terça-feira, 12 de março de 2013

Salmo 54: 1-7 segmentado


Salmo de Davi escrito por ocasião da traição dos zifeus que delataram que Davi estava entre eles e por duas vezes (1 Samuel 23:19; 1 Samuel 26:1) quase foram exterminados por Saul que os procuravam desesperadamente.
Em quem confiar ou no que confiar? Haverá traidores, malfeitores, homens de belial querendo nos prejudicar por causa da causa de Cristo. Gente de toda a espécie nos ronda, inclusive dentro de nossas igrejas, quando não dentro de nossas próprias casas. É por isso que o autor de provérbios, de Jeremias nos alerta e também Cristo nos alertou a sermos prudentes e sábios.
Quando formos pregar e esse é nosso chamado de Deus devemos estar com nossos corações ligados no trono da graça para podermos alcançar todo tipo de gente, conforme o Espírito nos guiar.
Cristo nos garantiu perseguições e a afirmação é dele, pelo seu Espírito na vida de Paulo: todos que quiserem viver piamente sofrerão perseguições! (II Timóteo 3:12 Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.)
Marcos 10:30 que não receba, já no presente, o cêntuplo de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna.
II Coríntios 12:10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nasperseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.
II Tessalonicenses 1:4 a tal ponto que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus, à vista da vossa constância e fé, em todas as vossas perseguições e nas tribulações que suportais,
II Timóteo 3:11 as minhas perseguições e os meus sofrimentos, quais me aconteceram em Antioquia, Icônio e Listra, - que variadas perseguições tenho suportado! De todas, entretanto, me livrou o Senhor.
A palavra ainda diz em Mateus 5:10 “Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus.”. Se assim somos perseguidos é por que somos bem-aventurados; mas se somos perseguidos por causa de escândalos ou comportamentos inadequados diante da lei e dos homens, sob nós pesa a mão de Deus.
No comentário de Calvino, em sua introdução também podemos ver tais coisas:
David has recorded in this psalm the prayers which he offered up to God when he heard of his having been betrayed by the Ziphites, and was reduced to a situation of extreme danger. It cannot fail to impress us with a high idea of his indomitable faith, thus to find him calling upon the name of God in the immediate prospect of death.
To the chief musician on Neginoth. A Psalm of David for instruction: when the Ziphites came and said to Saul, Doth not David hide himself with us?
We know from the sacred history that David frequently concealed himself in that part of the wilderness which adjoined to the Ziphites. It appears (1 Samuel 23:19; 1 Samuel 26:1) that he was betrayed by them on two different occasions; and he takes notice of the particular circumstances in which the psalm was written, to teach us that we should never despair of divine help even in the worst situation. Surrounded as he was by hostile troops, and hemmed in on every side by apparently inevitable destruction, we cannot but admire the rare and heroical intrepidity which he displayed in committing himself, by prayer, to the Almighty. It might have appeared just as credible that God could bring the dead out of the grave, as that he could preserve him in such circumstances; for it seemed impossible that he should escape from the cave where he was concealed with his life.
Sl 54:1 Ó Deus,
salva-me,
pelo teu nome,
e faze-me justiça,
pelo teu poder.
Sl 54:2 Escuta,
ó Deus,
a minha oração,
dá ouvidos
às palavras da minha boca.
Sl 54:3 Pois contra mim se levantam os insolentes,
e os violentos procuram tirar-me a vida;
não têm Deus diante de si.
Sl 54:4 Eis que Deus é o meu ajudador,
o SENHOR é quem me sustenta a vida.
Sl 54:5 Ele retribuirá o mal
aos meus opressores;
por tua fidelidade
dá cabo deles.
Sl 54:6 Oferecer-te-ei
voluntariamente sacrifícios;
louvarei
o teu nome, ó SENHOR,
porque é bom.
Sl 54:7 Pois me livrou
de todas as tribulações;
e os meus olhos
se enchem com a ruína dos meus inimigos.
Realmente entendo, cada vez mais que me aprofundo no livro sagrado, que o reino de Deus não é como o dos homens onde quem é mais esperto e chega na frente será o primeiro, antes aquele que piamente serve seu Deus em coração e em verdade.
p.s.: link da imagem original:
Contagem regressiva: Faltam 47 dias para 26/04/13 (Inicio: 31/07/10). (hoje: 12/03/2013) e 457 dias para a Copa, sem álcool nos estádios....
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdetehttp://www.jamaisdesista.com.br

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.