sábado, 16 de março de 2013

Salmo 58: 1-11 segmentado


O salmos é um apelo e uma certeza de que haverá justiça na terra, pois no presente momento não há. Assim é o que vê o salmista ao analisar a conduta dos ímpios. O salmo é também de Davi que deseja a justiça que demonstra a sua integridade e que anuncia o fim dos ímpios e todos os injustos de sobre a terra.
Quando alguns discípulos querendo arranjar um lugar de destaque diante de Jesus no seu reino o procuraram em particular e ainda levaram uma intercessora que por eles falasse, a própria mãe deles, seu pedido foi muito claramente censurado por Jesus. O sentar-se à sua direita cabia tão-somente ao Pai designar e não seria assim escolhido ali. Os demais discípulos se indignaram com esses dois e começou uma pequena confusão e disputa.
Jesus aproveita para ensinar a todos eles algo muito profundo. No reino de Deus as coisas são diferentes das coisas feitas e arranjadas na terra. Querendo destaque na terra, os homens se aproximam das autoridades e fazem conchaves, acordos, tramóias e há muitas brigas, disputas, enganos, mentiras e falsidades. Querendo destaque nos céus, Jesus os orientou a ser o último e não o primeiro; Jesus ensinou a serem servos e não líderes; Jesus ensinou eles a serem humildes e terem confiança em Deus.
A injustiça ocorre aonde se não entre os homens? Assim, não devemos ser como os outros homens que não conhecem a Deus, não o temem e querem se dar bem a todo custo passando por cima dos outros. Somos diferentes e agora somos filhos de Deus: eu tenho certeza de quem me defende é Deus e que por fim se levantará a meu favor. Não preciso de políticos, de favores, de homens influentes, eu preciso é de Deus! Davi entendia isso neste salmos.
Calvino em seu comentário, apenas na introdução diz que o salmo está dividido em duas partes onde na primeira entende Davi falando de sua integridade diante das calúnias lançadas por seus inimigos diante dele e depois de ter assim expressado ele conclui apelando a Deus que execute a justiça na terra.
The following psalm consists of two parts. In the commencement, David vindicates his personal integrity from the calumnies cast upon him by his enemies. Having expressed his sense of the grievous injuries which they had inflicted, their cruelty and their treachery, he concludes by an appeal to the judgment of God, and by praying that they might be visited with deserved destruction.
To the chief musician, Destroy not, Michtam of David.
Sl 58:1 Falais verdadeiramente justiça,
ó juízes?
Julgais com retidão
os filhos dos homens?
Sl 58:2 Longe disso;
antes,
no íntimo engendrais iniqüidades
e distribuís na terra a violência de vossas mãos.
Sl 58:3 Desviam-se os ímpios
desde a sua concepção;
nascem
e já se desencaminham,
proferindo mentiras.
Sl 58:4 Têm peçonha
semelhante à peçonha da serpente;
são como a víbora surda,
que tapa os ouvidos,
Sl 58:5 para não ouvir a voz dos encantadores,
do mais fascinante em encantamentos.
Sl 58:6 Ó Deus,
quebra-lhes os dentes na boca;
arranca, SENHOR,
os queixais aos leõezinhos.
Sl 58:7 Desapareçam como águas que se escoam;
ao dispararem flechas,
fiquem elas embotadas.
Sl 58:8 Sejam como a lesma,
que passa diluindo-se;
como o aborto de mulher,
não vejam nunca o sol.
Sl 58:9 Como espinheiros,
antes que vossas panelas sintam deles o calor,
tanto os verdes como os que estão em brasa
serão arrebatados como por um redemoinho.
Sl 58:10 Alegrar-se-á o justo
quando vir a vingança;
banhará os pés
no sangue do ímpio.
Sl 58:11 Então, se dirá:
Na verdade,
há recompensa para o justo;
há um Deus,
com efeito,
que julga na terra.
O fim desse salmo é a minha crença! Ainda que eu não seja visto diante do reino dos homens e não tenha tido as oportunidades que são compradas por um pedaço ou uma parte de nossas honras, ainda assim, eu creio que há recompensa para o justo e que há um Deus que julga na terra.
p.s.: link da imagem original:
Contagem regressiva: Faltam 43 dias para 26/04/13 (Inicio: 31/07/10). (hoje: 16/03/2013) e 453 dias para a Copa, sem álcool nos estádios....
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdetehttp://www.jamaisdesista.com.br

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.