sábado, 13 de dezembro de 2014
sábado, dezembro 13, 2014
Jamais Desista
Isaías 16:1-14 - A RESPOSTA DE MOABE À AFLIÇÃO ASSÍRIA
Estamos no capítulo 16/66, na terceira
parte do livro de Isaías, na subparte “B”. Como temos dito, a época corresponde
ao período entre 740 a.C e 686 a.C que se encontra detalhada em II Re 15:1 a
20:21, envolvendo os públicos de Israel e Judá.
Parte III – A RESPOSTA DE ISAÍAS AO JULGAMENTO ASSÍRIO – 7:1
– 39:8.
B. Levante internacional durante o julgamento assírio – 13:1
a 27:13.
1. Oráculos acerca de nações específicas – 13:1 ao 23:18 -
continuação.
Nessa seção “1”, como já dissemos, estamos
apresentando as profecias (oráculos) de Isaías relativas às ações de Deus para
com dez nações específicas que desempenharam papéis importantes durante o
período do julgamento assírio. 
Os oráculos também foram igualmente
divididos em 10 partes, envolvendo, portanto, dez nações: a. Babilônia
(Assíria) – 13:1 a 14:27 – já vista.
b. Filístia – 14:28 – 32 – já vista.
c. Moabe – 15:1 – 16:14 – concluiremos
agora. d. Damasco – 17:1-14. e. A Etiópia e o Egito – 18:1 – 20:6. f.
Babilônia – 21:1-10. g. Edom – 21:11-12. h. Arábia – 21:13-17. i. Jerusalém –
22:1-25. j. Tiro – 23:1-18.
c. Moabe – 15:1 – 16:14 - continuação.
Isaías está fazendo predições acerca de dez
nações e continuamos ainda na terceira delas. Ele prediz que Moabe também
sofreria nas mãos dos assírios. 
Suas previsões proféticas foram divididas
em duas partes: (1) A aflição de Moabe (15.1-9) – já vista. (2) A resposta a essa aflição (16.1-14) – veremos agora. 
(2) A resposta a essa aflição (16.1-14).
Nós já vimos que essa profecia fala da derrota
de Moabe em 715 a.C. pelo rei assírio Sargão II (veja também 11:14; 25:10; Jr
48; Ez 25:8-11; Am 2:1-3; Sf 2:8-11) onde várias localidades na terra de Moabe foram
assoladas pelos assírios, o que levou o povo a prantear com seus rituais de
luto – cabeças calvas e barbas raspadas - que foram realizados na ocasião de
sua derrota – vs 15: 1 e 2. 
Agora, passaremos a ver as respostas dos
moabitas a essas aflições a eles impostas pela Assíria. 
Os moabitas eram pastores (Nm 32:4) e enviaram
cordeiros como símbolo de sua submissão (vs 1; cf. 2Rs 3:4) a Judá, desde Sela.
Em Sela estavam os fugitivos de Moabe, num local naturalmente fortificado (em
Edom, perto de Petra), ou numa fortaleza numa montanha (Sela significa
'rocha"). O tributo foi enviado de seu posto avançado para Judá na
esperança de obterem proteção. 
Moabe estaria pedindo abrigo em Judá contra
o destruidor e opressor, ou seja, contra os assírios. Eles tomam conselho,
executam juízo e agem de forma a protegerem os seus e encontrarem asilo em
Judá.
A promessa de Deus era de que o homem
violento teria fim, a destruição seria desfeita e os opressores seriam
consumidos sobre a terra e ele explica isso falando que Deus havia estabelecido
um elo amoroso de aliança com a casa de Davi (55:3; 2Sm 7; 22:51; 1Cr 17; SI 89:28;
132). 
Em Jesus, o Filho de Davi, todas as nações
finalmente encontrarão abrigo (At 15:16-17) e proteção. A esperança para os
moabitas estava no Senhor e nas suas promessas a Davi (veja 9:2-7; 11:1-9). O
reino de Davi seria restaurado um dia, e alguns dos moabitas sobreviventes
fariam parte desse reino renovado (14:1), com um trono firmado – 9:1-7,11:1-5;
Am 9:11-12; At 15:16-17. 
No entanto Moabe era soberbíssimo, altivo,
furioso, mentiroso e haveriam todos de clamar e gemer, mas seriam abatidos.
Isaías identificou-se com a desolação dos
bons vinhedos de Moabe. Foram quebradas as suas melhores plantas e vagueavam no
deserto onde os seus rebentos se estendiam e passavam além do mar.
Fugiu a sua alegria, o regozijo do campo
fértil e não mais cantavam nem se alegravam e tinham cessado todo júbilo. Deus,
diz pelo profeta, que ele mesmo tinha feito cessar todo júbilo.
Deus não é contra a alegria e bons momentos
das nações e dos povos, mas é contra toda opressão e tirania e soberba que
levam as nações a se esquecerem dele e, devido a isso, se aproveitarem dos
pobres, das viúvas e dos órfãos. Não quer temer as consequências evite quebras
as leis de Deus e ande em todos os seus caminhos e estatutos que tudo irá bem
para você e a sua alma.
Por isso que o profeta diz que vibra como
harpa o seu íntimo e o seu coração numa tristeza profunda (v. 9; 21:3-4; cf. Jr
48:36). 
Nos versos de 13 e 14, vemos que esta era a
palavra que o SENHOR há muito pronunciou. O profeta resumiu a aflição de Moabe
em prosa referindo-se tanto a outras revelações do passado quanto a oráculos em
15:1-9 ou 15:1-16.12. 
                desde
Sela, no deserto, até ao monte da filha de Sião. 
                Is
16:2 De outro modo sucederá que serão as filhas de Moabe 
                               junto
aos vaus de Arnom como o pássaro vagueante, 
                                               lançado
fora do ninho. 
                Is
16:3 Toma conselho, 
                executa
juízo, 
                põe
a tua sombra no pino do meio-dia como a noite; 
                esconde
os desterrados, e não descubras os fugitivos. 
                Is
16:4 Habitem contigo os meus desterrados, ó Moabe; 
                               serve-lhes
de refúgio perante a face do destruidor; 
                                               porque
o homem violento terá fim; 
                                               a
destruição é desfeita, e os opressores 
                                                               são
consumidos sobre a terra. 
                Is
16:5 Porque o trono se firmará em benignidade, 
                               e
sobre ele no tabernáculo de Davi se assentará 
                                               em
verdade um que julgue, e busque o juízo, 
                                                               e se apresse a fazer justiça. 
                Is
16:6 Ouvimos da soberba de Moabe, que é soberbíssimo; 
                da
sua altivez, da sua soberba, e do seu furor; porém, 
                               as
suas mentiras não serão firmes. 
                Is
16:7 Portanto Moabe clamará por Moabe; 
                               todos
clamarão; gemereis pelos fundamentos 
                                               de
Quir-Haresete, pois certamente já estão abatidos. 
                Is
16:8 Porque os campos de Hesbom enfraqueceram, 
                               e
a vinha de Sibma; os senhores dos gentios quebraram 
                                               as
suas melhores plantas que haviam chegado 
                                                               a
Jazer e vagueiam no deserto; 
                               os
seus rebentos se estenderam e passaram além do mar. 
                Is
16:9 Por isso prantearei, com o pranto de Jazer, 
                               a
vinha de Sibma; regar-te-ei com as minhas lágrimas, 
                                               ó
Hesbom e Eleale; porque o júbilo dos teus 
                                                               frutos
de verão e da tua sega desapareceu. 
                Is
16:10 E fugiu a alegria e o regozijo do campo fértil, 
                               e
nas vinhas não se canta, nem há júbilo algum; 
                                               já
não se pisarão as uvas nos lagares. 
                                                               Eu
fiz cessar o júbilo. 
                Is
16:11 Por isso o meu íntimo vibra por Moabe como harpa, 
                               e
o meu interior por Quir-Heres. 
                Is
16:12 E será que, quando virem Moabe cansado nos altos, 
                               então
entrará no seu santuário a orar, 
                                               porém
não prevalecerá. 
                Is
16:13 Esta é a palavra que o SENHOR falou contra Moabe 
                               desde
aquele tempo. 
                Is
16:14 Porém agora falou o SENHOR, 
                                dizendo: 
                               Dentro
de três anos (tais como os anos de jornaleiros), 
                                               será
envilecida a gloria de Moabe, com toda a sua 
                                                               grande
multidão; 
                                               e
o restante será pouco, pequeno e impotente.
Seria dentro de três anos que a glória de
Moabe seria envilecida. A sua desolação era iminente, ou seja, logo, logo. Provavelmente
isso seria uma referência ao fim da rebelião contra Sargão II, rei da Assíria,
em 716/715 a.C.  
...
 
 










 

 
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No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.