INSCREVA-SE!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

CULTUAR AO SENHOR: VOCÊ SABE O QUE É ISTO?


Romanos 12:1 Irmãos peço-vos pelo amor de Deus que se ofereçam a ele como ofertas vivas, santas e agradáveis. É este o verdadeiro culto que lhe devem prestar.

Este texto de Paulo é bastante interessante. Ele fala sobre o verdadeiro culto ao Senhor que nós individualmente temos que prestar. A nossa visão de culto em nossos dias está um tanto quanto fora deste foco que o Apóstolo expressou, vejamos:

Culto é apenas uma reunião de membros as terças, quintas, sábados e domingos.

Infelizmente é essa a visão de muitos membros de nossa igreja sobre o culto. Eles imaginam que o culto é apenas uma reunião qualquer e que cabe a eles freqüentar estas reuniões, muitas vezes apenas para cumprir tabela ou para que o pastor da congregação veja que eles estão presentes e se lembre disto quando houver vacância de algum cargo na Igreja. Outros que tem esta visão usam o culto apenas para se encontrar com os amigos e discutir as últimas novidades. Desta forma eles se portam como os Atenienses por volta do ano 55 AD que desperdiçaram a grande chance que Deus estava lhes dando de ouvirem a Palavra e receberem a Salvação.

Atos 17:21 De fato, tanto os atenienses como os estrangeiros que viviam em Atenas passavam o tempo a ouvir e a contar as últimas novidades.

Essas pessoas têm a capacidade de passar o culto inteiro conversando como se estivessem em suas casas e muitas destas conversas são frívolas e inapropriadas para um ambiente cristão. Pior, conversam durante a mensagem, negando assim o meio pelo qual Deus escolheu para falar com os homens e se prejudicando a si mesmos por não quererem ouvir a Palavra da Verdade do Evangelho.

1 Coríntios 1:21 Pois, uma vez que Deus fez com que os homens não o reconhecessem pela sabedoria humana, ele achou por bem salvar os crentes por meio da mensagem que anunciamos, mesmo se ela parece uma loucura.

João 8:47 Quem é de Deus escuta as palavras de Deus. Por isso, vocês não me escutam, porque não são de Deus.

O importante do Culto é apenas o Louvor

Muitos têm este pensamento equivocado também. O louvor é importante para preparar os corações para a ministração da Palavra de Deus.

2 Reis 3:15 Agora, tragam-me um músico! Quando o músico começou a tocar o instrumento, o poder do Senhor veio sobre Eliseu; 

Portanto o louvor é muito importante, mas a Palavra de Deus mais ainda. Por isso devemos tomar cuidado para não sobrecarregar o culto de louvores e deixarmos pouco tempo para a Palavra. Veja a recomendação de Paulo aos Pastores:

2 Timóteo 4:1, 2 Diante de Deus e de Cristo Jesus, que há-de vir julgar os vivos e os mortos, e em nome da sua vinda e do seu reino, uma coisa te peço encarecidamente:Prega a palavra; insiste a tempo e fora de tempo; avisa, repreende, exorta com muita paciência e dedicação ao ensino.

Cabe aos ministros de louvor ter o cuidado com a escolha dos hinos que devem se basear na Palavra de Deus e na adoração a Deus e terem cuidado com as suas vidas. Para Deus, mais vale obedecer a sua Palavra, ou seja, ter uma vida pautada pela fidelidade à sã doutrina do que sacrifícios, ensaios, técnicas de voz que de nada adiantarão se o louvor não for recebido nas alturas.

1 Samuel 15:22 Então Samuel perguntou-lhe: "O que é que Deus prefere: os sacrifícios ou a obediência à sua vontade? Mais vale obedecer-lhe do que sacrificar-lhe os melhores carneiros." 

Culto Autêntico

O culto autêntico tem como base a nossa disposição voluntária de adorarmos a Deus pela sua misericórdia demonstrada em nós. E isto não necessariamente na Igreja, mas em todos os lugares. Podemos adorar a Deus em nossas casas, no caminho para o trabalho, andando, levantando, quando vamos dormir ou ao fazermos alguma atividade doméstica. Precisamos entender que o nosso culto é constante e perpétuo, pois assim, Deus é adorado nos céus.

Apocalipse 4:8 Cada um dos quatro tinha seis asas e estavam cobertos de olhos por toda a parte, tanto por dentro como de fora. Cantam de dia e de noite sem nunca parar: "Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir."

Cultuamos a Deus também por meio do nosso testemunho como luz do mundo e sal da terra. A vontade de Deus é que as pessoas ao nosso redor vejam as nossas boas obras e glorifiquem a Deus. E isto é importante também na Igreja onde muitos cristãos não se preocupam de darem bom testemunho se colocando em intrigas, contendas, soberbas e coisas que Deus não se agrada. Veja o que Deus diz sobre o nosso comportamento na Igreja:

Filipenses 2:2 então peço-vos que me dêem a grande satisfação de viverem em harmonia. Estejam unidos pelo mesmo amor numa só alma e nos mesmos sentimentos.

Efésios 5:1, 3e4 Sigam, portanto, o exemplo de Deus, uma vez que são seus filhos queridos.Como crentes em Deus, não consintam que a devassidão ou qualquer espécie de imoralidade ou ganância sejam sequer nomeadas no vosso meio.Também não fica bem dizerem palavras inconvenientes, insensatas ou grosseiras. Palavras de agradecimento a Deus é que devem dizer.

E agora o que Deus diz sobre o nosso comportamento no mundo (comportamento = culto que ministramos com a nossa vida diante de Deus):

"Mateus 5:16 Do mesmo modo, façam brilhar a vossa luz diante de toda a gente, para que vejam as vossas boas ações e dêem louvores ao vosso Pai que está nos céus."

1 Pedro 2:12 Tenham bom comportamento no meio dos que não conhecem a Deus. Desse modo, se eles agora vos acusam como malfeitores, hão de ver o bem que fazem e hão de louvar a Deus no dia do juízo.

Portanto, meus amados, vamos entender que o verdadeiro culto é muito mais profundo do que cantarmos ou tocarmos ou regermos bem ou participarmos assiduamente de um departamento ou fazermos uma visita de vez em quando ou não faltarmos na igreja. O verdadeiro culto envolve a nossa vida e a nossa entrega diária a Deus como o texto básico da nossa meditação em Romanos 12:1 nos ensina. E que devemos já nos reunirmos como Igreja em qualquer culto já com o coração aquecido em nossos lares a bíblia também nos ensina:

Efésios 5:19, 20 Recitem uns com os outros salmos, hinos e cânticos que inspirem devoção. Cantem e louvem ao Senhor com o vosso coração. Dêem graças a Deus, nosso Pai, por todas as coisas, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

Portanto, meus irmãos, vamos prestar ao Senhor um verdadeiro culto para a nossa edificação e para que o Nome dele seja Glorificado! Amém! Maranata!

Apocalipse 8:3, 4 Um outro anjo veio colocar-se diante do altar com um incensário de ouro. Deram-lhe muito incenso para o oferecer, juntamente com as orações de todos os santos, sobre o altar de ouro que se encontra diante do trono. E pela mão do anjo subiu diante de Deus o fumo do incenso, juntamente com as orações dos santos.

Romanos 15:16 que é servir Jesus Cristo no meio dos näo-judeus. Tenho a missão sacerdotal de anunciar a boa nova de Deus, para que os näo-judeus sejam apresentados ao Senhor como oferta agradável e santificada pelo Espírito Santo.

Deus abençoe a todos! Pr. Teotinio Barreto [esse amado pastor, homem de Deus, que assina esta mensagem é meu irmão duas vezes (de sangue e de fé). Ele pastoreia a igreja AD São João (http://www.ieadsjoao.com.br/) no campo de Guarulhos/SP, onde também é o terceiro vice-presidente do Campo Madureira de Guarulhos, além do que é engenheiro civil, tem uma pequena empresa, a TJPROJETOS (http://www.tjprojetos.com.br/) e faz uma pós-graduação na área de engenharia sobre solos na USP em São Paulo].

3 comentários:

Shalom!

Uma alegria conhecer seu blog.

Que o Eterno resplandeça o rosto Dele sobre ti!

Deixo Sl 16.11

Um abraço, Pr Marcelo


Visite: http://davarelohim.blogspot.com/

E veja o texto:

O Joio e o Trigo

O culto não e apenas um culto,mas sim a vontade de adorar somente a Deus. E não fazer da casa do Senhor um lugar de reuniões,porque somente devemos agreditar que a casa do Senhor é um lugar santo, e ninguem pode torcer os fatos colocando à casa do Senhor ,como um resevatório de comidas e bebidas em salmos 46:1 Deus é o nosso refúgio e fortaleza,socorro bem presente nas tribulações.Portanto,não temeremos ainda que a terra se transtorne e os montes se abalem no seio dos mares; ainda que as águas tumultuem e espumejem e na sua fúria os montes se estremeçam. Há um rio,cujas correntes alegram a cidade de Deus,o santuário das moradas do altíssimo. Que Deus abençõe todos os ministerios.

Obrigado, muito clara sua explicação. Lamentável que poucos evangélicos tenham essa exatidão. Estão preso no AIO da ignorancia.

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.