sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Salmo 15: 1-5 segmentado


Mais um salmo de Davi e aqui ele fala dos habitantes, daqueles que irão morar no tabernáculo e no santo monte do Senhor. Obviamente que isso requer a presença de Deus onde habita o bem, a justiça e o amor.
Quem pratica a justiça é justo, assim como ele é o único justo. Quem anda no temor do Senhor fará isso tudo e muito mais. Não que em nós há a capacidade de cumprirmos a justiça que Deus requer, mas por causa de Cristo Jesus, o justo, somos justificados e preparados para toda boa obra.
Vejam o que nos diz as primeiras linhas do Comentário de Calvino sobre este lindo salmo de Davi:
This psalm teaches us upon what condition God made choice of the Jews to be his people, and placed his sanctuary in the midst of them. This condition was, that they should show themselves to be a peculiar and holy people, by leading a just and upright life.
A Song of David.
A pergunta de Davi é respondida a seguir por ele mesmo e ele passa a citar práticas que são deveres gerais de todos os homens que vivem junto com outros homens aos quais devemos respeitar por causa de nosso temor a Deus.
Sl 15:1 Quem,
SENHOR,
habitará no teu tabernáculo?
Quem
há de morar no teu santo monte?
Sl 15:2 O que vive com integridade,
e pratica a justiça,
e, de coração, fala a verdade;
Sl 15:3 o que não difama com sua língua,
não faz mal ao próximo,
nem lança injúria contra o seu vizinho;
Sl 15:4 o que, a seus olhos,
tem por desprezível ao réprobo,
mas honra aos que temem ao SENHOR;
o que jura com dano próprio
e não se retrata;
Sl 15:5 o que não empresta o seu dinheiro
com usura,
nem aceita suborno
contra o inocente.
Quem deste modo procede
não será jamais abalado.
Davi não está falando neste salmo 15 de ermitões, mas daqueles que vivem em sociedade e que juntos precisam conviver. O segredo da convivência está na tolerância, na paciência e no amor. Não somos todos iguais, nem podemos exigir de cada um que seja igual a nós mesmos, mas cada um de nós deve ser à imagem e à semelhança de Deus.
Se formos, poderemos conviver; se não, imperará o egoísmo, o orgulho, a vaidade que são exclusivistas: Provérbios 18:1 O solitário busca o seu próprio interesse e insurge-se contra a verdadeira sabedoria.
p.s.: link da imagem original:
Contagem regressiva: Faltam 86 dias para 26/04/13 (Inicio: 31/07/10). (hoje: 01/02/2013) e 496 dias para a Copa, sem álcool nos estádios....
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdetehttp://www.jamaisdesista.com.br

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.