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domingo, 29 de abril de 2018

A Importância da Escola Bíblica Dominical (EBD)

| Para nossa reflexão:

Muitos cristãos ainda desconhecem o prazer de frequentar assiduamente a Escola Bíblica Dominical. Para eles, o desafio de acordarem mais cedo no domingo parece algo intransponível. Mas qual é, de fato, a importância dessa programação no domingo? Por que deveríamos considerar participar da Escola Dominical? Abaixo, seguem algumas sugestões.

• A Escola Dominical ajuda a aumentar o seu conhecimento bíblico. O estudo de diferentes assuntos à luz das Escrituras auxilia o aluno a conhecer mais o conteúdo bíblico, bem como a manusear melhor o Livro Sagrado.

• A Escola Dominical contribui para o seu crescimento espiritual. Cada sala de aula na Escola Dominical contém alunos e professores que se interessam por nossos dilemas, acompanham-nos em oração e nos oferecem exemplo de vida cristã. Dessa maneira, esses momentos se tornam fundamentais para o nosso avanço na fé e crescimento na comunhão dos santos.

• A Escola Dominical nos ensina de maneira mais prática o que significa “pertencer”. Nesse ambiente, somos reconhecidos pessoalmente e podemos compartilhar nossas necessidades e preocupações de maneira mais direta. Enfim, nesses momentos sabemos que, de fato, pertencemos a uma família!

• A Escola Dominical ajuda a estabelecer relacionamentos mais aprofundados. Assim como somos conhecidos no nível pessoal, também conhecemos novas pessoas e ouvimos a história delas. E esse processo pode resultar em amizades profundas.

• A Escola Dominical apresenta inúmeras oportunidades de servir a outros. Nesses momentos podemos identificar pessoas que necessitam de nossa ajuda, podemos servir no arranjo das cadeiras, abrindo a Bíblia para quem não está tão familiarizado com ela ou até mesmo recebendo melhor um visitante.

• A Escola Dominical providencia um lugar onde toda a família será alimentada. O fato de haver divisões em classes proporciona que as crianças aprendam segundo sua capacidade e interesse, bem como ajuda os adultos a tratarem de temas mais apropriados a eles. Assim, toda a família poderá ser beneficiada nesse contexto.

Dessa maneira, se você já frequenta a Escola Dominical continue com esse propósito. 

Se você ainda não o faz, considere mudar os seus hábitos e acorde mais cedo para estudar a Bíblia conosco!

(texto atribuído ao Pr. Valdeci Santos)
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Temos (Ministério Mais de Deus e, em breve no Ministério Os Semeadores): 
- classe de família 
- crianças (toda faixa etária) 
- classe adolescentes 
- classe jovens 
- classe de atualidades
- classe de intercessão

terça-feira, 10 de abril de 2018

FOCO NO ALVO!


Certa vez um arqueiro experiente convidou seu aluno para assistir a uma demonstração. Ao chegarem diante de uma árvore, o arqueiro pegou uma flor e a colocou em um dos galhos da árvore. Em seguida pegou o arco e flecha e posicionou-se a uma distância de cem passos da árvore. Amarrou uma venda nos olhos e perguntou ao aluno:

— Quantas vezes você já me viu praticar este esporte?

— Todos os dias — respondeu o discípulo.— E sempre o vi acertar na rosa a uma distância de trezentos passos, mas nunca vendado.

De olhos vendados, o arqueiro esticou o arco e disparou. A flecha nem sequer atingiu a árvore, passando longe do alvo, a uma distância constrangedora.

— O senhor errou! — espantou-se o discípulo. — Achei que queria me mostrar o poder de sua experiência!

Ao que o arqueiro respondeu:

— Eu lhe dei aqui a lição mais importante sobre o poder do pensamento! Quando desejar uma coisa, concentre-se nela: ninguém jamais será capaz de atingir um alvo que não consegue ver.

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim,
Prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Filipenses 3.13,14).

PR JORGE PERES

sábado, 31 de março de 2018

ARREBATAMENTO - Prof. Edifran Júnior


Em relação ao arrebatamento:
1) Pré-milenismo dispensacionalista:
O arrebatamento é divido em duas fases. A primeira invisível para a Igreja. A segunda, após a Grande Tribulação com a Igreja.  Nessa visão, a Grande Tribulação não é para a igreja e sim para os ímpios e para o povo judeu desobediente.  A seleção de diferentes textos fazendo encaixes apontam para isso.
2) Pré-milenismo Clássico:
O arrebatamento e a vinda ( parousia) é um único  evento depois da Grande Tribulação. A exegese dos evangelhos e das epístolas de forma alinhada apontam para um único evento.
3) Pós-Milenismo:
Devido uma hermenêutica preterista, a Grande Tribulação já aconteceu durante os anos 66/70 da era cristã. Assim sendo, a igreja vai apenas pregar o evangelho até que boa parte da humanidade se converta... Isso já é o milênio. Após essa conversão da maioria, então Jesus virá. Aqui o arrebatamento é apenas um símbolo da união definitiva de Cristo e a Igreja. Através das parábolas do reino e do texto base de 1Co 15, essa interpretação é possível.
4) Amilenismo:
O milênio é espiritual e começou desde a morte de Cristo na cruz. Após um período de intensa tribulação, Jesus virá em um único evento. No arrebatamento/parousia ele se encontrará para sempre com a igreja. A interpretação simbólica do Apocalipse 20 e a divisão desse livro em 7 momentos cíclicos faz dela uma corrente atraente também.
Essa é uma síntese em relação ao arrebatamento e ao conteúdo delas.
Em acréscimo, dando um parecer científico/teológico. Afirmo que, nenhuma delas consegue fechar a discussão. O assunto não é definitivo. Todas essas interpretações são  resultantes de desenvolturas sociais. Vejamos:
1. O pré-milenismo clássico pós-tribulacionista surgiu em um tempo de intensa perseguição em que a patrística/pais da igreja acreditavam que a vinda de Jesus seria imediatamente após aquele período que para eles era a grande tribulação.
2. O pré-milenismo dispensacionalista surgiu no período do movimento antissemita. Daí a Igreja nos Estados Unidos se voltar para os estudos em relação à Igreja e Israel. O apoio aos judeus pós segunda guerra mundial conduziu ao surgimento dessa corrente. Até mesmo a "visão" da Margareth foi concebida nesse contexto. A influência do seminário de Dallas, o contexto político e o nascente pentecostalismo fez um casamento perfeito para proliferação dessa visão, até hoje a mais popular nas igrejas pentecostais.
3) O Pós-Milenismo aparece no contexto sociológico do século XVII e XVIII, período em que o protestantismo estava crescendo no mundo inteiro. Os grandes avivamentos desse período, as missões, nomes como Jonathan Edwards, John Wesley, George Whitified e outros  "explodindo" e a nova América com o poder do evangelho. Assim, passou-se a acreditar que o mundo ou parte dele se converteria a Cristo.
4) O Amilenismo é resultado da influência da hermenêutica alegórica da escola de Filo sobre Agostinho de Hipona e seus contemporâneos. Naquele contexto social era comum interpretar quase tudo de forma alegórica, figurada, dando um sentido mais "profundo" aos textos. Nisso resulta o Amilenismo que irá influenciar Lutero, Calvino Martin Burcer, etc.
Prof. Edifran Júnior.


sexta-feira, 30 de março de 2018

... MUITO ALÉM DOS RÓTULOS...


Fui criado no interior de Goiás e sempre perto (não muito) de casa tinha uma quitanda, um armazém ou ainda, para os mais antigos,  um empório aonde minha mãe sempre me enviava para comprar alguma coisa para ela. Isso era o máximo, porque eu amava ir ao mercadinho.
Era um parque de diversões para uma Criança de 7 anos crescendo em uma cidade pequena de Goiás!
Chegava lá e pedia leite fresco da vaca recém ordenhada sem adição de nada. Leite puro, grosso, branco e cremoso. Pedia farinha, feijão, arroz e etc. E lembro-me claramente das sacas de estopa no chão sendo invadidas pelo caneco de alumínio retirando seu produto do interior.
Era demais porque eu tinha certeza da qualidade daquele produto. Eu sabia que era fresco, saudável e bem cuidado. Eu via o produto!
Mas aí os mega supermercados chegaram e com eles o marketing importado do exterior dizendo subliminarmente que o melhor produto era aquele que tinha a melhor embalagem e fomos levados de embalagem em embalagem até que os problema de saúde com a alimentação vieram.
E hoje temos a necessidade de irmos além dos rótulos. Queremos saber o que tem no interior! Tem lactose? Tem Glúten? Quanto de Sódio?
Parece-me que importamos isso para a Igreja hoje. 
Na Igreja e nos ministérios também prestamos mais atenção nos rótulos e embalagens do que no interior.
Canta bem? É estiloso? É bonito?
Fala bem? Tem talento? Tem habilidade?
Parece-me que além dessas perguntas precisamos voltar a fazer outras perguntas. Perguntas que revelem o interior, o conteúdo e não a embalagem como:
Ama a Jesus? É convertido? É frutífero na Igreja local aonde faz parte e congrega? Como anda a vida de oração? Como anda a leitura da Bíblia?
É chegado um tempo no Brasil onde só a embalagem não vai mais conseguir enganar as pessoas porque elas buscarão pela essência.
A essência é Jesus!
Busque-o de todo o seu coração!
Ser bem apresentável é importante.
Cantar bem é importante.
Dançar bem é importante.
Tocar, liderar, fazer qualquer outra coisa da área técnica é importante.
Mas ser um íntimo conhecedor de Jesus, obedecer aos seus mandamentos, viver em santidade e amá-lo de todo o coração é ESSENCIAL.
Att. Mágdiel Martins Ramos

sexta-feira, 23 de março de 2018

EDITORA E LIVRARIA OS SEMEADORES

Venha nos visitar e conhecer nossos produtos e promoções






domingo, 7 de janeiro de 2018

EPIFANIA


EPIFANIA
Do grego epifáneia, o termo "Epifania" significa Manifestação e, juntamente com seus cognatos, é, comumente, utilizado em o Novo Testamento para referir-se à manifestação salvífica de Deus em Cristo.
Hoje[1], o Cristianismo Histórico, portanto, celebra a Epifania de Cristo, a saber, sua manifestação através de seu nascimento (cf.Jo.1.14;Mt.1-2;Lc.1-2), diante dos Magos do Oriente (cf.Mt.2.1-2,10-11), em seu Batismo (cf.Mt.3.13-17,par.), e em seu primeiro sinal em Caná da Galiléia (cf.Jo.2.1-11), quando verte, miraculosamente, água em vinho (símbolo da Nova Aliança em seu sangue purificador).
Tal Tradição Histórica é pré-constantiniana, sendo observada pela Igreja Cristã Primitiva do Oriente desde o III século a.D., no Egito, e, posteriormente, também nas Igrejas de Jerusalém e Síria, no IV século a.D. Celebramos, portanto, a Manifestação de (Deus em) Cristo Jesus, com fins a execução do Plano salvífico de Deus, pois como escrevera São Paulo, "Porque a graça salvadora de Deus se manifestou [epefáne] aos homens." (Cf.Tt.2.11,13).
Soli Deo Gloria.
(D.F.Izidro – escritor da Editora Os Semeadores – https://www.ossemeadores.com.br)


[1] Na verdade, seria no dia 6 de Janeiro (Natividade de Jesus, na Igreja do Oriente). Mas, para efeito de celebração dominical, se celebra hoje (Domingo). O Natal na Igreja do Oriente é em 6 de Janeiro. Na Rússia, porém, se celebra no dia 7. Essa variação de datas, no Cristianismo Oriental, é comum devido às idiossincrasias de cada povo, cultura, tradição, história e região. Recomendamos ver o vídeo sobre o Natal na Igreja Primitiva: www.dfizidro.blogspot.com.br [https://youtu.be/SC2LDdtCFlg], do mesmo autor, onde notaremos a preservação da  essência do seu pensamento crítico a respeito.


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domingo, 24 de dezembro de 2017

Natal! O que é? O que significa?

Paradoxalmente, há (ainda?) muitos que não sabem, que não compreendem.
Do latim "natalis", que quer dizer Nascimento ou Natividade. O termo tradicional evoca o mistério da Encarnação do Filho de Deus, por ocasião do nascimento do infante Jesus, com fins à Revelação de Deus e à Salvação do mundo, pelo mérito de sua vida, morte, ressurreição e ascensão.
Disse "mistério", do latim misterium, pois tal Encarnação, pelo Evangelho muito bem atestada (cf.Jo.1.1,2,14,18), reúne três atos fenomênicos irracionalizáveis (grosso modo, inexplicáveis), a saber, que:
a)     A Palavra de Deus, pré-eterna,outrora oculta na eternidade do passado, se revestiu da fraca, finita e inferior humanidade (cf.Jo.1.1,2,13,14).
b)     O humano e o divino se uniram, misteriosamente, para nunca mais se separarem, em Cristo, sendo esse último agora (e para sempre) Deus e Homem (cf.1Tm.2.5) - o finito e o infinito reunidos em uma só pessoa, teantropicamente.
c)     Deus, em Cristo Jesus, penetrou no Tempo e no Espaço; na História (dos homens); o ente Divino, portanto, atemporal, Deus, entra no tempo;
O historiador protocristão São Lucas busca, assim, situar a Natividade do Cristo, como a manifestação salvadora de Deus aos homens, em uma determinada configuração da história, mostrando assim que o mistério da salvação por meio do nascimento de Cristo Jesus é, outrossim, não mais um mito, mas um acontecimento histórico (cf.Lc.2.1ss.).
A concretização desse mistério é, indubitavelmente, com fins a Salvação dos homens e a glória de Deus.
Tendo, então, assim, porque celebrar com júbilo o nascimento do Filho de Deus, Salvador do mundo, só nos resta, festejar, louvar a Deus, por tão grande salvação (Cf.Hb.2.4), e dizer àqueles que dessa fé participam:
Feliz Natal! 
Mensagem natalina de prof.D.F.Izidro e Rose Izidro.
_________________________
(O prof.D.F.Izidro é escritor da EDITORA OS SEMEADORES com sua obra EXEGESE BÍBLICA - (https://www.ossemeadores.com.br/livro-impresso-exegese-biblica) Aproveitando o ensejo, desejamos a todos um FELIZ NATAL!)

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domingo, 10 de setembro de 2017

PESQUISE NA BÍBLIA OS SEMEADORES - PROJETO 1189 - AQUI!

Estamos disponibilizando, abaixo, os links de nossas postagens referente a cada capítulo da Bíblia de nosso Projeto 1189 que começou em 21 de abril 2016 e será concluído em 23 de julho de 2019.


  • Conheça nosso Projeto 1189 no YouTube.

Em cada capítulo da Bíblia, você encontrará uma narrativa escrita - com gráficos, tabelas, imagens e textos - e um link de vídeo dessa postagem no YouTube. Confira!


GÊNESIS

ÊXODO

LEVÍTICO

NÚMEROS

DEUTERONÔMIO

JOSUÉ

JUÍZES

RUTE
01 02 03 04

I SAMUEL
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 
31

II SAMUEL
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 

I REIS
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 
21 22

II REIS
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 

I CRÔNICAS

II CRÔNICAS

ESDRAS
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

NEEMIAS
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 
11 12 13

ESTER
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 

SALMOS
001 002 003 004 005 006 007 008 009 010
011 012 013 014 015 016 017 018 019 020
021 022 023 024 025 026 027 028 029 030
031 032 033 034 035 036 037 038 039 040
041 042 043 044 045 046 047 048 049 050
051 052 053 054 055 056 057 058 059 060
061 062 063 064 065 066 067 068 069 070
071 072 073 074 075 076 077 078 079 080
081 082 083 084 085 086 087 088 089 090
091 092 093 094 095 096 097 098 099 100
101 102 103 104 105 106 107 108 109 110
111 112 113 114 115 116 117 118 119 120
121 122 123 124 125 126 127 128 129 130
131 132 133 134 135 136 137 138 139 140
141 142 143 144 145 146 147 148 149 150

PROVÉRBIOS
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31

ECLESIASTES
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


CANTARES DE SALOMÃO
1 2 3 4 5 6 7 8


ISAÍAS


JEREMIAS
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 
51 52 

LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS
01 02 03 04 05 06 07 08 09 10
11 12 


Obs.: Nosso Projeto 1189 no YouTube começou em 21/04/2016 e será concluído em 23/07/2019. A liberação de cada livro se dará à medida que formos concluindo cada um deles. Eles estão sendo liberados na mesma ordem dos livros bíblicos. 

Estaremos disponibilizando cada livro da Bíblia de nosso projeto 1189 assim que formos concluindo. Se o livro de seu interesse ainda não se encontra aqui, aguarde, que com certeza, logo estará. Não esqueça de citar a fonte quando for fazer citações, referências em seus posts, pregações e livros. Acompanhe-nos no YouTube e em nossas redes e mídias sociais. Ajude-nos com suas orações!

Quer contribuir/ajudar? Estamos com o firme propósito de confeccionarmos uma edição especial da BÍBLIA OS SEMEADORES com todos nossos links e posts e referências [  ] sim!



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QUADRO RESUMO DA BÍBLIA C/ QUANTIDADES DE CAPÍTULOS, VERSÍCULOS E MÉDIA DE   VERSÍCULOS/CAPÍTULO
Antigo Testamento
n Livro Sigla Q_cap Q_vs média
1 Gênesis Gn 50 1533 31
2 Êxodo Êx 40 1213 30
3 Levítico Lv 27 859 32
4 Números Nm 36 1288 36
5 Deuteronômio Dt 34 959 28
6 Josué Js 24 658 27
7 Juízes Jz 21 619 29
8 Rute Rt 4 85 21
9 1 Samuel 1Sm 31 811 26
10 2 Samuel 2Sm 24 695 29
11 1 Reis 1Rs 22 817 37
12 2 Reis 2Rs 25 719 29
13 1 Crônicas 1Cr 29 942 32
14 2 Crônicas 2Cr 36 822 23
15 Esdras Ed 10 280 28
16 Neemias Ne 13 406 31
17 Ester Et 10 167 17
18 42 1070 25
19 Salmos Sl 150 2461 16
20 Provérbios Pv 31 915 30
21 Eclesiastes Ec 12 222 19
22 Cantares Ct 8 117 15
23 Isaías Is 66 1292 20
24 Jeremias Jr 52 1364 26
25 Lamentações Lm 5 154 31
26 Ezequiel Ez 48 1273 27
27 Daniel Dn 12 357 30
28 Oseias Os 14 197 14
29 Joel Jl 3 73 24
30 Amós Am 9 146 16
31 Obadias Ob 1 21 21
32 Jonas Jn 4 48 12
33 Miqueias Mq 7 105 15
34 Naum Na 3 47 16
35 Habacuque Hc 3 56 19
36 Sofonias Sf 3 53 18
37 Ageu Ag 2 38 19
38 Zacarias Zc 14 211 15
39 Malaquias Ml 4 55 14
total   929 23148 25
Novo Testamento
n Livro Sigla Q_cap Q_vs média
1 Mateus Mt 28 1071 38
2 Marcos Mc 16 678 42
3 Lucas Lc 24 1151 48
4 João Jo 21 879 42
5 Atos dos Apóstolos At 28 1007 36
6 Romanos Rm 16 433 27
7 1 Coríntios 1Co 16 437 27
8 2 Coríntios 2Co 13 256 20
9 Gálatas Gl 6 149 25
10 Efésios Ef 6 155 26
11 Filipenses Fp 4 104 26
12 Colossenses Cl 4 95 24
13 1 Tessalonicenses 1Ts 5 89 18
14 2 Tessalonicenses 2Ts 3 47 16
15 1 Timóteo 1Tm 6 113 19
16 2 Timóteo 2Tm 4 83 21
17 Tito Tt 3 46 15
18 Filemom Fm 1 25 25
19 Hebreus Hb 13 303 23
20 Tiago Tg 5 108 22
21 1 Pedro 1Pe 5 105 21
22 2 Pedro 2Pe 3 61 20
23 1 João 1Jo 5 105 21
24 2 João 2Jo 1 13 13
25 3 João 3Jo 1 15 15
26 Judas Jd 1 25 25
27 Apocalipse Ap 22 404 18
total 260 7957 31
total geral 1189 31105 28