado e aflito e pede que Deus o leve à Rocha! Jesus Cristo é a rocha! Em seguida após adorar o seu Deus, neste salmo, ele já diz que Deus já o ouviu. Eu quero orar como Davi orava! Cada vez mais que me dedico a segmentar e a comentar os salmos, eu fico encantado com essa pessoa que tinha um coração que era segundo o seu Deus.
Calvino faz um comentário sobre este salmo em sua introdução explicando os motivos de sua confecção e sempre apontando para Deus, o autor de toda a vida.
This psalm begins with prayer, or, at any rate, with the brief record of a prayer, which David had preferred to God in a season of deep distress. It is chiefly occupied, however, with the praises of God, expressing his thankfulness for a miraculous deliverance which he had experienced from some imminent danger, and for his establishment upon the throne.
To the chief musician upon Neginoth, A Psalm of David..
Sl 61:1 Ouve,
ó Deus,
a minha súplica;
atende
à minha oração.
Sl 61:2 Desde os confins da terra
clamo por ti,
no abatimento do meu coração.
Leva-me para a rocha
que é alta demais para mim;
Sl 61:3 pois tu me tens sido refúgio
e torre forte contra o inimigo.
Sl 61:4 Assista eu no teu tabernáculo,
para sempre;
no esconderijo das tuas asas,
eu me abrigo.
Sl 61:5 Pois ouviste, ó Deus,
os meus votos
e me deste a herança dos que temem
o teu nome.
Sl 61:6 Dias sobre dias
acrescentas ao rei;
duram os seus anos gerações após gerações.
Sl 61:7 Permaneça para sempre
diante de Deus;
concede-lhe
que a bondade e a fidelidade o preservem.
Sl 61:8 Assim, salmodiarei o teu nome para sempre,
para cumprir, dia após dia, os meus votos.
Sempre, aprenderemos com Davi, suas orações eram encerradas exaltando a Deus e proclamando as suas maravilhas. Ele conclui com o verbo no futuro do presente dizendo salmodiarei... e você, leitor: salmodiará também o seu nome para sempre, para cumprir, dia após dia, os seus votos! Espero que sim!
p.s.: link da imagem original:
Contagem regressiva: Faltam 40 dias para 26/04/13 (Inicio: 31/07/10). (hoje: 19/03/2013) e 450 dias para a Copa, sem álcool nos estádios....
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete  http://www.jamaisdesista.com.br

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.