INSCREVA-SE!

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Salmo 126: 1-6 - CÂNTICO PARA OS QUE CHORAM

Que belíssimo salmo, também de cânticos de degraus. É Deus quem restaura a nossa sorte! Alias aqui nos salmos, tenho observado na segmentação de 126 deles, incluindo este, que sempre é Deus quem faz todas as coisas por nós ou seja, Deus sempre está no controle de tudo e de todos e de todas as coisas.
Se foram para o cativeiro, Deus permitiu; se voltaram do cativeiro, Deus agiu pela sua graça e misericórdia. No entanto, Deus jamais em suas atitudes vilipendia a vontade humana deixando-a livre para seguir o seu curso.
Amados, o que nos leva ao cativeiro são os nossos pecados que inclui a rejeição de Deus, de sua aliança, de seus mandatos, de seus mandamentos e de sua graça. No cativeiro, clamamos, choramos, lamentamos e oramos a Deus para nos livrar e nos dar novas oportunidades. Deus nos ouve e responde às nossas orações e nos livra de lá, do cativeiro. Mas voltamos a rejeitá-lo e novamente tudo volta a acontecer, dessa vez, provavelmente, com nossos filhos.
Reclamamos do que não temos e não agradecemos o que temos. Lamentamos o que somos e não vemos os dons e talentos que Deus, certamente nos brindou. Choramos onde estamos e não percebemos que ali Deus nos colocou porque tem conosco propósitos eternos que somente nós poderemos realizar. É lamentável!
Isso tem de mudar! Vamos chamar a gratidão e fazer um pacto com ela de não a abandonarmos jamais. Vamos convidar a sua irmã, ações de graça e igualmente convidá-la a estar conosco. Juntemos a elas, o júbilo e a alegria porque não estamos sozinhos a ver navios, temos um Deus que se importa conosco e está conosco todo o tempo.
Estando todos juntos e felizes, vamos fazer aquilo pelo qual Deus, o criador, nos fez: ADORÁ-LO!
Diz Calvino, em seu comentário, na sua introdução sobre este salmo, que ele se divide em três partes.
Em primeiro lugar, o Profeta exorta os fiéis, que haviam voltado do cativeiro, para terem corações gratos e assim exalta a graça de Deus que lhes proveu a libertação. O sentido é para mostrar-lhes, além de qualquer dúvida, que eles foram trazidos de volta ao seu país, pela mão de Deus, e não por uma conjuntura fortuita de circunstâncias, ou pelo favor dos homens.
Na segunda parte é adicionada uma oração, para Deus aperfeiçoar seu próprio trabalho que tinha começado.
Finalmente, na terceira parte, embora não houvesse nenhuma perspectiva imediata de uma restauração completa, Deus mesmo atenua a sensação de cansaço, que poderia ocasionar atraso, e assim assegura-lhes que, embora no momento a semente fosse regada com lágrimas, a colheita seria feliz.
Veja o comentário (apenas a sua introdução):
Este Salmo consiste em três partes. Primeiro, o Profeta exorta os fiéis, que voltaram do cativeiro, à gratidão, e exalta a graça exibida no seu parto, para mostrar-lhes, sem qualquer dúvida, que foram trazidos de volta para o seu próprio país pela mão de Deus, e não por uma conjuntura fortuita de circunstâncias, ou pelo favor dos homens. Na segunda parte, acrescenta-se uma oração, que Deus aperfeiçoe sua própria obra que ele havia iniciado. Finalmente, embora não existisse uma perspectiva imediata de uma restauração completa, ele mitiga o sentimento de cansaço que o atraso pode ocasionar, e assegura-lhes que, embora no presente a semente fosse regada de lágrimas, a colheita seria alegre.
Uma canção de graus.
Sl 126:1 Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião,
ficamos como quem sonha.
Sl 126:2 Então,
a nossa boca se encheu de riso,
e a nossa língua, de júbilo;
então, entre as nações se dizia:
Grandes coisas o SENHOR tem feito por eles.
Sl 126:3 Com efeito,
grandes coisas fez o SENHOR por nós;
por isso, estamos alegres.
Sl 126:4 Restaura,
SENHOR,
a nossa sorte,
como as torrentes no Neguebe.
Sl 126:5 Os que com lágrimas semeiam
com júbilo ceifarão.
Sl 126:6 Quem sai andando e chorando,
enquanto semeia,
voltará com júbilo,
trazendo os seus feixes.
Que forma linda de encerrar este salmo interessante e muito agradável: voltaremos com júbilo em nossos lábios quando contemplarmos, lá na glória, o lindo jardim que Deus nos permitiu juntamente com o seu Espírito Santo plantar aqui na terra ao pregarmos o evangelho, em obediência a ele, a todas as criaturas.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br


...


quarta-feira, 22 de maio de 2013

Salmo 125: 1-6 - FÉ INABALÁVEL

Quem pode escolher a sua circunstância ou a sua situação de vida? Assim, todos nós estamos expostos as mais variadas coisas e nelas, sim, somos convidados por Deus a glorifica-lo e adorá-lo. Na verdade, eu não escolho nada, antes recebo a situação que pode ser agravada ou melhorada devido a minha reação a elas.
Assim, todos nós neste mundo estamos ai expostos ao que vier e estamos sem controle da situação. Eu não escolhi nem a hora, nem o dia, nem o mês, nem o ano de meu nascimento; muito menos, escolhi meus pais e a situação econômica, emocional, psicológica, espiritual deles. Simplesmente vim a este mundo no tempo que Deus quis que eu viesse.
Aqui estou eu neste mundo cumprindo minha missão e não estou somente exposto a males, pelo contrário, há muito mais benefícios e bênçãos do que dores. Mas dor é dor e realmente desanima a gente em nossa caminhada, principalmente quando enfrentamos o sofrimento e depois a morte de entes queridos e muito próximo a nós.
Quando a morte vem de forma natural (isso é apenas por um momento porque a própria morte está com seus dias contados), na ordem natural das coisas, as dores são mais aceitas do que situações de violência, doença, tragédias. No entanto, não há garantias alguma de que estamos livres delas.
A única garantia que temos por causa de nossa fé é que Deus está conosco todo tempo e, além disso, no controle de tudo e no devido tempo, tudo se ajeitará dentro de seus planos e propósitos. Sou convidado por Deus a viver pela fé nele e a dar graças, nele se alegrar e a estudar e a entender os seus planos para que eu não viva desorientado e perdido.
Por isso que os que confiam no Senhor são como os montes que não se abalam para sempre. Como Jerusalém está cercada por montes, assim o Senhor nos cerca em nossa jornada nesta vida recebida pelo dom do Espírito Santo.
Quanto aos ímpios, deixem eles à vontade... o fim de todos eles está muito próximo.
Apocalipse 22:11 Continue o injusto fazendo injustiça,
continue o imundo ainda sendo imundo;
o justo continue na prática da justiça,
e o santo continue a santificar-se.
Não sejamos porém como Jonas que fugiu para não pregar. Nossa missão nesta vida é pregar o evangelho na esperança de que Deus nos use para a sua glória.
No comentário de Calvino, em sua introdução, ele comenta neste salmo sobre o fato de ímpios e justos estarem no mesmo mundo expostos a todos os males da vida e comparando-os a Jerusalém que vive cercada de montes, assim, são defendidos por um baluarte invencível.
E mesmo que venham a sofrer tormentas por causa da maldade deles, Deus os exorta a ter boa esperança. Ele no entanto, ao mesmo tempo, faz uma distinção entre o verdadeiro e o falso israelitas. O que certamente é dito aqui sobre a segurança dos justos pode não se aplicar aos hipócritas.
Como os fiéis que vivem neste mundo com os ímpios parecem estar expostos a todos os males da vida da mesma maneira que outras pessoas, o Profeta, comparando-os com Jerusalém, mostra que eles são defendidos por um baluarte invencível. E se Deus, em algum momento, permite o sofrimento pela malícia dos ímpios, ele, no entanto, os exorta a terem de boa esperança. Contudo, ao mesmo tempo, distingue entre verdadeiros e falsos israelitas, que os hipócritas não se aplicam a si mesmos o que se diz sobre a segurança dos justos.
Uma canção de graus.
Sl 125:1 Os que confiam no SENHOR
são como o monte Sião,
que não se abala,
firme para sempre.
Sl 125:2 Como em redor de Jerusalém
estão os montes,
assim o SENHOR,
em derredor do seu povo,
desde agora e para sempre.
Sl 125:3 O cetro dos ímpios
não permanecerá sobre a sorte dos justos,
para que o justo não estenda a mão à iniquidade.
Sl 125:4 Faze o bem, SENHOR,
aos bons e aos retos de coração.
Sl 125:5 Quanto aos que se desviam
para sendas tortuosas,
levá-los-á o SENHOR
juntamente com os malfeitores.
Paz sobre Israel!
Haverá um fim para o ímpio e para os que estão acostumados com a impiedade e rejeitam continuamente o Senhor. Desprezar isso é dormir todos os dias em uma cova de serpentes que uma hora ou outra dará o seu bote fatal. Medite neste salmo e saia já disso!
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br


...


terça-feira, 21 de maio de 2013

Salmo 124: 1-8 - DEUS NOSSO PROTETOR E LIBERTADOR


Salmo de livramento composto por Davi. Ele é um dos 15 salmos de degraus e nele Davi exalta em boa voz que houve um livramento gigante feito pelo Senhor, pois se não fosse assim, os inimigos nos teriam sucumbido.
Se não é o Senhor conosco... Sempre temos o Senhor como nosso defensor diante do opressor e do inimigo que quer nos afrontar. Por isso que arma nenhuma, nem nenhum inimigo tem poder sobre nós, antes o Senhor.
Não adianta apontar um arsenal de armas potentes sobre a nossa cabeça e fazer ameaças: não querendo o Senhor até as armas atirarão ao contrário e todos os inimigos sucumbirão. Então não é o inimigo que nos tira a vida ou nos prejudica, mas é Deus quem permite ou não.
Não temos de temer o inimigo, antes o Senhor. Quando estamos em seus planos e propósitos para os cumprir e andar com ele em integridade, mal nenhum nos apanhará e se nos apanhar, não prevalecerá contra nós, mas se ainda prevalecer é porque Deus tem outros planos conosco. Davi sempre confiava no Senhor.
O convite deste salmo é para descansarmos no Senhor e na força de seu poder. Eu agora me lembrei do apóstolo Paulo que nas prisões quando o inimigo achava que estava prevalecendo, ele mesmo dizia: não sou prisioneiro do sistema, nem injustiçado, nem prisioneiro de César ou do governo, antes sou prisioneiro em cadeias de Cristo!
Assim, também sou empregado de Cristo; cidadão de Cristo; aposentado de Cristo; afastado do trabalho por motivo de tratamento de saúde de Cristo; ou empresário de Cristo e, portanto, sou sim devedor a Cristo. Não há assim espaço em minha vida para as reclamações e murmurações e lamentos da minha sorte ou azar porque simplesmente não estou abandonado, nem sou coitadinho. A graça de Cristo está sobre mim!
No Comentário de Calvino, em sua introdução acerca deste salmo, ele diz que como o povo tinha sido grandemente livrado de seus inimigos, Davi exorta os crentes às ações de graças e ensina pelo seu memorável exemplo que a nossa segurança depende exclusivamente do poder de Deus
A Igreja foi providencialmente libertada do extremo perigo, Davi exorta os verdadeiros crentes a ações de graças e ensiná-os por este exemplo memorável, de que sua segurança depende unicamente da graça e do poder de Deus.
Uma canção dos graus de David.
Salmos 124:1 Não fosse o SENHOR,
que esteve ao nosso lado,
Israel que o diga;
Sl 124:2 não fosse o SENHOR,
que esteve ao nosso lado,
quando os homens se levantaram contra nós,
Sl 124:3 e nos teriam engolido vivos,
quando a sua ira se acendeu contra nós;
Sl 124:4 as águas nos teriam submergido,
e sobre a nossa alma teria passado a torrente;
Sl 124:5 águas impetuosas
teriam passado sobre a nossa alma.
Sl 124:6 Bendito o SENHOR,
que não nos deu por presa aos dentes deles.
Sl 124:7 Salvou-se a nossa alma,
como um pássaro do laço dos passarinheiros;
quebrou-se o laço,
e nós nos vimos livres.
Sl 124:8 O nosso socorro
está em o nome do SENHOR,
criador do céu e da terra.

Ele encerra o salmo falando do socorro do Senhor que se encontra no nome do Senhor criador do céu e da terra e de tudo o que neles há. Precisamos confiar plenamente no Senhor para estarmos à sua disposição para realização da obra que ele quer realizar por nosso intermédio hoje mesmo.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br

...


segunda-feira, 20 de maio de 2013

Salmo 123: 1-4 - APELO PELO AUXÍLIO DIVINO

Este é um salmo pequeno, com apenas 4 versículos, chamados de canções ou cânticos de degraus que ninguém sabe ao certo o significado exato do porquê de ser intitulado assim 15 dos salmos na Bíblia (os salmos de 120 a 134).[1]
Estamos então no quarto salmo de degraus e eu vejo aqui o salmista dirigindo-se àquele que habita nos céus em busca de seu auxílio, socorro e proteção. No salmo 121, no segundo salmo de degraus, lá estava Davi olhando para os montes e clamando a Deus o socorro. Aqui, ele está olhando para Deus na mesma expectativa.
Olhar para os montes, olhar para Deus, olhar para a situação difícil, olhar para os problemas, olhar para a vida e seus enigmáticos caminhos, olhar para o sofrimento irá fazer parte do processo de nossas vidas pela qual não podemos escolher situações, nem circunstâncias, mas vivê-las, passar por elas, enfrentá-las.
Ele elevou os olhos dele para o alto e para Deus porque já imaginava que são seria capaz de passar pelo que teria de passar sem a força e ajuda de seu Deus. Era como se ele estivesse dizendo: tudo bem, irei passar por isso, mas fortalece-me a fim de que eu passa dando glórias ao teu excelso nome.
Assim, somos coagidos a passar por elas, mas não somos coagidos a glorificar a Deus nelas. A glorificar Deus nessas situações e circunstâncias não escolhidas, somos convidados por Deus e pelo Espírito Santo. Devemos, portanto glorificá-lo em primeiro lugar e em seguida encontrar motivos inteligentes de rendermos graças a Ele.
Os nossos olhos já estão postos nele e agora vem o pedido de misericórdia ao Deus misericordioso porque os soberbos estão escarnecendo e desprezando nossa alma afligida.
Calvino, na introdução, em seu comentário, fala apenas do fiel que oprimido e perseguido roga a Deus por livramento onde não há mais nenhuma fonte de esperança e proteção.
Neste salmo, os fiéis oprimidos com a cruel tirania de seus inimigos, imploram a Deus para libertá-los, não havendo outra fonte de esperança, exceto em sua proteção.
Uma canção de degraus.
Sl 123:1 A ti,
que habitas nos céus,
elevo os olhos!
Sl 123:2 Como os olhos dos servos
estão fitos nas mãos dos seus senhores,
e os olhos da serva,
na mão de sua senhora,
assim os nossos olhos estão fitos no SENHOR,
nosso Deus,
até que se compadeça de nós.
Sl 123:3 Tem misericórdia de nós,
SENHOR,
tem misericórdia;
pois estamos sobremodo fartos de desprezo.
Sl 123:4 A nossa alma
está saturada do escárnio
dos que estão
à sua vontade
e do desprezo
dos soberbos.
Não há uma conclusão neste salmo, apenas o pedido de clamor a misericórdia de Deus e a demonstração a ele da saturação de nossa alma pelo escárnio e desprezo dos soberbos.


[1] Há explicações interessantes no site http://www.biblegems.com/MIKE_WSPSALMS120-134.HTM e também no blog http://dnstephen.blogspot.com.br/2011/03/os-salmos-de-subidas-ou-degraus.html, mas seu resumo e conclusão são de que não há consenso em uma interpretação geral aceitável.

Pr. Daniel Deusdete

 ...


domingo, 19 de maio de 2013

Salmo 122: 1-9 - VAMOS À IGREJA RENDER GRAÇAS A DEUS

Começa o salmista estando alegre com o convite feito a ele para irem à Casa do Senhor. Assim, também nós devemos nos alegrar quando vamos à igreja. Principalmente aos domingos, no dia do Senhor e poderemos aproveitar para estarmos dedicados a Deus.
Neste salmo, o povo, as tribos, os que habitam Jerusalém, todos estão indo para renderem graças ao Senhor. Quando nos reunimos também em nossas igrejas nos domingos, a multidão sobe para ir adorar ao Senhor.
Não há nada que temos que não recebemos de alguém. Somente damos valor a algo que temos quando perdemos este algo. Quando perdemos, entristecemos e o desespero nos assalta. Se achamos de volta, nos alegramos; se não, iremos atrás de algo para substitui-lo que certamente custará algum valor.
Tudo o que temos vem das mãos de Deus devido a sua graça e amor, mas não agradecemos a Deus, antes reclamamos e lamentamos tudo. Deus nos ensina a render graças em tudo, por isso que neste salmo, o salmista está alegre subindo em direção ao Senhor para render-lhe graças.
A ingratidão é tão ruim e maligna que todos os nossos esforços nos deveriam levar para a gratidão. Quem escolhe a ingratidão e tem nela seu escape e vive reclamando de tudo, não conhece a Deus. Ninguém vive do que não tem, antes vivemos com o que temos. Se reclamamos do que não temos e não agradecemos o que temos, nunca estaremos satisfeitos com nada.
Eu entendo então que a gratidão e a ingratidão são sim escolhas que fazemos que irão comprometer as demais fases de nossas vidas. Vamos aproveitar o momento para agradecer a Deus pelo Espírito Santo de Deus que está conosco como penhor da nossa salvação.
Calvino, em seu comentário, na sua introdução, fala de Davi que está se parabenizando a si mesmo e toda a Igreja, sobre o fato de que agora tinham um lugar para a arca da aliança e para se reunirem em adoração a Deus. Depois, para incitar e encorajar os fiéis a participar na adoração do santuário, ele declara brevemente, que a condição próspera das pessoas dependia de Deus ter escolhido a sede da realeza para estar em Jerusalém, de onde era seu propósito de defender, manter e ajudar o seu povo
Neste salmo, Davi agradece a si mesmo e a toda a Igreja sobre o fato de que um lugar foi designado para a arca da aliança e que Deus escolheu um lugar onde seu nome deveria ser continuamente chamado. Em seguida, para incitar e encorajar os fiéis a se envolverem no culto do santuário, ele declara brevemente que a condição próspera do povo dependia de que Deus tivesse escolhido a sede da realeza em Jerusalém, de onde era seu propósito defender, manter e ajudar seu povo.
Uma canção dos graus de Davi.
Sl 122:1 Alegrei-me quando me disseram:
Vamos à Casa do SENHOR.
Sl 122:2 Pararam os nossos pés junto às tuas portas,
ó Jerusalém!
Sl 122:3 Jerusalém,
que estás construída como cidade compacta,
Sl 122:4 para onde sobem as tribos,
as tribos do SENHOR,
como convém a Israel,
para renderem graças
ao nome do SENHOR.
Sl 122:5 Lá estão os tronos de justiça,
os tronos da casa de Davi.
Sl 122:6 Orai pela paz de Jerusalém!
Sejam prósperos os que te amam.
Sl 122:7 Reine paz dentro de teus muros
e prosperidade nos teus palácios.
Sl 122:8 Por amor dos meus irmãos e amigos,
eu peço:
haja paz em ti!
Sl 122:9 Por amor da Casa do SENHOR,
nosso Deus,
buscarei o teu bem.

Suas palavras finais são o pedido de paz por Jerusalém e de prosperidade por todos os que a amam e é por isso que ele, Davi, por amor da Casa do Senhor, empenhará por ter seus esforços concentrados na busca do bem. Assim nós também como Davi neste salmo tenhamos o mesmo desejo e empenho.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br

...


sábado, 18 de maio de 2013

Salmo 121: 1-8 - ELEVO OS MEUS OLHOS PARA OS MONTES...

De onde vem o teu socorro? Ou você não tem quem possa te socorrer, nem a quem clamar, portanto está sujeito ao acaso que poderá ou não ser preparado para ti um grande livramento? Ou não existe socorro algum? O que estiver para acontecer, acontecerá e não será de outro modo. É assim que você pensa?
O meu socorro vem do Senhor, dele mesmo, do criador dos céus e da terra, de Deus, do alto, daquele que não somente criou todas as coisas, mas que a sustenta ainda hoje pelo seu grande poder, força, inteligência e sabedoria. Por isso que no desespero eu clamo ao Senhor e ele me ouve.
Eu não tenho Deus como um SHAZAN ou amuleto preparado para ser acionado quando eu estiver em grande perigo, antes o adoro por ser ele Deus soberano, governante, transcendente, na verdade, mas imanente em essência. Eu quero dizer que não tenho vida independente de Deus de forma que eu seja co-igual com Deus.
Minha existência depende de Deus e não a de Deus da minha. Não sou co-existente com Deus, mas existo nele. Não sou autônomo ou auto existente. Há somente um Rei, um domínio, um Senhor, um Deus e portanto um único reino, trono e glória. Portanto, eu vivo no reino de Deus para cumprir a vontade deste Rei e estou incluído em seus planos e propósitos e não o contrário.
É disso que fala este salmo desde o seu início, pois o salmista ve em Deus aquele que cuida que guarda, que protege, que existe e está atuante.
Este é um salmo muito recitado e decorado por milhares de pessoas que gostam de citá-lo juntamente com o salmo 23 e o 91 como forma de proteção. Eu mesmo o sei decorado e gosto de meditar em sua letra de vez em quando.
Calvino comenta em seu comentário e aqui somente coloquei a sua introdução, onde ele somente fala das principais características deste salmo.
O salmista, para encorajar os verdadeiros fiéis a confiar na ajuda de Deus, e ensiná-los a se protegerem primeiro, afirma que, é impossível encontrar a salvação em qualquer outro lugar, exceto em Deus; e, em segundo lugar, exalta em termos elevados o cuidado paternal de Deus ao defender os seus fiéis.
Salmo de degraus.
Sl 121:1 Elevo os olhos para os montes:
de onde me virá o socorro?
Sl 121:2 O meu socorro vem do SENHOR,
que fez o céu e a terra.
Sl 121:3 Ele não permitirá
que os teus pés vacilem;
não dormitará
aquele que te guarda.
Sl 121:4 É certo que não dormita,
nem dorme
o guarda de Israel.
Sl 121:5 O SENHOR é quem te guarda;
o SENHOR é a tua sombra à tua direita.
Sl 121:6 De dia não te molestará o sol,
nem de noite, a lua.
Sl 121:7 O SENHOR te guardará de todo mal;
guardará a tua alma.
Sl 121:8 O SENHOR guardará
a tua saída e a tua entrada,
desde agora e para sempre.

Viver sem Deus ou não crendo nele é uma opção de vida, com certeza, mas não vejo ai intelectualidade; assim como não vejo religiosidade nem espiritualidade naqueles que seguem a Deus de forma mecânica citando rezas e mais rezas e crendo em coisas que são invenciones dos homens e dos espíritos. Por isso que Deus nos deixou a natureza que fala dele em todo o tempo e a Bíblia, a palavra de Deus, nosso guia infalível de fé e prática.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br

...


sexta-feira, 17 de maio de 2013

Salmo 120: 1-7 - EU CLAMO AO SENHOR E ELE ME OUVE

É interessante observar quando Jesus retornou dos mortos e teve seu primeiro encontro com todos seus discípulos, inclusive Tomé, no oitavo dia após a sua ressurreição, estando as portas todas fechadas, ele surgiu no meio deles.
Quando Jesus chega no ambiente a paz lhe acompanha e o que ele diz antes de tudo? PAZ SEJA CONVOSCO! Esta não é qualquer paz mas a paz do Senhor, é o Shalom.
"Shalom (em hebraico שָׁלוֹם, geralmente traduzido como paz) significa paz entre duas entidades (geralmente duas nações) ou a paz interior de um indíviduo. Também é utilizada como cumprimento dentro da comunidade judaica à semelhança do salaam árabe. A palavra shalom deriva da raiz shin-lamedh-mem (ש.ל.ם), que nas línguas semíticas aparece com o sentido de ser completo, ser cheio ou ser pleno, aparecendo em diversos textos com o sentido de paz, salvação e prosperidade de indivíduos e nações. É também toda sorte de bens materiais, espirituais e psíquicos que o Messias trará, ou seja, a salvação que Jesus nos trouxe. Dentro da língua hebraica, a palavra Shalom é utilizada em diversas expressões: Shalom aleikhem (שָׁלוֹם עֲלֵיכֶם; literalmente "a paz sobre vós"), é a expressão completa do uso de Shalom quando cumprimento, e é cognato ao árabe Assalamu Aleikum.A resposta à esta expressão é Aleikhem Shalom. Shabbat shalom (שַׁבָּת שָׁלוֹם) cumprimento comum usado no Shabat, sendo muito utilizado em comunidades Mizrahi, Sefaradi e em Israel. Algumas comunidades asquenazi usam o termo iídiche Gut shabbes. Alav hashalom (עַלָיו הַשָּׁלוֹם; literalmente "sobre ele a paz ") é uma expressão usada em algumas comunidades judaicas após mencionar o nome de uma pessoa respeitável, equivalente ao árabe alayhi is-salaam)."[1]
Esta saudação inicial de Jesus deve ter abalado toda aquela casa tirando aquela ansiedade e medo que os dominavam para lhes darem a paz do Senhor, esta gostosa paz que somente Deus pode nos dar. Esta paz que todos desejam e se pudessem ou compreendessem seu profundo sentido e significado jamais a trocariam por qualquer oferta deste mundo.
Este salmista Davi ou Salomão fala concluindo seu salmo que é da paz! Ele começou falando de sua angústia e como lida com ela, clamando ao Senhor que tudo ouve. Ele faz então outro pedido para ser livrado da língua mentirosa e que está sofrendo por morar em um habitat em que há aqueles que odeiam a paz. Ele se sente peregrino no meio deles, como nós somos peregrinos neste mundo.
Também temos nossos entes queridos, homens e mulheres da paz, como fala o Espírito Santo neste salmo profundo, mas um dia eles terão fim a sua peregrinação nesta terra para ir estar em paz com a própria paz, o Senhor da Paz, Jesus Cristo.
Nossos queridos irão deixar saudades... No entanto, graças a Deus que a nossa esperança não se limita apenas nesta terra, por isso não devemos ser como os demais que se desesperam diante da morte. Nossa esperança é a vida eterna. Em breve, ressuscitaremos para a glória de Deus. Vejam abaixo o consolo de Paulo para todos nós que enfrentamos a morte:
I Tessalonicenses 4:13 Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança.
I Tessalonicenses 4:14 Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem.
I Tessalonicenses 4:15 Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem.
I Tessalonicenses 4:16 Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro;
I Tessalonicenses 4:17 depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor.
I Tessalonicenses 4:18 Consolai-vos, pois, uns aos outros com estas palavras.
Calvino, em sua introdução deste salmo, em seu comentário sobre os salmos contextualiza e explica alguns detalhes deste salmo, incluindo a sua possível autoria por Davi ou Salomão.
Uma canção de graus.
Se pensarmos que Davi foi o autor deste Salmo, como é muito provável, ele declara com diligência que ele se engajou na oração, quando, para escapar da crueldade de Saul, ele vagou como um exilado de um lugar para outro. Mas ele se queixa especialmente de informadores perversos, que injustamente e caluniadamente o acusaram de crimes dos quais ele era completamente inocente. Se for preferida uma suposição diferente, o idioma será uma queixa simples e geral contra relatórios falsos. Este Salmo, e imediatamente catorze subseqüentes, são chamados Salmos de Graus; mas por que motivo não é acordado, mesmo entre os médicos hebraicos. Alguns conceberam que havia quinze passos para a parte do Templo que foi destinada aos homens, enquanto que as mulheres permaneceram abaixo, mas esta é uma conjectura tola, para a qual não há fundamento; e nós conhecemos as liberdades que os judeus, em questões obscuras e incertas como esta, levam a dar como uma explicação tudo o que vem em sua própria fantasia. Alguns traduzem Salmos de Ascensões; e por ascensão eles entendem o retorno dos judeus do cativeiro babilônico - uma interpretação que é completamente forçada; pois é manifesto que a maior parte destes Salmos foi compostada, seja por Davi ou por Salomão; e é fácil reunir-se de seus conteúdos, que aqueles que foram escritos por Davi, foram, cantados no Templo, enquanto ele estava vivo e no trono. Outros pensam que a palavra ascensão se refere aos tons da música. Alguns também afirmam que foi o início de uma música. Essa é uma questão de pequeno momento, não estou disposto a ser objeto de elaborada investigação; mas a provável conjectura é que esse título foi dado a estes Salmos, porque eles foram cantados em uma chave maior do que outros. A palavra hebraica para que os graus sejam derivados do verbo tslh, tsalah, para subir ou subir, eu concordo com aqueles que são de opinião que denota as diferentes notas musicais que aumentam sucessivamente.
Sl 120:1 Na minha angústia,
clamo ao SENHOR,
e ele me ouve.
Sl 120:2 SENHOR,
livra-me dos lábios mentirosos,
da língua enganadora.
Sl 120:3 Que te será dado
ou que te será acrescentado, ó língua enganadora?
Sl 120:4 Setas agudas do valente
e brasas vivas de zimbro.
Sl 120:5 Ai de mim,
que peregrino em Meseque
e habito nas tendas de Quedar.
Sl 120:6 Já há tempo demais que habito
com os que odeiam a paz.
Sl 120:7 Sou pela paz;
quando, porém, eu falo,
eles teimam pela guerra.
Nada há melhor do que ser da paz e pela paz. É interessante que Davi sempre foi perseguido, mas nunca foi alcançado; Davi sempre enfrentou batalhas, mas nunca foi derrotado; Davi sofreu muitas injustiças, mas jamais abandou sua fé na soberania, no governo e a na providência divina. Ele conhecia a paz e a paz habitava com ele.




[1] Fonte: wikipedia.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br

...