Estamos vendo desde Lv 11:1, a impureza e o seu
tratamento e chegamos no capítulo 12, que trato do parto.
Por que o parto é uma impureza uma vez que todos nós
viemos ao mundo por meio dele e até o próprio Senhor, em sua forma humana,
assim também passou pelo processo de nascimento, sendo sua mãe virgem?
Era devido ao sangramento que a mãe se tornava
impura – vs. 4-5, 7. Havia também prescrições semelhantes por ocasião da
menstruação das mulheres – vs. 5; 15:19-27. A BEG diz que é possível que, como
o sêmen – 15:16-18 -, o sangramento do parto estivesse relacionado a rituais
cananeus de fertilidade e, portanto, considerado impuro em Israel.
Não achei interessante este comentário e explicação
uma vez que nenhum ritual de canto algum deste planeta poderia ditar regras e
exceções a um povo que recebia tudo do alto, de Deus para ser feito conforme o
modelo e seguindo fielmente as instruções.
Poderia ser o contrário, o povo cananeu passou a
usar o sêmen e o sangramento depois de tomar conhecimento do que era feito por
Israel – pouco provável - ou já utilizava mesmo por causa da natureza humana
caída, mística e supersticiosa herdada de Adão.
Há também uma diferença entre o nascimento de um
menino e de uma menina com relação aos dias que se deve observar até que se
tornasse limpo. Quando o bebê era menina, o tempo era o dobro dos meninos.
Não se tem uma explicação para o fato da mulher ter
de observar 40 dias (33+7) quando dava a luz um menino e 80 (66+14) quando dava
luz a uma menina.
No entanto, em Cristo Jesus, essa disparidade entre
os sexos, no tocante às bênçãos da aliança, é eliminada – Gl 3:28.
Lv
12:1 Falou mais o SENHOR a Moisés, dizendo:
Lv 12:2 Fala aos filhos de
Israel, dizendo:
Se uma mulher
conceber e der à luz um menino,
será
imunda sete dias,
assim como nos
dias da separação da sua enfermidade,
será
imunda.
Lv 12:3 E no dia oitavo se
circuncidará ao menino
a carne do seu
prepúcio.
Lv 12:4 Depois ficará ela trinta
e três dias
no sangue da sua
purificação;
nenhuma coisa santa tocará e não
entrará no santuário
até que se
cumpram os dias da sua purificação.
Lv 12:5 Mas, se der à luz uma
menina
será imunda duas
semanas, como na sua separação;
depois
ficará sessenta e seis dias no sangue
da
sua purificação.
Lv 12:6 E, quando forem
cumpridos os dias da sua purificação
por filho ou por
filha, trará um cordeiro de um ano
por
holocausto, e um pombinho ou uma rola
para
expiação do pecado,
diante da porta
da tenda da congregação, ao sacerdote.
Lv 12:7 O qual o oferecerá
perante o SENHOR,
e por ela fará
propiciação; e será limpa
do
fluxo do seu sangue;
esta é a lei da
que der à luz menino ou menina.
Lv 12:8 Mas, se em sua mão não
houver recursos para um cordeiro,
então tomará duas
rolas, ou dois pombinhos,
um
para o holocausto e outro para
a
propiciação do pecado;
assim
o sacerdote por ela fará expiação,
e
será limpa.
Por causa da oferta apresentada por ocasião do
nascimento de Cristo Jesus, conforme está registrado nos Evangelhos – Lc 2:24,
podemos concluir que a família que trouxe Jesus ao mundo era pobre.
Jesus também foi circuncidado no oitavo dia – Gn
17:12; Gl 4:4-5. A necessidade da purificação surgiu do fato que a mãe Maria
era considerada cerimonialmente impura por sete dias após o parto de um menino
– 12:2. Durante outros 33 dias – que juntos com os sete daria 40 dias – ela
deveria ficar distante das coisas sagradas.
Somente após isso é que ela deveria oferecer o
sacrifício devido que no caso deles foi a oferta de uma pessoa pobre. Era
somente o filho homem de cada mulher que era apresentado ao Senhor – Êx 13:2.
Fique à vontade para tecer seus comentários. No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 : devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.
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2 comentários:
a minha resposta nao foi dada
Por favor, qual seria a pergunta?
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