quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Salmo 41: 1-13 segmentado


O salmo 41 de Davi primeiramente começa falando daquele que tem bom coração e que não se ocupa apenas com o seu umbigo, mas que é capaz de dividir o que tem recebido e compartilhar com o seu próximo, por simplesmente se importar com quem ali com ele está tendo a graça de Deus de conviver.
Ele diz que este que assim procede, não será esquecido de Deus que o retribuirá e lhe afofará até a sua cama, livrando-o do dia mal e dos tantos infortúnios que podemos receber nesta vida. Como sou apaixonado pelo tema da soberania de Deus e como creio que ele é o governador absoluto de toda a vida, então entendo que Deus é quem nos dá de suas bênçãos sem fim.
Ontem, por exemplo, fui dormir chateado por causa de algumas coisas; no entanto, na hora de dormir, não resisti em elevar meu coração em gratidão a Deus pelo afofamento da minha caminha gostosa e que me proporcionou um bom sono reparador.
Eu creio que a gratidão deve explodir em nossos corpos,  poros, pensamentos e imaginações em todo tempo por que Deus está a cada instante provendo suas maravilhosas bênçãos e graças para nós.
Davi reconhece seu pecado e pede perdão a Deus e a cura devida. Ele conhece a Deus  por isso que ora a ele e apresenta a ele suas petições. Ele apresenta aqueles que estão tramando contra ele e até do amigo íntimo que o trai ele fala. O Messias vai aproveitar o texto e aplica-lo a ele mesmo e a Judas.
Há tantos mistérios na palavra de Deus e nos relacionamentos com seus servos e servas ao longo de toda a história dos homens do primeiro ao último Adão.
Veja o comentário de Calvino, em sua introdução sobre este salmo:
David, while he was severely afflicted by the hand of God, perceived that he was unjustly blamed by men who regarded him as one who had already been condemned and devoted to eternal destruction. Under this trial he fortifies himself by the consolation of hope. At the same time, he complains partly of the cruelty, and partly of the treachery, of his enemies. And although he recognises the affliction with which he is visited as a just punishment of his sins, yet he charges his enemies with cruelty and malice, inasmuch as they troubled and afflicted one who had always endeavored to do them good. Finally, he records an expression of his gratitude and joy, because he had been preserved by the grace of God.
To the chief musician. A Psalm of David.
Sl 41:1 Bem-aventurado
o que acode ao necessitado;
o SENHOR
o livra no dia do mal.
Sl 41:2 O SENHOR
o protege,
preserva-lhe a vida
e o faz feliz na terra;
não o entrega à discrição dos seus inimigos.
Sl 41:3 O SENHOR
o assiste no leito da enfermidade;
na doença, tu lhe afofas a cama.
Sl 41:4 Disse eu:
compadece-te de mim, SENHOR;
sara a minha alma,
porque pequei contra ti.
Sl 41:5 Os meus inimigos falam mal de mim:
Quando morrerá e lhe perecerá o nome?
Sl 41:6 Se algum deles me vem visitar,
diz coisas vãs, amontoando no coração malícias;
em saindo, é disso que fala.
Sl 41:7 De mim rosnam à uma
todos os que me odeiam;
engendram males contra mim, dizendo:
Sl 41:8 Peste maligna deu nele, e:
Caiu de cama, já não há de levantar-se.
Sl 41:9 Até o meu amigo íntimo,
em quem eu confiava,
que comia do meu pão,
levantou contra mim o calcanhar.
Sl 41:10 Tu, porém, SENHOR,
compadece-te de mim
e levanta-me, para que eu lhes pague segundo merecem.
Sl 41:11 Com isto conheço que tu te agradas de mim:
em não triunfar contra mim o meu inimigo.
Sl 41:12 Quanto a mim,
tu me susténs na minha integridade
e me pões à tua presença para sempre.
Sl 41:13 Bendito seja o SENHOR,
Deus de Israel,
da eternidade para a eternidade!
Amém e amém!
Como será que sei que te agradas de mim Senhor se não em ver que não triunfa sobre mim o meu inimigo? E você como sabe que o Senhor se agrada de ti? Ele conclui seu salmo bendizendo ao Senhor de eternidade a eternidade. Sabe como eu sei que ele se agrada de mim? Por causa de Jesus Cristo que morreu por mim para que eu pudesse hoje ser feito filho de Deus.
p.s.: link da imagem original:
Contagem regressiva: Faltam 60 dias para 26/04/13 (Inicio: 31/07/10). (hoje: 27/02/2013) e 470 dias para a Copa, sem álcool nos estádios....
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdetehttp://www.jamaisdesista.com.br

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.