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segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Esdras 9:1-15 - ESDRAS E OS PROBLEMAS COM OS CASAMENTOS MISTOS

Estamos no penúltimo capítulo de Esdras, na segunda parte onde Esdras deu continuidade aos trabalhos dos primeiros exilados que regressaram.
Parte II – O REGRESSO DE ESDRAS E A RECONSTRUÇÃO DO POVO DE DEUS COMO NAÇÃO – 7:1 – 10:44.
B. A reconstrução do Povo de Deus como nação – 9:1 a 10:44.
A reconstrução do Povo de Deus como nação, ou seja, dos remanescentes do pós-exílio ou da nova nação unificada de Israel. Primeiro Esdras se preocupou com a questão física do templo e agora era a hora de tratar da purificação dos judeus que haviam regressado.
Também dividimos essa parte “B”, para melhor compreensão assunto em duas outras partes. 1. A reação de Esdras aos casamentos mistos – 9:1-15. 2 A reação do povo a Esdras – 10:1-44.
1. A reação de Esdras aos casamentos mistos – 9:1-15.
Esdras ficou sabendo que a maioria dos judeus que regressaram havia se casado com mulheres de fora do povo de Israel e havia adotado suas práticas religiosas. A reação de Esdras a essa corrupção da comunidade é enérgica.
Poderemos perceber na narrativa uma sequência lógica do texto. Primeiro ele recebe a notícia trágica – vs 1 e 2. Segundo, ele reage a isso e se entristece muito – vs 3 e 4. Terceiro, ele toma a atitude de buscar ao Senhor e confessar a ele os pecados de toda a nação – vs 5 ao 15.
No vs 1, ele diz que acabadas, pois, estas coisas, quatro meses e meio depois da sua chegada - cf. 8.31; 10.9 - os seus príncipes vieram a ele com uma grave notícia relacionada aos seus relacionamentos amorosos.
Esdras havia voltado a Jerusalém como governador e também para ensinar a lei, e, talvez em resposta ao seu ensino, os líderes o colocaram a par de um pecado que vinha sendo tolerado há algum tempo a qual era a mistura das raças, mas não se tratava de algum problema étnico, mas sim religioso, como os versículos subsequentes indicam (vs. 10-12, confirmados pelo Novo Testamento - I Co 7:39).
Dos povos relacionados no vs 1, na época de Esdras, somente haviam os amonitas, os moabitas e os egípcios. Os outros povos citados, cananeus, heteus, ferezeus e jebuzeus habitavam a Terra Prometida no tempo da conquista.  As proibições aos casamentos mistos são encontrados nos textos bíblicos de Ex 34:10-16; Dt 7:1-4).
Como já deve ter ficado claro, o problema não era étnico, mas religioso. Podemos nos misturar a outras raças e culturas, mas o fator das outras religiões pode se constituir em grande laço tanto ao homem quanto às mulheres, tanto aos mais simples, quanto aos príncipes e magistrados – vs 2.
A primeira reação de Esdras aos pecados do povo foi se entristecer e lamentar pelos judeus.  Ele rasga as suas vestes e o seu manto o qual era uma maneira típica de expressar tristeza profunda – II Sm 13:19 – também foi ao extremo de sua indignação ao arrancar os cabelos da sua cabeça e também de sua barba – essa expressão de tristeza somente aparece aqui nessa passagem, em toda a Bíblia. Mais para frente, é curiosos observar que Neemias enfrentará o mesmo problema, mas em vez de arrancar seus próprios cabelos, arrancará os cabelos dos seus transgressores - Ne 13:.25.
Em todo lugar há os remanescentes... aqui há um grupo que não havia se casado com gente de outras nações se juntou a Esdras em sua dor. Esses judeus haviam temido ao Senhor e guardado sua lei - Is 66:2. Com ele ficaram – vs 4 – até o sacrifício da tarde, o qual era realizado por volta das três horas da tarde. Este era um período não apenas de sacrifício, mas também de oração - Sl 141:2 “Suba a minha oração perante a tua face como incenso, e as minhas mãos levantadas sejam como o sacrifício da tarde.”.
De uma tristeza profunda e reflexiva, vem um pedido intercessório de perdão – vs 5 ao 15 - para ele e toda a nação que estava apenas recomeçando e não poderia ser assim.
Ajoelhado (humildade) e de mãos estendidas (petição) – vs 5 -, Esdras se derrama como a cera diante do sol da presença do Senhor.
Aquele valente e ousado Esdras que teve vergonha de pedir a Artaxerxes proteção para a viagens de volta – 8:22 - agora, experimenta um outro tipo de vergonha associada à culpa resultante do pecado. As iniquidades se multiplicaram acima da nossa cabeça e a nossa culpa cresceu até aos céus, dizia ele em confissão.
Há uma progressão em sua fala quando primeiro fala de "iniquidade" (a transgressão da lei) e depois da "culpa" (a condição e os sentimentos resultantes) que também pode ser comparada, primeiro com o fato de ser "sobre a nossa cabeça" e depois de ir "até aos céus".
Percebe-se no texto que Esdras estava profundamente consciente da culpa do povo diante de Deus. Observe também a mudança repentina de "eu" para "nós" – “Meu Deus”, “Estou...”, “... porque as nossas”, “...e a nossa culpa...”, dentro do mesmo parágrafo.
Apesar de Esdras não ser pessoalmente culpado do pecado específico em questão, ele se identificou com o povo em seu pecado, como o fez Neemias com referência à usura – Ne 5:1-13 -, como fez Daniel 9:4-19, e, como faria o servo sofredor – o Messias - que estava por vir - Is 53:12;  II Co 5:21.
A condição dos judeus que haviam regressado como beneficiários do favor de Deus estava em risco. A justiça exigia o extermínio total do povo de Deus, - mas a graça preservou um remanescente. Por meio desse remanescente, o Messias viria e a redenção seria realizada (Is 1.9;10.20-22).
Assim como havia sido destruído no passado devido à infidelidade do povo à aliança, o templo podia ser destruído novamente em decorrência de uma infidelidade pactual semelhante. No entanto, ali estava o templo que iria receber o Messias e depois, sim, seria destruído, como profetizado e anunciado pelo próprio Senhor em sua primeira vinda.
Nunca foram fieis à aliança ao Senhor, apesar da possibilidade da obediência, por isso até ao dia de hoje permanecem sem nada do que os levou a ser a nação que trouxe o Messias ao mundo.
Lamentavelmente, serão enganados por um falso messias aos quais lhe darão crédito para sua própria ruina e destruição final. Talvez o próprio templo seja reerguido, mas somente para as profecias se cumprirem e trazerem pela segunda vez o Messias que veio e que disse que voltaria.
A graça de Deus – vs 8 – se manifestou a eles, aos remanescentes e Esdras alude a isso reivindicando estabilidade (como se fosse mesmo uma estaca, daquelas que se usavam para fixar as tendas – Is 54:2 – ou para pendurar objetos – Is 22:23) para assim alumiar os seus olhos – a esperança.
Apesar de ter sido restaurado à sua terra, o povo de Deus não era politicamente independente – eles eram servos, vs 9 -, como havia sido durante a monarquia. Mesmo sendo servos, não desamparou Deus a eles, antes foi misericordioso e favorável a eles perante os reis da Pérsia. A palavra traduzida como "desamparou" é o mesmo termo traduzido como "deixamos" no v. 10 e em outros versículos (p. ex., 2Cr 29.6).
A promessa de Deus de não desamparar a nação era, como todas as bênçãos tipológicas da aliança mosaica, de ordem condicional – vs 10.5. Se Israel abandonasse a Deus e a aliança, mostrando-se negligente à lei, perderia o direito às bênçãos e experimentaria as maldições (Dt 28:20; 29:24-25; 31:16-17).
Por fim, Deus desertou a nação para executar a sua justiça sobre Israel e para prefigurar o que acontecerá no dia do julgamento com todos os que se encontrarem diante de Deus com base em sua própria observância da lei.
Esdras estava apavorado – vs 10 – pois a nação havia se afastado de modo tão evidente dos mandamentos de Deus que as maldições da aliança poderiam sobrevir ao povo a qualquer momento.
Os versos 11 e 12 são um resumo da teologia da separação encontrada em vários outros textos – Lv 18:25; Dt 4:5; 7:3; 18:9; 27:23; II Re 21:16 – que enfatiza, como já dissemos não aspectos étnicos, mas religiosos. Casamentos mistos poderiam resultar no abandono da adoração ao Deus vivo. Quem primeiro falou do assunto foi Moisés – Dt 7:1-3 -, mas outros profetas também reiteraram essa ideia em suas pregações – Mt 2:11,12; 9:13,14.
Ed 9:1 Acabadas, pois, estas coisas, chegaram-se a mim os príncipes, dizendo:
                O povo de Israel, os sacerdotes e os levitas,
                               não se têm separado dos povos destas terras,
                                               seguindo as abominações dos cananeus, dos heteus,
                                               dos perizeus, dos jebuseus, dos amonitas, dos
                                                               moabitas, dos egípcios, e dos amorreus.
                Ed 9:2 Porque tomaram das suas filhas para si e para seus filhos,
                               e assim se misturou a linhagem santa com os povos dessas
                                               terras; e até os príncipes e magistrados foram os
                                                               primeiros nesta transgressão.
                Ed 9:3 E, ouvindo eu tal coisa, rasguei as minhas vestes
                               e o meu manto, e arranquei os cabelos da minha cabeça
                                               e da minha barba, e sentei-me atônito.
                Ed 9:4 Então se ajuntaram a mim todos os que tremiam das palavras
                               do Deus de Israel por causa da transgressão
                                               dos do cativeiro; porém eu permaneci sentado
                                                               atônito até ao sacrifício da tarde.
                Ed 9:5 E perto do sacrifício da tarde me levantei da minha aflição,
                               havendo já rasgado as minhas vestes e o meu manto, e me pus
                                               de joelhos, e estendi as minhas mãos
                                                               para o SENHOR meu Deus;
                Ed 9:6 E disse:
                               Meu Deus! Estou confuso e envergonhado, para levantar a ti
                               a minha face, meu Deus; porque as nossas iniquidades
                               se multiplicaram sobre a nossa cabeça, e a nossa culpa tem
                                               crescido até aos céus.
                Ed 9:7 Desde os dias de nossos pais até ao dia de hoje
                               estamos em grande culpa, e por causa das nossas iniquidades
                               somos entregues, nós e nossos reis e os nossos sacerdotes,
                                               na mão dos reis das terras, à espada, ao cativeiro,
                                               e ao roubo, e à confusão do rosto, como hoje se vê.
                Ed 9:8 E agora, por um pequeno momento, se manifestou a graça da
                               parte do SENHOR, nosso Deus, para nos deixar alguns que
                               escapem, e para dar-nos uma estaca no seu santo lugar;
                                               para nos iluminar os olhos, ó Deus nosso,
                               e para nos dar um pouco de vida na nossa servidão.
                Ed 9:9 Porque somos servos; porém na nossa servidão não nos
                               desamparou o nosso Deus; antes estendeu sobre nós a sua
                                               benignidade perante os reis da Pérsia,
                                                               para que nos desse vida,
                               para levantarmos a casa do nosso Deus, e para restaurarmos
                                               as suas assolações; e para que nos desse uma parede
                                                               de proteção em Judá e em Jerusalém.
                Ed 9:10 Agora, pois, ó nosso Deus, que diremos depois disto?
                               Pois deixamos os teus mandamentos,
                Ed 9:11 Os quais mandaste pelo ministério de teus servos, os profetas,
                               dizendo: A terra em que entrais para a possuir, terra imunda
                                               é pelas imundícias dos povos das terras, pelas suas                                                 
                                                          abominações com que, na sua corrupção
                                                               a encheram, de uma extremidade à outra.
                Ed 9:12 Agora, pois, vossas filhas não dareis a seus filhos,
                               e suas filhas não tomareis para vossos filhos,
                                               e nunca procurareis a sua paz e o seu bem;
                                               para que sejais fortes, e comais o bem da terra,
                                               e a deixeis por herança a vossos filhos para sempre.
                Ed 9:13 E depois de tudo o que nos tem sucedido por causa das nossas
                               más obras, e da nossa grande culpa, porquanto tu,
                                               ó nosso Deus, impediste que fôssemos destruídos,
                                                               por causa da nossa iniquidade,
                                               e ainda nos deste um remanescente como este.
                Ed 9:14 Tornaremos, pois, agora a violar os teus mandamentos
                               e a aparentar-nos com os povos destas abominações?
                               Não te indignarias tu assim contra nós até de todo nos
                                               consumir, até que não ficasse remanescente
                                                               nem quem escapasse?
                Ed 9:15 Ah! SENHOR Deus de Israel, justo és, pois ficamos
                               qual um remanescente que escapou, como hoje se vê;
                                               eis que estamos diante de ti, na nossa culpa,
                                                               porque ninguém há que possa estar
                                                                              na tua presença, por causa disto.
O exílio, como já falamos, foi uma execução da justiça divina e a restauração do povo de Deus, com os remanescentes, se deu com base na sua graça e na promessa da aliança abraâmica – Dt 4:25 a 31.
O temor de Esdras, e estava ele certo em seu modo de pensar, era que a transgressão presente da aliança pudesse resultar em um julgamento definitivo do povo de Deus. De fato, o julgamento novamente aconteceu destruindo toda a nação – Lc 20:9-19; Hb 8:13 -, mesmo assim, ainda houve um outro remanescente escolhido pela graça soberana de Deus – Rm 11:1-5.
Esdras, no verso 15, parece cansado e desanimado, sabendo que a justiça viria sobre eles apesar de tudo, por isso que não se nota nele nenhuma esperança. Ele não pede perdão nem restauração, pois já crê piamente que a justiça prevalecerá e o juízo de Deus será inevitável. No entanto, como bem salienta a BEG, “onde abundou o pecado, superabundou a graça” – Rm 5:20.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br
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domingo, 2 de novembro de 2014

A oração é um privilégio! Eu creio na oração!


Se você crê na oração, então se junte a nós em nossa campanha de oração!


Eu acredito na oração! Sabe por quê? Por que Deus controla todas as coisas e tudo está em seu controle! Quando ele nos leva à oração, é porque ele quer nos conceder um privilégio fantástico de participar com ele da regência e do governo de todas as coisas, conosco! Por isso que entendo que isso é um privilégio!

Não podemos orar de nós mesmos, nem carne alguma é chamada a oração, mas respondemos ao chamado de Deus pela fé nele, pelo Espírito Santo que nos move a orar! Simples assim! Ele nos quer abençoar e nos levanta para orar.

Não fique de fora dessa grande oportunidade!


Esdras 8:1-36 - ESDRAS SE HUMILHA DIANTE DE DEUS, PÕE O POVO PARA ORAR, JEJUAR E DEUS LHE DÁ VITÓRIAS

Agora, estamos na segunda parte onde Esdras deu continuidade aos trabalhos dos primeiros exilados que regressaram.
Parte II – O REGRESSO DE ESDRAS E A RECONSTRUÇÃO DO POVO DE DEUS COMO NAÇÃO – 7:1 – 10:44.
A. O regresso de Esdras – 7:1 a 8:36.
Como já vimos, dividimos essa segunda parte em duas outras partes.
A.    O regresso de Esdras – 7:1 a 8:36 – iremos concluir agora.
B.    A reconstrução do Povo de Deus como nação (os remanescentes do pós-exílio ou da nova nação unificada de Israel) – 9:1 a 10:44.
A. O regresso de Esdras – 7:1 a 8:36 - continuação.
Também dividimos essa parte “A”, para melhor compreensão assunto em cinco outras partes.
1.     A apresentação de Esdras – 7:1-10 – já vista.
2.     A comissão de Esdras – 7:11 – 26 – já vista.
3.     A doxologia de Esdras – 7:27 – 28 – já vista.
4.     Os companheiros de Esdras – 8:1-14 – veremos agora.
5.     A chegada de Esdras – 8:15-36 – veremos e concluiremos agora.
4. Os companheiros de Esdras – 8:1-14
Nem todos os exilados regressaram em resposta ao decreto de Ciro, em 538 a.C. Um segundo grupo bem menor acompanhou Esdras cerca de oitenta anos depois da volta dos primeiros judeus.
5. A chegada de Esdras – 8:15-36.
Esdras se recorda dos seus preparativos, da viagem e da chegada em Jerusalém.
Esdras não achou nenhum dos filhos de Levi – vs. 15 – quando ajuntou o povo por três dias perto do rio que corre para Aava (cidade desconhecida). Sua intenção era ter mais levitas:
ü  Para o serviço no templo.
ü  Para serviços gerais – vs. 17.
ü  Para os serviços de realização dos sacrifícios –vs. 35.
ü  Para fazerem parte de uma caravana para a Terra Prometida, como aconteceu no êxodo do Egito e no primeiro retorno da Babilônia.
Por isso que, nos versos 16 e 17, ele envia um grupo de homens influentes, sábios, para que talvez pudessem persuadir alguns levitas a voltarem com ele.
Ele os enviou a Ido, chefe em Casifia. Diz-nos a BEG, que não se sabe ao certo a sua localização, mas talvez se tratasse de Ctsifon, junto ao rio Tigre, no norte da Babilônia (literalmente, “Casifia o lugar”). Uma vez que “o lugar” – Dt 12:5; Jr 7:2,3 - se referia a um lugar santo, ao que parece Casifia era o local de um santuário.
A sua esperança era encontrar ali os levitas de que tanto precisava. Seu propósito logrou grande êxito e pode dali voltar com 38 levitas, 3 líderes levíticos importantes e 220 servos do templo. Esdras confiava tanto em Deus e nas suas orações, que Deus o usava – ele tinha ententido que tudo isso se devia a generosa mão de Deus.
Assim como o Senhor moveu o coração:
ü  De Ciro – 1:1.
ü  Dos primeiros judeus que regressaram – 1:5.
ü  De Artaxerxes – 7:27.
Também, o mesmo Senhor, moveu esses levitas para aceitarem o seu chamado, o que o legitimou nas suas ações.
Esdras entendia como ninguém que o seu sucesso se devia ao controle providencial de Deus!
Em função de sua pregação e testemunho diante do rei afirmando que Deus era com os que o buscam para o bem deles e que a sua força e ira era contra todos os que o abandonam, Esdras se sentiu totalmente constrangido diante do rei em lhe pedir apoio militar na sua jornada.
O perigo era muito real e o desafio enorme. O fracasso ali seria muito cruel para toda a nação e propósitos. Em função disso, esse líder fantástico, colocou todo o seu povo em humilhação e em jejum para pedirem a Deus uma jornada feliz para todos eles. O propósito do jejum era, humilhando-se, fazer um pedido a Deus – II Cr 20:3 (Então Jeosafá temeu, e pôs-se a buscar o SENHOR, e apregoou jejum em todo o Judá.).
O verso 23 é fantástico: jejuamos, pedimos a Deus e ele nos atendeu! Simples assim!
Depois, separou ele doze dos principais (12 sacerdotes e 12 12 levitas – vs. 35), homens fieis e que guardariam a importância das contribuições – uma quantia enorme, vs. 26 – até que fossem pesados na presença dos principais sacerdotes, e dos levitas nas câmaras da Casa do Senhor – vs. 29.
De onde vieram tantas contribuições? Os reis persas eram conhecidos por sua grande riqueza e generosidade para com as religiões dos povos sob seu domínio e também nesses tempos já haviam famílias bem abastadas na Babilônia.
A recomendação a eles - os que estavam guardando e vigiando esse tesouro - está nos vs. 28, 29 de que santos seriam ao Senhor.
A santidade
ü  É um atributo do Senhor – Lv 19:2 – e, por extensão, de qualquer pessoa ou coisa consagrada a ele, especialmente:
·     Dos sacerdotes – Lv 21:6.
·     Dos levitas – Nm 3:11-13 (aqui o verbo “tomar”, no sentido de “separar”, significa, literalmente “santificar”).
·     Dos utensílios do templo – Ex 30:22-29.
A preocupação de Esdras, e por isso a ordem rígida sobre o assunto, era que o contato entre o santo e o profano poderia ter consequências trágicas.

Partiram dali, do rio Aava, no dia 12/01, em direção à Jerusalém e novamente a boa mão do Senhor os conduziu livrando eles dos inimigos e dos que armavam ciladas no caminho.
Ed 8:1 Estes, pois, são os chefes das casas paternas
                e esta a genealogia dos que subiram comigo de Babilônia
                               no reinado do rei Artaxerxes:
                Ed 8:2 Dos filhos de Finéias, Gérson; dos filhos de Itamar, Daniel;
                               dos filhos de Davi, Hatus; Ed 8:3 Dos filhos de Secanias,
                               e dos filhos de Parós, Zacarias,
                                               e com ele, segundo a genealogia, se contaram
                                                               até cento e cinqüenta homens.
                Ed 8:4 Dos filhos de Paate-Moabe, Elioenai, filho de Zacarias,
                               e com ele duzentos homens.
                Ed 8:5 Dos filhos de Secanias, o filho de Jeaziel,
                               e com ele trezentos homens.
                Ed 8:6 E dos filhos de Adim, Ebede, filho de Jônatas,
                               e com ele cinqüenta homens.
                Ed 8:7 E dos filhos de Elão, Jesaías, filho de Atalias,
                               e com ele setenta homens.
                Ed 8:8 E dos filhos de Sefatias, Zebadias, filho de Micael,
                               e com ele oitenta homens.
                Ed 8:9 Dos filhos de Joabe, Obadias, filho de Jeiel,
                               e com ele duzentos e dezoito homens.
                Ed 8:10 E dos filhos de Selomite, o filho de Josifias,
                               e com ele cento e sessenta homens.
                Ed 8:11 E dos filhos de Bebai, Zacarias, o filho de Bebai,
                               e com ele vinte e oito homens.
                Ed 8:12 E dos filhos de Azgade, Joanã, o filho de Hacatã,
                               e com ele cento e dez homens.
                Ed 8:13 E dos últimos filhos de Adonicão, cujos nomes eram estes:
                               Elifelete, Jeiel e Semaías, e com eles sessenta homens.
                Ed 8:14 E dos filhos de Bigvai, Utai e Zabude,
                               e com eles setenta homens.
Ed 8:15 E ajuntei-os perto do rio que vai a Aava,
                e ficamos ali acampados três dias. Então atentei para o povo e para os
                               sacerdotes, e não achei ali nenhum dos filhos de Levi.
                Ed 8:16 Enviei, pois, Eliezer, Ariel, Semaías, Elnatã, Jaribe, Elnatã,
                               Natã, Zacarias e Mesulão, os chefes; como também a
                                               Joiaribe, e a Elnatã, que eram entendidos.
                Ed 8:17 E enviei-os com mandado a Ido, chefe em Casifia;
                               e falei a eles o que deveriam dizer a Ido e aos seus irmãos,
                                               servidores do templo, em Casifia, que nos
                                               trouxessem ministros para a casa do nosso Deus.
                Ed 8:18 E trouxeram-nos, segundo a boa mão de Deus sobre nós,
                               um homem entendido, dos filhos de Mali, filho de Levi, filho
                                               de Israel, a saber: Serebias, com os seus filhos
                                                               e irmãos, dezoito;
                Ed 8:19 E a Hasabias, e com ele Jesaías, dos filhos de Merari,
                               com seus irmãos e os filhos deles, vinte;
                Ed 8:20 E dos servidores do templo que Davi
                               e os príncipes deram para o ministério dos levitas,
                                               duzentos e vinte servidores do templo;
                                               que foram todos mencionados por seus nomes.
Ed 8:21 Então apregoei ali um jejum junto ao rio Aava,
                para nos humilharmos diante da face de nosso Deus,
                               para lhe pedirmos caminho seguro para nós,
                                               para nossos filhos e para todos os nossos bens.
                Ed 8:22 Porque tive vergonha de pedir ao rei, exército e cavaleiros
                               para nos defenderem do inimigo pelo caminho;
                                               porquanto tínhamos falado ao rei, dizendo:
                               A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam,
                                               para o bem deles; mas o seu poder
                               e a sua ira contra todos os que o deixam.
                Ed 8:23 Nós, pois, jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus,
                               e moveu-se pelas nossas orações.
Ed 8:24 Então separei doze dos chefes dos sacerdotes:
                Serebias, Hasabias, e com eles dez dos seus irmãos.
                Ed 8:25 E pesei-lhes a prata, o ouro e os vasos;
                               que eram a oferta para a casa de nosso Deus, que ofereceram
                                               o rei, os seus conselheiros, os seus príncipes e todo o
                                                               Israel que ali se achou.
                Ed 8:26 E pesei em suas mãos seiscentos e cinqüenta talentos
                               de prata, e em vasos de prata cem talentos, e cem talentos
                                               de ouro, Ed 8:27 E vinte bacias de ouro, de mil
                                               dracmas, e dois vasos de bom metal lustroso,
                                                               tão precioso como ouro.
                Ed 8:28 E disse-lhes:
                               Vós sois santos ao SENHOR, e são santos estes utensílios,
                               como também esta prata e este ouro, oferta voluntária,
                                               oferecida ao SENHOR Deus de vossos pais.
                Ed 8:29 Vigiai, pois, e guardai-os até que os peseis na presença
                               dos chefes dos sacerdotes e dos levitas, e dos chefes dos pais
                                               de Israel, em Jerusalém,
                                                               nas câmaras da casa do SENHOR.
                Ed 8:30 Então os sacerdotes e os levitas receberam o peso da prata,
                               do ouro e dos utensílios, para os trazerem a Jerusalém,
                                               à casa de nosso Deus.
Ed 8:31 E partimos do rio Aava, no dia doze do primeiro mês,
                para irmos a Jerusalém; e a mão do nosso Deus estava sobre nós,
                               e livrou-nos da mão dos inimigos, e dos que nos armavam
                                               ciladas pelo caminho.
                Ed 8:32 E chegamos a Jerusalém, e repousamos ali três dias.
                Ed 8:33 E no quarto dia se pesou a prata, o ouro e os utensílios,
                               na casa do nosso Deus, por mão de Meremote,
                                               filho do sacerdote Urias; e com ele Eleazar,
                                               filho de Finéias, e com eles Jozabade, filho de Jesuá,
                                                               e Noadias, filho de Binui, levitas.
                Ed 8:34 Tudo foi contado e pesado; e todo o peso foi registrado
                               na mesma ocasião. Ed 8:35 E os exilados, que vieram do
                                               cativeiro, ofereceram holocaustos ao Deus de Israel,
                                               doze novilhos por todo o Israel,
                               noventa e seis carneiros, setenta e sete cordeiros,
                                               e doze bodes em sacrifício pelo pecado;
                                                               tudo em holocausto ao SENHOR.
                Ed 8:36 Então deram as ordens do rei aos seus sátrapas,
                               e aos governadores dalém do rio;
                                               e estes ajudaram o povo e a casa de Deus.
Ao chegarem em Jerusalém, repousaram ali 3 dias e no quarto pesaram as contribuições na Casa do Senhor e entregaram toda a prata, todo ouro e todos os objetos a Meremote, filho do sacerdote Urias; e com ele Eleazar, filho de Finéias, e com eles Jozabade, filho de Jesuá, e Noadias, filho de Binui, levitas.
Tudo deu certo como haviam orado ao Senhor e jejuado. A oração e o jejum foram eficazes e Deus atendeu ao pedido deles por uma jornada segura e pela preservação dos utensílios.
Depois disso, ofereceram holocaustos correspondentes às provisões que haviam recebido – 7:17. Essa correspondência retrata, nas palavras da BEG, o sucesso absoluto.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
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