INSCREVA-SE!

segunda-feira, 18 de março de 2013

Salmo 60: 1-12 - ORAÇÃO EM TEMPOS DE GUERRA

Outro dos salmos de Davi feito, conforme título do salmo, para o músico-chefe de Susã-eduth, Michtam de Davi, para ensinar, quando ele lutou com os sírios da Mesopotâmia, e com os sírios de Zobá, e quando Joabe voltou, e feriu 12.000 edomitas no vale do Sal.
Davi entende que tudo vem de Deus e é por ele controlado. Davi crê na soberania de Deus e na sua providência. Por isso que começa seu salmo com um lamento por algum tipo de perda. Ele não somente atribui a vitória a Deus, como atribui a Deus também a derrota.
É preciso cuidado para não confundirmos as coisas, principalmente quando digo que tanto a vitória quanto a derrota vieram de Deus como se nada pudessem fazer ou tivesse significado sendo os homens marionetes nas mãos de um deus estranho. Eu não disse isso.
Eu disse que tudo vem de Deus, inclusive as nossas derrotas. Quando ele não sai com nossos exércitos, a derrota é certa. No entanto, ele está nos controlando? Não, não está! Somos os únicos responsáveis e seremos punidos por isso. Por todos os nossos atos haveremos de dar contas a Deus.
Como então iremos convencer Deus a sair com nossos exércitos sempre? Ora é somente SEMPRE estarmos em completa obediência a ele.
No comentário de Calvino, apenas na sua introdução, há um aprofundamento da contextualização deste salmo e a boa explicação de suas razões.
Davi, que estava agora empossado no trono, e que ganhou várias vitórias de sinal, que serviram para confirmá-lo no reino, neste Salmo, ele exalta a bondade de Deus e possa a expressar sua gratidão e, ao conciliar todos, unia a comunidade, que havia sido dividida em facções. Tendo anunciado primeiro as indicações claras do favor divino, que provava que Deus o havia escolhido para ser rei, mais particularmente ele chama a atenção dos fiéis para o próprio oráculo, a fim de convencê-los de que só poderiam cumprir os propósitos de Deus, cedendo seu consentimento e aprovação à unção que havia recebido de Samuel. As orações também são oferecidas em todo o salmo, exortando Deus a aperfeiçoar o que ele começou.
Para o músico-chefe de Shushan-eduth, Michtam de Davi, ensinar; quando ele se esforçou com os sírios da Mesopotâmia, e com os sírios de Zoba, e quando Joabe voltou, e feriu os edomitas no vale do sal, doze mil.
Da primeira parte deste título, falei em outro lugar, e não insisto em mais do que repetir, que Shushan-eduth, o lírio de testemunho, ou de beleza, parecem ter sido as primeiras palavras de Uma canção que era comummente conhecida na época. É adicionado, para ensinar; e isso, como alguns pensaram, porque o salmo foi dado aos levitas, para que pudessem aprender. Mas outros rejeitaram muito bem essa idéia, pois não podemos supor que um título, que seja igualmente aplicável a todos os salmos, teria sido usado aqui como um termo de distinção. Mais provavelmente, ele aponta para uma determinada instrução ou doutrina, que seria ensinada pelo seguinte salmo. Podemos supor que Davi, que ganhou tantas vitórias decisivas, mas ainda não teve a satisfação de ver o reino finalmente se estabelecer sob ele, emprega a palavra para denotar que ele tinha uma lição especial para impor, o que era o dever de todos que até então se opuseram a ele para pôr fim às facções e, depois de tais evidências convincentes, reconheceram que ele era seu rei divinamente designado. Que experimente, pelo menos, como se ele tivesse dito, provar que a soberania que mantenho se encontra com a aprovação de Deus, coroada, como é, aos olhos de todos, com tantos tokens de seu favor. O salmo é descrito como sendo uma espécie de canção de triunfo para vitórias obtidas sobre os sírios e outras nações aliadas. Como os judeus consideram a Mesopotâmia e outros países serem incluídos na Síria, que eles chamam de Aram, eles são forçados posteriormente a distingui-lo em partes diferentes, pois aqui encontramos a Síria Naharim colocada para a Mesopotâmia, que alguns dos latinos chamaram de Interamis (ou entre dois rios), seguindo a etimologia grega; Para a Mesopotâmia em grego, significa entre dois rios, isto é, entre o Tigres e o Eufrates. Em seguida, temos a Síria Soba mencionada, que alguns consideraram em boas bases para ser Sophene, porque adjacente à margem do Eufrates; e disse Davi (2 Samuel 8: 3) ter ferido Rehob, rei de Soba, quando ele foi para recuperar sua fronteira no rio. Na mesma passagem, lemos sobre uma terceira Síria, a de Damasco, mais próxima da Judéia, e quase tocada nela. A Síria é, em outros lugares da Escritura, representada ainda mais extensa, e tem epítetos anexados a ela de acordo com os diferentes territórios que devem ser apontados. Como Davi teve guerra com a parte mais adjacente da Síria e derrotou o exército que saiu dela para a assistência dos amonitas, pode-se perguntar por que ele fala apenas dos habitantes da Mesopotâmia e Soba. Eu acho provável que ele especifique as nações mais distantes, como sendo a mais formidável, e oferecendo uma prova mais ilustre do favor Divino que acompanhou seus braços. Por esta razão, ele passa sobre as nações mais vizinhas, e menciona aqueles que estavam situados à distância, cujo terror era conhecido apenas pelo relatório, e cuja queda era algo inaudito e quase incrivel. Na história inspirada, muitos teriam sido mortos, (1 Crônicas 18:12), no título deste salmo apenas doze mil; mas a aparente inconsistência é facilmente explicada. É Abishai quem a história representa como vencendo as forças, que aqui são dito ter sido derrubado por Joabe. Devemos considerar que o exército foi dividido entre os dois irmãos. Abishai sendo inferior em grau e autoridade, não precisamos imaginar que o louvor da vitória seja atribuído a ele quem era o comandante-chefe, embora ambos tivessem compartilhado em ganhá-lo; como em 1 Samuel 18: 7, Davi é descrito como tendo toda a honra da vitória, porque ele era o indivíduo sob os auspícios dos quais tinha sido cumprido. É provável que cerca de metade do número mencionado na história caiu durante o noivado principal, e que o resto tenha fugido do campo, foram colocados à espada por Joabe em seu retiro.
Sl 60:1 Ó Deus,
tu nos rejeitaste e nos dispersaste;
tens estado indignado;
oh! Restabelece-nos!
Sl 60:2 Abalaste a terra,
fendeste-a;
repara-lhe as brechas,
pois ela ameaça ruir.
Sl 60:3 Fizeste o teu povo experimentar reveses
e nos deste a beber vinho que atordoa.
Sl 60:4 Deste um estandarte aos que te temem,
para fugirem de diante do arco.
Sl 60:5 Para que os teus amados sejam livres,
salva com a tua destra
e responde-nos.
Sl 60:6 Falou Deus na sua santidade:
Exultarei;
dividirei Siquém
e medirei o vale de Sucote.
Sl 60:7 Meu é Gileade,
meu é Manassés;
Efraim é a defesa de minha cabeça;
Judá é o meu cetro.
Sl 60:8 Moabe, porém, é a minha bacia de lavar;
sobre Edom atirarei a minha sandália;
sobre a Filístia jubilarei.
Sl 60:9 Quem me conduzirá à cidade fortificada?
Quem me guiará até Edom?
Sl 60:10 Não nos rejeitaste, ó Deus?
Tu não sais,
ó Deus,
com os nossos exércitos!
Sl 60:11 Presta-nos auxílio na angústia,
pois vão é o socorro do homem.
Sl 60:12 Em Deus faremos proezas,
porque ele mesmo calca aos pés os nossos adversários.
Ele pede auxílio e socorro a Deus, ao único que pode auxiliar na angústia, calcar aos pés os nossos adversários e nos permitir fazer proezas, em seu nome. Eu entendo nesse belo salmo que Deus tem compromisso com a minha pessoa enquanto a minha pessoa tiver compromissos com ele e permanecer fiel, do contrário, Deus não será conivente com qualquer ato tresloucado de minha parte.
Até o ímpio quando dá ouvidos à obediência e segue a verdade é beneficiado e mais agraciado. Apesar de tudo, não recebemos tudo o que merecemos por causa da longanimidade de Deus e  de sua infinita misericórdia que nos estende o manto da sua graça nos concedendo novas oportunidades todos os dias. Davi sabia disso! E você?
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br
...


0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.