INSCREVA-SE!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

365 dias de propósito! Dia 114/365

Minha LBH: terminei o livro de 2 Reis e agora entrei no de I Crônicas e estou no capítulo 2. o livro que acabei de ler tratou basicamente da história do reino dividido e abrangeu uns 290 anos de história que representam épocas muito importantes para o povo escolhido. Treze, dos dezesseis profetas que escreveram seus livros de Isaias a Sofonias são dessa época. Estudar e entender os fatos nos ajudam a conhecer um pouco mais da história e conhecendo-a aprenderemos um pouco mais de nós mesmos.
 
É importante conhecermos a Deus e a nós mesmos. Oseias nos diz e nos exorta em Os 6:3 a conhecer e a prosseguir em conhecermos ao Senhor. Não é uma tarefa que se inicia numa época e que tem um prazo para terminar, pelo contrário todos os dias estaremos aprendendo um pouco mais e isso levará toda a eternidade e jamais conheceremos o Senhor plenamente, pois ele não tem fim. Quem conhece a Deus sabe, em primeiro lugar, que Deus está no controle de tudo.
 
Você sabia que Deus está no controle de todas as coisas?
 
Deus controla todas as coisas e todas as coisas estão sob o seu domínio. Tudo está no controle de Deus. Em casa, em Guarulhos/SP, minha mãe passava por umas crises e o telefone não parava e a cada ligação uma notícia que quem transmitia insistia em enfatizar a gravidade da situação. A palavra “UTI”, “emergência”, “está muito mal”, eram as preferidas. Eu sempre atendia dizendo “não temam, Deus está no controle de tudo”. Meus parentes até me chamavam de “Deus está no controle de tudo”. Eu achava engraçado, mas é a pura verdade. Deus está, meu irmão, minha irmã, no controle de tudo! Creia em Deus!
 
Quando as Torres Gêmeas foram atacadas naquele fatídico 11 de setembro e no mundo parecia que iria imperar o caos completo com pessoas se desesperando, a sensação que tínhamos era que Deus tinha perdido o controle das coisas e todos ficamos apreensivos e indecisos. Naquele momento eu ouvia o clamor de pessoas que tentavam acalmar as outras que estavam a beira do desespero. Acalmem-se, pois Deus está no controle de tudo. E realmente está e sempre estará. Então porque permitiu tamanha crueldade?
 
Surgiram então debates sobre se Deus seria bom, qual a origem do mal, porque acontecem coisas ruins a pessoas boas, porque há tanta violência e ignorância no mundo, etc... a questão básica mesmo era se Deus ainda estava no controle de tudo e a questão polêmica e difícil de equacionar sobre a explicação e origem do mal entre nós.
 
Eu sempre cri e não abro mão da soberania e administração de Deus não somente do macrocosmo, como também do microcosmo e ainda do mundo das idéias e de tudo o que existe quer nessa quer em outra dimensão. Deus é único e soberano. Ele governa os povos e está em toda a parte. Não há como nos divorciarmos da idéia de Deus e do próprio Deus, pois toda a vida depende da vida dele e nenhuma vida vive ou tem existência por si só. Dependemos de Deus em tudo e em todas as coisas. Por isso, nada está fora de seu controle e domínio. Gosto muito da visão de Gerard Van Groningen sobre o Reino, o Domínio, o Trono de Deus.
 
Apenas expus, rapidamente, um pequenino aspecto da soberania de Deus. Ainda gostaria de falar de sua sabedoria, inteligência como administrador de todas as coisas e de sua bondade e de seu amor pois não faz nem permite nada cuja finalidade seja a de executar maldade, ainda que não venhamos a entender certas coisas difíceis como o ataque às Torres Gêmeas e tantas outras maldades e crueldades em todo o mundo. A Deus toda a glória. Amém!
 

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.