sábado, 21 de novembro de 2015
sábado, novembro 21, 2015
Jamais Desista
Atos 20 1-38 - E SE OS NOSSOS CULTOS FOSSEM ASSIM?
Como já dissemos, Atos foi escrito para
orientar a igreja em sua missão permanente por meio do relato de como o
Espírito Santo capacitou os apóstolos para propagar o testemunho de Cristo ao
mundo gentio. Estamos no capítulo 20, da parte IV.
Breve síntese do capítulo 20
Paulo continua seu ministério como ministro
de Cristo e despenseiro dos mistérios de Deus por onde quer que vá sempre
pregando e fortalecendo aqueles que já pregou. E assim como Paulo continuava
seu ministério, assim continuava também as perseguições.
E Paulo empolgado com uma plateia ávida de
ouvir a voz de Deus prega e avança na pregação (como eu gostaria de ouvi-lo
pregar!) indo além da meia-noite até que um jovem que ouvia sentado na janela
do Cenáculo não resiste e adormece e por fim cai.
Na queda falece! Imaginem o terror que se
seguiria com a morte de Êutico, mas Paulo o ressuscita e todos se alegram com o
poder de Deus. Ele então ministra a ceia do Senhor e a reunião vai até ao
romper da alva em uma vigília! Que bênção!
Vejamos o presente capítulo com mais
detalhes, conforme ajuda da BEG:
IV. O TESTEMUNHO APOSTÓLICO AOS CONFINS DA TERRA (13.1-28.31) – continuação.
Como já dissemos, Paulo, como testemunha
apostólica de Cristo, sofreu a mesma perseguição que os apóstolos haviam
sofrido antes dele. Em suas três viagens missionárias e em suas prisões, Paulo
levou o evangelho aos confins da terra e foi capacitado poderosamente pelo
Espírito Santo para dar testemunho da verdade e chamar muitos judeus e gentios
à fé. 
Essa parte foi dividida em 7 seções: A. A
primeira viagem missionária de Paulo (13.1-14.28) – já vimos; B. O concílio de Jerusalém (15.1-35) – já vimos; C. A segunda viagem
missionária de Paulo (15.36-18.22) – já
vimos; D. A terceira viagem missionária de Paulo (18.23-21.14) – estamos vendo; E. A detenção, o
julgamento e a prisão de Paulo em Jerusalém (21.15-26.32); F A viagem de Paulo
a Roma (27.1-28.16); e, G. Os dois anos do ministério de Paulo na sua prisão
domiciliar em Roma (28.17-31).
D. A terceira viagem missionária de Paulo (18.23-21.14) - continuação.
Como dissemos, Paulo ficou ali, em
Antioquia, algum tempo, provavelmente vários meses, a partir do outono de 52
d.C., até a primavera de 53 d.C., mas logo partiu para a sua terceira viagem
missionária. Lucas descreve a terceira etapa da evangelização de Paulo às
nações gentias. Mais uma vez, ele viajou para a Grécia. 
Depois daquele tumulto terrível e eles
pareciam acostumados com essas coisas, Paulo ministra na vida deles, se despede
e parte para a Macedônia. 
Paulo partiu de Éfeso e subiu a costa da
Ásia Menor, por terra ou por mar, até Trôade, e depois navegou para a Macedônia
(cf. 16.8-10) e de lá para Filipos (cf. 16.11-40), visitando vários grupos de
crentes à medida que se deslocava. 
Enquanto esteve na Macedônia, Paulo pode
ter propagado o seu ministério até o Ilírico (a região onde hoje estão situadas
a Albânia e a Iugoslávia; Rm 15.19). 
Ele ia encorajando os irmãos e abrindo
novas frentes de trabalho, ou seja, ia plantando igrejas e ai chegou à Grécia.
Paulo chegou a Corinto, capital da província de Acaia, onde passou o inverno de
56-57 d.C. Foi nessa época que ele escreveu a carta aos Romanos (Rm 15.26;
16.23-24). 
No vs. 4, são listados os nomes dos
companheiros que viajavam com Paulo. Embora o texto não informe explicitamente
o motivo da presença deles, esses homens podem ter sido representantes oficiais
da igreja que foram escolhidos para acompanhar Paulo na entrega da oferta
coletada para ajudar a igreja de Jerusalém (1Co 16.1-4; 2Co 9.1-5). 
Sópatro pode ser o Sosípatro mencionado em
Rm 16.21. Aristarco acompanhou Paulo durante a sua terceira viagem missionária
(19.29) e posteriormente até Roma (27.2), onde esteve preso junto com Paulo (Cl
4.10). Secundo não é mencionado em nenhuma outra passagem do Novo Testamento.
Gaio, de Derbe, na Ásia Menor, pode não ser o mesmo Caio da Macedônia mencionado
em At 19.29, embora alguns manuscritos tragam "Doberus" - (uma cidade
da Macedônia oriental) em vez de "Derbe". 
Sobre Timóteo, nós temos as epístolas de 1
e II Timóteo, um jovem promissor dentro do reino de Deus. Tíquico viria a ser o
representante de Paulo para várias igrejas durante a prisão do apóstolo (Ei
6.21; Cl 4.7-9; 2Tm 4.12). Trófimo acompanhou Paulo a Jerusalém, o que acabou
causando a prisão do apóstolo (21.29). Aparentemente também viajou com Paulo
após a libertação do apóstolo de sua primeira prisão em Roma (2Tm 4.20).
Esses homens saíram na frente em direção à
Trôade. Novamente Lucas constrói a frase na primeira pessoa do plural,
indicando que acompanhou Paulo na viagem para Jerusalém. Após a festa dos pães
sem fermento, eles navegaram de Filipos e cindo dias após, se encontraram em
Trôade, onde permaneceram por sete dias.
No primeiro dia da semana, domingo, após o
sábado judaico, eles tinham se reunido para partirem o pão. Considerando que
estavam juntos para o culto de adoração no primeiro dia da semana, o dia do
Senhor (Ap 1.10), essa celebração deve ser entendida como a comunhão (2.42), e
não apenas uma refeição casual (2.46). 
Como ele ia viajar no dia seguinte, Paulo
continuou a falar com eles até meia-noite e assim os exortava. Era um culto de
adoração dominical. 
Dos vs. de 8 ao 12, Lucas registra que durante
a pregação de Paulo, Êutico caiu de uma janela e foi levantado “morto", o
resultado mais provável após tal queda. A restauração à vida desse jovem foi
uma dentre duas ressurreições de entre os mortos realizadas por um apóstolo no
registro de Atos (9.40; cf. Lc 7.11-17; 8.49-56; Jo 11.1-44). 
O culto ao invés de se acabar, teve
continuidade e da meia-noite em diante, continuou a pregar até ao amanhecer e
ai sim foi embora.
Alguns deles foram de navio para Assôs, mas
Paulo permaneceu em Trôade e depois caminhou cerca de 30 km até Assôs –
preferiu ir à pé -, que ficava no litoral, de frente para a atual ilha de
Lesbos, cuja capital é Mitilene.
Conforme combinado, eles se encontraram em
Assôs. Paulo embarcou com eles e prosseguiram, no dia seguinte, até Mileto.
Navegaram costeando o literal em direção ao sul para a cidade de Mileto,
situada cerca de 50 km ao sul de Éfeso. Seu objetivo seria chegar o mais breve
quanto possível à Jerusalém, se possível, antes do dia de Pentecostes.
De Mileto, Paulo mandou chamar os
presbíteros da igreja de Éfeso. Em relação ao cargo, os presbíteros eram
representantes eleitos pela congregação de Éfeso; em relação à função, deveriam
supervisionar e pastorear a igreja de Deus (v. 28; cf. 1Tm 3.1-7; Tt 1.5-9). 
O ministério de Paulo durante a sua estadia
de três anos (vs. 31) ensinando em Éfeso obviamente foi bastante extenso,
abrangendo sermões públicos (na sinagoga e na escola de Tirano, vs. 8-10) e
particulares (nos lares). 
Em resumo, qual foi o ensino e a pregação
de Paulo? Ele testificou, tanto a judeus como a gregos, que eles precisam
converter-se a Deus com arrependimento e fé em nosso Senhor Jesus – vs. 21.
Tanto judeus como gentios devem ir a Deus
da mesma maneira: arrependidos dos seus pecados (Lc 24.47; At 26.20) e
confiando em Jesus Cristo. 
Havia uma compulsão nele que o estava
constrangendo em seu espírito a ir para Jerusalém. Com frequência, o Espírito
Santo claramente orientou o ministério de Paulo (16.6-10). Paulo não sabia o
que iria acontecer lá, mas sabia pelo Espírito Santo que prisões e sofrimentos
o estariam aguardando.
Ele nem tinha a sua vida por preciosa, conquanto
pudesse concluir com êxito o que estava a ele proposto de completar o ministério
que o Senhor Jesus lhe havia confiado, de testemunhar do evangelho da graça de
Deus.
Essa afirmação de Paulo no vs. 25 de que
eles não mais veriam a sua face, estava baseada na sua própria análise da
situação e não em revelação divina, pois ele considerava muito improvável que
fosse rever os presbíteros efésios por causa dos seguintes motivos: 
·        
A
contínua ameaça dos judeus quanto a tirar-lhe a vida (vs. 3).
·        
A
revelação divina de que o aguardavam "cadeias e tribulações" (vs.
23).
·        
Seu
próprio desejo de concentrar o seu ministério no Mediterrâneo ocidental (Rm
15.23.29). 
No entanto, há indicação de que Paulo
retornou a Éfeso após ser libertado de sua prisão em Roma (1 Tm 1.3). 
Paulo declarou a todos ali que estaria
livre do sangue deles, pois não deixou de proclamar lhes toda a vontade de Deus
ou todo o desígnio de Deus. Todo o propósito de Deus (isto é, a revelação que
Deus nos deu em seu Filho Jesus Cristo, por meio de quem os cristãos recebem a
salvação; 2.23; 4.28), incluindo especialmente a mensagem do evangelho (cf. Ez
3.17-21). 
Paulo não suprimiu nenhuma verdade do
evangelho; pelo contrário, pregou o evangelho em sua totalidade aos judeus e
gentios. Embora tenha agido com tato e discrição, nunca expôs as boas-novas ao
descrédito. 
Paulo ensinou que os presbíteros são os
supervisores da igreja (bispos) e que é da responsabilidade deles todos (e não
de um só) pastorear o rebanho.
Ele dizia e isso se aplica para nós, hoje,
pastores com essa responsabilidade. Cuidem de vocês mesmos e de todo o rebanho
sobre o qual o Espírito Santo os colocou como bispos, para pastorearem a igreja
de Deus, que ele comprou com o seu próprio sangue – vs. 28.
Agora vem uma palavra difícil, mas
verdadeira, que dentre essa liderança, dentre eles mesmos, haveria quem iria
torcer a verdade e não poupar o rebanho de Deus. 
Essa advertência profética se cumpriu
quando a igreja de Éfeso foi assolada, logo em seguida, por falsos mestres,
alguns dos quais, ao que parece, eram líderes na própria igreja – (1Tm
1.3,7,19-20; 6.3-5). Hoje também não é diferente, pois há muitos lobos
conduzindo o rebanho como se fossem ovelhas. A palavra de ordem então seria
vigilância máxima! Ele tinha ficado com eles por três anos, ensinado,
preparando eles, os exortando de noite e de dia e com muitas lágrimas.
Finalmente, ele os estava entregando a Deus
e à palavra da sua graça, que tinha poder de edificá-los e dar-lhes herança
entre todos os que são santificados – vs. 32.
Então se defende e se justifica que de
ninguém cobrou nada, nem que devia alguma coisa a alguém. Paulo fora exemplo de
que mediante o seu trabalho árduo ele até pode ajudar também os fracos, com
foco na palavra de Cristo que dizia que haveria maior felicidade em dar do que
em receber – vs. 35.
Em seguida, despedindo-se, ajoelhou-se com
todos e oraram. Eles choraram muito, abraçaram-se, o beijaram e ficaram muito
entristecidos por causa de sua declaração de jamais o veriam novamente. A
antiga prática do beijo cristão (Lc 7.45; 1 Ts 5.26; 11'e 5.14) ainda hoje é
mantida em algumas culturas. Eles o acompanharam até o navio – vs. 35.
Paulo mandou
chamar os discípulos, 
e, tendo-os
confortado, 
despediu-se,
e
partiu para a Macedônia. 
At 20:2 Havendo atravessado aquelas
terras, 
fortalecendo
os discípulos com muitas exortações, 
dirigiu-se
para a Grécia, 
At
20:3 onde se demorou três meses. 
Tendo havido uma conspiração por parte
dos judeus contra ele, 
quando estava
para embarcar rumo à Síria, 
determinou
voltar pela Macedônia. 
At 20:4 Acompanharam-no [até à Ásia] 
Sópatro, de
Beréia, filho de Pirro, 
Aristarco e
Secundo, de Tessalônica, 
Gaio, de
Derbe, 
e Timóteo, 
bem como
Tíquico e Trófimo, da Ásia; 
At 20:5 estes nos precederam, 
esperando-nos
em Trôade. 
At 20:6 Depois dos dias dos pães asmos, 
navegamos de
Filipos 
e, em cinco
dias, fomos ter com eles naquele porto, 
onde
passamos uma semana. 
At 20:7 No primeiro dia da semana, 
estando nós
reunidos com o fim de partir o pão, 
Paulo,
que devia seguir viagem no dia imediato, 
exortava-os
e
prolongou o discurso até à meia-noite. 
At 20:8 Havia
muitas lâmpadas no cenáculo 
onde
estávamos reunidos. 
At 20:9 Um
jovem, chamado Êutico, 
que
estava sentado numa janela, 
adormecendo
profundamente durante 
o
prolongado discurso de Paulo, 
vencido
pelo sono, 
caiu
do terceiro andar abaixo 
e
foi levantado morto. 
At
20:10 Descendo, porém, Paulo 
inclinou-se
sobre ele 
e,
abraçando-o, disse: 
Não
vos perturbeis, que a vida nele está. 
At
20:11 Subindo de novo, 
partiu
o pão, 
e
comeu, 
e
ainda lhes falou largamente até ao romper da alva. 
E,
assim, partiu. 
At
20:12 Então, conduziram vivo o rapaz 
e
sentiram-se grandemente confortados. 
At
20:13 Nós, porém, prosseguindo, 
embarcamos
e
navegamos para Assôs, 
onde
devíamos receber Paulo, 
porque
assim nos fora determinado, 
devendo
ele ir por terra. 
At 20:14 Quando se reuniu conosco em
Assôs, 
recebemo-lo a
bordo 
e fomos a
Mitilene; 
At
20:15 dali, navegando, no dia seguinte, 
passamos
defronte de Quios, 
no
dia imediato, tocamos em Samos 
e,
um dia depois, chegamos a Mileto. 
At 20:16 Porque Paulo 
já havia
determinado 
não
aportar em Éfeso, 
não
querendo demorar-se na Ásia, 
porquanto
se apressava com o intuito 
de
passar o dia de Pentecostes 
em Jerusalém,
caso lhe fosse possível. 
At 20:17 De Mileto, 
mandou a
Éfeso chamar os presbíteros da igreja. 
At 20:18 E, quando se encontraram com
ele, disse-lhes: 
Vós bem
sabeis como foi que me conduzi entre vós em todo o tempo, 
desde
o primeiro dia em que entrei na Ásia, 
At
20:19 servindo ao Senhor 
com
toda a humildade, 
lágrimas
e
provações que, 
pelas
ciladas dos judeus, 
me
sobrevieram, 
At 20:20
jamais deixando de vos anunciar 
coisa
alguma proveitosa 
e
de vo-la ensinar publicamente 
e
também de casa em casa, 
At 20:21
testificando tanto a judeus como a gregos 
o
arrependimento para com Deus 
e a fé em nosso
Senhor Jesus [Cristo]. 
At 20:22 E, agora, constrangido em meu
espírito, 
vou para
Jerusalém, 
não
sabendo o que ali me acontecerá, 
At
20:23 senão que o Espírito Santo, 
de
cidade em cidade, 
me
assegura que me esperam 
cadeias
e tribulações. 
At 20:24 Porém em nada considero a vida
preciosa para mim mesmo, 
contanto que
complete a minha carreira 
e o
ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar 
o
evangelho da graça de Deus. 
At 20:25 Agora, eu sei que todos vós, 
em cujo meio
passei pregando o reino, 
não
vereis mais o meu rosto. 
At
20:26 Portanto, eu vos protesto, no dia de hoje, 
que
estou limpo do sangue de todos; 
At 20:27
porque jamais deixei de vos anunciar 
todo
o desígnio de Deus. 
At 20:28
Atendei por vós 
e por todo o
rebanho sobre o qual o Espírito Santo 
vos
constituiu bispos, 
para
pastoreardes a igreja de Deus, 
a
qual ele comprou 
com
o seu próprio sangue. 
At 20:29 Eu sei que, depois da minha
partida, 
entre vós
penetrarão lobos vorazes, 
que
não pouparão o rebanho. 
At 20:30 E que, dentre vós mesmos, 
se levantarão
homens falando coisas pervertidas 
para
arrastar os discípulos atrás deles. 
At 20:31 Portanto, vigiai, 
lembrando-vos
de que, por três anos, noite e dia, 
não
cessei de admoestar, com lágrimas, a cada um. 
At 20:32 Agora, pois, 
encomendo-vos
ao Senhor 
e à palavra
da sua graça, 
que
tem poder para vos edificar 
e
dar herança entre todos os que são santificados. 
At 20:33 De ninguém cobicei prata, nem
ouro, nem vestes; 
At 20:34 vós mesmos sabeis que estas
mãos serviram 
para o que me
era necessário 
a mim e aos
que estavam comigo. 
At 20:35 Tenho-vos mostrado em tudo que,
trabalhando
assim, 
é
mister socorrer os necessitados 
e
recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: 
Mais
bem-aventurado é dar que receber. 
At 20:36 Tendo dito estas coisas, 
ajoelhando-se,
orou
com todos eles. 
At 20:37 Então, houve grande pranto
entre todos, 
e, abraçando afetuosamente a Paulo, o
beijavam, 
At 20:38
entristecidos especialmente pela palavra que ele dissera:
 que não mais veriam o seu rosto. 
E
acompanharam-no até ao navio.
Paulo fala de sua partida e adverte que
após ele virão lobos devoradores e que dentre eles mesmos se levantarão homens
que falarão coisas pervertidas, por isso que devemos nos guiar pelas
Escrituras.
A Deus toda glória! p/ pr. Daniel Deusdete.
...
 
 










 

 
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.