sexta-feira, 10 de abril de 2015
sexta-feira, abril 10, 2015
Jamais Desista
Ezequiel 11:1-25 - DAR-VOS-EI UM SÓ CORAÇÃO...
Para nos situarmos na leitura e não
perdemos nosso foco, estamos estudando o livro de Ezequiel composto de 48
capítulos. Veja em nosso mapa de leitura, a seguir, que ainda estamos no
primeiro capítulo “I”, agora na segunda parte “B”, na primeira seção “1”,
estamos no capítulo 11:
I. JULGAMENTO SOBRE JUDÁ E
JERUSALÉM (1.1-24.27).
B. A segunda série de visões, a
vocação, os atos simbólicos e os discursos relacionados de Ezequiel
(8.1-24.27).
1. Visões e vocação (8.1-11.25) - continuação.
Como já dissemos, até o capítulo 11, encerrando-se
agora, estaremos vendo as visões e a vocação. Ezequiel teve uma visão de
Jerusalém durante a qual testemunhou os pecados do povo e foi chamado para
profetizar contra eles (11.4). 
Neste capítulo, em síntese, veremos que
serão executados os lideres maus de Jerusalém. A visão de Ezequiel continuou e
ele viu os líderes de Jerusalém julgados por Deus. 
Depois daquela visão da carruagem ou nave
do Senhor de forma espetacular, eis que agora o Espírito do Senhor, o Espírito
Santo, o levou à porta oriental da casa do Senhor, àquela que olha para o
oriente e ali estavam 25 homens, sendo que, no meio deles, estava Jaazanias,
filho de Azur e Pelatias, filho de Benaías, príncipe do povo.
Provavelmente esses não os mesmos vinte e
cinco adoradores do sol (8.16); estes parecem ser os líderes políticos e não os
sacerdotes. Este Jazanias filho de Azur, não deve ser identificado com Jazanias
filho de Safã (8.11). 
Disse-lhe o Espírito acerca daqueles homens
que eram os que praticavam iniquidade e que davam ímpios conselhos ao povo na
cidade, levando-os a praticarem o mal diante do Senhor.
Como eles não criam no Senhor e em seus
profetas que instruíam o povo a ficar no cativeiro e a plantar e a colher e a
prosperar na terra estrangeira – vimos isso em Jeremias -, eles zombavam
dizendo que a cidade na verdade era a panela e eles, a carne. 
A liderança de Jerusalém havia sido
deportada por Nabucodonosor em 597 a.C.; essa deportação incluiu grande parte
da família real, os líderes militares e os artesãos qualificados, deixando
apenas "o povo pobre da terra" (2Rs 24.13-16). 
Aqueles que alcançaram proeminência na
ausência da classe dirigente anterior tinham ilusões de grandeza. A analogia
proposta por eles pelo uso de uma panela de cozinhar e carne, sugere que
consideravam os líderes deportados como rebotalho, vísceras de um animal
abatido, e a si mesmos como as porções preferidas. 
Duplamente lhe vem a instrução de
profetizar contra eles e por conta disso caiu sobre ele o Espírito do Senhor. A
repetição implícita da vocação de Ezequiel ao longo de toda essa seção é
tornada explícita. Quando retornou aos exilados ele continuou a proclamar o que
havia visto (11.14-25). 
O Espírito do Senhor que caiu sobre ele
disse para dizer em nome do Senhor que eles diziam aquilo sobre o fato de serem
carne, mas o Senhor conhecia as suas mentes e sabia da multiplicação dos seus
mortos naquela cidade enchendo as ruas deles.
Esses conspiradores haviam matado os que
eram melhores do que eles mesmos - as vítimas assassinadas haviam sido a
verdadeira "carne" da cidade, e a liderança atual era o rebotalho,
digna apenas de ser descartada (vs. 3). 
Eles temiam a espada e a espada que temiam
viria sobre eles em juízo pelo mal que faziam, não andado nos estatutos do
Senhor, nem executando as suas ordenanças; antes tendo procedido conforme as
ordenanças das nações que estavam em redor deles.
Estava Ezequiel apenas profetizando e eis
que cai morto diante dele Pelatias. O nome significa "o Senhor provê
escape". Quando esse homem morreu inesperadamente durante a visão de
Ezequiel, o profeta temeu que toda a esperança de escape houvesse morrido com
ele. O profeta novamente intercede junto ao Senhor em favor do remanescente.
Veja 3.24-27; 6.8 e compare com 9.8. 
O Senhor responde a Ezequiel – vs. 14 –
dizendo que aqueles homens - seus parentes e toda a casa de Israel - eram os
mesmos que diziam e aconselhavam o povo a apartarem-se para bem longe do
Senhor, pois a eles foi dada a terra em possessão.
Um membro da família era obrigado a redimir
outro parente, ou sua propriedade, se esse crente fosse reduzido à servidão ou
obrigado a vender terra da família (v 25.25-55; Rt 4), mas o exílio deu àqueles
que permaneceram em Jerusalém a oportunidade de apossar-se das propriedades dos
parentes deportados. Compare com 45.9-12; 46.16-18.
Depois disso, diz o Senhor para Ezequiel
proclamar que ainda que Deus os tinha mandado para longe entre as nações e
ainda que os havia espalhado pelas terras, todavia lhes serviria, por pouco
tempo, de santuário na terra para onde foram. 
Na ausência do templo em Jerusalém, o
próprio Deus seria o santuário deles. Repare que bem mais tarde, o próprio
Jesus tornou-se o lugar do templo (Mt 26.61; 27.40; Jo 2.19), e o seu Espírito,
por sua vez, fez de seus seguidores um templo (1 Co 3.16-17; 2Co 6.16; 1 Pe
2.5). 
O Senhor faz Ezequiel continuar a
profetizar e anunciar um tempo que os faria retornar à sua terra dos lugares
por onde os tinha espalhado para lhes dar de volta a terra de Israel,
obviamente aos remanescentes.
O fato é que na história eles voltaram, mas
depois foram espalhados novamente. A morte do Senhor e depois a destruição de
Jerusalém em 70 d.C. fizeram com que fossem novamente espalhados por um longo
tempo para serem novamente restituídos à terra, somente em 1948. Eles agora
aguardam a vinda de seu Messias – não aceitaram a Jesus Cristo – o qual deverá
vir em breve - dizem alguns que ele virá até 2018, quando Israel fará 70 anos
de retorno à Terra Santa.
E eles virão, diz o verso 18. Virão e
tirarão dela todas as suas coisas detestáveis e todas as suas abominações.
O Senhor então lhes daria – vs 18 ao 21 -
um só coração com espírito novo. O objetivo de Deus no exílio era punir um povo
purificado que obedeceria às suas ordens. 
Ezequiel retornou ao tema de um novo
coração e espírito em 18.31; 36.26. O cumprimento dessa esperança por um povo
de Deus completamente renovado após o exílio ocorreu inicialmente com a
primeira vinda de Jesus; ela continua à medida que os dias se estendem ao longo
dos séculos e alcançará a perfeição quando Cristo retornar em glória (Jr 30.3;
31.31-34; 2Co 3.3). 
e me levou à
porta oriental da casa do Senhor, 
a
qual olha para o oriente; 
e eis que
estavam à entrada da porta vinte e cinco homens, 
e
no meio deles vi a Jaazanias, 
filho
de Azur, e a Pelatias, filho de Benaías, 
príncipes
do povo. 
Ez 11:2 E disse-me: 
Filho do
homem, estes são os homens que maquinam a iniqüidade, 
e
dão ímpio conselho nesta cidade; 
Ez 11:3 os quais dizem: 
Não está
próximo o tempo de edificar casas; 
esta
cidade é a caldeira, e nós somos a carne. 
Ez 11:4
Portanto, profetiza contra eles; profetiza, ó filho do homem. 
Ez 11:5 E
caiu sobre mim o Espírito do Senhor, e disse-me: 
Fala:
Assim
diz o Senhor: 
Assim
tendes dito, ó casa de Israel; 
pois
eu conheço as coisas 
que
vos entram na mente. 
Ez 11:6
Multiplicastes os vossos mortos nesta cidade, 
e
enchestes as suas ruas de mortos. 
Ez 11:7
Portanto, assim diz o Senhor Deus: 
Vossos
mortos que deitastes no meio dela, esses são a carne, 
e
ela é a caldeira; a vós, porém, 
vos
tirarei do meio dela. 
Ez 11:8
Temestes a espada, e a espada eu a trarei sobre vós, 
diz
o Senhor Deus. 
Ez 11:9 E vos
farei sair do meio dela, 
e
vos entregarei na mão de estrangeiros, 
e
exercerei juízos entre vós. 
Ez 11:10
Caireis à espada; nos confins de Israel vos julgarei; 
e
sabereis que eu sou o Senhor. 
Ez 11:11 Esta
cidade não vos servirá de caldeira, 
nem
vós servirei de carne no meio dela; 
nos
confins de Israel vos julgarei; 
Ez 11:12 e
sabereis que eu sou o Senhor; 
pois
não tendes andado nos meus estatutos, 
nem
executado as minhas ordenanças; 
antes
tendes procedido conforme as ordenanças 
das
nações que estão em redor de vós. 
Ez 11:13 E
aconteceu que, profetizando eu, 
morreu
Pelatias, filho de Benaías. 
Então
caí com o resto em terra, 
e
clamei com grande voz, e disse: 
Ah
Senhor Deus! darás fim cabal ao remanescente de Israel? 
Ez 11:14 Então veio a mim a palavra do
Senhor, dizendo: 
Ez 11:15
Filho do homem, teus irmãos, os teus próprios irmãos, 
os
homens de teu parentesco, e toda a casa de Israel, 
todos
eles, são aqueles a quem os habitantes 
de
Jerusalém disseram: 
Apartai-vos
para longe do Senhor; 
a
nós se nos deu esta terra em possessão. 
Ez 11:16
Portanto, dize: 
Assim
diz o Senhor Deus: 
Ainda
que os mandei para longe entre as nações, 
e
ainda que os espalhei pelas terras, 
odavia lhes
servirei de santuário 
por
um pouco de tempo, 
nas
terras para onde foram. 
Ez 11:17 Portanto, dize: 
Assim diz o
senhor Deus: 
Hei
de ajuntar-vos do meio dos povos, 
e
vos recolherei do meio das terras 
para
onde fostes espalhados, 
e
vos darei a terra de Israel. 
Ez 11:18 E
virão ali, e tirarão dela todas as suas coisas detestáveis 
e
todas as suas abominações. 
Ez 11:19 E
lhes darei um só coração, 
e
porei dentro deles um novo espírito; 
e
tirarei da sua carne o coração de pedra, 
e
lhes darei um coração de carne, 
Ez
11:20 para que andem nos meus estatutos, 
e
guardem as minhas ordenanças e as cumpram; 
e
eles serão o meu povo, 
e
eu serei o seu Deus. 
Ez 11:21 Mas,
quanto àqueles cujo coração andar 
após
as suas coisas detestáveis, 
e
das suas abominações, 
eu farei
recair nas suas cabeças o seu caminho, 
diz
o Senhor Deus. 
Ez 11:22 Então os querubins elevaram as
suas asas, 
estando as
rodas ao lado deles; 
e
a glória do Deus de Israel estava em cima sobre eles. 
Ez 11:23 E a
glória do Senhor se alçou desde o meio da cidade, 
e
se pôs sobre o monte que está ao oriente da cidade. 
Ez 11:24
Então o Espírito me levantou, 
e
me levou na visão pelo Espírito de Deus para a Caldéia, 
para
os exilados. 
Assim
se foi de mim a visão que eu tinha visto. 
Ez 11:25 E falei aos do cativeiro todas
as coisas 
que o Senhor
me tinha mostrado. 
Dos versos 22 ao 25, Ezequiel encerra a
visão que começou a narrar no capítulo anterior – cap. 10. Os querubins
elevaram as suas asas, estando as rodas ao lado deles e a glória do Senhor se
alçou desde o meio da cidade e se pôs sobre o monte que está ao oriente da
cidade. (Incrível como parece narrar uma espécie de aeronave com asas e rodas
em procedimento de decolagem vertical).
Então, ali, naquele momento, o Espírito o
levantou e o levou na visão pelo Espírito de Deus para a Caldéia, para os
exilados. A visão então desaparece e Ezequiel, tele transportado
espiritualmente, fala aos do cativeiro todas as coisas que o Senhor lhe havia
mostrado de forma excepcional.
Em correspondência com a abertura dessa
seção - “1. Visões e vocação (8.1-11.25)” -, Ezequiel viu a nuvem de glória
retirar-se de Jerusalém e mover-se para o leste através do vale de Cedrom até o
monte das Oliveiras. No entanto, Deus não havia abandonado a cidade para
sempre; mais tarde Ezequiel descreverá a glória de Deus retornando a Jerusalém
(cap. 43; veja 47.1-12; Zc 14.4 ; At 1.11).
...
 
 











 

 
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1 comentários:
Maravilhoso estudo :)
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.