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sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Atos 26 1-32 - O TESTEMUNHO DE PAULO DIANTE DAS AUTORIDADES.

Como já dissemos, Atos foi escrito para orientar a igreja em sua missão permanente por meio do relato de como o Espírito Santo capacitou os apóstolos para propagar o testemunho de Cristo ao mundo gentio. Estamos no capítulo 26, da parte IV.
Breve síntese do capítulo 26
Paulo então diante daqueles que ali estavam e que eram os grandes da sociedade fala em sua defesa e lhes expõe seu testemunho contando um pouco de sua vida antes de conhecer a Jesus e como perseguia, na ignorância a igreja do Senhor. Chegou, em seu zelo, à prática de tortura para obrigar os cristãos a blasfemarem de Jesus.
Mas de repente se encontra com Cristo, ou melhor, Cristo lhe aparece e lhe deixa cego porque vira um resplendor no Senhor maior do que a luz do sol tanto que o cegou completamente. Assim é quando nos encontramos com Cristo, a verdade, ela brilha tão intensamente e mais fortemente que tudo o que víamos antes, são agora trevas.
De perseguidor feroz e zeloso dos cristãos, agora passa a ser pregador e defensor do evangelho. Festo não suportando sua fala que começa a invadir o seu mundo revelando Cristo, resisti-lhe e diz que ele está louco por causa das muitas letras. O rei Agripa chega a confessar que quase ia se convertendo.
Vejamos o presente capítulo com mais detalhes, conforme ajuda da BEG:
IV. O TESTEMUNHO APOSTÓLICO AOS CONFINS DA TERRA (13.1-28.31) – continuação.
Como já dissemos, Paulo, como testemunha apostólica de Cristo, sofreu a mesma perseguição que os apóstolos haviam sofrido antes dele. Em suas três viagens missionárias e em suas prisões, Paulo levou o evangelho aos confins da terra e foi capacitado poderosamente pelo Espírito Santo para dar testemunho da verdade e chamar muitos judeus e gentios à fé.
Essa parte foi dividida em 7 seções: A. A primeira viagem missionária de Paulo (13.1-14.28) – já vimos; B. O concílio de Jerusalém (15.1-35) – já vimos; C. A segunda viagem missionária de Paulo (15.36-18.22) – já vimos; D. A terceira viagem missionária de Paulo (18.23-21.14) – já vimos; E. A detenção, o julgamento e a prisão de Paulo em Jerusalém (21.15-26.32) – estamos vendo; F A viagem de Paulo a Roma (27.1-28.16); e, G. Os dois anos do ministério de Paulo na sua prisão domiciliar em Roma (28.17-31).
E. A detenção, o julgamento e a prisão de Paulo em Jerusalém (21.15-26.32) - continuação.
Como dissemos, veremos até o capítulo 26, a detenção, o julgamento e a prisão de Paulo na Palestina. Lucas registra como os judeus incrédulos fizeram falsas acusações contra Paulo quando este retornou a Jerusalém para celebrar a festa de Pentecostes. Essa série de acontecimentos mostra que Paulo não foi responsável pela discórdia que ocorreu entre ele e os judeus incrédulos.
O rei Agripa se dirige a Paulo e lhe concede permissão para falar diante daquelas autoridades. Paulo faz sinal com a mão e começa seu discurso, sua fala, sua pregação.
Em sua introdução, ele se julga feliz de estar tendo aquela oportunidade, primeiramente de se defender das falsas acusações dos judeus e, em segundo lugar, estava mais tranquilo porque o rei era conhecedor dos costumes e das controvérsias dos judeus.
Herodes Agripa II (27-c.100 d.C.), neto de Herodes, o Grande, e filho de Herodes Agripa I (que perseguiu a igreja; 12.1-23), tinha bastante conhecimento sobre as questões judaicas.
Embora tivesse muita influência em assuntos religiosos, por causa da sua autoridade política para nomear sumos sacerdotes, Agripa II não era um governante popular entre os judeus por causa de seu relacionamento incestuoso com Berenice.
Ele declara que todos os judeus estavam cientes de como ele vivera entre eles, pois era fariseu, conforme a seita mais severa. Paulo, que conhecia os fundamentos intelectuais de Agripa II, salientou a sua dependência do Deus de seus pais (24.14) e a sua ligação com o farisaísmo (Fp 3.5-6) para demonstrar a legitimidade do seu judaísmo, enfatizando que o Deus de seus pais havia prometido ressuscitar o corpo, algo que os judeus (em sua maioria) e os fariseus (particularmente) acreditavam e que era a base das acusações contra de.
Dos versos 6 ao 11, Paulo fala da sua esperança, das promessas de Deus relacionadas à ressurreição e do nome de Jesus Cristo que agora ele pregava e falava. Ele também explica que em seu zelo, perseguiu e feriu muitos cristãos ao ponto de concordar com toda as mortes deles das quais teve a oportunidade de votar.
Em seguida, fala de sua experiência pessoal com Cristo Jesus – vs. 12-14. A experiência de Paulo na estrada para Damasco (9.1-19) foi tão importante para ele que ele a relatou duas vezes: uma vez perante a multidão de judeus em Jerusalém (22.6-16) e novamente, dessa vez perante um público de maioria pagã em Cesareia.
Nesse relato, Paulo falou sobre "uma luz no céu, mais resplandecente que o sol, que brilhou ao redor de mim e dos que iam comigo" (vs. 13) e da voz que falou com ele em "hebraico" (vs. 14; ou, talvez, em aramaico, que era o dialeto semita da Terra Santa, e não em grego, que era a língua que esse público pagão estava acostumado a ouvir).
Ele também comentou o que a voz lhe disse: "Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões" (vs. 14). Essa era uma expressão bastante significativa para uma cultura que dependia da criação de gado.
Ele lhes explica os detalhes da sua visão especial com ênfase em sua missão.
Jesus, explica Paulo, tinha aparecido a ele e dado ordens para se levantar, ficar de pé, pois que estaria sendo constituído servo e testemunha do que veria a respeito de Cristo e também do que ainda ser-lhe-ia mostrado por ele. Paulo seria livrado do seu próprio povo e dos gentios, aos quais estaria sendo enviado para abrir-lhes os olhos e convertê-los das trevas para a luz, e do poder de Satanás para Deus, a fim de receberem o perdão dos pecados e a herança entre os que seriam santificados pela fé nele, em Jesus Cristo.
Continua Paulo dizendo ao rei que não tinha sido infiel à visão e que, portanto, tinha pregado primeiro em Damasco, depois em Jerusalém, depois em toda a Judéia e ainda aos gentios. Sua pregação consistia em lhes anunciar a necessidade urgente de se arrependerem, de se voltarem para Deus e ainda de praticarem obras que provassem esse arrependimento para não ficar apenas nas palavras.
Ele continua explicando que por causa de sua pregação, os judeus estavam tentando matá-lo, mas ele tinha sempre contado com a ajuda de Deus e por isso estava dando seu testemunho a pequenos e grandes, gente simples e importantes, não anunciando nada mais além do que já fora prometido pelos profetas e por Moisés, ou seja, que Cristo devia padecer – vs. 23 – e depois ressuscitar. Sendo ele o primeiro, indicava, com isso, que haveria, depois, a ressurreição dos mortos para todos os seus seguidores.
Os judeus tinham dificuldade para aceitar a doutrina de que o Messias teria de sofrer e morrer. Jesus e seus apóstolos ensinaram essa doutrina a partir das Escrituras (Lc 24.27; At 17.2-3; 1Co 15.3-4), mas mesmo assim os judeus rejeitaram esse ensino, prenderam Paulo e queriam matá-lo.
Cristo depois de sofrer, foi o primeiro a ressuscitar dentre os mortos, proclamando, em seguida, a luz para o seu próprio povo e para os gentios.
Festo o tinha ouvido até aquele momento, mas o interrompe e lhe fala que as suas muitas letras o estavam fazendo delirar. Paulo se defende afirmando não estar louco, mas que sua fala refletia o que era verdadeiro e de bom senso, portanto deveria ser considerado.
Paulo, aproveitando a oportunidade, instiga o rei a confessar sua crença nos profetas. Com essa pergunta, Paulo colocou Agripa II num dilema: se respondesse que não, atrairia a fúria dos judeus; se respondesse que sim, ficaria em apuros porque Paulo lhe pediria para crer no evangelho.
O rei lhe responde ou que faltou pouco para que fosse persuadido a se fazer cristão; ou "Achas que podes persuadir-me a me tornar um cristão?" O rei usou a tática da procrastinação, querendo com isso dizer que um sermão de meia hora não era tempo suficiente para que alguém se tornasse cristão.
No século 1, a palavra "cristão" tinha um sentido depreciativo e até de zombaria (1 Pe 4.16; cf. At 11.26). As palavras de Agripa demonstraram a sua falta de sinceridade.
Paulo ainda retruca dizendo que não importava se em pouco ou se em muito, fosse ele, o rei, e todos os que o ouvem convertidos. Sua oração era que todos os que o ouviam se tornassem como ele, exceto as algemas – vs. 29.
Encerrada a sessão, se levantaram o rei e sua esposa, o governador Festo e todos os que os acompanhavam e falaram entre si sobre a situação de Paulo que poderia estar livre se não tivesse apelado para César.
At 26:1 A seguir, Agripa, dirigindo-se a Paulo, disse:
                É permitido que uses da palavra em tua defesa.
Então, Paulo, estendendo a mão, passou a defender-se nestes termos:
                At 26:2 Tenho-me por feliz, ó rei Agripa, pelo privilégio de, hoje,
na tua presença, poder produzir a minha defesa
de todas as acusações feitas contra mim
pelos judeus;
                At 26:3 mormente porque és versado em todos os costumes
                e questões que há entre os judeus;
                               por isso, eu te peço que me ouças com paciência.
                At 26:4 Quanto à minha vida,
                               desde a mocidade, como decorreu desde o princípio
entre o meu povo e em Jerusalém,
                                                               todos os judeus a conhecem;
                At 26:5 pois, na verdade, eu era conhecido deles desde o princípio,
                               se assim o quiserem testemunhar,
                porque vivi fariseu conforme a seita mais severa da nossa religião.
                At 26:6 E, agora, estou sendo julgado
                               por causa da esperança da promessa
que por Deus foi feita a nossos pais,
                At 26:7 a qual as nossas doze tribos,
                               servindo a Deus fervorosamente de noite e de dia,
almejam alcançar;
                é no tocante a esta esperança, ó rei,
                                que eu sou acusado pelos judeus.
                At 26:8 Por que se julga incrível entre vós
                               que Deus ressuscite os mortos?
                At 26:9 Na verdade, a mim me parecia que muitas coisas
devia eu praticar
                               contra o nome de Jesus, o Nazareno;
                At 26:10 e assim procedi em Jerusalém.
                Havendo eu recebido autorização dos principais sacerdotes,
                               encerrei muitos dos santos nas prisões;
                               e contra estes dava o meu voto, quando os matavam.
                At 26:11 Muitas vezes, os castiguei por todas as sinagogas,
                               obrigando-os até a blasfemar.
                E, demasiadamente enfurecido contra eles,
                               mesmo por cidades estranhas os perseguia.
                At 26:12 Com estes intuitos, parti para Damasco,
                               levando autorização dos principais sacerdotes
e por eles comissionado.
                At 26:13 Ao meio-dia, ó rei,
                               indo eu caminho fora,
                                               vi uma luz no céu,
                                                               mais resplandecente que o sol,
                                                                              que brilhou ao redor de mim
                                                                              e dos que iam comigo.
                At 26:14 E, caindo todos nós por terra,
                               ouvi uma voz que me falava em língua hebraica:
                                               Saulo, Saulo, por que me persegues?
                                               Dura coisa é recalcitrares contra os aguilhões.
                At 26:15 Então, eu perguntei:
                               Quem és tu, Senhor?
                Ao que o Senhor respondeu:
                               Eu sou Jesus, a quem tu persegues.
                At 26:16 Mas levanta-te
                               e firma-te sobre teus pés,
                                               porque por isto te apareci,
                                                               para te constituir ministro e testemunha,
tanto das coisas em que me viste
                                                                              como daquelas pelas quais
te aparecerei ainda,
                               At 26:17 livrando-te do povo e dos gentios,
                                               para os quais eu te envio,
                               At 26:18 para lhes abrires os olhos
                                               e os converteres
                                                               das trevas para a luz
                                                               e da potestade de Satanás para Deus,
                                               a fim de que recebam eles remissão de pecados
                                               e herança entre os que são santificados
                                                               pela fé em mim.
                At 26:19 Pelo que, ó rei Agripa,
                               não fui desobediente à visão celestial,
                                               At 26:20 mas anunciei primeiramente
aos de Damasco e em Jerusalém,
                                               por toda a região da Judéia, e aos gentios,
                                                               que se arrependessem
                                                               e se convertessem a Deus,
                                                                              praticando obras
dignas de arrependimento.
                At 26:21 Por causa disto, alguns judeus me prenderam,
                               estando eu no templo,
                               e tentaram matar-me.
                At 26:22 Mas, alcançando socorro de Deus,
                               permaneço até ao dia de hoje, dando testemunho,
                                               tanto a pequenos como a grandes,
                                               nada dizendo, senão o que os profetas e Moisés
                                                               disseram haver de acontecer,
                               At 26:23 isto é,
                                               que o Cristo devia padecer
                                               e, sendo o primeiro da ressurreição dos mortos,
                                                               anunciaria a luz ao povo e aos gentios.
At 26:24 Dizendo ele estas coisas em sua defesa,
                Festo o interrompeu em alta voz:
                               Estás louco, Paulo! As muitas letras te fazem delirar!
At 26:25 Paulo, porém, respondeu:
                Não estou louco, ó excelentíssimo Festo!
                               Pelo contrário, digo palavras de verdade e de bom senso.
                At 26:26 Porque tudo isto é do conhecimento do rei,
                               a quem me dirijo com franqueza,
                                               pois estou persuadido de que nenhuma destas coisas
lhe é oculta;
                                               porquanto nada se passou
em algum lugar escondido.
                At 26:27 Acreditas, ó rei Agripa, nos profetas?
                               Bem sei que acreditas.
At 26:28 Então, Agripa se dirigiu a Paulo e disse:
                Por pouco me persuades a me fazer cristão.
At 26:29 Paulo respondeu:
                Assim Deus permitisse que,
                               por pouco ou por muito,
                                               não apenas tu, ó rei,
                                                               porém todos os que hoje me ouvem
                                                                              se tornassem tais qual eu sou,
                                                                                              exceto estas cadeias.
At 26:30 A essa altura,
                levantou-se o rei,
                e também o governador,
                e Berenice,
                bem como os que estavam assentados com eles;
                               At 26:31 e, havendo-se retirado,
                                               falavam uns com os outros, dizendo:
                Este homem nada tem feito passível de morte ou de prisão.
At 26:32 Então, Agripa se dirigiu a Festo e disse:
                Este homem bem podia ser solto,
                               se não tivesse apelado para César.
Todos chegam a conclusão de que Paulo deveria ser solto porque nada viram nele que fosse digno de prisão, mas este tinha apelado para César porque era plano de Deus levá-lo à Roma.
A verdade estava com Paulo. A salvação de suas almas estava ali com ele e eles resistem à verdade e permanecem no erro para sua própria ruína. E nós, continuaremos a rejeitar o conhecimento de Deus que nos move por meio da pregação de sua palavra?
A Deus toda glória! p/ pr. Daniel Deusdete.
...
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quinta-feira, 26 de novembro de 2015

A SOBERANIA DE DEUS E OS 200 MILHÕES DA MEGA-SENA

Sou apaixonado por esse tema da soberania de Deus!

A SOBERANIA de Deus puxa dois outros assuntos ligados a ela: sua SABEDORIA e, finalmente, sua BONDADE.

Eu irei explicar... em breve!
...

A Soberania de Deus me fascina...Quem disse que eu preciso de 200 milhões de reais ou mesmo 20 mil? É muita encrenca...
Posted by Daniel Deusdete on Quinta, 26 de novembro de 2015
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Atos 25 1-27 - FESTO, DESPREZADOR; PAULO, COM AS PALAVRAS DA VIDA ETERNA.

Como já dissemos, Atos foi escrito para orientar a igreja em sua missão permanente por meio do relato de como o Espírito Santo capacitou os apóstolos para propagar o testemunho de Cristo ao mundo gentio. Estamos no capítulo 25, da parte IV.
Breve síntese do capítulo 25
Festo estava querendo se aparecer diante dos judeus e agradá-los, por isso tinha olhos grandes em Paulo, mas não pela sua vida, nem pelo que Paulo pregava, mas por interesses.
Quem estava no controle da cidade e tinha autoridade não estava nem ai para aquele homem que transportava a palavra de salvação de suas almas. Como pode? Eram desprezadores de bênçãos e perseguidores de maldições. Assim é a humanidade! Lamentável!
Paulo não entra no jogo dele e apela para César e para César que tinha apelado é encaminhado. Paulo tinha em mente a palavra profética que Jesus tinha lhe falado quando o Senhor tinha se posto ao seu lado, na sua cama, em Atos 23:11, e lhe disse para ter coragem porque iria dar seu testemunho também em Roma.
Depois de alguns dias chega ali o rei Agripa e sua mulher Berenice e lá vai Festo se exibir e expõe Paulo, o espetáculo para eles... Nas palavras de Festo um grande desprezo por Jesus e pelo Caminho: “... e particularmente a certo morto, chamado Jesus, que Paulo afirmava estar vivo...”.
Vejamos o presente capítulo com mais detalhes, conforme ajuda da BEG:
IV. O TESTEMUNHO APOSTÓLICO AOS CONFINS DA TERRA (13.1-28.31) – continuação.
Como já dissemos, Paulo, como testemunha apostólica de Cristo, sofreu a mesma perseguição que os apóstolos haviam sofrido antes dele. Em suas três viagens missionárias e em suas prisões, Paulo levou o evangelho aos confins da terra e foi capacitado poderosamente pelo Espírito Santo para dar testemunho da verdade e chamar muitos judeus e gentios à fé.
Essa parte foi dividida em 7 seções: A. A primeira viagem missionária de Paulo (13.1-14.28) – já vimos; B. O concílio de Jerusalém (15.1-35) – já vimos; C. A segunda viagem missionária de Paulo (15.36-18.22) – já vimos; D. A terceira viagem missionária de Paulo (18.23-21.14) – já vimos; E. A detenção, o julgamento e a prisão de Paulo em Jerusalém (21.15-26.32) – estamos vendo; F A viagem de Paulo a Roma (27.1-28.16); e, G. Os dois anos do ministério de Paulo na sua prisão domiciliar em Roma (28.17-31).
E. A detenção, o julgamento e a prisão de Paulo em Jerusalém (21.15-26.32) - continuação.
Como dissemos, veremos até o capítulo 26, a detenção, o julgamento e a prisão de Paulo na Palestina. Lucas registra como os judeus incrédulos fizeram falsas acusações contra Paulo quando este retornou a Jerusalém para celebrar a festa de Pentecostes. Essa série de acontecimentos mostra que Paulo não foi responsável pela discórdia que ocorreu entre ele e os judeus incrédulos.
Festo protegeu Paulo enquanto este esteve sob custódia romana, recusando os pedidos de transferência feitos pelos judeus. Desse modo, Festo salvou a vida de Paulo, uma vez que este desfrutava de sua proteção na Cesareia. Festo observou que ele mesmo iria para o seu quartel-general na Cesareia em breve.
Os judeus queriam Paulo, mas para matá-lo, por isso insistiam com Festo para o enviarem a Jerusalém. Festo pediu a eles que fossem lá acusá-lo, primeiramente e se ficasse provado algo contra ele, poderia ser que conseguissem algum intento.
Eles enviaram alguns judeus que cercaram Paulo com graves acusações contra ele, mas nada disso podiam provar. A partir do vs. 8, Paulo faz sua defesa dizendo e afirmando que nada fizera de errado contra a lei dos judeus, contra o templo ou contra César – vs. 8.
Festo, habilmente e com sutileza, procurou dissuadir Paulo a ir com eles para Jerusalém, mas como ele era cidadão romano, Paulo apelou para César.
Percebendo que Festo estava para conceder o pedido de transferência para Jerusalém, Paulo exerceu seus direitos de cidadão romano e solicitou ser julgado perante César (Nero), em Roma.
Nesse momento da História, Nero, sob a benevolente influência do filósofo estoico Séneca, e ainda não havia demonstrado a sua perversidade contra os cristãos.
Paulo talvez tivesse esperança de poder dialogar com Nero e fazer com que o Cristianismo fosse declarado oficialmente como uma religião lícita.
Festo consultou os seus conselheiros e decidiu que Paulo iria para Roma, para César. Antes disso, alguns dias depois, veio visitar Festo, o rei Agripa e Berenice.
O rei Agripa era Herodes Agripa II, filho de Agripa I e neto de Herodes, o Grande. Berenice era a filha mais velha de Herodes Agripa I. Ficou viúva duas vezes antes de passar a ter um relacionamento incestuoso com seu irmão Herodes Agripa II.
Apesar do escândalo dessa relação, ela, com frequência, era apresentada, em ocasiões oficiais, como sendo a rainha de Herodes (p. ex., vs. 13,23).
Festo explicou a eles o caso de Paulo como um homem deixado por Félix preso e que era odiado pelos chefes dos sacerdotes e pelos principais líderes judeus. Eles tinham contra ele, Paulo, fortes acusações, mas não tinham provas.
O rei Agripa se interessou em ouvir Paulo e este foi trazido à presença deles. Festo queria um motivo para enviá-lo a Roma para ser julgado, por isso aproveitou a ocasião da visita do rei e de sua esposa para pedir ajuda a fim de redigir suas acusações.
Nos vs. 25 e 26, Festo se referiu a Cesar como "imperador" (do grego sebastos, correspondente ao latim augustos, "o venerado”) e "soberano" (do grego kyrios, que significa "senhor”), um termo que passou a ser usado com muita frequência como um título para César, possivelmente visando atribuir-lhe qualidades divinas.
At 25:1 Tendo, pois, Festo assumido o governo da província,
                três dias depois, subiu de Cesareia para Jerusalém;
                               At 25:2 e, logo, os principais sacerdotes
                               e os maiorais dos judeus lhe apresentaram
queixa contra Paulo
                               e lhe solicitavam, At 25:3 pedindo como favor,
em detrimento de Paulo,
                                               que o mandasse vir a Jerusalém,
                                                               armando eles cilada para o matarem
na estrada.
At 25:4 Festo, porém, respondeu achar-se Paulo detido em Cesareia;
e que ele mesmo, muito em breve, partiria para lá.
At 25:5 Portanto, disse ele,
                os que dentre vós estiverem habilitados que desçam comigo;
                e, havendo contra este homem qualquer crime, acusem-no.
At 25:6 E, não se demorando entre eles mais de oito ou dez dias,
                desceu para Cesareia; e, no dia seguinte, assentando-se no tribunal,
                               ordenou que Paulo fosse trazido.
At 25:7 Comparecendo este,
rodearam-no os judeus que haviam descido de Jerusalém,
                trazendo muitas e graves acusações contra ele,
                               as quais, entretanto, não podiam provar.
At 25:8 Paulo, porém, defendendo-se, proferiu as seguintes palavras:
                Nenhum pecado cometi contra a lei dos judeus,
                nem contra o templo,
                nem contra César.
At 25:9 Então, Festo, querendo assegurar o apoio dos judeus,
respondeu a Paulo:
                Queres tu subir a Jerusalém e ser ali julgado por mim
a respeito destas coisas?
At 25:10 Disse-lhe Paulo:
                Estou perante o tribunal de César, onde convém seja eu julgado;
                               nenhum agravo pratiquei contra os judeus,
como tu muito bem sabes.
                At 25:11 Caso, pois, tenha eu praticado algum mal ou crime
digno de morte,
                               estou pronto para morrer;
                se, pelo contrário, não são verdadeiras as coisas de que me acusam,
                               ninguém, para lhes ser agradável, pode entregar-me a eles.
                                               Apelo para César.
At 25:12 Então, Festo, tendo falado com o conselho, respondeu:
                Para César apelaste, para César irás.
At 25:13 Passados alguns dias,
                o rei Agripa e Berenice chegaram a Cesareia a fim de saudar a Festo.
At 25:14 Como se demorassem ali alguns dias,
                Festo expôs ao rei o caso de Paulo, dizendo:
                               Félix deixou aqui preso certo homem,
                                               At 25:15 a respeito de quem os principais sacerdotes
                                               e os anciãos dos judeus apresentaram queixa,
                                                               estando eu em Jerusalém,
pedindo que o condenasse.
                               At 25:16 A eles respondi que não é costume dos romanos
                                               condenar quem quer que seja,
sem que o acusado tenha presentes
                                                               os seus acusadores e possa defender-se
da acusação.
                               At 25:17 De sorte que, chegando eles aqui juntos,
sem nenhuma demora,
                                               no dia seguinte, assentando-me no tribunal,
                                                               determinei fosse trazido o homem;
                                                               At 25:18 e, levantando-se os acusadores,
                                                                              nenhum delito referiram dos crimes
de que eu suspeitava.
                               At 25:19 Traziam contra ele algumas questões referentes
à sua própria religião
                               e particularmente a certo morto, chamado Jesus,
                                               que Paulo afirmava estar vivo.
                               At 25:20 Estando eu perplexo quanto ao modo
de investigar estas coisas,
                                               perguntei-lhe se queria ir a Jerusalém para ser ali
julgado a respeito disso.
                               At 25:21 Mas, havendo Paulo apelado para que ficasse
em custódia para o julgamento de César,
ordenei que o acusado
                                               continuasse detido até que eu o enviasse a César.
At 25:22 Então, Agripa disse a Festo:
                Eu também gostaria de ouvir este homem.
                               Amanhã, respondeu ele, o ouvirás.
At 25:23 De fato, no dia seguinte,
                vindo Agripa e Berenice, com grande pompa,
tendo eles entrado na audiência
                               juntamente com oficiais superiores e homens
eminentes da cidade,
                                               Paulo foi trazido por ordem de Festo.
At 25:24 Então, disse Festo:
                Rei Agripa e todos vós que estais presentes conosco,
                               vedes este homem, por causa de quem toda a multidão
dos judeus recorreu a mim
                                               tanto em Jerusalém como aqui,
                                               clamando que não convinha que ele vivesse mais.
At 25:25 Porém eu achei que ele nada praticara passível de morte;
                entretanto, tendo ele apelado para o imperador,
                               resolvi mandá-lo ao imperador.
At 25:26 Contudo, a respeito dele,
nada tenho de positivo que escreva ao soberano;
                por isso, eu o trouxe à vossa presença
                e, mormente, à tua, ó rei Agripa, para que, feita a argüição,
                               tenha eu alguma coisa que escrever;
                                               At 25:27 porque não me parece razoável remeter um
preso sem mencionar, ao mesmo tempo,
as acusações que militam contra ele.
De um lado estava o rei e sua esposa, com grande pompa, oficiais superiores, homens eminentes da cidade e do outro, estava Paulo sendo trazido pela ordem de Festo. Buscava Festo algo que escrever para não enviar Paulo a César sem motivos. A vida, a salvação, ali nas mãos de Paulo sendo totalmente desprezada...
Atos 13:40 Notai, pois, que não vos sobrevenha o que está dito nos profetas:
Atos 13:41 Vede, ó desprezadores, maravilhai-vos e desvanecei, porque eu realizo, em vossos dias, obra tal que não crereis se alguém vo-la contar.

A Deus toda glória! p/ pr. Daniel Deusdete.
...
Obs.: O texto acima foi elaborado com base na Bíblia de Estudo de Genebra - disponível em nossa loja nas cores preta, vinho ou azul. Valor promocional R$ 145,00 (fev/2019 - preço sujeito a variações, conforme o mercado). Adquira conosco e ganhe um ebook da série Projeto 1189. Código: BRINDE_BEG. Envie-nos um email com o comprovante de sua compra na Semeadores: contato@ossemeadores.com.br.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

CANSEI! DESISTO DE TUDO!

DESISTO!

Quem dera eu pudesse mesmo desistir de tudo...
Posso não...

Por quê?
  • Isso seria o cúmulo de meu egoísmo.
  • Isso seria o abraço de Judas.
  • Isso seria a vitória da serpente.
  • Isso seria uma grande covardia.
Às vezes me pergunto porque eu criei um blog chamado Jamais Desista?
  • Agora não posso desistir.
Que bom, não é mesmo? Deus é muito sábio e me pegou...

Outra coisa: quem disse que eu sou de mim mesmo e que agora eu é que mando? Não! Nem a mim mesmo eu me pertenço mais; sou dele, comprado por sangue; precioso e eleito, escolhido desde o ventre materno, chamado desde a eternidade.

Meu querido, o Jamais Desista existe para você que pensou em desistir, que se cansou de tudo e de todos, que se iludiu, que se feriu, que se estressou, que cansou, que quer parar, que quer morrer.

Eu não vou desistir, porque
Ele nunca, jamais, desistiu de mim!

EU NUNCA IREI DESISTIR!
Nem você que está lendo isso agora: também foi pego! Já era: você é dele para sempre! Desista de desistir...rs...rs...

Vejamos o que diz a Bíblia:

Foi ele quem nos prometeu: “JAMAIS TE DEIXAREI, NUNCA JAMAIS TE ABANDONAREI” (Hb 13:5). Se ele prometeu, ele cumprirá, então eu te convido a ousar e replicar a ele, ao Senhor, com toda a convicção de teu coração, almas, forças e entendimento:

- Senhor, eu jamais te abandonarei, nunca jamais te deixarei.

A ação da palavra de Deus sendo dirigida a mim dessa forma provoca em mim uma reação. Eu sou obrigado a reagir. Pela ênfase com que o Espírito Santo se dirige a mim, a garantia que tenho é reforçada pelo fato de que não serei deixado, nem abandonado. Sendo assim, posso, com ousadia também afirmar, como se a palavra pronunciada por Deus estivesse se rebatendo num espelho e se voltando para ele mesmo que a pronunciou: Senhor, eu também jamais te abandonarei, nunca também jamais te deixarei. Eu apenas estou pegando carona no reflexo de sua palavra. Eu somente tenho essa ousadia porque Deus foi ousado. Eu somente tenho esta convicção porque o Senhor a pronunciou. A minha garantia não é minha própria: é Deus falando com Deus na infinitude de seu ser a meu respeito.

Hb 13:5  Ἀφιλάργυρος ὁ τρόπος, ἀρκούμενοι τοῖς παροῦσιν. αὐτὸς γὰρ εἴρηκεν, Οὐ μὴ σε ἀνῶ οὐδ’ οὐ μὴ σε ἐγκαταλίπω,

Vemos aqui, no grego, que há 5 negativas dando reforço a idéia positiva. Literalmente, a tradução do grego do trecho nunca te deixarei, nunca jamais te abandonarei, pode ser: NUNCA, NÃO te deixarei NÃO MESMO, NUNCA, NÃO te abandonarei. O que isso quer dizer para mim que estou lendo essa palavra ou que estou pregando isso? NÃO TE DEIXAREI, NÃO MESMO, NUNCA, JAMAIS TE ABANDONAREI. Eu não vou te deixar. Eu não vou te abandonar. Eu não vou me esquecer de ti. Eu não vou abandoná-lo. Eu não vou mesmo, jamais, nunca, never, never, never. O Espírito Santo está falando conosco e a sua palavra é de que temos a garantia máxima dada pelo próprio Deus de que ele estará conosco e não nos deixará nem nos abandonará. Amém!

No comentário de Matheus Henry está dito que nessa promessa simples e perfeitamente aplicada aos filhos de Deus – a nós a quem Jesus Cristo animou-se a morrer sendo nós ainda pecadores, sim, a nós, com certeza absoluta, esta promessa também a nós se aplica! – está contida a soma e a essência de todas as promessas. Aleluias! Diz mais ainda: o verdadeiro crente terá a graciosa presença de Deus com ele na vida, na morte e para sempre e sempre, amém! Aleluias!

E ai, meu irmão continua querendo desistir? Desiste não... eu estou aqui ao seu lado, nessa caminhada longa e difícil. Vamos juntos. Eu te ajudo e você me ajuda. Vamos orar?

Você está vendo? Ele te ama tanto!!! Calma, já vai passar a tempestade e logo virá a bonança.

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