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terça-feira, 16 de abril de 2013

Salmo 89: 1-52 - PROMESSA DO REINO MESSIÂNICO A DAVI

Salmo belíssimo de Etham que inicia cantando para sempre as misericórdias do Senhor e os seus lábios proclamando a todas as gerações a sua fidelidade. Ele exalta tanto a benignidade quanto a fidelidade do Senhor por causa da palavra do próprio Senhor que disse que estaria afirmando a sua aliança com Davi a quem o Espírito Santo chama de escolhido.
Ele jurou a Davi que estaria para sempre estabelecendo a sua posteridade e firmando o seu trono de geração a geração. Por isso que ele celebra, canta, exalta e adora a Deus que cumprirá a sua palavra. Percebemos nisso que Deus é um Deus de propósitos e de alianças e que sua palavra não é a como a do homem, antes permanece para todo sempre.
Em seguida, vemos o salmista exaltando a Deus e sua soberania declarando que dele são os céus e a terra e tudo o que neles há. De fato, o que não pertence ao Senhor ou no que ele não tem domínio? Ele, Deus, é o Senhor absoluto sobre tudo e todos.
Ele é tão poderoso e maravilhoso que ele exerce completamente sua soberania sem vilipendiar ou adulterar a vontade humana, deixando-a livre nas suas escolhas e portanto concedendo ao homem a responsabilidade de seus atos e omissões. Ele é soberano e o homem livre para fazer as suas escolhas responsáveis. Não estou falando, nem defendendo aquilo que não creio, por exemplo no livre-arbítrio. Vamos deixar este assunto para outra oportunidade.
Desde que comecei a segmentar Salmos, eu tenho notado um padrão na forma de orar a Deus que me impressiona. Os salmistas falam com Deus e entendem quem é Deus e quem são eles próprios que estão se comunicando com Deus. A ênfase no relacionamento é muito forte. Deus não é aquele deus estranho, mas alguém pessoal, com quem nos relacionamos e temos responsabilidades e somos ouvidos em nossas orações. Glórias a Deus! Como o salmista, estamos aprendendo a orar e a nos relacionarmos com Deus, nosso Senhor.
Calvino comenta este salmo e dá maiores esclarecimentos além de contextualizá-lo. Sobre Ethan, provável autor deste salmo, ele diz tratar-se de um dos quatro homens com os quais a sabedoria de Salomão era comparada.
O profeta que escreveu este salmo, quem quer que fosse, ao aproximar-se do trono da graça para fazer uma súplica a Deus em favor da Igreja afligida, estabelece como um incentivo tanto para ele quanto para o resto dos fiéis para apreciar a boa esperança, a aliança que Deus criou com Davi. Ele então anuncia em geral o poder divino que é discernido em todo o governo do mundo. E, em seguida, ele chama a lembrança a redenção em que Deus deu um testemunho eterno de seu amor paternal em relação ao seu povo escolhido. Daí, ele retorna novamente à aliança feita com Davi, na qual Deus prometeu continuar seu favor para com esse povo para sempre, por causa de seu rei. Finalmente, ele se submete a uma queixa de que Deus, como se estivesse esquecido de sua aliança, abandonasse sua Igreja à vontade de seus inimigos, e, no meio de um estranho desastre e triste desolação, reteve todo socorro e consolo.
Uma instrução de Ethan, o Ezrahite.
Quem era este Ethan, a quem este salmo é atribuído, é um tanto incerto. Se considerássemos que ele foi um dos quatro homens eminentes a quem Salomão é comparado pela sua distinta sabedoria (1 Reis 4:31), o argumento ou assunto do poema não concordará com o tempo dele; a menos que suponhamos que ele tenha sobrevivido a Salomão e lamentou a divisão triste e desastrosa que ocorreu após a morte desse monarca, e que provou o começo e o prelúdio da futura ruína. O povo, é verdade, depois de ter sido dividido em dois reinos, continuou ainda a existir seguro como antes; mas, à medida que essa ruptura dissolveu a unidade estabelecida por Deus, qual o motivo da esperança que poderia permanecer? Além disso, a prosperidade e o bem-estar de todo o corpo dependiam de ter uma cabeça, de sua lealdade a quem as dez tribos se haviam revoltado perversamente. Que horrível espetáculo era ver esse reino, que poderia ter florescido em vigor intacto, até o fim do mundo, desfigurado e miseravelmente arrumado, ao fim da vida de um homem! Quem não teria pensado que o oráculo sagrado era enganador e vaidoso, cuja verdade parecia ser derrubada em tão pouco tempo? Se, portanto, o Ethan acima referido deve ser considerado como o autor deste salmo, as queixas nele contidas devem ser aplicadas a esse período, em que não só o trono de Davi foi enfraquecido, mas também a grande massa de as pessoas apostataram de Deus, enquanto aqueles que eram irmãos passaram a trabalhar a ruína do outro pela discórdia mútua e intestinal. Isso certamente me parece ser a mais provável conjectura neste caso duvidoso. Alguns pensam que o autor, falando sob a influência do Espírito de profecia, prediz as calamidades que devem acontecer ao povo: mas essa opinião pode ser facilmente refutada pelo contexto em si, onde a baga inspirada lamenta expressamente a primeira alteração infeliz que levou lugar no reino, em conseqüência da conspiração de Jeroboão.
Salmos 89:1 Cantarei para sempre
as tuas misericórdias,
ó SENHOR;
os meus lábios
proclamarão a todas as gerações
a tua fidelidade.
Sl 89:2 Pois disse eu:
a benignidade está fundada para sempre;
a tua fidelidade, tu a confirmarás nos céus, dizendo:
Sl 89:3 Fiz aliança com o meu escolhido
e jurei a Davi, meu servo:
Sl 89:4 Para sempre estabelecerei a tua posteridade
e firmarei o teu trono de geração em geração.
Sl 89:5 Celebram os céus
as tuas maravilhas,
ó SENHOR,
e, na assembléia dos santos,
a tua fidelidade.
Sl 89:6 Pois quem nos céus
é comparável ao SENHOR?
Entre os seres celestiais,
quem é semelhante ao SENHOR?
Salmos 89:7 Deus é sobremodo tremendo
na assembléia dos santos
e temível
sobre todos os que o rodeiam.
Sl 89:8 Ó SENHOR,
Deus dos Exércitos,
quem é poderoso como tu és, SENHOR,
com a tua fidelidade ao redor de ti?!
Sl 89:9 Dominas a fúria do mar;
quando as suas ondas se levantam,
tu as amainas.
Sl 89:10 Calcaste a Raabe,
como um ferido de morte;
com o teu poderoso braço
dispersaste os teus inimigos.
Sl 89:11 Teus são
os céus,
tua,
a terra;
o mundo
e a sua plenitude,
tu os fundaste.
Sl 89:12 O Norte e o Sul,
tu os criaste;
o Tabor e o Hermom
exultam em teu nome.
Sl 89:13 O teu braço
é armado de poder,
forte é
a tua mão,
e elevada,
a tua destra.
Sl 89:14 Justiça e direito
são o fundamento do teu trono;
graça e verdade
te precedem.
Sl 89:15 Bem-aventurado
o povo que conhece os vivas de júbilo,
que anda, ó SENHOR, na luz da tua presença.
Sl 89:16 Em teu nome,
de contínuo
se alegra
e na tua justiça
se exalta,
Sl 89:17 porquanto tu és
a glória de sua força;
no teu favor
avulta o nosso poder.
Sl 89:18 Pois ao SENHOR
pertence o nosso escudo,
e ao Santo de Israel,
o nosso rei.
Sl 89:19 Outrora,
falaste em visão aos teus santos e disseste:
A um herói concedi o poder de socorrer;
do meio do povo,
exaltei um escolhido.
Sl 89:20 Encontrei Davi,
meu servo;
com o meu santo óleo
o ungi.
Sl 89:21 A minha mão
será firme com ele,
o meu braço
o fortalecerá.
Sl 89:22 O inimigo
jamais o surpreenderá,
nem o há de afligir
o filho da perversidade.
Sl 89:23 Esmagarei diante dele
os seus adversários
e ferirei
os que o odeiam.
Sl 89:24 A minha fidelidade e a minha bondade
o hão de acompanhar,
e em meu nome
crescerá o seu poder.
Sl 89:25 Porei a sua mão
sobre o mar
e a sua direita,
sobre os rios.
Sl 89:26 Ele me invocará, dizendo:
Tu és meu pai,
meu Deus
e a rocha da minha salvação.
Sl 89:27 Fá-lo-ei,
por isso,
meu primogênito,
o mais elevado entre os reis da terra.
Sl 89:28 Conservar-lhe-ei
para sempre a minha graça
e, firme com ele,
a minha aliança.
Sl 89:29 Farei durar
para sempre a sua descendência;
e, o seu trono,
como os dias do céu.
Sl 89:30 Se os seus filhos desprezarem a minha lei
e não andarem nos meus juízos,
Sl 89:31 se violarem os meus preceitos
e não guardarem os meus mandamentos,
Sl 89:32 então, punirei com vara as suas transgressões
e com açoites, a sua iniquidade.
Sl 89:33 Mas jamais retirarei dele
a minha bondade,
nem desmentirei
a minha fidelidade.
Sl 89:34 Não violarei a minha aliança,
nem modificarei o que os meus lábios proferiram.
Sl 89:35 Uma vez jurei por minha santidade
(e serei eu falso a Davi?):
Sl 89:36 A sua posteridade durará para sempre,
e o seu trono, como o sol perante mim.
Sl 89:37 Ele será estabelecido para sempre
como a lua
e fiel como a testemunha no espaço.
Sl 89:38 Tu, porém,
o repudiaste e o rejeitaste;
e te indignaste com o teu ungido.
Sl 89:39 Aborreceste a aliança com o teu servo;
profanaste-lhe a coroa,
arrojando-a para a terra.
Sl 89:40 Arrasaste os seus muros todos;
reduziste a ruínas as suas fortificações.
Sl 89:41 Despojam-no todos
os que passam pelo caminho;
e os vizinhos
o escarnecem.
Sl 89:42 Exaltaste a destra dos seus adversários
e deste regozijo a todos os seus inimigos.
Sl 89:43 Também viraste o fio da sua espada
e não o sustentaste na batalha.
Sl 89:44 Fizeste cessar o seu esplendor
e deitaste por terra o seu trono.
Sl 89:45 Abreviaste os dias da sua mocidade
e o cobriste de ignomínia.
Sl 89:46 Até quando, SENHOR?
Esconder-te-ás para sempre?
Arderá a tua ira como fogo?
Sl 89:47 Lembra-te de como é breve
a minha existência!
Pois criarias em vão
todos os filhos dos homens!
Sl 89:48 Que homem há,
que viva e não veja a morte?
Ou que livre a sua alma
das garras do sepulcro?
Sl 89:49 Que é feito, Senhor,
das tuas benignidades de outrora,
juradas a Davi por tua fidelidade?
Sl 89:50 Lembra-te, Senhor, do opróbrio
dos teus servos
e de como trago no peito
a injúria de muitos povos,
Sl 89:51 com que, SENHOR,
os teus inimigos têm vilipendiado,
sim, vilipendiado os passos
do teu ungido.
Sl 89:52 Bendito seja o SENHOR para sempre!
Amém e amém!

Ele termina bendizendo ao Senhor para sempre e assim conclui com um duplo amém! Como é bom poder esmiuçar cada salmo e extrair dele todo seu significado e entender toda a sua construção. Estamos trabalhando, seguindo avante e sempre adiante até o momento que ele nos chamar.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
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segunda-feira, 15 de abril de 2013

Salmo 88: 1-18 - O LAMENTO DE UM HOMEM EM TRIBULAÇÃO

É interessante neste salmo dos filhos de Corá que o salmista conhece bem ao Senhor e reconhecia nele a salvação, por isso clamava e insistia na sua própria oração apresentando o seu estado atual desesperador que era decorrente das iras do Senhor sobre ele.
No entanto, apesar de sua dor e insistência e aparente e tardia a ajuda do Senhor, ele jamais atribui culpa a Deus ou procura pressioná-lo como se Deus tivesse a obrigação de ser gracioso e de torcer toda a justiça. Ele reconhece a soberania de Deus em tudo e sabe que o mal que enfrenta não tem poder sobre ele, mas sim o Senhor.
Há momentos em que clamamos e clamamos e o Senhor parece que nem está perto e que realmente se esqueceu da gente ou que não se importa. É a fase do silêncio do Senhor que tem propósitos até nisto por que em todo o tempo o Senhor está a nos amar, a ensinar e a cuidar.
Somos como crianças mimadas que se recusam a crescer. Mesmo adultos temos comportamentos de meninos e, por natureza, somos muito instáveis emocionalmente, logo não sabemos lidar com nossas perdas e ganhos. Por este motivo é que há tantos crimes passionais, surtos, crises, vinganças nos relacionamentos e até suicídio e assassinato.
Este salmista nos ensina a chorar diante de Deus e devemos aprender a fazer isso como ele, pois a seu tempo o Senhor manifestará a sua ajuda e o seu socorro para nós.
Calvino contextualiza e explica detalhes importantes sobre as circunstâncias em que este salmo foi escrito e fala também de seu autor como sendo Heman, mencionado em I Re 4:31, homem sábio e contemporâneo de Salomão.
Este salmo contém lamentos muito dolorosos, derramados por seu escritor inspirado quando sob uma aflição muito severa e quase no ponto de desespero. Mas ele, ao mesmo tempo, enquanto luta com tristeza, declara a invencibilidade da firmeza de sua fé; que ele mostrou ao invocar a Deus para livrá-lo, mesmo quando ele estava na profunda escuridão da morte.
Uma canção ou salmo dos filhos de Corá. Ao músico-chefe sobre Machalath, para tornar humilde. Uma instrução de Heman, o Ezrahite.
Heman, cujo nome aparece na inscrição, é provavelmente a mesma pessoa que é mencionada na história sagrada, 1 Reis 4:31, onde Salomão, quando recomendado por sua sabedoria, é comparado com Ethan, Heman, Chalcol e Darda. Portanto, não é surpreendente que um homem, tão altamente distinguido pelo espírito de sabedoria, fosse o autor deste salmo. Alguns traduzem l-mhlt, al-machalath, em enfermidade; mas é provável, de acordo com o uso comum da palavra, que denota algum instrumento da música, ou o início de alguma música. Das outras palavras, eu já havia falado o suficiente em outro lugar. Além disso, é importante ter em mente que, na pessoa de um homem, é apresentado a nossa visão um exemplo de uma aflição rara e de uma paciência singular. Deus, no exercício tão doloroso de Heman, a quem ele tinha adornado com presentes tão excelentes para ser um exemplo para os outros, não fez isso por causa de seu servo somente. Seu objetivo era apresentar uma questão comum de instrução a todos os seus povos. Realizando este objeto, Heman subindo, por assim dizer, um estágio elevado, atesta a toda a Igreja suas enfermidades, bem como sua fé e constância. Nos preocupa muito olhar um servo tão distinto de Deus, e aquele que foi tão eminentemente adornado com as graças do Espírito Santo, assim dominado por uma carga tão pesada de aflições que o fez reclamar tristemente que não diferiu nada de um morto homem, muito nos preocupa, eu digo, para olhar esse espetáculo, que nossas angústias, por mais penosas que sejam, não podem nos dominar com desespero; ou se devemos, às vezes, estar prontos para desmaiar por cansaço, cuidado, tristeza, tristeza ou medo, para que não possamos desesperar, especialmente quando vemos que não é sem o maior esforço que o santo profeta emerge desta profunda escuridão na luz desejosa da esperança. Devemos ter a certeza de que o Espírito de Deus, pela boca de Heman, nos forneceu uma forma de oração para encorajar todos os aflitos que estão, de certa maneira, a abandonar o desespero para se achegarem a si mesmo.
Sl 88:1 Ó SENHOR,
Deus da minha salvação,
dia e noite clamo diante de ti.
Sl 88:2 Chegue à tua presença
a minha oração,
inclina os ouvidos
ao meu clamor.
Sl 88:3 Pois a minha alma
está farta de males,
e a minha vida
já se abeira da morte.
Sl 88:4 Sou contado
com os que baixam à cova;
sou como um homem
sem força,
Sl 88:5 atirado entre os mortos;
como os feridos de morte que jazem na sepultura,
dos quais já não te lembras;
são desamparados de tuas mãos.
Sl 88:6 Puseste-me na mais profunda cova,
nos lugares tenebrosos,
nos abismos.
Sl 88:7 Sobre mim
pesa a tua ira;
tu me abates
com todas as tuas ondas.
Sl 88:8 Apartaste de mim
os meus conhecidos
e me fizeste
objeto de abominação para com eles;
estou preso
e não vejo como sair.
Sl 88:9 Os meus olhos
desfalecem de aflição;
dia após dia,
venho clamando a ti, SENHOR,
e te levanto as minhas mãos.
Sl 88:10 Mostrarás tu
prodígios aos mortos
ou os finados
se levantarão para te louvar?
Sl 88:11 Será referida
a tua bondade na sepultura?
A tua fidelidade,
nos abismos?
Sl 88:12 Acaso,
nas trevas se manifestam as tuas maravilhas?
E a tua justiça,
na terra do esquecimento?
Sl 88:13 Mas eu,
SENHOR,
clamo a ti por socorro,
e antemanhã
já se antecipa diante de ti a minha oração.
Sl 88:14 Por que rejeitas,
SENHOR,
a minha alma
e ocultas de mim
o rosto?
Sl 88:15 Ando aflito
e prestes a expirar desde moço;
sob o peso dos teus terrores,
estou desorientado.
Sl 88:16 Por sobre mim
passaram as tuas iras,
os teus terrores
deram cabo de mim.
Sl 88:17 Eles me rodeiam como água, de contínuo;
a um tempo me circundam.
Sl 88:18 Para longe de mim
afastaste amigo
e companheiro;
os meus conhecidos
são trevas.

O salmo termina sem sinais de que o salmista fora atendido, também não se vê que houve nele mudanças de atitude passando agora a ter esperanças na vitória e a declarar palavras de vitórias, no entanto, em todo tempo, os seus olhos estão postos no Senhor. Isso, este salmo ensina!
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
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domingo, 14 de abril de 2013

Salmo 87: 1-7 - JERUSALÉM, AMADA DE DEUS

Salmo feito pelos filhos de Corá que enaltece a cidade de Sião. Ela foi escolhida por Deus Pai para ser a cidade do grande Rei que ali também foi crucificado por amor de nós. As outras nações do mundo por conta disso sentem inveja e caçoam de Jerusalém ou mesmo muitos querem exterminá-la para porem fim a história dos judeus.
Quem é que pode exterminar aquilo que o Senhor quer preservar? Vejamos a história dos povos que todos que quiseram arruiná-la sofreram grande destruição e algumas até já sumiram de nossos mapas restando apenas a lembrança por causa dos registros bíblicos.
O último e mais cruel homem e nação que se levantou contra os judeus foi Hitler que conseguiu causar grande estrago e exterminar milhares e milhões de pessoas de descendência dos judeus. Essa nação teve a sua glória, mas foi destruída, o povo judeu, pelo contrário, continua firme, forte e crescendo cada vez mais.
Deus tem levantado tantos homens ilustres e poderosos nesta face da terra de origem judia que isso já deveria ser um sinal para o incrédulo da predileção de Sião por parte de Deus. Satanás até hoje e até o final de sua existência procurará apagar Israel e os judeus da face da terra por causa de Deus, mas JAMAIS prosperará.
O levante moderno de homens e mulheres em todo o mundo, exceto nos países muçulmanos, a favor de práticas sexuais que o Senhor reprova com veemência esbarra justamente no Deus que ama Sião, que preserva Jerusalém, que escolheu um povo, os judeus, que criou a igreja e que breve voltará para ser sobre todos Senhor.
Não há como crescerem e ficarem tranquilos com suas práticas por causa de Deus; o que farão então? De todos os modos acabarão tendo de ir de encontro ao Senhor. E a história, o que nos ensina? Então você que é crente em todo o mundo, aproveite o momento para orar ainda mais, pois Deus está no controle de tudo e de todos.
Calvino explica e contextualiza o cenário em que o salmo foi redigido e dá outros esclarecimentos. O texto é longo para sua própria introdução, mas interessante.
É evidente, a partir de uma observação atenta, que, enquanto os filhos deste mundo estão em prosperidade, parecem estar bem satisfeitos com essa condição e, assim, eles se exaltam com força, enquanto olham para a Igreja com orgulhoso desprezo; e mesmo depois de terem sofrido calamidades, eles não parecem tão afligidos por elas e assim não renunciam à presunção tola pela qual eles estão intoxicados. Também, desprezam tajentemente toda religião e adoração de Deus, porque, contentando-se com os prazeres, as riquezas e o esplendor dessas coisas, acham-se felizes sem ele (Deus). Assim, muitas vezes, o Senhor os aborrece com todo o tipo de coisas, a fim de infligir-lhes punição por sua ingratidão, até que a época dos ajustes chegará. Às vezes, Deus deixa sua Igreja com aflições diversas e penosas, ou, pelo menos, a mantém em condições humildes e desprezadas, para que ela pareça ser miserável, ou ela é pelo menos exposta ao desprezo de outros.
]Para que os fiéis não sejam enganados com essa aparência sombria das coisas, é importante chamar a atenção para um assunto diferente, para que possam ser persuadidos da verdade do que é dito no Salmo 33:12: - "Bem-aventurada a nação cujo Deus é o Senhor, e as pessoas que ele escolheu para a sua própria herança". (Salmo 33:12)
O que nos ensina este salmo pode resumir-se nisso, de que a Igreja de Deus vencerá todos os reinos e as políticas do mundo, na medida em que ela for vigiada e protegida por Ele em todos os seus interesses e colocada sob o seu governo. Ela vencerá, em primeiro lugar, em meio às violentas agitações e terríveis tempestades com as quais o mundo inteiro é muitas vezes abalado, pois ela pode continuar segura; e, em segundo lugar, e principalmente, porque que está maravilhosamente preservada pela proteção do mesmo Deus, ela pode, por fim, após o trabalho e a luta de uma guerra prolongada, ser coroada com os louros triunfantes de sua alta vocação.
É, na verdade, um benefício singular de Deus e, ao mesmo tempo, um sinal milagroso, que, em meio às grandes e diversas revoluções dos reinos deste mundo, ele a sustenta continuamente de tempos e tempos e a preserva da destruição; de modo que em todo o mundo não há nada duradoura, exceto a Igreja. No entanto, muitas vezes acontece que, enquanto os ímpios abundam em riquezas e sobre eles se derramam bens mundanos e autoridade, a Igreja aflita é lançada em meio a muitos perigos, ou melhor, está tão sobrecarregada com inundações impetuosas que parece ser inteiramente naufragada. A sua felicidade parece ser considerada como consistindo principalmente nisso, que ele reservou para ela um estado eterno no céu.
Uma atenção ao tempo em que este salmo foi composto contribuirá, em menor grau, para uma compreensão clara de seus conteúdos. Embora o povo tivesse retornado do seu cativeiro na Babilônia; embora a Igreja de Deus tenha sido novamente reunida e unida em um só corpo após uma longa dispersão; embora o templo tenha sido reconstruído, o altar montado e o serviço de Deus restaurado; ainda, como de uma vasta multidão de pessoas, havia apenas uma pequena porção, o que tornava a condição da Igreja muito fraca e desprezada, - como o número deixado diminuiu diariamente por seus inimigos - e como o templo era muito inferior em magnificência ao que era originalmente; - tudo isso sendo considerado, os fiéis não tinham nenhum motivo para terem esperanças favoráveis ​​quanto ao futuro.
Certamente parecia impossível que eles mais uma vez fossem restaurados para o estado anterior do qual eles haviam caído. Havia, portanto, razão para entenderem que as mentes dos piedosos, tanto da lembrança da queda que já tinham experimentado, quanto do peso das misérias atuais com as quais estavam oprimidas, desfaleceriam e, finalmente, afundariam em desespero. Para que não se sucumbissem sob tão pesadas adversidades, o Senhor não só prometeu neste salmo que recuperaria o que perderam, como também os encorajou na esperança de uma incomparável glória com a qual a Igreja ainda deveria ser investida, de acordo com aquilo profecia de Haggai,
"A glória desta última casa será maior que a primeira". (Ageu 2: 9).
Por último, aprendemos a usar este salmo para nossas próprias circunstâncias, e o estudamos para aprender lições. A consolação contida deveria ter tido tal influência sobre os piedosos daquela época, de modo a torná-los não só a se erguer no meio de suas adversidades, mas também a levantá-los do túmulo e levá-los ao céu . Nos dias de hoje, quando sabemos que tudo o que foi predito pelo Espírito foi cumprido, somos mais do que ingratos se a experiência dos pais, acrescentada às palavras do Espírito, não confirma mais poderosamente a nossa fé.
É impossível expressar em linguagem adequada ao sujeito a glória com que Cristo embelezou sua Igreja pelo seu advento. Então, a verdadeira religião que antes tinha sido encerrada nos limites estreitos da Judéia foi espalhada pelo mundo inteiro. Então Deus, conhecido apenas por uma família, começou a ser chamado nas diferentes línguas de todas as nações. Então, o mundo, que foi miseravelmente alugado por inúmeras seitas de superstição e erro, foi reunido em uma santa unidade de fé. Então todos os homens, vivendo um com o outro, se associaram em empresas à sociedade dos judeus, que antes tinham abominado. Então os reis da terra e seu povo se renderam voluntariamente ao jugo de Cristo; lobos e leões foram convertidos em cordeiros; os dons do Espírito Santo foram derramados sobre os fiéis, presentes que superaram a glória, todas as riquezas e grandezas e os ornamentos preciosos do mundo. O corpo da Igreja também foi reunido fora de países distantes uns dos outros, e foi aumentado e preservado de uma maneira maravilhosa. O evangelho foi espalhado por um período de tempo incrivelmente curto, e igualmente extraordinário foi a rica colheita de frutos com a qual a pregação foi bem sucedida. Embora, portanto, o renome da Igreja nunca tenha sido celebrado por esta profecia, mas a condição boa e inigualável dessa idade, que pode ser chamada de Idade de Ouro, demonstra claramente que ela era verdadeiramente o reino celestial de Deus. No entanto, era necessário, mesmo naquele período, que os fiéis formassem sua estimativa de sua excelência por algo mais elevado do que o sentido ou razão carnal. No momento em que ela floresceu mais, não era ouro e pedras preciosas, o que lhe conferia o esplendor que a fazia brilhar, mas o sangue dos mártires. Rica, ela estava nas graças do Espírito, e ainda pobre e destituída de bens terrenos. Bela e gloriosa em santidade diante de Deus e dos anjos, ela era, no entanto, desprezível aos olhos do mundo. Sem que ela tivesse muitos inimigos declarados, que se exercitavam em direção a sua perseguição feroz e cruel, ou por atos indiretos praticados contra ela, o pior que poderia sugerir; enquanto estavam dentro eram alarmes e traição. Em suma, sua dignidade, venerável, mas ainda espiritual, ainda estava escondida sob a cruz de Cristo. O consolo, portanto, contido neste salmo foi muito sazonável, mesmo naquela época, para encorajar os fiéis a esperar um estado mais perfeito da Igreja, mas o caso está de outra forma conosco. Já aconteceu há muito tempo, através do padrão de nossos pais, que a beleza de renome da Igreja está contaminada e desfigurada sob os pés dos ímpios. E no dia de hoje, dominado pela carga de nossos pecados, ela geme sob uma miserável desolação, sob as reprovadoras derrotas do diabo e do mundo, sob a crueldade dos tiranos e sob as perversas calúnias dos inimigos; para que os filhos deste mundo, que desejam viver à vontade, não desejam nada menos do que ser considerados entre o povo de Deus. De onde podemos perceber com maior clareza quanto disso pode ser derivado desse salmo; e, ao mesmo tempo, como é necessário meditar continuamente sobre isso. O título não se refere tanto aos autores do salmo quanto aos principais músicos a quem se comprometeu a ser cantado. No entanto, é possível que algum levita da família de Korah o compôs.
Sl 87:1 Fundada por ele
sobre os montes santos,
Sl 87:2 o SENHOR
ama as portas de Sião
mais do que as habitações todas de Jacó.
Sl 87:3 Gloriosas coisas
se têm dito de ti,
ó cidade de Deus!
Sl 87:4 Dentre os que me conhecem,
farei menção de Raabe
e da Babilônia;
eis aí Filístia
e Tiro com Etiópia;
lá, nasceram.
Sl 87:5 E com respeito a Sião se dirá:
Este e aquele nasceram nela;
e o próprio Altíssimo a estabelecerá.
Sl 87:6 O SENHOR,
ao registrar os povos, dirá:
Este nasceu lá.
Sl 87:7 Todos os cantores,
saltando de júbilo, entoarão:
Todas as minhas fontes são em ti.

Eu ainda sonho em ir visitar os montes de Sião e andar por onde andou aquele que adoro todos os dias e que me escolheu para dele ser seu arauto em todo o mundo. Maranata! Volta logo Senhor.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete
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sábado, 13 de abril de 2013

Salmo 86: 1-17 - ORAÇÃO DE DAVI: SÚPLICA E CONFIANÇA

Mais um belo salmo de Davi que nos ensina a orar e a se derramar diante de Deus como a cera diante do fogo. Essa intimidade que Davi tinha, transparece em suas palavras. Ao ouvi-lo, ficamos cheios do Espírito Santo e com vontade de orar e passamos a acreditar, como ele, que Deus está nos ouvindo, apesar de nós.
A forma como ele se dirige ao Senhor é espetacular. Olha, Senhor, eu estou muito aflito, necessitado e já rodei por ai tudinho e não encontrei qualquer consolo, assim, por favor, inclina aqui os seus ouvidos para ouvir a minha oração e responder-me. Ele tem intimidade com o Senhor e sabe quem é Deus e quem é ele mesmo.
Quem não sabe quem é Deus e quem não sabe quem é, como irá se relacionar com Deus e consigo mesmo e ter esta intimidade que Davi tinha com a qual se dirigia ao Senhor apresentando suas orações?
Como Davi, no Senhor confiamos, clamamos, esperamos e sabemos que ele não nos desapontará nunca. Não que estejamos interessados apenas no que ele pode fazer por nós e na nossa vida. Não precisamos de saber isso por que sabemos o quanto Deus é bom de mais para nós, apesar de nós.
Contemplando as maravilhas da criação de Deus, que no dia de hoje sejamos inundados de sua graça e de seu favor a fim de que glorifiquemos ainda mais o seu nome e possamos contar seus grandes feitos àqueles que por nós cruzarem no dia de hoje.
Calvino faz a sua introdução e explica como Davi pediu e por que pediu que fosse colocado firmemente em seu coração o temor de Deus.
Nestas orações de salmo e meditações sagradas, envolvidas com a visão de nutrir e confirmar fé, juntamente com louvores e ações de graças, estão misturadas. Tendo sido difícil, no julgamento da razão carnal de Davi, escapar das angústias com as quais ele estava cercado, ele opõe a suas conclusões o infinito bem e o poder de Deus. Nem ele simplesmente solicita a libertação de seus inimigos; mas ele também ora para que o medo de Deus possa ser implantado e firmemente estabelecido no coração.
Uma Oração de Davi.
Sl 86:1 Inclina,
SENHOR,
os ouvidos
e responde-me,
pois estou aflito
e necessitado.
Sl 86:2 Preserva a minha alma,
pois eu sou piedoso;
tu,
ó Deus meu,
salva o teu servo que em ti confia.
Sl 86:3 Compadece-te de mim,
ó Senhor,
pois a ti clamo de contínuo.
Sl 86:4 Alegra a alma do teu servo,
porque a ti, Senhor,
elevo a minha alma.
Sl 86:5 Pois tu,
Senhor,
és bom e compassivo;
abundante em benignidade
para com todos os que te invocam.
Sl 86:6 Escuta,
SENHOR,
a minha oração
e atende à voz das minhas súplicas.
Sl 86:7 No dia da minha angústia,
clamo a ti,
porque me respondes.
Sl 86:8 Não há entre os deuses
semelhante a ti, Senhor;
e nada existe
que se compare às tuas obras.
Sl 86:9 Todas as nações que fizeste
virão,
prostrar-se-ão diante de ti, Senhor,
e glorificarão o teu nome.
Sl 86:10 Pois tu és grande
e operas maravilhas;
só tu és Deus!
Sl 86:11 Ensina-me,
SENHOR,
o teu caminho,
e andarei na tua verdade;
dispõe-me o coração
para só temer o teu nome.
Sl 86:12 Dar-te-ei graças,
Senhor, Deus meu,
de todo o coração,
e glorificarei para sempre
o teu nome.
Sl 86:13 Pois grande é a tua misericórdia para comigo,
e me livraste a alma do mais profundo poder da morte.
Sl 86:14 Ó Deus,
os soberbos
se têm levantado contra mim,
e um bando de violentos
atenta contra a minha vida;
eles não te consideram.
Sl 86:15 Mas tu, Senhor,
és Deus compassivo
e cheio de graça,
paciente
e grande
em misericórdia
e em verdade.
Sl 86:16 Volta-te para mim
e compadece-te de mim;
concede a tua força
ao teu servo
e salva o filho da tua serva.
Sl 86:17 Mostra-me
um sinal do teu favor,
para que o vejam
e se envergonhem
os que me aborrecem;
pois tu, SENHOR,
me ajudas
e me consolas.
Iremos concluir esta pequena meditação colocando também diante do nosso Deus e Senhor o nosso pedido por um sinal do seu favor. Se bem que pelo seu favor, somos continuamente assistidos de dia e de noite. Mas queremos isso para mostrar aos que zombam de nós por causa de nossa fé no Senhor que temos. Sabemos que ele é um Deus Zeloso e que se importa conosco. Quem irá ver o nosso triunfo e se envergonhar são os que aborrecem ao Senhor que nos ajuda e nos consola.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 

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