quinta-feira, 17 de novembro de 2011
TEMA: Criação, Queda, Redenção e Consumação! - 42 - Faltam 527 dias para 26/04/13 e 938 dias para a Copa
quarta-feira, 16 de novembro de 2011
TEMA: Criação, Queda, Redenção e Consumação! - 41- Faltam 528 dias para 26/04/13 e 939 dias para a Copa
terça-feira, 15 de novembro de 2011
TEMA: Criação, Queda, Redenção e Consumação! - 40 - Faltam 529 dias para 26/04/13 e 940 dias para a Copa
Ao meditarmos nessa passagem de toda a bondade de Deus diante de Moisés vemos que Deus é bom! Se pudéssemos personificar a bondade e trazê-la à existência diante de nós e fôssemos conversar com ela, iríamos estar conversando com Deus. Deus é bom!
O Salmos 118:1 nos diz para rendermos graças ao Senhor porque ele é bom e a sua misericórdia dura para sempre. Deus é bom e essa foi a experiência que Moisés teve ali naquele momento quando ele lhe pedia que Deus lhe mostrasse a sua glória. Deus então lhe mostra a sua bondade e faz 7+1 declarações onde as 7 primeiras falam todas de características dessa bondade e a última fala de juízo.
Antes do juízo, Deus pacientemente conosco é sete vezes bom. Ai de nós se não fosse a bondade de Deus em nossa vida, em nossa história, em nosso viver. Ao declararmos que Deus é bom, implicitamente estamos declarando que não existe o mal, se não o juízo de Deus que é justo. O mal como um reino que se opõe a Deus para vencê-lo somente existe nos filmes.
Eu creio em apenas um reino, um só Senhor sobre todos, um só Deus, um só trono, um só domínio, uma só majestade, um somente governante e soberano sobre todos. Não há Deus que seja co-Deus e com ele dispute almas humanas ou qualquer coisa. Não há um opositor a Deus que possa ameaçá-lo ou colocar o seu reino em perigo.
Nos filmes é muito clara a idéia de dois reinos. Um reino do bem e um reino do mal. Também é clara a idéia da disputa de forças e o triunfo ao final do bem sobre o mal. Eu não creio no dualismo de forças co-iguais, mas em somente um Deus soberano sobre todos e que está acima de todos e a quem, todos devem a vida, a existência, o fôlego de sua vida.
Como poderíamos dizer "Deus é bom" quando admitimos que existe o mal? Ou será que deveríamos corrigir a nossa teologia e dizermos "Deus é bom, apesar do mal"? Deus é bom apesar do mal? Se de fato existirem dois reinos um do bem e outro do mal, então Deus não pode ser bom porque existe o mal que ele não governa. Se ele não governa, como pode ser Deus soberano e absoluto?
Porventura, poderia acontecer algo na história que pudesse acontecer de per se ou ser provocado por um agente malígno que Deus ficasse totalmente à parte e sobre isso não tivesse qualquer domínio? Impossível! No entanto, Deus é bom, sete vezes bom. Deus tem ou não controle sobre todas as coisas? Eu afirmo peremptoriamente: DEUS ESTÁ NO CONTROLE DE TUDO E DE TODAS AS COISAS!
Como explicar, então, a entrada do pecado no mundo? Como entender a figura de Satanás? E o inferno como um lugar de sofrimento eterno? Eu nasci pecador? Se nasci pecador, como poderia não pecar? Se nasci pecador, eu fui feito pecador ou tornei-me pecador? Poderia eu não pecar, sendo pecador, nascido em pecado?
Em Adão, no primeiro Adão, nasci em pecado e fui feito pecador; mas em Cristo, no segundo Adão, eu que tinha nascido em pecado e tinha sido feito pecador pelo primeiro Adão, morri para o pecado e fui ressuscitado para a justiça, como ele, o Cristo, foi, para agora não mais viver em pecado, pois o pecado já não tem mais domínio sobre mim, mas em novidade de vida. Vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim! Como viveremos agora no pecado se fomos, em Cristo, mortos para ele?
Eu nasci em pecado. Eu vivi em pecado e eu pequei. Eu morri por causa do pecado. O salário do pecado é a morte. A sentença de condenação de um Deus bom e justo não poderia ser outra coisa se não a morte e o inferno. Aparentemente, o triunfo aqui seria do mal, de Satanás. No entanto, surge o Resgatador, o Mediador, o Redentor, e o que parecia o fim de tudo, antes é apenas o começo.
A morte não é o fim! Cristo venceu a morte!
segunda-feira, 14 de novembro de 2011
TEMA: Criação, Queda, Redenção e Consumação! - 39 - Faltam 530 dias para 26/04/13 e 941 dias para a Copa
- “'el rahûm (Deus de compaixão NIV). O termo traduzido como "compaixão" não aparece na forma qal do verbo. Como um verbo denominativo, aparece no piel, e fala de um amor intenso. Yahweh ama intensamente; ele ama como uma mãe ama o filho que foi formado no seu ventre (rehem, raham). A idéia transmitida é a de suavidade, ternura e gentileza motivadas por uma afeição profunda. A palavra em português "compaixão", derivada do latin cum (com) passus (particípio passado do verbo significando suportar sofrimento) não transmite totalmente o que o termo hebraico diz; ele expressa o pensamento de que Yahweh, em sua ternura e gentileza, sente e suporta com seus filhos suas dores, sofrimentos e mágoas.
- wehannûn (um adjetivo derivado do termo hanan, mostrar favor ou ser gracioso). A idéia é a de que Deus Yahweh ama o culpado que é indigno de amor.
- 'erek 'appîm (literalmente, de fôlego longo). A idéia transmitida é a de paciência. Yahweh respira longa e profundamente quando é ofendido; quando provocado, ele não reage imediata, veemente, violentamente. Ele tem e exercita auto controle sem ser "acomodado" ou preparado para negligenciar ou desculpar.
- werab-hesed (e grande bondade). O termo hebraico expressa um conceito que é traduzido como benevolência, benignidade, fidelidade, misericórdia. Um pensamento básico é o de que Yahweh, sem obrigação, revela seu amor ao necessitado, ferido, sofredor.” Groningen, G. V. CRIAÇÃO E CONSUMAÇÃO – vol. 1. Ed. Cultura Cristã – vocês deveriam ler, estudar este livro!
- we'emet (e fidelidade). O modificador rab (grande) deve ser entendido como qualificador de ambos, hesed e 'emet. Yahweh é absolutamente confiável na manutenção e demonstração do seu amor pelo seu povo. O termo 'emet também pode conotar o pensamento de verdade; Yahweh é completa e inteiramente fiel a si mesmo, à sua palavra, e ao seu pacto com seu povo. Os primeiros cinco conceitos enfatizaram o caráter de Yahweh; isto é seguido pelo que ele faz.
- noser hesed la'alapîm (mantém bondade a milhares). O verbo, um qal ativo particípio, enfatiza pela sua forma assim como pelo pensamento básico que Yahweh nunca para de demonstrar sua bondade, seu amor pelo necessitado, ferido e sofredor. Yahweh não disse "a todos"; ele sempre revelará sua benignidade e misericórdia a muitas, muitas pessoas. Esta bondade e misericórdia é particularmente demonstrada através da remoção da fonte da necessidade, da dor e do sofrimento.
- nose' awôn wapesa'wehatta'â (remover a culpa, transgressão e o pecado). Yahweh suspende e leva para longe, isto é, ele perdoa o povo. awôn pode ser traduzido como maldade, corrupção ou culpa. O termo aponta para a condição ou natureza da pessoa que se afastou de Yahweh e se rebelou contra ele exibindo, assim, a condição enganosa, rebelde e corrupta do pecador. pesa' aponta para "ultrapassar os limites" para a vida pactual. Ele fala da rebelião contra o modo de vida que Yahweh expôs para o povo pactual. hatta nos informa que Yahweh estabeleceu uma meta mas o pecador erra o alvo intencionalmente.
- wenaqqeh lo'yenaqqeh (e absolver, ele não absolverá; o piel infinitivo absoluto com o piel imperfeito e a negativa adicionada apresentam uma negativa muito forte). Yahweh absolutamente não absolverá, inocentará ou deixará impune o 'awôn (culpado) devido à transgressão e pecado. A retidão e justiça de Yahweh serão demonstradas.
domingo, 13 de novembro de 2011
TEMA: Criação, Queda, Redenção e Consumação! - 38 - Faltam 531 dias para 26/04/13 e 942 dias para a Copa
Como Moisés falava ou como falava o Senhor com Moisés? Como foi seu ousado pedido ao Senhor para mostrar-lhe a sua glória a ele.
"11. E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda.
12. E Moisés disse ao SENHOR: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo, porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo; e tu disseste: Conheço-te por teu nome, também achaste graça aos meus olhos.
13. Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo.
14. Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.
15. Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.
16. Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra?
17. Então disse o SENHOR a Moisés: Farei também isto, que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos, e te conheço por nome.
18. Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória.
19. Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer.
20. E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá.
21. Disse mais o SENHOR: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui te porás sobre a penha.
22. E acontecerá que, quando a minha glória passar, pôr numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado.
23. E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá." (Ex 33:11-23)
Minha segmentação do texto bíblico:
"11. E falava o SENHOR a Moisés, como qualquer fala com o seu amigo;
face a face
depois tornava-se ao arraial;
mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num,
nunca se apartava do meio da tenda.
12. E Moisés disse ao SENHOR:
Eis que tu me dizes:
Faze subir a este povo,
porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo;
e tu disseste:
Conheço-te por teu nome, também achaste graça aos meus olhos.
13. Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos,
rogo-te que me faças saber o teu caminho,
e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos;
e considera que esta nação é o teu povo.
14. Disse pois: Irá a minha presença contigo
para te fazer descansar.
15. Então lhe disse:
Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.
16. Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo?
Acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra?
17. Então disse o SENHOR a Moisés:
Farei também isto, que tens dito; porquanto
achaste graça aos meus olhos,
e te conheço por nome.
18. Então ele disse:
Rogo-te que me mostres a tua glória.
19. Porém ele disse:
Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti,
e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti;
e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia,
e me compadecerei de quem eu me compadecer.
20. E disse mais:
Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá.
21. Disse mais o SENHOR:
Eis aqui um lugar junto a mim; aqui te porás sobre a penha.
22. E acontecerá que, quando a minha glória passar,
pôr numa fenda da penha,
e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado.
23. E, havendo eu tirado a minha mão,
me verás pelas costas;
mas a minha face não se verá." (Ex 33:11-23)
Lendo Gerard Van Groningen (altamente recomendado) vi ele narrando em suas páginas de CRIAÇÃO E CONSUMAÇÃO, o episódio em que Moisés está diante de Deus no Sinai e atrevidamente, ousadamente lhe dirige uma oração, um pedido, um clamor que só mesmo uma pessoa do caráter de Moisés poderia ter feito: "hare enima et-kebodeka" (Faça-me ver, por favor, a sua glória – Ex 33:18).
"Moisés foi assegurado por Yahweh de que ele se revelaria fazendo passar kal-tûbî (toda a minha bondade) diante dele. O termo "bondade" descreve o que Yahweh é: ele é precisamente o que diz ser. "Bom" transmite a idéia de alguém ser o que diz ser, fazer o que diz que fará no contexto de produzir a satisfação perfeita do outro. E Yahweh prosseguiu assegurando a Moisés de que sua bondade seria exibida através da demonstração da sua misericórdia e compaixão de acordo com a sua vontade soberana (Ex 33.19)."
Moisés, como falado, pediu a Deus esse pedido ousado e atrevido. Deus não atendeu plenamente, pois lhe disse que não poderia ver a sua face porque ninguém poderia vê-lo e viver. Foi-lhe então concedido vê-lo pelas costas e assim lhe deu garantias de sua presença (Moisés buscava isso!). No entanto, Yahweh, ali, naquele momento verbalizou uma série de virtudes (7+1) declarações incluídas em sua auto proclamação que deram a Moisés garantia poderosa de Deus Yahweh era, de fato, o Senhor pactual, o Deus da aliança. Aliança esta que estamos seguindo há mais de 38 posts, e, isso ainda irá muito longe, por meio da linhagem messiânica.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – http://www.jamaisdesista.com.br
sábado, 12 de novembro de 2011
TEMA: Criação, Queda, Redenção e Consumação! - 37 - Faltam 532 dias para 26/04/13 e 943 dias para a Copa
Depois de deixaram os seus atavios aos pés do Monte Horebe, Moisés toma a tenda e a estende para si fora do Arraial e a chama de tenda da consagração. Ele tinha feito ela de acordo com as instruções claras que Deus lhe havia dado. Há uma dobradura interessante com papel que podemos fazer baseado no quadrado que nos permite entender as posições exatas de cada objeto da tenda da consagração. Fui eu que, estudando, fiz e um dia hei de compartilhá-la.
A tenda da consagração é dita que fora montada fora do arraial e isso é dito sempre de forma enfática e repetitiva como nos querendo passar que a santidade de Deus é exclusiva, única e não pode se misturar com as coisas comuns sob o risco de trazer destruição uma vez que o povo tinha uma dura cerviz. Não seria esse o motivo porque entre nós os milagres, sinais e prodígios são tão escassos e intragáveis?
Era público que a entrada de Moisés na tenda da consagração chamava a atenção de todo o povo que ficava esperando ele entrar talvez para verem a coluna de nuvem descer ali e colocar-se à porta onde o Senhor falava com Moisés. Sempre que isso ocorria e deveria ser muitas vezes o povo saia à porta de sua própria tenda para adorar.
7. E tomou Moisés a tenda, e a estendeu para si fora do arraial, desviada longe do arraial, e chamou-lhe a tenda da congregação. E aconteceu que todo aquele que buscava o SENHOR saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial.
8. E acontecia que, saindo Moisés à tenda, todo o povo se levantava, e cada um ficava em pé à porta da sua tenda; e olhava para Moisés pelas costas, até ele entrar na tenda.
9. E sucedia que, entrando Moisés na tenda, descia a coluna de nuvem, e punha-se à porta da tenda; e o SENHOR falava com Moisés.
10. E, vendo todo o povo a coluna de nuvem que estava à porta da tenda, todo o povo se levantava e cada um, à porta da sua tenda, adorava. (Ex 33:7-10).
Não era em qualquer lugar ou de qualquer forma que Moisés e o Senhor se encontravam e se falavam. Havia uma forte ligação daquela tenda da consagração com a santidade ao Senhor e todo o povo estava vendo isso.
Amanhã, veremos como Moisés falava ou como falava o Senhor com Moisés e seu ousado pedido ao Senhor para mostrar-lhe a sua glória a ele.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – http://www.jamaisdesista.com.br
sexta-feira, 11 de novembro de 2011
TEMA: Criação, Queda, Redenção e Consumação! - 36 - Faltam 533 dias para 26/04/13 e 944 dias para a Copa
Como prometido, a partir de agora e por algum tempo exploraremos esse encontro de Deus e de Moisés que está querendo ver a glória de Deus. Você também tem desejo de ver a glória de Deus? Anseia por isso e ora pedindo a Deus como Moisés que lhe mostre a sua glória?
Antes de entrarmos no assunto, permitam-me observar um detalhe interessante: é curioso observar que é Moisés quem fala ao Senhor em Ex 32:11 (Moisés, porém, suplicou ao SENHOR seu Deus e disse: O SENHOR, por que se acende o teu furor contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão? – g.n.) perguntando-lhe o porque de o Senhor ter acendido a sua ira ou seu furor contra o seu próprio povo que ele, Deus, tirou do Egito com grande força e com sua mão forte, no entanto, quando lemos Ex 33:1, é Deus quem diz a Moisés para ir e subir dali ele e o povo que ele fez subir da terra do Egito à terra que jurou dar a Abraão, Isaque e Jacó, dizendo: a tua descendência te darei.
Moisés diz que o povo é do Senhor e que o Senhor o tirou do Egito. O Senhor porém diz que o povo é de Moisés e que ele é quem tirou o povo do Egito. Vejamos o texto bíblico:
1. Disse mais o SENHOR a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que fizeste subir da terra do Egito, à terra que jurei a Abraão, a Isaque, e a Jacó, dizendo: À tua descendência a darei.
2. E enviarei um anjo adiante de ti, e lançarei fora os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus,
3. A uma terra que mana leite e mel; porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho.
4. E, ouvindo o povo esta má notícia, pranteou-se e ninguém pôs sobre si os seus atavios.
5. Porquanto o SENHOR tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És povo de dura cerviz; se por um momento subir no meio de ti, te consumirei; porém agora tira os teus atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer.
6. Então os filhos de Israel se despojaram dos seus atavios, ao pé do monte Horebe.
7. E tomou Moisés a tenda, e a estendeu para si fora do arraial, desviada longe do arraial, e chamou-lhe a tenda da congregação. E aconteceu que todo aquele que buscava o SENHOR saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial.
8. E acontecia que, saindo Moisés à tenda, todo o povo se levantava, e cada um ficava em pé à porta da sua tenda; e olhava para Moisés pelas costas, até ele entrar na tenda.
9. E sucedia que, entrando Moisés na tenda, descia a coluna de nuvem, e punha-se à porta da tenda; e o SENHOR falava com Moisés.
10. E, vendo todo o povo a coluna de nuvem que estava à porta da tenda, todo o povo se levantava e cada um, à porta da sua tenda, adorava. (Ex 33:1-10 – g.n.).
Quem afinal tirou o povo do Egito? Foi o Senhor que tirou o seu povo do Egito com grande força e forte mão e foi Moisés que tirou o seu povo do Egito. Não há contradição, mas perfeita harmonia, sincronização na linguagem e compreensão de ambos os papéis de cada um nos eventos. Moisés foi instrumento de Deus que agiu em nome de Deus e que foi levantado por Deus para ser líder do povo de Deus que continha a semente messiânica de Deus.
- "Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém." (Rm 11:36).
- "Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele." (Cl 1:16).
Depois de Deus responder a Moisés que fora ele que fizera subir o seu povo do Egito à Canaã, ele, Deus, diz, e tornou-se de conhecimento do povo (não está claro a forma como tomaram conhecimento, mas havia a possibilidade de terem ouvido Deus falar com Moisés?), que enviaria um anjo adiante dele para expulsar os cananeus, e os amorreus, e os heteus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus e que não subiria junto, no meio do povo, para não consumir o povo porque era um povo de dura cerviz.
A tristeza tomou conta do povo que ouviu (repito não está claro como foi este "ouviu", embora o texto diga que Deus disse a Moisés para dizer ao povo) e até deixaram os seus atavios. Reparem que eles o deixaram porque o Senhor tinha dito por intermédio de Moisés que deixassem esses atavios para ver o que ele havia de fazer.
Eles deixaram os seus atavios aos pés do Monte Horebe. Quais são os atavios que precisamos deixar ao pé do Monte que Deus está pedindo para deixarmos para que não venha ele com sua presença e nos consuma no caminho?
Até amanhã!
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – http://www.jamaisdesista.com.br
quinta-feira, 10 de novembro de 2011
TEMA: Criação, Queda, Redenção e Consumação! - 35 - Faltam 534 dias para 26/04/13 e 945 dias para a Copa
- A primeira visão ocorreu há alguns meses quando orávamos. Eu estava com a mão sobre a sua cabeça e depois a pus sobre seu peito. Deus me mostrou uma massa amarela na sua artéria do coração. A artéria já estava muito entupida. Ao repreender aquela massa no nome do Senhor Jesus Cristo, eu a vi amolecer e sair daquela artéria. Nesse dia, eu o aconselhei a fazer exames médicos.
- Dois meses depois oramos novamente. Vi sair do seu peito uma massa espiritual branca como se fosse uma pasta que estava sobre seu peitoral. Novamente eu cri na sua cura.
- A última oração foi ontem, antes do Pastor ir fazer exames do coração. Eu e o Pastor Patrick oramos e Deus me mostrou sair de dentro de seu coração do lado direito um espírito negro de morte, durante a ministração de cura. (Pastor Jailson, servo e apóstolo de Jesus Cristo. Universal Assembléia da Santa Aliança Cristã)
- Confirmo as palavras do Pr Jailson. Assim que encerramos a oração e o Pr. Deusdete saiu, o Pr. Jailson me disse que havia visto um espírito negro do coração do irmão! Ele me disse ainda: “o Senhor curou o Pr. Deusdete agora!”... Que o Senhor seja Louvado! Sou grato a Deus por testemunhar mais essa bênção na “Casa do Pão”... (Pr. Patrick, por email, ontem 09/11/2011).
- Pastor Deusdete, a paz do Senhor! Entendo que foi em função da sua saúde renovada que tive a visão de você, diferente da forma que estás. Via um Homem novo, revigorado, mais magro, com aspecto mais jovem e forte. Lembra do culto na ECT na segunda feira? Deus é fiel e tremendo. (Pr. Marcos César, por email, ontem 09/11/2011).
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
TEMA: Criação, Queda, Redenção e Consumação! - 34 - Faltam 535 dias para 26/04/13 e 946 dias para a Copa
terça-feira, 8 de novembro de 2011
TEMA: Criação, Queda, Redenção e Consumação! - 33 - Faltam 536 dias para 26/04/13 e 947 dias para a Copa
segunda-feira, 7 de novembro de 2011
ADAUTO LOURENÇO NA SEBI - Criacionismo Científico
ADAUTO LOURENÇO NA SEBI
COMO TUDO COMEÇOU: A origem do universo e suas implicações teológicas.
Investimento: R$ 20,00
Informações e inscrição: (61) 3257 8596 (secretaria da SEBI, das 14:00 às 22:00)
Vagas limitadas
www.airtonwilliams.blogspot.com - www.episcopaldf.blogspot.com - www.sebidf.webnode.com.br - http://lattes.cnpq.br/2544457186565527TEMA: Criação, Queda, Redenção e Consumação! - 32 - Faltam 537 dias para 26/04/13 e 948 dias para a Copa
domingo, 6 de novembro de 2011
TEMA: Criação, Queda, Redenção e Consumação! - 31 - Faltam 538 dias para 26/04/13 e 949 dias para a Copa
Moisés teve de subir o monte por duas vezes. Na primeira, ficou tão decepcionado que destruiu as tábuas da lei, mas voltou ao monte e novamente por 40 dias ficou na presença do Senhor, onde o Senhor novamente escreveu com suas mãos a lei antes falada por sua boca.
Primeiro, ele (Deus) falou; depois, ele (Deus) escreveu. Está tudo registrado. Com certeza foi filmado ou será ainda permitido a sua filmagem onde poderemos ver, no futuro, em um dia desses, esse momento tão especial da entrega da lei de Deus.
O primeiro mandamento é para não termos outros deuses diante de Deus. Deus deve ocupar o principal lugar em nossas vidas, vidas. Cristo nos ensinou a síntese da lei em dois mandamentos. Não significa a anulação de suas leis, mas uma interpretação profunda nos dada pelo próprio Senhor. o primeiro deles é amar a Deus acima de todas as coisas.
Acima do pai, da mãe, do país, da escola, da igreja, da nossa própria vida e de tudo o mais. Nada deve estar acima de Deus, por isso é uma afronta quando colocamos algo acima de Deus. Por exemplo, quando nos desesperamos diante de circunstâncias e perdemos até a fé, isso, estamos colocando acima de Deus.
O que eu sinto não tem importância. O que eu vejo não tem importância. O que faço, ou deixe de fazer. O que eu penso ou deixo de pensar. Nada pode ocupar o lugar de Deus em nossos corações e quando assim fazemos estamos tendo algum deus acima de Deus e ferindo seu primeiro mandamento de não termos outros deuses diante do senhor.
O fato de eu estar chateado com minha situação ou com a prova que estou passando e que está me esmagando não me dá o direito de estar acima de Deus ou de ter deuses acima do Senhor. Se minha escolha teimosa apontar para algo que não o Senhor, estarei caindo em grave erro de pensamento e de ação. Deus sempre estará acima de todas as coisas. Quem se irrita com Deus é louco!
Conhecer a Deus é entender que ele é bom SEMPRE! Ainda que minha dor e vontade seja de ir contra o Senhor ou de lhe querer imputar-lhe culpa pela minha dor e momento, eu não posso dar a este pensamento qualquer crédito, pois ele é uma fronta a Deus e não serei tido por inocente diante de Deus pelas afrontas que vierem, por causa do endurecimento de meu coração.
O segundo mandamento que ele se refere, diz respeito às pessoas. O primeiro, é vertical e direcionado a Deus. O segundo, é horizontal e direcionado para meu próximo. Para meu irmão que comigo habita, como diz Jó, confiadamente. Eu devo amar ao meu próximo como amo a mim mesmo. A pressuposição de Deus, sempre, é de que eu me amo e me quero bem e vou portanto fazer e planejar sempre o meu próprio bem. Assim, devo proceder com relação ao meu próximo.
Com meu próximo, eu não devo ser hipócrita como foi aquele intérprete da lei, de Lc 10:29, que querendo se justificar diante do Senhor, lhe perguntou: quem é meu próximo?
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – http://www.jamaisdesista.com.br