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sábado, 20 de abril de 2013

Salmo 93: 1-5 REINA O SENHOR

Reina o Senhor!
É assim que começa este pequeno mas profundo salmo. Se reina, então há um Rei, um Senhor que é soberano em seu reino, se não, nem reino, nem soberania haveria de haver. Se reina, então também há um trono, onde majestoso se encontro nosso Deus. Se reina e há um reino e um trono, então também há um domínio que envolve uma área de domínio.
Qual seria a área de domínio do Criador que reina e é Rei? Tudo o que existe e que foi criado, tanto as coisas visíveis, quanto as coisas invisíveis. Em um reino deste haveria também seus súditos e toda uma hierarquia com poderes, autoridades, governos, principados, potestades. Ele é rei absoluto e não podemos negar.
Se reina o Senhor, reveste-se de majestade e de poder! Como reinaria sem poder? Suas palavras seriam provadas e suas ordens resistidas, por isso tem ele poder e seu poder está além de nossa capacidade de compreensão, pois ele tendo criado tudo o que existe, é superior a tudo e nada pode atingi-lo.
Ele firmou o mundo e desde que há mundo, firme está a sua criação. Se não fosse o seu poder, a vida na terra seria algo impossível de acontecer e ainda, acontecendo, seria algo impossível de se manter sua existência. Por isso que quando desafiamos o Criador dizendo que ele que criou nem existe, estamos sendo por demais insensatos, estultos.
Há os que se opõe ao reinado e governo do Criador e juntos com satanás formam outro reino, mas não co-igual ao reino único de Deus e sim um reino parasita que depende do verdadeiro reino para existir e se manifestar até que chegue o tempo determinado pelo único rei verdadeiro de ter o fim eterno. Satanás, seus anjos e todos os que o seguem serão lançados no lago de fogo eterno em juízo eterno.
Calvino faz uma pequenina introdução e não entra em grandes detalhes ao comentar este salmo em sua introdução.
O salmo começa com a celebração da infinita glória de Deus. É então declarado que tal é a sua fidelidade que ele nunca engana seu próprio povo, que, abraçando suas promessas, espera com mentes tranquilas para a salvação em meio a todas as tempestades e agitações do mundo.
Salmos 93:1 Reina o SENHOR.
Revestiu-se
de majestade;
de poder
se revestiu o SENHOR
e se cingiu.
Firmou o mundo,
que não vacila.
Salmos 93:2 Desde a antiguidade,
está firme o teu trono;
tu és
desde a eternidade.
Salmos 93:3 Levantam os rios,
ó SENHOR,
levantam os rios
o seu bramido;
levantam os rios
o seu fragor.
Salmos 93:4 Mas o SENHOR nas alturas
é mais poderoso
do que o bramido das grandes águas,
do que os poderosos vagalhões do mar.
Salmos 93:5 Fidelíssimos são os teus testemunhos;
à tua casa
convém a santidade,
SENHOR,
para todo o sempre.

Ele conclui seu salmo proclamando a santidade diante de Deus, pois ela é que convém. A santidade é para todo o sempre e não podemos ter dois senhores, nem dois reis a nos governar. A santidade requer a separação do reino parasita para estar somente diante do Rei que nos criou e tudo governa com sua majestade e poder absolutos. 
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
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sexta-feira, 19 de abril de 2013

DOMÍNIOS À VENDA OU PARA LOCAÇÃO


Salmo 92: 1-15 - HINO DE GRATIDÃO A DEUS

Uma canção do dia de sábado, diz o salmo, que fala aos seus ouvintes de que há um Deus soberano que tudo governa e administra, principalmente o ímpio, que no momento parece florescer, mas que não sabe que está em terreno escorregadio, sendo preparado para o seu fim.
A palavra de Deus é clara que os ímpios não permanecerão à mesa do Senhor, portanto, serão exterminados, sofrerão eterno juízo. A rebeldia cultivada dia após dia apesar de estarem recebendo da graça divina dia após dia é um pecado gravíssimo. Como serão perdoados os que rejeitam o perdão e insistem em viver uma vida desregrada e descompromissada com Deus, seu Criador?
Quanto a mim, anunciarei a sua palavra ó Deus e não serei rebelde ao seu chamado. Quer ouçam, quer deixem de ouvir, eu anunciarei a sua palavra. Anunciarei no amor, na fé e na esperança de que a semente semeada alcançará um terreno bom para que produza e dê frutos para a sua glória.
O salmista logo de cara afirma que é bom render graças e cantar louvores a Deus anunciando pela manhã a sua misericórdia e à noite a sua fidelidade. Então o Espírito Santo está te convidando, neste dia, a dar graças e a cantar, então dê graças e cante! Mas não o adore pelo que ele pode fazer por ti, mas pelo que ele é.
A nossa vida com todos os seus percalços está nas mãos de Deus que tudo vê e sabe. Ele conhece a nossa dor e sofrimento, bem como nossa alegria e também fraquezas e fortalezas. Quanto à circunstância pela qual estamos passando da qual não somos dela senhor, saiba que ele está te carregando no colo. Por isso dê graças e cante ao Senhor que está contigo, ao teu lado.
Para o salmista, ter o Espírito Santo como penhor de sua alma que o leva a ver o Senhor pela contemplação do que ele é e faz é muito elevado e sobrepuja tudo o que ele possa estar enfrentando de dissabor e amargor. Por isso que o inepto e o estulto não são assim e sofrem horrores.
O comentário de Calvino deste salmo em sua introdução explica a razão de ser do salmo enfatizando o fim dos justos e dos ímpios.
Este salmo contém uma exortação para louvar a Deus, e mostra o quanto temos para esse exercício das obras de Deus, insistindo, especialmente, em sua justiça, exibida na proteção de seu povo e a destruição dos ímpios. Por tal verdade, encoraja a prática da justiça e nos preserva da fraqueza sob a cruz de Cristo, propondo a nossa visão uma questão feliz de todas as nossas aflições. Para dissuadir-nos, por outro lado, da comissão da iniquidade, declara que os pecadores, embora possam prosperar por um tempo, serão rapidamente destruídos.
Uma canção para o dia do sábado.
Sl 92:1 Bom é
render graças ao SENHOR
e cantar louvores ao teu nome,
ó Altíssimo,
Sl 92:2 anunciar de manhã
a tua misericórdia
e, durante as noites,
a tua fidelidade,
Sl 92:3 com instrumentos de dez cordas,
com saltério
e com a solenidade da harpa.
Sl 92:4 Pois me alegraste, SENHOR,
com os teus feitos;
exultarei nas obras das tuas mãos.
Sl 92:5 Quão grandes, SENHOR,
são as tuas obras!
Os teus pensamentos,
que profundos!
Sl 92:6 O inepto
não compreende,
e o estulto
não percebe isto:
Sl 92:7 ainda que os ímpios brotam como a erva,
e florescem todos os que praticam a iniquidade,
nada obstante,
serão destruídos para sempre;
Sl 92:8 tu, porém, SENHOR,
és o Altíssimo eternamente.
Sl 92:9 Eis que os teus inimigos,
SENHOR,
eis que os teus inimigos
perecerão;
serão dispersos todos os que praticam a iniquidade.
Sl 92:10 Porém tu exaltas
o meu poder como o do boi selvagem;
derramas sobre mim
o óleo fresco.
Sl 92:11 Os meus olhos
vêem com alegria
os inimigos que me espreitam,
e os meus ouvidos se satisfazem em ouvir dos malfeitores
que contra mim se levantam.
Sl 92:12 O justo
florescerá como a palmeira,
crescerá como o cedro no Líbano.
Sl 92:13 Plantados na Casa do SENHOR,
florescerão nos átrios do nosso Deus.
Sl 92:14 Na velhice
darão ainda frutos,
serão cheios de seiva
e de verdor,
Sl 92:15 para anunciar que o SENHOR é reto.
Ele é a minha rocha,
e nele não há injustiça.

O justo florescerá, crescerá, dará frutos, será cheio de seiva, de verdor, energia, força, virtude, tudo isso para anunciarem, pelo evangelho, que o Senhor é reto e proveu para o homem perdido uma Rocha chamada Jesus Cristo onde há justiça e salvação! Meu Deus não me deixes perder-te de vista em minhas elucubrações diárias...
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
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quinta-feira, 18 de abril de 2013

Salmo 91: 1-16 - SOB A SOMBRA DO ALTÍSSIMO

Tão famoso este salmo 91... Eu mesmo já o decorei há muitos anos, mais de 30 anos e as vezes que já o citei, perdi a conta. Ele também é usado como amuleto contra o mal ou como receita de pré-sucesso diante de um grande problema ou situação difícil. Até em outras religiões não cristãs, ele é recitado contra o mal e a sua presença.
Eu amo este salmo pelo seu conteúdo e por suas palavras inspiradas pelo Espírito Santo. Por que toda palavra de Deus é útil e aproveitável para o ensino e repreensão. Eu gosto muito de parafraseá-lo, citando na terceira pessoa, na primeira, na segunda. Ele também para mim é um verdadeiro modelo de oração.
Temos o costume de usar a prática de orações para resolver problemas. É como se a oração fosse a chave que abrirá as portas da problemática e pronto, temos a solução de tudo. Este salmista começou a sua oração fazendo a si mesmo declarações sobre o seu Deus relativas à proteção dos que creem nele. Deus é portanto seu refúgio; nele, ele confia porque ele já tem a experiência e a certeza dos livramentos e da graça diária da assistência divina na sua vida.
Não poderá orar assim aquele que não conhece a Deus ou que antes foi conhecido por Deus e resgatado do seu vil modo de proceder para agora pertencer a outro e não mais ao pecado que o dominava e o escravizava a ele por causa do medo da morte. Por isso Cristo morreu: para matar a morte!
Na sua introdução em seu comentário, Calvino pouco falou deste salmo e apenas deu a ênfase sobre a proteção e a segurança que Deus provê aos seus filhos.
Neste salmo, somos ensinados que Deus vigia a segurança de seu povo, e nunca os deixa na hora do perigo. Eles são exortados a avançar através de todos os perigos, protegendo a confiança de sua proteção. A verdade inculcada é de grande utilidade, pois embora muitos falem bastante da providência de Deus e professam acreditar que ele exerce uma tutela especial sobre seus próprios filhos, poucos são encontrados realmente dispostos a confiar sua segurança a ele.
Sl 91:1 O que habita no esconderijo do Altíssimo
e descansa à sombra do Onipotente Sl 91:2 diz ao SENHOR:
Meu refúgio
e meu baluarte,
Deus meu,
em quem confio.
Sl 91:3 Pois ele
te livrará do laço do passarinheiro
e da peste perniciosa.
Sl 91:4 Cobrir-te-á com as suas penas,
e, sob suas asas, estarás seguro;
a sua verdade é pavês e escudo.
Sl 91:5 Não te assustarás do terror noturno,
nem da seta que voa de dia,
Sl 91:6 nem da peste que se propaga nas trevas,
nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Sl 91:7 Caiam mil ao teu lado,
e dez mil, à tua direita;
tu não serás atingido.
Sl 91:8 Somente com os teus olhos
contemplarás e verás
o castigo dos ímpios.
Sl 91:9 Pois disseste:
O SENHOR é o meu refúgio.
Fizeste do Altíssimo a tua morada.
Sl 91:10 Nenhum mal te sucederá,
praga nenhuma chegará à tua tenda.
Sl 91:11 Porque aos seus anjos
dará ordens a teu respeito,
para que te guardem em todos os teus caminhos.
Sl 91:12 Eles te sustentarão nas suas mãos,
para não tropeçares nalguma pedra.
Sl 91:13 Pisarás o leão e a áspide,
calcarás aos pés o leãozinho e a serpente.
Sl 91:14 Porque a mim se apegou com amor,
eu o livrarei;
pô-lo-ei a salvo,
porque conhece o meu nome.
Sl 91:15 Ele me invocará,
e eu lhe responderei;
na sua angústia
eu estarei com ele,
livrá-lo-ei
e o glorificarei.
Sl 91:16 Saciá-lo-ei
com longevidade
e lhe mostrarei a minha salvação.

A finalização deste salmo cabe a Deus a qual o salmista atribui a sua fala. A palavra de Deus é de vitórias e de sua presença garantida juntamente àqueles que o invocam; que na angústia, o buscam; que conhecem o seu nome; e, que a Deus se apegam com amor. Eu vejo aqui Deus mostrando o Senhor Jesus como a salvação de todos aqueles que creem.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
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quarta-feira, 17 de abril de 2013

Salmo 90: 1-17 - A BREVIDADE DA VIDA

Moisés é o autor deste salmo espetacular que fala da brevidade de nossa vida por causa da ira divina que nos consome devido aos nossos pecados. Moisés não fala de Jesus diretamente, mas ora em todo o tempo pedindo a Deus que tenha misericórdia e derrame a sua graça sobre nós. Eu vejo na graça, na fidelidade e naquilo que ele pede a Deus, a pessoa bendita da segunda pessoa da Trindade: Jesus Cristo, a razão de ser de todo homem e de toda a humanidade e criação de Deus.
Eu costumo citar o verso 12 a todos os meus chegados que fazem aniversário. Ensina-nos, Senhor, a contar os nossos dias a fim de que alcancemos corações sábios. Primeiro, está que é Deus quem faz tudo em nossa vida e aqui ele está a nos ensinar com a vida. Se ele não nos ensinar, o que aprenderemos? Se ele não tomar a iniciativa, como nos desenvolveremos?
Assim, Deus está nos ensinando e nos ensinando a contar e  a contar os nossos dias. Em todo o tempo meu coração é do Senhor e eu estou contando suas maravilhas e graça na minha vida. Cada dia vivido é mais um dia que vou somando e vendo o quanto Deus tem feito e ainda continua a fazer, apesar de mim.
Este Jamais Desista é o meu altar no qual todos os dias me curvo diante dele e de sua palavra para meditar nas Escrituras e aprender a contar mais um pouquinho. Meu coração não tem sido rebelde e eu tenho assim aprendido a contar. Contando assim os meus dias, estou me tornando mais sábio e pronto para a obra que ele me deu a fazer para concluir.
A Josué, que depois Paulo aplicou a nós, a palavra de Deus é clara: ela nos ensina a meditar, a ler, a buscar nas Escrituras a vida e a sabedoria. Elas, como disse Deus, não falam de outra coisa, se não de Jesus Cristo! Ele é a nossa vida, esperança, graça, sabedoria e aquele que nos ensina todos dias por ter nos enviado, sem merecimento algum, o Espírito Santo.
Calvino contextualiza, explica, fala de detalhes importantes do salmo que nos ajudam a entender mais ainda a palavra escrita. Entendendo mais um pouquinho, passamos a adorar ainda mais o seu verdadeiro autor: o Espírito Santo!
Moisés está a ponto de tratar também a brevidade e as misérias da vida humana, a partir dos castigos infligidos aos israelitas, para ministrar algum consolo para aliviar o sofrimento e o medo que os fiéis poderiam ter atendido ao observar a operação do direito comum, a que todas as pessoas estão sujeitas, e especialmente, ao considerar suas próprias aflições, abre o salmo falando da graça peculiar que Deus atribuiu às tribos escolhidas. Em seguida, recita sucintamente, quão miserável é a condição dos homens, se eles permitem que seus corações descansem neste mundo, especialmente quando Deus os convoca como pecadores culpados para o tribunal. E depois que ele lamentou, que mesmo os filhos de Abraão haviam experimentado por um tempo tão severo, que eles estavam quase consumidos com tristeza, confiando no favor livre de Deus, pelo qual Ele os adotara para si mesmo, ele ora para que ele poder lidar com eles de uma maneira misericordiosa e graciosa, como tinha feito nos tempos passados, e que continuaria até o fim do curso normal de sua graça.
Uma oração de Moisés, o homem de Deus.
Não é certo se este salmo foi composto por Moisés, ou se algum dos profetas o enquadrava em uma canção para o uso do povo, a partir de uma fórmula de oração escrita por Moisés e transmitida de idade em idade. É, no entanto, altamente provável, que não é sem um terreno atribuído a Moisés no título; e desde que os salmos estavam em uso mesmo em seu tempo, não tenho dúvidas de que ele era seu autor. Alguns afirmam que o motivo pelo qual o nome dele aparece na inscrição é que ele foi cantado por sua posteridade; mas não consigo ver por que eles devem recorrer a uma presunção tão infundada. O epíteto, o homem de Deus, dado a Moisés, que é imediatamente adicionado, claramente os confunde. Esta designação honrosa é expressamente aplicada a ele, que sua doutrina pode ter a maior autoridade. Se as conjecturas devem ser admitidas, é provável que, quando o tempo de sua morte se aproximasse, ele terminou essa oração para aliviar a tristeza prolongada sob a qual as pessoas haviam quase mergulhado, e para consolar seus corações, sob o acúmulo de adversidades com os quais foram oprimidos. Embora a maravilhosa bondade de Deus tenha brilhado em sua libertação do Egito, que, enterrando as misérias anteriormente suportadas por elas, poderia ter cheio de alegria; ainda sabemos que, logo depois, foi extinguida pela ingratidão; de modo que, pelo espaço de não menos de quarenta anos, foram consumidos com languidez contínua no deserto. Por isso, era muito sazonal para Moisés naquela época implorar a Deus que ele tratasse com misericórdia e piedade com seu povo, de acordo com o número dos anos em que ele os afligia.
Sl 90:1 Senhor,
tu tens sido o nosso refúgio,
de geração em geração.
Sl 90:2 Antes que os montes nascessem
e se formassem a terra e o mundo,
de eternidade a eternidade,
tu és Deus.
Sl 90:3 Tu reduzes o homem ao pó e dizes:
Tornai, filhos dos homens.
Sl 90:4 Pois mil anos, aos teus olhos,
são como o dia de ontem que se foi
e como a vigília da noite.
Sl 90:5 Tu os arrastas na torrente,
são como um sono,
como a relva que floresce de madrugada;
Sl 90:6 de madrugada,
viceja e floresce;
à tarde,
murcha e seca.
Sl 90:7 Pois somos consumidos
pela tua ira
e pelo teu furor,
conturbados.
Sl 90:8 Diante de ti
puseste as nossas iniqüidades
e, sob a luz do teu rosto,
os nossos pecados ocultos.
Sl 90:9 Pois todos os nossos dias
se passam na tua ira;
acabam-se
os nossos anos
como um breve pensamento.
Sl 90:10 Os dias da nossa vida
sobem a setenta anos
ou, em havendo vigor,
a oitenta;
neste caso, o melhor deles
é canseira e enfado,
porque tudo passa rapidamente,
e nós voamos.
Sl 90:11 Quem conhece o poder da tua ira?
E a tua cólera,
segundo o temor que te é devido?
Sl 90:12 Ensina-nos
a contar os nossos dias,
para que alcancemos coração sábio.
Sl 90:13 Volta-te,
SENHOR!
Até quando?
Tem compaixão dos teus servos.
Sl 90:14 Sacia-nos
de manhã com a tua benignidade,
para que cantemos de júbilo
e nos alegremos todos os nossos dias.
Sl 90:15 Alegra-nos
por tantos dias
quantos nos tens afligido,
por tantos anos
quantos suportamos a adversidade.
Sl 90:16 Aos teus servos
apareçam as tuas obras,
e a seus filhos,
a tua glória.
Sl 90:17 Seja sobre nós
a graça do Senhor, nosso Deus;
confirma sobre nós
as obras das nossas mãos,
sim,
confirma
a obra das nossas mãos.

Qual seria a obra que Moisés pede a Deus para que confirme sendo sobre nós a sua graça, isto é, sendo sobre nós tão grande salvação, Jesus Cristo? A obra é a evangelização, o anúncio das boas novas que Deus nos incumbiu de fazer por todos os dias que temos recebido de sua graça e verdade.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br

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Obs.: todos os estudos abaixo são em inglês.
https://biblehub.com/psalms/90-1.htm
https://biblehub.com/psalms/90-2.htm
https://biblehub.com/psalms/90-3.htm
https://biblehub.com/psalms/90-4.htm
https://biblehub.com/psalms/90-5.htm
https://biblehub.com/psalms/90-6.htm
https://biblehub.com/psalms/90-7.htm
https://biblehub.com/psalms/90-8.htm
https://biblehub.com/psalms/90-9.htm
https://biblehub.com/psalms/90-10.htm
https://biblehub.com/psalms/90-11.htm
https://biblehub.com/psalms/90-12.htm
https://biblehub.com/psalms/90-13.htm
https://biblehub.com/psalms/90-14.htm
https://biblehub.com/psalms/90-15.htm
https://biblehub.com/psalms/90-16.htm
https://biblehub.com/psalms/90-17.htm
Caso tenha dificuldades em encontrar os comentários, estudos, sermões, solicite nossa ajuda.  Continuemos a estudar e aprender e compartilhar.


terça-feira, 16 de abril de 2013

Salmo 89: 1-52 - PROMESSA DO REINO MESSIÂNICO A DAVI

Salmo belíssimo de Etham que inicia cantando para sempre as misericórdias do Senhor e os seus lábios proclamando a todas as gerações a sua fidelidade. Ele exalta tanto a benignidade quanto a fidelidade do Senhor por causa da palavra do próprio Senhor que disse que estaria afirmando a sua aliança com Davi a quem o Espírito Santo chama de escolhido.
Ele jurou a Davi que estaria para sempre estabelecendo a sua posteridade e firmando o seu trono de geração a geração. Por isso que ele celebra, canta, exalta e adora a Deus que cumprirá a sua palavra. Percebemos nisso que Deus é um Deus de propósitos e de alianças e que sua palavra não é a como a do homem, antes permanece para todo sempre.
Em seguida, vemos o salmista exaltando a Deus e sua soberania declarando que dele são os céus e a terra e tudo o que neles há. De fato, o que não pertence ao Senhor ou no que ele não tem domínio? Ele, Deus, é o Senhor absoluto sobre tudo e todos.
Ele é tão poderoso e maravilhoso que ele exerce completamente sua soberania sem vilipendiar ou adulterar a vontade humana, deixando-a livre nas suas escolhas e portanto concedendo ao homem a responsabilidade de seus atos e omissões. Ele é soberano e o homem livre para fazer as suas escolhas responsáveis. Não estou falando, nem defendendo aquilo que não creio, por exemplo no livre-arbítrio. Vamos deixar este assunto para outra oportunidade.
Desde que comecei a segmentar Salmos, eu tenho notado um padrão na forma de orar a Deus que me impressiona. Os salmistas falam com Deus e entendem quem é Deus e quem são eles próprios que estão se comunicando com Deus. A ênfase no relacionamento é muito forte. Deus não é aquele deus estranho, mas alguém pessoal, com quem nos relacionamos e temos responsabilidades e somos ouvidos em nossas orações. Glórias a Deus! Como o salmista, estamos aprendendo a orar e a nos relacionarmos com Deus, nosso Senhor.
Calvino comenta este salmo e dá maiores esclarecimentos além de contextualizá-lo. Sobre Ethan, provável autor deste salmo, ele diz tratar-se de um dos quatro homens com os quais a sabedoria de Salomão era comparada.
O profeta que escreveu este salmo, quem quer que fosse, ao aproximar-se do trono da graça para fazer uma súplica a Deus em favor da Igreja afligida, estabelece como um incentivo tanto para ele quanto para o resto dos fiéis para apreciar a boa esperança, a aliança que Deus criou com Davi. Ele então anuncia em geral o poder divino que é discernido em todo o governo do mundo. E, em seguida, ele chama a lembrança a redenção em que Deus deu um testemunho eterno de seu amor paternal em relação ao seu povo escolhido. Daí, ele retorna novamente à aliança feita com Davi, na qual Deus prometeu continuar seu favor para com esse povo para sempre, por causa de seu rei. Finalmente, ele se submete a uma queixa de que Deus, como se estivesse esquecido de sua aliança, abandonasse sua Igreja à vontade de seus inimigos, e, no meio de um estranho desastre e triste desolação, reteve todo socorro e consolo.
Uma instrução de Ethan, o Ezrahite.
Quem era este Ethan, a quem este salmo é atribuído, é um tanto incerto. Se considerássemos que ele foi um dos quatro homens eminentes a quem Salomão é comparado pela sua distinta sabedoria (1 Reis 4:31), o argumento ou assunto do poema não concordará com o tempo dele; a menos que suponhamos que ele tenha sobrevivido a Salomão e lamentou a divisão triste e desastrosa que ocorreu após a morte desse monarca, e que provou o começo e o prelúdio da futura ruína. O povo, é verdade, depois de ter sido dividido em dois reinos, continuou ainda a existir seguro como antes; mas, à medida que essa ruptura dissolveu a unidade estabelecida por Deus, qual o motivo da esperança que poderia permanecer? Além disso, a prosperidade e o bem-estar de todo o corpo dependiam de ter uma cabeça, de sua lealdade a quem as dez tribos se haviam revoltado perversamente. Que horrível espetáculo era ver esse reino, que poderia ter florescido em vigor intacto, até o fim do mundo, desfigurado e miseravelmente arrumado, ao fim da vida de um homem! Quem não teria pensado que o oráculo sagrado era enganador e vaidoso, cuja verdade parecia ser derrubada em tão pouco tempo? Se, portanto, o Ethan acima referido deve ser considerado como o autor deste salmo, as queixas nele contidas devem ser aplicadas a esse período, em que não só o trono de Davi foi enfraquecido, mas também a grande massa de as pessoas apostataram de Deus, enquanto aqueles que eram irmãos passaram a trabalhar a ruína do outro pela discórdia mútua e intestinal. Isso certamente me parece ser a mais provável conjectura neste caso duvidoso. Alguns pensam que o autor, falando sob a influência do Espírito de profecia, prediz as calamidades que devem acontecer ao povo: mas essa opinião pode ser facilmente refutada pelo contexto em si, onde a baga inspirada lamenta expressamente a primeira alteração infeliz que levou lugar no reino, em conseqüência da conspiração de Jeroboão.
Salmos 89:1 Cantarei para sempre
as tuas misericórdias,
ó SENHOR;
os meus lábios
proclamarão a todas as gerações
a tua fidelidade.
Sl 89:2 Pois disse eu:
a benignidade está fundada para sempre;
a tua fidelidade, tu a confirmarás nos céus, dizendo:
Sl 89:3 Fiz aliança com o meu escolhido
e jurei a Davi, meu servo:
Sl 89:4 Para sempre estabelecerei a tua posteridade
e firmarei o teu trono de geração em geração.
Sl 89:5 Celebram os céus
as tuas maravilhas,
ó SENHOR,
e, na assembléia dos santos,
a tua fidelidade.
Sl 89:6 Pois quem nos céus
é comparável ao SENHOR?
Entre os seres celestiais,
quem é semelhante ao SENHOR?
Salmos 89:7 Deus é sobremodo tremendo
na assembléia dos santos
e temível
sobre todos os que o rodeiam.
Sl 89:8 Ó SENHOR,
Deus dos Exércitos,
quem é poderoso como tu és, SENHOR,
com a tua fidelidade ao redor de ti?!
Sl 89:9 Dominas a fúria do mar;
quando as suas ondas se levantam,
tu as amainas.
Sl 89:10 Calcaste a Raabe,
como um ferido de morte;
com o teu poderoso braço
dispersaste os teus inimigos.
Sl 89:11 Teus são
os céus,
tua,
a terra;
o mundo
e a sua plenitude,
tu os fundaste.
Sl 89:12 O Norte e o Sul,
tu os criaste;
o Tabor e o Hermom
exultam em teu nome.
Sl 89:13 O teu braço
é armado de poder,
forte é
a tua mão,
e elevada,
a tua destra.
Sl 89:14 Justiça e direito
são o fundamento do teu trono;
graça e verdade
te precedem.
Sl 89:15 Bem-aventurado
o povo que conhece os vivas de júbilo,
que anda, ó SENHOR, na luz da tua presença.
Sl 89:16 Em teu nome,
de contínuo
se alegra
e na tua justiça
se exalta,
Sl 89:17 porquanto tu és
a glória de sua força;
no teu favor
avulta o nosso poder.
Sl 89:18 Pois ao SENHOR
pertence o nosso escudo,
e ao Santo de Israel,
o nosso rei.
Sl 89:19 Outrora,
falaste em visão aos teus santos e disseste:
A um herói concedi o poder de socorrer;
do meio do povo,
exaltei um escolhido.
Sl 89:20 Encontrei Davi,
meu servo;
com o meu santo óleo
o ungi.
Sl 89:21 A minha mão
será firme com ele,
o meu braço
o fortalecerá.
Sl 89:22 O inimigo
jamais o surpreenderá,
nem o há de afligir
o filho da perversidade.
Sl 89:23 Esmagarei diante dele
os seus adversários
e ferirei
os que o odeiam.
Sl 89:24 A minha fidelidade e a minha bondade
o hão de acompanhar,
e em meu nome
crescerá o seu poder.
Sl 89:25 Porei a sua mão
sobre o mar
e a sua direita,
sobre os rios.
Sl 89:26 Ele me invocará, dizendo:
Tu és meu pai,
meu Deus
e a rocha da minha salvação.
Sl 89:27 Fá-lo-ei,
por isso,
meu primogênito,
o mais elevado entre os reis da terra.
Sl 89:28 Conservar-lhe-ei
para sempre a minha graça
e, firme com ele,
a minha aliança.
Sl 89:29 Farei durar
para sempre a sua descendência;
e, o seu trono,
como os dias do céu.
Sl 89:30 Se os seus filhos desprezarem a minha lei
e não andarem nos meus juízos,
Sl 89:31 se violarem os meus preceitos
e não guardarem os meus mandamentos,
Sl 89:32 então, punirei com vara as suas transgressões
e com açoites, a sua iniquidade.
Sl 89:33 Mas jamais retirarei dele
a minha bondade,
nem desmentirei
a minha fidelidade.
Sl 89:34 Não violarei a minha aliança,
nem modificarei o que os meus lábios proferiram.
Sl 89:35 Uma vez jurei por minha santidade
(e serei eu falso a Davi?):
Sl 89:36 A sua posteridade durará para sempre,
e o seu trono, como o sol perante mim.
Sl 89:37 Ele será estabelecido para sempre
como a lua
e fiel como a testemunha no espaço.
Sl 89:38 Tu, porém,
o repudiaste e o rejeitaste;
e te indignaste com o teu ungido.
Sl 89:39 Aborreceste a aliança com o teu servo;
profanaste-lhe a coroa,
arrojando-a para a terra.
Sl 89:40 Arrasaste os seus muros todos;
reduziste a ruínas as suas fortificações.
Sl 89:41 Despojam-no todos
os que passam pelo caminho;
e os vizinhos
o escarnecem.
Sl 89:42 Exaltaste a destra dos seus adversários
e deste regozijo a todos os seus inimigos.
Sl 89:43 Também viraste o fio da sua espada
e não o sustentaste na batalha.
Sl 89:44 Fizeste cessar o seu esplendor
e deitaste por terra o seu trono.
Sl 89:45 Abreviaste os dias da sua mocidade
e o cobriste de ignomínia.
Sl 89:46 Até quando, SENHOR?
Esconder-te-ás para sempre?
Arderá a tua ira como fogo?
Sl 89:47 Lembra-te de como é breve
a minha existência!
Pois criarias em vão
todos os filhos dos homens!
Sl 89:48 Que homem há,
que viva e não veja a morte?
Ou que livre a sua alma
das garras do sepulcro?
Sl 89:49 Que é feito, Senhor,
das tuas benignidades de outrora,
juradas a Davi por tua fidelidade?
Sl 89:50 Lembra-te, Senhor, do opróbrio
dos teus servos
e de como trago no peito
a injúria de muitos povos,
Sl 89:51 com que, SENHOR,
os teus inimigos têm vilipendiado,
sim, vilipendiado os passos
do teu ungido.
Sl 89:52 Bendito seja o SENHOR para sempre!
Amém e amém!

Ele termina bendizendo ao Senhor para sempre e assim conclui com um duplo amém! Como é bom poder esmiuçar cada salmo e extrair dele todo seu significado e entender toda a sua construção. Estamos trabalhando, seguindo avante e sempre adiante até o momento que ele nos chamar.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – 
http://www.jamaisdesista.com.br

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