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domingo, 21 de abril de 2013

Salmo 94: 1-23 - A MORTE DOS ÍMPIOS

É anunciada neste salmo a morte dos ímpios. Por enquanto podem até prosperar devido a graça de Deus lhes dando chances de arrependimento que se converterão em juízo maior ainda. A cada graça rechaçada, maior será, sobre o ímpio, o juízo divino.
Por isso que o salmista começa clamando por vingança! Ele mesmo não se vingará, embora esteja com vontade, mas isso, seria perverter o direito e abusar da graça divina. Eu tenho vontade de me vingar com minhas próprias mãos diante da injustiça, mas sei não ser o caminho de Deus a vingança.
Por isso entrego tudo a Deus e ele, sim, me vinga! Você já teve a certeza de que Deus é contigo e de que ele mesmo tomou as suas dores em determinado momento? Eu já tive e achei incrível. Veja como foi uma dessas minhas experiências:
Um dia desses,... [em 2004], estava eu de viagem de serviço em Belo Horizonte e meus colegas sempre me convidavam para sair e eu nunca saia com eles, preferindo ficar em meus aposentos. Nesse dia, em especial, resolvi sair com eles. Estava tudo bem e realmente nos divertíamos, mas queriam continuar e programaram ir para um apartamento de uma das colegas que ali estavam para ouvirem um som, dançarem, baterem papo, tomarem uns drinquezinhos, etc... Eu lhes disse que para mim já estava bom e gostaria que me deixassem, no caminho, no hotel.
Para minha surpresa, não gostaram de meu comportamento e uma das colegas ali soltou: "passarinho que anda com morcego, anda nas trevas e dorme de cabeça para baixo". Aquela frase, dita daquela maneira, naquela hora, por quem eu menos esperava, atingiu-me em cheio e quase me nocalteou. Fiquei pasmo, assustado e arrependido (confesso que tive vontade de correr dali, em desespero). Entramos no carro de nosso amigo e em um dado momento paramos e o motorista me disse: - desça, ali tem um ponto de táxi, apanhe um e vá para o hotel. 

Eu desci meio sem graça, com cara de bobão, meio meninão quase que chorando, pois aquilo foi de uma tamanha grosseria e descaso, desrespeito e afronta. Dei adeus para eles e arrancaram, virando uma esquina.
Eu, lembrei-me daquela canção: "eu te louvarei Senhor de todo o meu coração; na presença dos anjos a ti cantarei louvores". E fui cantando. Aproveite e orei por todos eles pedindo que a graça e o amor de Deus os acompanhasse para que nenhum mal lhes sobreviessem. Ao invés de táxi, pequei um ônibus e de boca em boca fui perguntado a um e outro até que consegui chegar em paz no hotel. Fui para meu AP e continuei a orar, louvar e fui dormir.
No dia seguinte, aquele motorista veio correndo em minha direção e me disse: - rapaz, qual é o teu Deus? Meu amigo, estou assustado, quem é que te dá proteção? Quero te pedir perdão!. Eu, sem entender nada, disse-lhe; - o que foi que aconteceu? Juro que nada fiz!. 

Aí, ele me explicou que mal andara uns 300m e o seu carro parou de repente, do nada. Carro novo, retirado de conssecionária, potente e com tudo em ordem. Tentaram de tudo para fazerem o carro andar e nada. Teve que ser rebocado e a promessa é de que somente dentro de uma semana poderia ser liberado. 

A festinha particular naquele AP? teve de ser cancelada e cada um foi para sua casa de táxi....
Eu entendi tudo. Em silêncio e sem dizer nadinha, curti aquilo com um sabor de vitória. Senhor, disse, tomaste as minhas dores e lhes aplicastes um corretivo? É assim que Deus age. Ele toma as nossas dores e ai daqueles que ousarem a nos molestar. Deus nos proteje e ainda zela por nós com ciúmes. Senti a proteção de Deus, seu cuidado. Não me senti nada digno, mas protegido. Aleluias!
Hoje, essa minha amiga que falou-me aquela frase dura do passarinho e do morcego é uma das leitoras mais assíduas desse meu blog, além de ter uma igreja sediada em sua própria casa. Ela hoje é muito usada por Deus e já lhe disse que se buscar mais, mais ainda será usada; o motorista, um grande amigão meu. 

Aprendemos a nos respeitar e a orarmos uns pelos outros. Deus é muito bom. A Deus toda a glória!
Calvino apenas comenta, na introdução, superficialmente e explica as razões de ser de Deus como justo juiz.
O salmista implora auxílio divino contra homens perversos e violentos, que perseguiram os retos de maneira cruel e tirânica. É evidente que ele se refere a inimigos domésticos, cujo domínio injusto foi tão vexatório e opressivo para o povo do Senhor, como todos os ferimentos recebidos das nações gentias.
Sl 94:1 Ó SENHOR,
Deus das vinganças,
ó Deus das vinganças,
resplandece.
Sl 94:2 Exalta-te,
ó juiz da terra;
dá o pago
aos soberbos.
Sl 94:3 Até quando,
SENHOR,
os perversos,
até quando
exultarão
os perversos?
Sl 94:4 Proferem impiedades
e falam coisas duras;
vangloriam-se
os que praticam a iniquidade.
Sl 94:5 Esmagam o teu povo,
SENHOR,
e oprimem a tua herança.
Sl 94:6 Matam
a viúva e o estrangeiro
e aos órfãos
assassinam.
Sl 94:7 E dizem:
O SENHOR não o vê;
nem disso faz caso
o Deus de Jacó.
Sl 94:8 Atendei,
ó estúpidos dentre o povo;
e vós,
insensatos,
quando sereis prudentes?
Sl 94:9 O que fez o ouvido,
acaso, não ouvirá?
E o que formou os olhos
será que não enxerga?
Sl 94:10 Porventura,
quem repreende as nações
não há de punir?
Aquele
que aos homens dá conhecimento
não tem sabedoria?
Sl 94:11 O SENHOR
conhece os pensamentos do homem,
que são pensamentos vãos.
Sl 94:12 Bem-aventurado
o homem, SENHOR,
a quem tu repreendes,
a quem ensinas a tua lei,
Sl 94:13 para lhe dares descanso dos dias maus,
até que se abra a cova para o ímpio.
Sl 94:14 Pois o SENHOR
não há de rejeitar o seu povo,
nem desamparar a sua herança.
Sl 94:15 Mas o juízo
se converterá em justiça,
e segui-la-ão
todos os de coração reto.
Sl 94:16 Quem se levantará a meu favor,
contra os perversos?
Quem estará comigo
contra os que praticam a iniquidade?
Sl 94:17 Se não fora o auxílio do SENHOR,
já a minha alma estaria na região do silêncio.
Sl 94:18 Quando eu digo:
resvala-me o pé,
a tua benignidade, SENHOR,
me sustém.
Sl 94:19 Nos muitos cuidados
que dentro de mim se multiplicam,
as tuas consolações
me alegram a alma.
Sl 94:20 Pode, acaso,
associar-se contigo o trono da iniquidade,
o qual forja o mal,
tendo uma lei por pretexto?
Sl 94:21 Ajuntam-se contra a vida do justo
e condenam o sangue inocente.
Sl 94:22 Mas o SENHOR
é o meu baluarte
e o meu Deus,
o rochedo
em que me abrigo.
Sl 94:23 Sobre eles
faz recair a sua iniquidade
e pela malícia deles próprios
os destruirá;
o SENHOR,
nosso Deus,
os exterminará.

O fim dos ímpios é anunciado, logo eles serão exterminados. A sensatez nos diria para sairmos de caminhos assim escorregadios e nos voltarmos a Deus enquanto há tempo para isso!
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br

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sábado, 20 de abril de 2013

Salmo 93: 1-5 REINA O SENHOR

Reina o Senhor!
É assim que começa este pequeno mas profundo salmo. Se reina, então há um Rei, um Senhor que é soberano em seu reino, se não, nem reino, nem soberania haveria de haver. Se reina, então também há um trono, onde majestoso se encontro nosso Deus. Se reina e há um reino e um trono, então também há um domínio que envolve uma área de domínio.
Qual seria a área de domínio do Criador que reina e é Rei? Tudo o que existe e que foi criado, tanto as coisas visíveis, quanto as coisas invisíveis. Em um reino deste haveria também seus súditos e toda uma hierarquia com poderes, autoridades, governos, principados, potestades. Ele é rei absoluto e não podemos negar.
Se reina o Senhor, reveste-se de majestade e de poder! Como reinaria sem poder? Suas palavras seriam provadas e suas ordens resistidas, por isso tem ele poder e seu poder está além de nossa capacidade de compreensão, pois ele tendo criado tudo o que existe, é superior a tudo e nada pode atingi-lo.
Ele firmou o mundo e desde que há mundo, firme está a sua criação. Se não fosse o seu poder, a vida na terra seria algo impossível de acontecer e ainda, acontecendo, seria algo impossível de se manter sua existência. Por isso que quando desafiamos o Criador dizendo que ele que criou nem existe, estamos sendo por demais insensatos, estultos.
Há os que se opõe ao reinado e governo do Criador e juntos com satanás formam outro reino, mas não co-igual ao reino único de Deus e sim um reino parasita que depende do verdadeiro reino para existir e se manifestar até que chegue o tempo determinado pelo único rei verdadeiro de ter o fim eterno. Satanás, seus anjos e todos os que o seguem serão lançados no lago de fogo eterno em juízo eterno.
Calvino faz uma pequenina introdução e não entra em grandes detalhes ao comentar este salmo em sua introdução.
O salmo começa com a celebração da infinita glória de Deus. É então declarado que tal é a sua fidelidade que ele nunca engana seu próprio povo, que, abraçando suas promessas, espera com mentes tranquilas para a salvação em meio a todas as tempestades e agitações do mundo.
Salmos 93:1 Reina o SENHOR.
Revestiu-se
de majestade;
de poder
se revestiu o SENHOR
e se cingiu.
Firmou o mundo,
que não vacila.
Salmos 93:2 Desde a antiguidade,
está firme o teu trono;
tu és
desde a eternidade.
Salmos 93:3 Levantam os rios,
ó SENHOR,
levantam os rios
o seu bramido;
levantam os rios
o seu fragor.
Salmos 93:4 Mas o SENHOR nas alturas
é mais poderoso
do que o bramido das grandes águas,
do que os poderosos vagalhões do mar.
Salmos 93:5 Fidelíssimos são os teus testemunhos;
à tua casa
convém a santidade,
SENHOR,
para todo o sempre.

Ele conclui seu salmo proclamando a santidade diante de Deus, pois ela é que convém. A santidade é para todo o sempre e não podemos ter dois senhores, nem dois reis a nos governar. A santidade requer a separação do reino parasita para estar somente diante do Rei que nos criou e tudo governa com sua majestade e poder absolutos. 
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
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sexta-feira, 19 de abril de 2013

DOMÍNIOS À VENDA OU PARA LOCAÇÃO


Salmo 92: 1-15 - HINO DE GRATIDÃO A DEUS

Uma canção do dia de sábado, diz o salmo, que fala aos seus ouvintes de que há um Deus soberano que tudo governa e administra, principalmente o ímpio, que no momento parece florescer, mas que não sabe que está em terreno escorregadio, sendo preparado para o seu fim.
A palavra de Deus é clara que os ímpios não permanecerão à mesa do Senhor, portanto, serão exterminados, sofrerão eterno juízo. A rebeldia cultivada dia após dia apesar de estarem recebendo da graça divina dia após dia é um pecado gravíssimo. Como serão perdoados os que rejeitam o perdão e insistem em viver uma vida desregrada e descompromissada com Deus, seu Criador?
Quanto a mim, anunciarei a sua palavra ó Deus e não serei rebelde ao seu chamado. Quer ouçam, quer deixem de ouvir, eu anunciarei a sua palavra. Anunciarei no amor, na fé e na esperança de que a semente semeada alcançará um terreno bom para que produza e dê frutos para a sua glória.
O salmista logo de cara afirma que é bom render graças e cantar louvores a Deus anunciando pela manhã a sua misericórdia e à noite a sua fidelidade. Então o Espírito Santo está te convidando, neste dia, a dar graças e a cantar, então dê graças e cante! Mas não o adore pelo que ele pode fazer por ti, mas pelo que ele é.
A nossa vida com todos os seus percalços está nas mãos de Deus que tudo vê e sabe. Ele conhece a nossa dor e sofrimento, bem como nossa alegria e também fraquezas e fortalezas. Quanto à circunstância pela qual estamos passando da qual não somos dela senhor, saiba que ele está te carregando no colo. Por isso dê graças e cante ao Senhor que está contigo, ao teu lado.
Para o salmista, ter o Espírito Santo como penhor de sua alma que o leva a ver o Senhor pela contemplação do que ele é e faz é muito elevado e sobrepuja tudo o que ele possa estar enfrentando de dissabor e amargor. Por isso que o inepto e o estulto não são assim e sofrem horrores.
O comentário de Calvino deste salmo em sua introdução explica a razão de ser do salmo enfatizando o fim dos justos e dos ímpios.
Este salmo contém uma exortação para louvar a Deus, e mostra o quanto temos para esse exercício das obras de Deus, insistindo, especialmente, em sua justiça, exibida na proteção de seu povo e a destruição dos ímpios. Por tal verdade, encoraja a prática da justiça e nos preserva da fraqueza sob a cruz de Cristo, propondo a nossa visão uma questão feliz de todas as nossas aflições. Para dissuadir-nos, por outro lado, da comissão da iniquidade, declara que os pecadores, embora possam prosperar por um tempo, serão rapidamente destruídos.
Uma canção para o dia do sábado.
Sl 92:1 Bom é
render graças ao SENHOR
e cantar louvores ao teu nome,
ó Altíssimo,
Sl 92:2 anunciar de manhã
a tua misericórdia
e, durante as noites,
a tua fidelidade,
Sl 92:3 com instrumentos de dez cordas,
com saltério
e com a solenidade da harpa.
Sl 92:4 Pois me alegraste, SENHOR,
com os teus feitos;
exultarei nas obras das tuas mãos.
Sl 92:5 Quão grandes, SENHOR,
são as tuas obras!
Os teus pensamentos,
que profundos!
Sl 92:6 O inepto
não compreende,
e o estulto
não percebe isto:
Sl 92:7 ainda que os ímpios brotam como a erva,
e florescem todos os que praticam a iniquidade,
nada obstante,
serão destruídos para sempre;
Sl 92:8 tu, porém, SENHOR,
és o Altíssimo eternamente.
Sl 92:9 Eis que os teus inimigos,
SENHOR,
eis que os teus inimigos
perecerão;
serão dispersos todos os que praticam a iniquidade.
Sl 92:10 Porém tu exaltas
o meu poder como o do boi selvagem;
derramas sobre mim
o óleo fresco.
Sl 92:11 Os meus olhos
vêem com alegria
os inimigos que me espreitam,
e os meus ouvidos se satisfazem em ouvir dos malfeitores
que contra mim se levantam.
Sl 92:12 O justo
florescerá como a palmeira,
crescerá como o cedro no Líbano.
Sl 92:13 Plantados na Casa do SENHOR,
florescerão nos átrios do nosso Deus.
Sl 92:14 Na velhice
darão ainda frutos,
serão cheios de seiva
e de verdor,
Sl 92:15 para anunciar que o SENHOR é reto.
Ele é a minha rocha,
e nele não há injustiça.

O justo florescerá, crescerá, dará frutos, será cheio de seiva, de verdor, energia, força, virtude, tudo isso para anunciarem, pelo evangelho, que o Senhor é reto e proveu para o homem perdido uma Rocha chamada Jesus Cristo onde há justiça e salvação! Meu Deus não me deixes perder-te de vista em minhas elucubrações diárias...
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
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quinta-feira, 18 de abril de 2013

Salmo 91: 1-16 - SOB A SOMBRA DO ALTÍSSIMO

Tão famoso este salmo 91... Eu mesmo já o decorei há muitos anos, mais de 30 anos e as vezes que já o citei, perdi a conta. Ele também é usado como amuleto contra o mal ou como receita de pré-sucesso diante de um grande problema ou situação difícil. Até em outras religiões não cristãs, ele é recitado contra o mal e a sua presença.
Eu amo este salmo pelo seu conteúdo e por suas palavras inspiradas pelo Espírito Santo. Por que toda palavra de Deus é útil e aproveitável para o ensino e repreensão. Eu gosto muito de parafraseá-lo, citando na terceira pessoa, na primeira, na segunda. Ele também para mim é um verdadeiro modelo de oração.
Temos o costume de usar a prática de orações para resolver problemas. É como se a oração fosse a chave que abrirá as portas da problemática e pronto, temos a solução de tudo. Este salmista começou a sua oração fazendo a si mesmo declarações sobre o seu Deus relativas à proteção dos que creem nele. Deus é portanto seu refúgio; nele, ele confia porque ele já tem a experiência e a certeza dos livramentos e da graça diária da assistência divina na sua vida.
Não poderá orar assim aquele que não conhece a Deus ou que antes foi conhecido por Deus e resgatado do seu vil modo de proceder para agora pertencer a outro e não mais ao pecado que o dominava e o escravizava a ele por causa do medo da morte. Por isso Cristo morreu: para matar a morte!
Na sua introdução em seu comentário, Calvino pouco falou deste salmo e apenas deu a ênfase sobre a proteção e a segurança que Deus provê aos seus filhos.
Neste salmo, somos ensinados que Deus vigia a segurança de seu povo, e nunca os deixa na hora do perigo. Eles são exortados a avançar através de todos os perigos, protegendo a confiança de sua proteção. A verdade inculcada é de grande utilidade, pois embora muitos falem bastante da providência de Deus e professam acreditar que ele exerce uma tutela especial sobre seus próprios filhos, poucos são encontrados realmente dispostos a confiar sua segurança a ele.
Sl 91:1 O que habita no esconderijo do Altíssimo
e descansa à sombra do Onipotente Sl 91:2 diz ao SENHOR:
Meu refúgio
e meu baluarte,
Deus meu,
em quem confio.
Sl 91:3 Pois ele
te livrará do laço do passarinheiro
e da peste perniciosa.
Sl 91:4 Cobrir-te-á com as suas penas,
e, sob suas asas, estarás seguro;
a sua verdade é pavês e escudo.
Sl 91:5 Não te assustarás do terror noturno,
nem da seta que voa de dia,
Sl 91:6 nem da peste que se propaga nas trevas,
nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Sl 91:7 Caiam mil ao teu lado,
e dez mil, à tua direita;
tu não serás atingido.
Sl 91:8 Somente com os teus olhos
contemplarás e verás
o castigo dos ímpios.
Sl 91:9 Pois disseste:
O SENHOR é o meu refúgio.
Fizeste do Altíssimo a tua morada.
Sl 91:10 Nenhum mal te sucederá,
praga nenhuma chegará à tua tenda.
Sl 91:11 Porque aos seus anjos
dará ordens a teu respeito,
para que te guardem em todos os teus caminhos.
Sl 91:12 Eles te sustentarão nas suas mãos,
para não tropeçares nalguma pedra.
Sl 91:13 Pisarás o leão e a áspide,
calcarás aos pés o leãozinho e a serpente.
Sl 91:14 Porque a mim se apegou com amor,
eu o livrarei;
pô-lo-ei a salvo,
porque conhece o meu nome.
Sl 91:15 Ele me invocará,
e eu lhe responderei;
na sua angústia
eu estarei com ele,
livrá-lo-ei
e o glorificarei.
Sl 91:16 Saciá-lo-ei
com longevidade
e lhe mostrarei a minha salvação.

A finalização deste salmo cabe a Deus a qual o salmista atribui a sua fala. A palavra de Deus é de vitórias e de sua presença garantida juntamente àqueles que o invocam; que na angústia, o buscam; que conhecem o seu nome; e, que a Deus se apegam com amor. Eu vejo aqui Deus mostrando o Senhor Jesus como a salvação de todos aqueles que creem.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
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quarta-feira, 17 de abril de 2013

Salmo 90: 1-17 - A BREVIDADE DA VIDA

Moisés é o autor deste salmo espetacular que fala da brevidade de nossa vida por causa da ira divina que nos consome devido aos nossos pecados. Moisés não fala de Jesus diretamente, mas ora em todo o tempo pedindo a Deus que tenha misericórdia e derrame a sua graça sobre nós. Eu vejo na graça, na fidelidade e naquilo que ele pede a Deus, a pessoa bendita da segunda pessoa da Trindade: Jesus Cristo, a razão de ser de todo homem e de toda a humanidade e criação de Deus.
Eu costumo citar o verso 12 a todos os meus chegados que fazem aniversário. Ensina-nos, Senhor, a contar os nossos dias a fim de que alcancemos corações sábios. Primeiro, está que é Deus quem faz tudo em nossa vida e aqui ele está a nos ensinar com a vida. Se ele não nos ensinar, o que aprenderemos? Se ele não tomar a iniciativa, como nos desenvolveremos?
Assim, Deus está nos ensinando e nos ensinando a contar e  a contar os nossos dias. Em todo o tempo meu coração é do Senhor e eu estou contando suas maravilhas e graça na minha vida. Cada dia vivido é mais um dia que vou somando e vendo o quanto Deus tem feito e ainda continua a fazer, apesar de mim.
Este Jamais Desista é o meu altar no qual todos os dias me curvo diante dele e de sua palavra para meditar nas Escrituras e aprender a contar mais um pouquinho. Meu coração não tem sido rebelde e eu tenho assim aprendido a contar. Contando assim os meus dias, estou me tornando mais sábio e pronto para a obra que ele me deu a fazer para concluir.
A Josué, que depois Paulo aplicou a nós, a palavra de Deus é clara: ela nos ensina a meditar, a ler, a buscar nas Escrituras a vida e a sabedoria. Elas, como disse Deus, não falam de outra coisa, se não de Jesus Cristo! Ele é a nossa vida, esperança, graça, sabedoria e aquele que nos ensina todos dias por ter nos enviado, sem merecimento algum, o Espírito Santo.
Calvino contextualiza, explica, fala de detalhes importantes do salmo que nos ajudam a entender mais ainda a palavra escrita. Entendendo mais um pouquinho, passamos a adorar ainda mais o seu verdadeiro autor: o Espírito Santo!
Moisés está a ponto de tratar também a brevidade e as misérias da vida humana, a partir dos castigos infligidos aos israelitas, para ministrar algum consolo para aliviar o sofrimento e o medo que os fiéis poderiam ter atendido ao observar a operação do direito comum, a que todas as pessoas estão sujeitas, e especialmente, ao considerar suas próprias aflições, abre o salmo falando da graça peculiar que Deus atribuiu às tribos escolhidas. Em seguida, recita sucintamente, quão miserável é a condição dos homens, se eles permitem que seus corações descansem neste mundo, especialmente quando Deus os convoca como pecadores culpados para o tribunal. E depois que ele lamentou, que mesmo os filhos de Abraão haviam experimentado por um tempo tão severo, que eles estavam quase consumidos com tristeza, confiando no favor livre de Deus, pelo qual Ele os adotara para si mesmo, ele ora para que ele poder lidar com eles de uma maneira misericordiosa e graciosa, como tinha feito nos tempos passados, e que continuaria até o fim do curso normal de sua graça.
Uma oração de Moisés, o homem de Deus.
Não é certo se este salmo foi composto por Moisés, ou se algum dos profetas o enquadrava em uma canção para o uso do povo, a partir de uma fórmula de oração escrita por Moisés e transmitida de idade em idade. É, no entanto, altamente provável, que não é sem um terreno atribuído a Moisés no título; e desde que os salmos estavam em uso mesmo em seu tempo, não tenho dúvidas de que ele era seu autor. Alguns afirmam que o motivo pelo qual o nome dele aparece na inscrição é que ele foi cantado por sua posteridade; mas não consigo ver por que eles devem recorrer a uma presunção tão infundada. O epíteto, o homem de Deus, dado a Moisés, que é imediatamente adicionado, claramente os confunde. Esta designação honrosa é expressamente aplicada a ele, que sua doutrina pode ter a maior autoridade. Se as conjecturas devem ser admitidas, é provável que, quando o tempo de sua morte se aproximasse, ele terminou essa oração para aliviar a tristeza prolongada sob a qual as pessoas haviam quase mergulhado, e para consolar seus corações, sob o acúmulo de adversidades com os quais foram oprimidos. Embora a maravilhosa bondade de Deus tenha brilhado em sua libertação do Egito, que, enterrando as misérias anteriormente suportadas por elas, poderia ter cheio de alegria; ainda sabemos que, logo depois, foi extinguida pela ingratidão; de modo que, pelo espaço de não menos de quarenta anos, foram consumidos com languidez contínua no deserto. Por isso, era muito sazonal para Moisés naquela época implorar a Deus que ele tratasse com misericórdia e piedade com seu povo, de acordo com o número dos anos em que ele os afligia.
Sl 90:1 Senhor,
tu tens sido o nosso refúgio,
de geração em geração.
Sl 90:2 Antes que os montes nascessem
e se formassem a terra e o mundo,
de eternidade a eternidade,
tu és Deus.
Sl 90:3 Tu reduzes o homem ao pó e dizes:
Tornai, filhos dos homens.
Sl 90:4 Pois mil anos, aos teus olhos,
são como o dia de ontem que se foi
e como a vigília da noite.
Sl 90:5 Tu os arrastas na torrente,
são como um sono,
como a relva que floresce de madrugada;
Sl 90:6 de madrugada,
viceja e floresce;
à tarde,
murcha e seca.
Sl 90:7 Pois somos consumidos
pela tua ira
e pelo teu furor,
conturbados.
Sl 90:8 Diante de ti
puseste as nossas iniqüidades
e, sob a luz do teu rosto,
os nossos pecados ocultos.
Sl 90:9 Pois todos os nossos dias
se passam na tua ira;
acabam-se
os nossos anos
como um breve pensamento.
Sl 90:10 Os dias da nossa vida
sobem a setenta anos
ou, em havendo vigor,
a oitenta;
neste caso, o melhor deles
é canseira e enfado,
porque tudo passa rapidamente,
e nós voamos.
Sl 90:11 Quem conhece o poder da tua ira?
E a tua cólera,
segundo o temor que te é devido?
Sl 90:12 Ensina-nos
a contar os nossos dias,
para que alcancemos coração sábio.
Sl 90:13 Volta-te,
SENHOR!
Até quando?
Tem compaixão dos teus servos.
Sl 90:14 Sacia-nos
de manhã com a tua benignidade,
para que cantemos de júbilo
e nos alegremos todos os nossos dias.
Sl 90:15 Alegra-nos
por tantos dias
quantos nos tens afligido,
por tantos anos
quantos suportamos a adversidade.
Sl 90:16 Aos teus servos
apareçam as tuas obras,
e a seus filhos,
a tua glória.
Sl 90:17 Seja sobre nós
a graça do Senhor, nosso Deus;
confirma sobre nós
as obras das nossas mãos,
sim,
confirma
a obra das nossas mãos.

Qual seria a obra que Moisés pede a Deus para que confirme sendo sobre nós a sua graça, isto é, sendo sobre nós tão grande salvação, Jesus Cristo? A obra é a evangelização, o anúncio das boas novas que Deus nos incumbiu de fazer por todos os dias que temos recebido de sua graça e verdade.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
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Aproveite, conheça, estude, aprove e então compartilhe/divulgue.

Obs.: todos os estudos abaixo são em inglês.
https://biblehub.com/psalms/90-1.htm
https://biblehub.com/psalms/90-2.htm
https://biblehub.com/psalms/90-3.htm
https://biblehub.com/psalms/90-4.htm
https://biblehub.com/psalms/90-5.htm
https://biblehub.com/psalms/90-6.htm
https://biblehub.com/psalms/90-7.htm
https://biblehub.com/psalms/90-8.htm
https://biblehub.com/psalms/90-9.htm
https://biblehub.com/psalms/90-10.htm
https://biblehub.com/psalms/90-11.htm
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