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quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Faltam 905/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA:  A Soberania de Deus Exclui a Dualidade do Bem X Mal 10
 
Ainda continuo engasgado com o discurso de posse da Dilma com uma duração aproximada de 25 minutos (http://asnovidades.com.br/2010/primeiro-discurso-da-dilma-presidente-do-brasil/). Para mim, o autor intelectual daquelas palavras bem engendradas, intencionalmente, excluiu qualquer menção a Deus, principalmente de ações de graças a Deus. Será que Dilma tomará posse no dia 1 de janeiro de 2012? Michel Temer será o presidente do Brasil?
 
Vejamos se consigo completar minha fala sobre a temática da soberania de Deus.
 
Eu continuo a insistir que aliada à sua soberania estão, no meu entender, a sabedoria e também a sua bondade e que com isso, conseguiremos entender 100% das ocorrências que nos envolvem e assim, portanto, poderíamos descansar em Deus sabendo quem somos, quem é Deus e qual o nosso papel diante de uma e outra coisa.
 
Em suma, até aqui, tudo o que Deus faz ou permita que aconteça (isso envolve 100% de todas as circunstâncias a que podemos e estaremos expostos!) estão presentes:
 
  1. A sua soberania: faz o que quer, quando quer, na hora que quer e ninguém, nem nos céus nem na terra, pode dizer-lhe: o que fazes? “Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?Isaías 45:9.
  2. A sua sabedoria: tudo faz de forma perfeita e sábia. Podemos não entender em um determinado momento, mas devemos confiar no que faz ou permite que se faça. Todas as suas obras levam um carimbo ou um selo real dizendo: Deus é Sábio!
  3. A sua bondade! Em todos os atos permissivos ou ativos da parte de Deus, poderemos perceber que há bondade. Deus não é mal. Deus não pune só por punir para fazermos sofrer ou por ser vingativo. Todos, TODOS, os seus atos são atos de amor e de bondade. Jamais – J A M A I S – duvide da bondade de Deus.
 
A caneta que Deus usa para autografar as suas obras de artes são três: soberania, sabedoria e bondade. Como entender isso quando o assunto diz respeito a algo que envolva, por exemplo, os nossos filhos? A dor da perda muitas vezes é tão grande que apesar de intelectualmente até percebermos a assinatura de Deus (SSB) não aceitamos e o questionamos e o enchemos de “por quê?”.
 
Essa minha exposição reforça a idéia de que Deus está no controle de tudo e de todos e de todas as coisas. Deus está no controle! Nada cai por acidente de forma que não tenha o consentimento de Deus. A presidenta do Brasil eleita foi Dilma, do PT. Deus permitiu! Ela fará um bom governo? Ela que em seu discurso mais importante perdeu a chance de glorificar a Deus perderá mais alguma coisa?
 
Ao passo que Deus está no controle de tudo e é soberano absoluto, o homem é 100% responsável por seus atos, palavras, omissões e intencionalidades. Dilma repare na tua comissão responsável por teus discursos. Vigie e ore! Não dê a outrem o que é teu de direito e por conquista. Não te esqueças de Deus e ele irá te ajudar em sua nobre missão de governar este país imenso.
 
Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
  • Já li: Gn, Rm, I Co, II Co, Gl. Estou lendo Ef da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
  • Estou na pág. 390/545 (72%), do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.
  • Estou na página 365/438 (83%) de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.
  • Estou na página 225/274 (82%) de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.
Registro das leituras/áudios Terminados:
1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].
 
A Deus toda a glória!
 

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Faltam 906/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA:  A Soberania de Deus Exclui a Dualidade do Bem X Mal 9

 

Sobre os mortos: para Deus todos vivem!

 

Certa vez Jesus discutia com os saduceus que não criam na ressurreição dos mortos e tentavam apanhar Jesus em alguma contradição. Então, apresentarem uma história cujo final parecia encurralar ao Senhor, ele, sabiamente, deu-lhes uma resposta insperada de que após a morte não seremos como os vivos que se casam e se dão em casamentos, mas seremos como os anjos lá no céu que não se casam nem se dão em casamento porque não morrem e por isso são iguais aos anjos, e são filhos de Deus, sendo filhos da ressurreição..

 

Em seguida diz sobre os mortos: "37. E que os mortos hão de ressuscitar também o mostrou Moisés junto da sarça, quando chama ao Senhor Deus de Abraão, e Deus de Isaque, e Deus de Jacó. 38. Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos. 39. E, respondendo alguns dos escribas, disseram: Mestre, disseste bem." (Lc 20:37-39).

 

Ao se dizer Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó tanto tempo depois de que eles morreram, Deus estava dizendo que eles não estavam mortos, mas vivos. Vivos com Deus, em Deus. Moisés não havia morrido? E como ele apareceu no Monte da Transfiguração, junto com Elias a consolar Jesus?

 

"28. E aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar. 29. E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa ficou branca e mui resplandecente. 30. E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias, 31. Os quais apareceram com glória, e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém." (Lc 9:28-31).

 

Eu acho assim que na verdade eu jamais morrerei, em primeiríssimo lugar porque jamais saberei que morri e se um dia vier a sabê-lo, então não estarei morto, mas vivo. Em segundo lugar, porque sou pessoa, criada por Deus para viver para sempre. Eu, então não morro, quem morre é o meu próximo, nunca eu mesmo.

 

A minha morte não é morte, mas um processo de separação dos atuais vivos que têm o fôlego de vida em suas ventas. Eu deixo os vivos aqui para estar com a própria vida, em Deus e, creio, em comunhão com ele e com os que já partiram.

 

Mudando de assunto: baixei o discurso de posse da Dilma com uma duração aproximada de 25 minutos (http://asnovidades.com.br/2010/primeiro-discurso-da-dilma-presidente-do-brasil/) e espantei-me que ela não fala de Deus. Agradece a tantos, mas não agradece a Deus. Por que será? É verdade que às vezes, tem gente que fala, fala de Deus e é um verdadeiro satanás, mentiroso e sem vergonha. Espero que ela tenha compromissos com a verdade, com a justiça, com o juízo e faça um bom governo para a glória de Deus.

 

Falar de Deus ou em nome de Deus ou mencionar a Deus é sinal de compromisso com Deus? É preciso cuidado. Como já disse tem gente que fala demais de Deus e nada tem de Deus. Eu sei de uma coisa. O compromisso de Deus é com a justiça, com o juízo, com a misericórdia, com a verdade, etc... quem trilhar estes caminhos, estará, ainda que não falando, nem mencionando a Deus, seguindo a Deus.

 

Ressalto, no entanto, que causou-me tristeza em meu coração um discurso tão longo e tão agradecido a tanta gente, sem dar graças a Deus. Dizem que a boca fala do que está cheio o coração. Preciso dizer mais alguma coisa? Cuidado, senhora Presidenta, com a glória devida a Deus!

 

Completando a minha fala da soberania de Deus, ontem fizemos algumas citações de G.V.Groningen e a sua análise ficará pra outra oportunidade. Uma boa tarde a todos.

 

Acompanhamento de minhas leituras/áudios:

Ø       Já li: Gn, Rm, I Co, II Co, Gl. Estou lendo Ef da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.

Ø       Estou na pág. 385/545 (70%), do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.

Ø       Estou na página 360/438 (81%) de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.

Ø       Estou na página 220/274 (75%) de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.

Registro das leituras/áudios Terminados:

1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].

 

A Deus toda a glória!

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Faltam 907/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA:  A Soberania de Deus Exclui a Dualidade do Bem X Mal 8
 
Ontem, fiz uma pequena pausa para comentar o dia 31 de outubro e hoje, voltaremos ao assunto que eu estava falando e discorrendo sobre a bondade de Deus. Repito: DEUS É 100% BOM em tudo o que faz ou permite.
 
Hoje, prosseguiremos com algumas citações de G.V.Groningen e algumas análises relacionadas ainda sobre a bondade de Deus:
 
Deus então passou toda a sua bondade diante dele “kal-tubi” (toda a minha bondade) o termo bondade revela o que ele é “Bom”. Na análise de Gerard Van Groningen “O que se segue à repetição do seu nome é a explicação de Yahweh do seu amor, que é a característica abrangente do seu próprio ser (1 Jo 4.16). O termo "amor" (âheb, verbo; 'ahabâ, substantivo) não está no texto. Sua qualidade essencial está expressa em várias declarações (Ex 34.6-7).
 
  1. 'el rahûm (Deus de compaixão NIV). O termo traduzido como "compaixão" não aparece na forma qal do verbo. Como um verbo denominativo, aparece no piel, e fala de um amor intenso. Yahweh ama intensamente; ele ama como uma mãe ama o filho que foi formado no seu ventre (rehem, raham). A idéia transmitida é a de suavidade, ternura e gentileza motivadas por uma afeição profunda. A palavra em português "compaixão", derivada do latin cum (com) passus (particípio passado do verbo significando suportar sofrimento) não transmite totalmente o que o termo hebraico diz; ele expressa o pensamento de que Yahweh, em sua ternura e gentileza, sente e suporta com seus filhos suas dores, sofrimentos e mágoas.
 
  1. wehannûn (um adjetivo derivado do termo hanan, mostrar favor ou ser gracioso). A idéia é a de que Deus Yahweh ama o culpado que é indigno de amor.
 
  1. 'erek 'appîm (literalmente, de fôlego longo). A idéia transmitida é a de paciência. Yahweh respira longa e profundamente quando é ofendido; quando provocado, ele não reage imediata, veemente, violentamente. Ele tem e exercita auto controle sem ser "acomodado" ou preparado para negligenciar ou desculpar.
 
  1. werab-hesed (e grande bondade). O termo hebraico expressa um conceito que é traduzido como benevolência, benignidade, fidelidade, misericórdia. Um pensamento básico é o de que Yahweh, sem obrigação, revela seu amor ao necessitado, ferido, sofredor.” Groningen, G. V. CRIAÇÃO E CONSUMAÇÃO – vol. 1. Ed. Cultura Cristã – vocês deveriam ler, estudar este livro!
 
  1. we'emet (e fidelidade). O modificador rab (grande) deve ser entendido como qualificador de ambos, hesed e 'emet. Yahweh é absolutamente confiável na manutenção e demonstração do seu amor pelo seu povo. O termo 'emet também pode conotar o pensamento de verdade; Yahweh é completa e inteiramente fiel a si mesmo, à sua palavra, e ao seu pacto com seu povo. Os primeiros cinco conceitos enfatizaram o caráter de Yahweh; isto é seguido pelo que ele faz.
 
  1. noser hesed la'alapîm (mantém bondade a milhares). O verbo, um qal ativo particípio, enfatiza pela sua forma assim como pelo pensamento básico que Yahweh nunca para de demonstrar sua bondade, seu amor pelo necessitado, ferido e sofredor. Yahweh não disse "a todos"; ele sempre revelará sua benignidade e misericórdia a muitas, muitas pessoas. Esta bondade e misericórdia é particularmente demonstrada através da remoção da fonte da necessidade, da dor e do sofrimento.
 
  1. nose' awôn wapesa'wehatta'â (remover a culpa, transgressão e o pecado). Yahweh suspende e leva para longe, isto é, ele perdoa o povo. awôn pode ser traduzido como maldade, corrupção ou culpa. O termo aponta para a condição ou natureza da pessoa que se afastou de Yahweh e se rebelou contra ele exibindo, assim, a condição enganosa, rebelde e corrupta do pecador. pesa' aponta para "ultrapassar os limites" para a vida pactual. Ele fala da rebelião contra o modo de vida que Yahweh expôs para o povo pactual. hatta nos informa que Yahweh estabeleceu uma meta mas o pecador erra o alvo intencionalmente.
 
  1. wenaqqeh lo'yenaqqeh (e absolver, ele não absolverá; o piel infinitivo absoluto com o piel imperfeito e a negativa adicionada apresentam uma negativa muito forte). Yahweh absolutamente não absolverá, inocentará ou deixará impune o 'awôn (culpado) devido à transgressão e pecado. A retidão e justiça de Yahweh serão demonstradas.
 
As oito declarações incluídas na auto proclamação de Yahweh indicam que seu amor, graça e misericórdia por seu povo, declarados nas sete primeiras, são o desejo mais profundo de Yahweh. Sua retidão e justiça, no entanto, declaradas por último, mas enfaticamente e em declarações em justaposição, nunca serão anuladas pelo seu amor.
 
Mas, ao declarar as positivas primeiramente, Yahweh lembrou Moisés e o povo que, assim como havia feito, iria continuar a deter a realização da sua retidão e julgamentos justos àqueles que se submetessem, fossem humilhados e renovados pelo amor de Yahweh exercido em seu favor. A auto proclamação de Yahweh descreve, em foco brilhante, o caráter do Deus elaborador e mantenedor do pacto. http://www.scribd.com/doc/27441452/Pregacao-Provai-e-Vede-que-o-Senhor-e-Bom-24-02http://www.jamaisdesista.com.br/2010/02/365-dias-de-proposito-dia-217365.html 
 
Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
  • Já li: Gn, Rm, I Co, II Co, Gl. Estou lendo Ef da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
  • Estou na pág. 380/545 (70%), do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.
  • Estou na página 355/438 (81%) de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.
  • Estou na página 205/274 (75%) de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.
Registro das leituras/áudios Terminados:
1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].
 
A Deus toda a glória!
 

domingo, 31 de outubro de 2010

Faltam 908/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA:  A Soberania de Deus Exclui a Dualidade do Bem X Mal 7

Eu estava falando e discorrendo sobre a bondade de Deus: DEUS É 100% BOM em tudo o que faz ou permite, mas hoje é dia de eleição e também dia em que se comemora a reforma da igreja e é sobre esta última que eu quero falar agora:

Tema: Ecclesia reformata et semper reformanda est –

A reforma ganhou expressão e daí em diante a igreja jamais foi a mesma a partir de 31/10/1517 quanto Lutero afixou as suas 95 teses na porta da igreja do Castelo de Wittenberg onde basicamente criticava os abusos do sistema das indulgências. Na tentativa de reformar a igreja, desafiava todos a debater o assunto. Lutero, apesar dos esforços, apenas veio admitir forçadamente a separaçao do romanismo entre 1518-21.

Pode-se perceber que entre os religiosos que dominavam o mundo na Idade Média haviam pessoas de fato interessadas na busca da verdade de Deus e são essas que aos poucos vão buscando, discutindo, criticando e exigindo mudanças. Também haviam os que não criam em Deus e apenas o usavam para manipular as massas e manterem os privilégios do poder. Será que hoje é diferente?

Essa disputa de forças onde outros fatores importantes também estavam em jogo como os aspectos sociais, econômicos e políticos acabaram dividindo as pessoas em grupos que desejavam que algo viesse a acontecer para mudar o atual estado das coisas e outros grupos que preferiam deixar as coisas como estavam.

O fato é que a verdade de Deus não poderia continuar a ficar presa e enclausurada numa igreja que justamente existia para divulgá-la. Ora, Deus não criou a igreja para ser uma fonte de pecado, de rituais e cerimoniais de homens que não santificam vidas antes as escravizam na formalidade e na religião das aparências. A igreja deve pregar o evangelho. Deus veio libertar o homem  do pecado!

Martinho Lutero sofria com a questão do pecado, pois cria piamente em Deus e na realidade do pecado, mas não conseguia agradar a divindade, por mais que se esforçasse, jejuasse e buscasse a Deus em longas orações, rezas e rituais de penitências.

Seu pai queria que Lutero estudasse direito, mas tornou-se teólogo. Já o pai de Calvino queria que o mesmo fosse teólogo e acabou se formando em direito.  Engraçado, não é? Esses famosos líderes da reforma não foram os que começaram, mas aqueles em que a reforma acabou eclodindo, pois ela não surgiu assim vapt-vupt, pelo contrário, o movimento foi ganhando corpo e expressão ao longo de muito tempo.

Voltando ao caso de Lutero e sua luta com a questão do pecado, ele somente encontrou a paz em sua alma quando se deparou com Rm 1:17: "Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé."

Este versículo caiu como um raio em sua cabeça e daí as idéias da justificação pela fé e da sola scriptura que enfatizavam que a Bíblia é a única autoridade para o pecador procurar a salvação passaram a ser os pontos principais de seu sistema teológico e também da reforma.

Outros livros e idéias de outros teológos que já tinha tido conhecimento por conta de suas respectivas literaturas, como por exemplo Agostinho, também muito o influenciaram, mas o que mais o marcou e o convenceu foi a leitura e estudo das próprias Escrituras.

Já são passados 493 anos ou em dias, bem calculados, 180.068 dias de 31/10/1517 a 31/10/2010. "Ensina-nos Senhor a contar os nossos dias a fim de que alcancemos corações sábios" (Sl 90:12).

Finalizo esta breve meditação citando uma frase do Rev. Ashbell Simonton Rédua: "A célebre frase Ecclesia reformata et semper reformanda est - A Igreja reformada está sempre se reformando – expressão formulada após a Reforma, e vastamente utilizada neste lapso temporal, precisa ser a tônica da Igreja na atualidade, frente a tantos e urgentes desafios, exigindo da Igreja uma postura mais adequada a pos-modernidade sem abrir mão de seus princípios teológicos-reformados." (por Daniel Deusdete, publicado hoje no Boletima da Primeira Igreja Presbiteriana de Taguatinga, "Primeirona").

Com relação a votação de hoje para Presidente e para o Governador do DF, meu conselho: vote com consciência!

Amanhã, prosseguiremos com algumas citações de G.V.Groningen e algumas análises relacionadas ainda sobre a bondade de Deus.

Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
Ø       Já li: Gn, Rm, I Co, II Co, Gl. Estou lendo Ef da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
Ø       Estou na pág. 375/545 (67%), do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.
Ø       Estou na página 350/438 (78%) de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.
Ø       Estou na página 200/274 (69%) de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.
Registro das leituras/áudios Terminados:
1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].


A Deus toda a glória!

sábado, 30 de outubro de 2010

Faltam 909/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA:  A Soberania de Deus Exclui a Dualidade do Bem X Mal 6

 

Eu havia falado ontem de recorrer a Gerard Van Groningen sobre a bondade de Deus onde ele faz uma brilhante exposição quando narra o episódio em que Moisés solicita a Deus que lhe mostre a sua glória, baseado em Ex 33. O trecho bíblico, em resposta, diz que Deus faria passar diante dele toda a sua bondade! Vamos dar uma analisada no texto bíblico, mas agora de forma segmentada:

 

"11. E falava o SENHOR a Moisés, como qualquer fala com o seu amigo;

            face a face                              

depois tornava-se ao arraial;                 

mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num,

           nunca se apartava do meio da tenda.

12. E Moisés disse ao SENHOR:         

           Eis que tu me dizes:                 

                                Faze subir a este povo,

           porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo;

           e tu disseste:                           

                                Conheço-te por teu nome, também achaste graça aos meus olhos.

           13. Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos,

           rogo-te que me faças saber o teu caminho,

           e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos;

           e considera que esta nação é o teu povo.

                                14. Disse pois: Irá a minha presença contigo

                                                        para te fazer descansar.

15. Então lhe disse:                           

           Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.

           16. Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo?

           Acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra?

                                17. Então disse o SENHOR a Moisés:

                                                        Farei também isto, que tens dito; porquanto

                                                                       achaste graça aos meus olhos,

                                                                       e te conheço por nome.

18. Então ele disse:                                       

           Rogo-te que me mostres a tua glória.

                                19. Porém ele disse:

                                                        Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti,

                                                        e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti;

                                                        e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia,

                                                        e me compadecerei de quem eu me compadecer.

                                20. E disse mais:

                                                        Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá.

                                21. Disse mais o SENHOR:

                                                        Eis aqui um lugar junto a mim; aqui te porás sobre a penha.

                                                        22. E acontecerá que, quando a minha glória passar,

                                                                       pôr numa fenda da penha,

                                                                       e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado.

                                                        23. E, havendo eu tirado a minha mão,

                                                                       me verás pelas costas;

                                                                       mas a minha face não se verá." (Ex 33:11-23)

 

"Lendo Gerard Van Groningen (altamente recomendado) vi ele narrando em suas páginas de CRIAÇÃO E CONSUMAÇÃO o episódio em que Moisés está diante de Deus no Sinai e atrevidamente, ousadamente lhe dirige uma oração, um pedido, um clamor que só mesmo uma pessoa do caráter de Moisés poderia ter feito: "hare enima et-kebodeka" (Faça-me ver, por favor, a sua glória – Ex 33:18).

 

"Moisés foi assegurado por Yahweh de que ele se revelaria fazendo passar kal-tûbî (toda a minha bondade) diante dele. O termo "bondade" descreve o que Yahweh é: ele é precisamente o que diz ser. "Bom" transmite a idéia de alguém ser o que diz ser, fazer o que diz que fará no contexto de produzir a satisfação perfeita do outro. E Yahweh prosseguiu assegurando a Moisés de que sua bondade seria exibida através da demonstração da sua misericórdia e compaixão de acordo com a sua vontade soberana (Ex 33.19)."[1]

 

Moisés, como falado, pediu a Deus esse pedido ousado e atrevido. Deus não atendeu plenamente, pois lhe disse que não poderia ver a sua face porque ninguém poderia vê-lo e viver. Foi-lhe então concedido vê-lo pelas costas e assim lhe deu garantias de sua presença (Moisés buscava isso!). No entanto, Yahweh, ali, naquele momento verbalizou uma série de virtudes (7+1) declarações incluídas em sua auto proclamação que deram a Moisés garantia poderosa de Deus Yahweh era, de fato, o Senhor pactual.

 

Deus então passou toda a sua bondade diante dele "kal-tubi" (toda a minha bondade) o termo bondade revela o que ele é "Bom". Na análise de Gerard Van Groningen "O que se segue à repetição do seu nome é a explicação de Yahweh do seu amor, que é a característica abrangente do seu próprio ser (1 Jo 4.16). O termo "amor" (âheb, verbo; 'ahabâ, substantivo) não está no texto. Sua qualidade essencial está expressa em várias declarações (Ex 34.6-7).""[2]

 

Amanhã ou na segunda-feira, prosseguiremos com as suas análises. Repetindo o que disse ontem: Um belo dia para você. Creia nisso: Deus é soberano, sábio e bom!

 

Acompanhamento de minhas leituras/áudios:

Ø       Já li: Gn, Rm, I Co, II Co, Gl. Estou lendo Ef da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.

Ø       Estou na pág. 370/545 (67%), do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.

Ø       Estou na página 345/438 (78%) de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.

Ø       Estou na página 195/274 (69%) de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.

Registro das leituras/áudios Terminados:

1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].

 

A Deus toda a glória!


[1] Pág. 408. CRIAÇÃO E CONSUMAÇÃO. Groningen, G. V. Ed. Cultura Cristã. Para melhor entendimento do termo "Bom", o autor nos remete ao capítulo 2, do mesmo livro. Recomendo a leitura!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Faltam 910/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA:  A Soberania de Deus Exclui a Dualidade do Bem X Mal 5
 
Como já havia falado, quando iniciamos esta série meditativa, que aliada à sua soberania estão, no meu entender, a sabedoria e também a sua bondade. Com isso, asseverei que conseguiríamos entender 100% das ocorrências que nos envolvem e assim, então, poderíamos descansar em Deus sabendo quem somos, quem é Deus e qual o nosso papél diante de uma e outra coisa
 
Já discorremos tanto sobre a soberania de Deus quanto sobre a sabedoria de Deus. Em suma, até aqui, tudo o que Deus faz ou permita que aconteça (isso envolve 100% de todas as circunstâncias a que podemos e estaremos expostos!) estão presentes:
 
  1. A sua soberania: faz o que quer, quando quer, na hora que quer e ninguém, nem nos céus nem na terra, pode dizer-lhe: o que fazes? “Ai daquele que contende com o seu Criador! o caco entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? ou a tua obra: Não tens mãos?Isaías 45:9.
  2. A sua sabedoria: tudo faz de forma perfeita e sábia. Podemos não entender em um determinado momento, mas devemos confiar no que faz ou permite que se faça. Todas as suas obras levam um carimbo ou um selo real dizendo: Deus é Sábio!
  3. A sua bondade!
 
Agora vamos meditar um pouco na bondade de Deus. Em primeiríssimo lugar: DEUS É BOM! Assim, em tudo o que faz ou permita que se faça estão presentes também a bondade de Deus. A palavra de Deus diz que Deus é amor (I Jo 4:8,16).
 
Novamente recorro a Gerard Van Groningen que sobre a bondade de Deus faz uma brilhante exposição quando narra o episódio em que Moisés solicita a Deus que lhe mostre a sua glória. O trecho bíblico, em resposta, diz que Deus faria passar diante dele toda a sua bondade! Vamos dar uma analisada no texto bíblico:
 
11. E falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois tornava-se ao arraial; mas o seu servidor, o jovem Josué, filho de Num, nunca se apartava do meio da tenda.
12. E Moisés disse ao SENHOR: Eis que tu me dizes: Faze subir a este povo, porém não me fazes saber a quem hás de enviar comigo; e tu disseste: Conheço-te por teu nome, também achaste graça aos meus olhos.
13. Agora, pois, se tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber o teu caminho, e conhecer-te-ei, para que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é o teu povo.
14. Disse pois: Irá a minha presença contigo para te fazer descansar.
15. Então lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui.
16. Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra?
17. Então disse o SENHOR a Moisés: Farei também isto, que tens dito; porquanto achaste graça aos meus olhos, e te conheço por nome.
18. Então ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória.
19. Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer.
20. E disse mais: Não poderás ver a minha face, porquanto homem nenhum verá a minha face, e viverá.
21. Disse mais o SENHOR: Eis aqui um lugar junto a mim; aqui te porás sobre a penha.
22. E acontecerá que, quando a minha glória passar, pôr numa fenda da penha, e te cobrirei com a minha mão, até que eu haja passado.
23. E, havendo eu tirado a minha mão, me verás pelas costas; mas a minha face não se verá.” (Ex 33:11-23)
 
Amanhã, prosseguiremos. Um belo dia para você. Creia nisso: Deus é soberano, sábio e bom!
 
Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
  • Já li: Gn, Rm, I Co, II Co. Estou lendo Gl da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
  • Estou na pág. 365/545 (67%), do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.
  • Estou na página 340/438 (78%) de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.
  • Estou na página 190/274 (69%) de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.
Registro das leituras/áudios Terminados:
1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].
 
A Deus toda a glória!
 

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Faltam 911/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA:  A Soberania de Deus Exclui a Dualidade do Bem X Mal 4
 
A sabedoria de Deus está presente em todos os seus atos. Todos! Não existe nenhuma ocorrência neste mundo que Deus execute ou permite que ocorra que não tem seu dedo de sabedoria. O problema é que nós, pobres humanos, achamos que enxergamos quando na verdade somos cegos e guias de cegos.
 
Classificamos as ocorrências em boas ou ruins, em agradáveis e desagradáveis, em sorte e azar, conforme tenham um fim que nos interessem ou não. Eu não sou administrador das ocorrências nem tenho poder sobre elas, mas Deus é o administrador por excelência não somente das coisas desta terra, mas de todo o universo.
 
Imaginem quantas não são as ocorrências, dia após dia, que acontecem em todo tempo, em todos os tempos (passado, presente e futuro), em todo o universo, inclusive no mundo das mentes, dos corações, dos pensamentos e até de outras dimensões? Stephen William Hawking, por exemplo, afirma em um de seus livros (O Universo Numa Casca de Noz) que há 11 dimensões.
 
Este cientista, S. Hawking , é físico teórico e cosmólogo inglês, um dos mais consagrados da atualidade. Ele é doutor em cosmologia e professor lucasiano emérito de matemática da Universidade de Cambridge (posto que foi ocupado por Isaac Newton). Hawking sofre, no entanto, de uma distrofia neuromuscular, semelhante à esclerose amiotrófica lateral, cuja condição poderia tê-lo tornado inútil, no entanto, que exemplo de superação e que vontade de viver, estudar e crescer. Isso tudo vem de Deus! Aleluias! E ele é um ateu... misericórdias!
 
Embora se diga ateu ou que não crê em Deus, sua vida é um exemplo da bondade e da misericórdia de Deus que lhe deu o dom da inteligência e o capacitou a entender e a decifrar muitos dos mistérios que Deus administra com sabedoria.
 
O que fazemos ou deixamos de fazer com os processos internos que não param um segundo em nosso corpo e em nossa mente? Tudo é administrado por Deus direta e ou indiretamente por meio de suas leis que são sustentadas por sua palavra. Tudo Deus sustenta e mantém por meio de sua palavra.
 
Muitas ocorrências e eventos a que estou exposto dos quais não tenho controle algum não são eventos do acaso ou fortuitos, mas de sua providência e gestão. A palavra de Deus afirma peremptoriamente que nada acontece sem o seu consentimento. Até o cair de uma folha seca de uma árvore precisa de seu consentimento.
 
Quem disse que o Universo, céus, terra, lua, mares, estrelas, cometas precisa da gestão do homem? O que pode fazer o homem? Deus o criou e o dotou de inteligência e capacidades de construir e de destruir. Mediante o conhecimento das leis que regem o conhecimento científico o homem é capaz de produzir.
 
A sabedoria de Deus está presente em todos os seus atos quer permissivos quer ativos. Nos versos 22 e 23 de Pv 8 está dito que o Senhor criou a sabedoria como a primeira das suas obras, o princípio dos seus feitos mais antigos. Diz que desde a eternidade ela foi constituída, desde o princípio, antes de existir a terra. Desde que a criou ela está presente em tudo que foi criado. Deus está além da própria sabedoria ou ele próprio a a própria sabedoria em essencia.
 
Amanhã, prosseguiremos. Um belo dia para você.
 
Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
  • Já li: Gn, Rm, I Co, II Co. Estou lendo Gl da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
  • Estou na pág. 360/545, do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.
  • Estou na página 335/438 de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.
  • Estou na página 185/274 de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.
Registro das leituras/áudios Terminados:
1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].
 
A Deus toda a glória!
 

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Faltam 912/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA:  A Soberania de Deus Exclui a Dualidade do Bem X Mal 3
 
Hoje, faz exatos 5 anos que meu pai terreno foi para a glória. Hoje também estaria fazendo 52 anos de casado. Sim, ele faleceu, partiu para a glória no dia de seu aniversário de casamento. Que bênção! Que sinal! Mãe, você é uma bênção e o Senhor te ama muito. O segundo testemunho dela proferido no Grupo Evangélico dos Correios – GECOR, está já disponível, em MP3, no link: https://sites.google.com/site/filestojamaisdesista/audio/MaeGECOR.25.10.10-001.mp3?attredirects=0&d=1. Também está disponível aqui no site do Jamais Desista, no lado esquerdo, próximo ao link de pesquisa no Google.
 
Continuação...
 
Como já dantes disse, aliada à sua soberania estão, no meu entender, a sabedoria e também a sua bondade. E que com isso, conseguiríamos entender 100% das ocorrências que nos envolvem e assim podíamos descansar em Deus sabendo quem somos, quem é Deus e qual o nosso papel diante de uma e outra coisa.
 
Falamos bem resumidamente sobre a soberania de Deus, citando Gerard Van Groningen e agora gostaríamos de falar um pouquinho de sua sabedoria.
 
Sabedoria è resumidamente falando, a sabedoria de Deus está presente na sua própria criação e na condução da história e de todas as coisas. A sabedoria implica em uma ação de uma mente inteligente que trabalha com propósitos e não há acaso quando Deus está no caso.
 
Vamos refletir no trecho bíblico a seguir que fala da sabedoria e que se encontra no livro de Provérbios:
 
1 Não clama porventura a sabedoria, e não faz o entendimento soar a sua voz?
2 No cume das alturas, junto ao caminho, nas encruzilhadas das veredas ela se coloca.
3 Junto às portas, à entrada da cidade, e à entrada das portas está clamando:
4 A vós, ó homens, clamo; e a minha voz se dirige aos filhos dos homens.
5 Aprendei, ó simples, a prudência; entendei, ó loucos, a sabedoria.
6 Ouvi vós, porque profiro coisas excelentes; os meus lábios se abrem para a eqüidade.
7 Porque a minha boca profere a verdade, os meus lábios abominam a impiedade.
8 Justas são todas as palavras da minha boca; não há nelas nenhuma coisa tortuosa nem perversa.
9 Todas elas são retas para o que bem as entende, e justas para os que acham o conhecimento.
10 Aceitai antes a minha correção, e não a prata; e o conhecimento, antes do que o ouro escolhido.
11 Porque melhor é a sabedoria do que as jóias; e de tudo o que se deseja nada se pode comparar com ela.
12 Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e possuo o conhecimento e a discrição.
13 O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa, eu os odeio.
14 Meu é o conselho, e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza.
15 Por mim reinam os reis, e os príncipes decretam o que justo.
16 Por mim governam os príncipes e os nobres, sim, todos os juízes da terra.
17 Eu amo aos que me amam, e os que diligentemente me buscam me acharão.
18 Riquezas e honra estão comigo; sim, riquezas duráveis e justiça.
19 Melhor é o meu fruto do que o ouro, sim, do que o ouro refinado; e a minha renda melhor do que a prata escolhida.
20 Ando pelo caminho da retidão, no meio das veredas da justiça,
21 dotando de bens permanentes os que me amam, e enchendo os seus tesouros.
22 O Senhor me criou como a primeira das suas obras, o princípio dos seus feitos mais antigos.
23 Desde a eternidade fui constituída, desde o princípio, antes de existir a terra.
24 Antes de haver abismos, fui gerada, e antes ainda de haver fontes cheias d'água.
25 Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros eu nasci,
26 quando ele ainda não tinha feito a terra com seus campos, nem sequer o princípio do pó do mundo.
27 Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava um círculo sobre a face do abismo,
28 quando estabelecia o firmamento em cima, quando se firmavam as fontes do abismo,
29 quando ele fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando traçava os fundamentos da terra,
30 então eu estava ao seu lado como arquiteto; e era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo;
31 folgando no seu mundo habitável, e achando as minhas delícias com os filhos dos homens.
32 Agora, pois, filhos, ouvi-me; porque felizes são os que guardam os meus caminhos.
33 Ouvi a correção, e sede sábios; e não a rejeiteis.
34 Feliz é o homem que me dá ouvidos, velando cada dia às minhas entradas, esperando junto às ombreiras da minha porta.
35 Porque o que me achar achará a vida, e alcançará o favor do Senhor.
36 Mas o que pecar contra mim fará mal à sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte.” (Pv 8: 1-36).
 
Amanhã, prosseguiremos. Um belo dia para você.
 
Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
  • Já li: Gn, Rm, I Co, II Co. Estou lendo Gl da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
  • Estou na pág. 355/545, do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.
  • Estou na página 330/438 de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.
  • Estou na página 180/274 de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.
Registro das leituras/áudios Terminados:
1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].
 
A Deus toda a glória!
 

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Faltam 913/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA:  A Soberania de Deus Exclui a Dualidade do Bem X Mal 2
 
Continuação...
 
Ontem, havíamos falado que aliada à sua soberania estão, no meu entender, a sabedoria e também a sua bondade. Com isso, conseguimos entender 100% das ocorrências que nos envolvem e assim podemos descansar em Deus sabendo quem somos, quem é Deus e qual o nosso papel diante de uma e outra coisa.
 
Soberania è resumidamente falando, a soberania está associada à idéia de um poder máximo e absoluto pertencente unicamente a Deus. Seu reino é total e abrangente. Poderíamos associar ao seu reino trono, majestade e domínio. Ele é único. Não há quem se lhe possa opor. Nada há paralelo ou co-igual ou mesmo semelhante. Sobre seu trono, majestade e domínio poderíamos recorrer a Gerard Van Groningen.
 
As virtudes de Deus, o Criador e o Senhor, foram temas expressos pelos salmistas. Eles o cantaram como o Criador (Sl 33.6), o Governador (Sl 93.1; 97.1; 99.1), o grande Rei acima de todos os outros deuses, em cuja mão estavam as alturas e as profundidades da terra (Sl 94.3-4). Cantaram sobre o seu trono no céu e o seu reino governando sobre tudo (Sl 103.19); todos os aspectos da criação estão a seu serviço (Sl 104.1-4) como também sob seu cuidado (Sl 104.10-14).” (G.V.G)
 
O cosmos é o reino, especificamente, o reino cósmico. O termo reino (m^lKWT) pode ser entendido como referindo-se a um ou mais aspectos envolvidos no conceito ou a todos eles. Um reino envolve uma pessoa, um rei (m#l#K) ou rainha (m^lK>) que tem uma posição de autoridade suprema. Também envolve o exercício efetivo da autoridade real (m`l^K - reinar) e pode se referir à cidade, palácio ou trono onde a autoridade é exercida e de onde é emitida.
 
Finalmente, o termo "reino" refere-se ao domínio sobre o qual o regente exerce sua autoridade real. Embora seja verdade que o termo não aparece em Gênesis 1-2, a idéia, particularmente de reino/domínio, certamente aparece. Os salmistas confirmaram isso quando cantaram sobre Yahweh reinando, seu trono antigo, e de um mundo firmemente estabelecido (Sl 93.1). Davi cantou sobre o trono de Yahweh estabelecido nos céus e seu reino governando sobre tudo (Sl 103.19). Ele cantou sobre o reinado e reino de Yahweh, referindo-se a todo o cosmos, quando exaltou ao "meu Deus e Rei" (Sl 145.1) cujo reino é para sempre e cujo reinado resiste por todas as gerações (Sl.145.13).
 
Os salmistas podiam cantar assim e os profetas, repetidamente, anunciaram que Deus era o Governador (rei) soberano e eterno sobre todo o universo, porque Deus tinha se revelado assim quando criou o cosmos. Quatro aspectos do reino cósmico, como ele veio das mãos do Criador, pedem uma discussão detalhada.” (G.V.G).
 
Sobre estes quatro aspectos ele irá discorrer sobre:
 
  1. A natureza do Reino Cósmico.
  2. A manutenção do Reino Cósmico.
  3. A proposta do Reino Cósmico.
  4. A consumação do Reino Cósmico.
 
Amanhã, prosseguiremos. Um belo dia para você.
 
Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
  • Já li: Gn, Rm, I Co, II Co. Estou lendo Gl da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
  • Estou na pág. 350/545, do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.
  • Estou na página 325/438 de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.
  • Estou na página 175/274 de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.
Registro das leituras/áudios Terminados:
1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].
 
A Deus toda a glória!
 

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Faltam 914/1000 dias! Meu propósito de 1000 dias: Começou: 31/07/2010. Acaba: 26/04/2013.

TEMA:  A Soberania de Deus Exclui a Dualidade do Bem X Mal 2
 
Continuação...
 
Os filmes em geral apresentam essa grande guerra onde geralmente vence no final a força do bem. Eu não creio nisso. Eu não creio no Yin-Yang (integração de Yin ushiha e Yang kabutoYin Yang é, na filosofia chinesa, uma representação do principio da dualidade de yin e yang, o conceito tem sua origem no Tao (ou Dao), base da filosofia e metafísica da cultura daquele país.). O bem não está em luta com o mal nem o inferno contra os céus, nem Deus contra o Diabo no sentido de forças opostas que disputam o poder de governar absoluto.
 
Este mundo pertence ao Senhor e eu creio que ele reina absoluto, soberano, com sabedoria e bondade. Não há no reino dos céus quem possa se lhe opor e oferecer-lhe resistência. Eu repito: eu creio que o Senhor reina ABSOLUTO, SOBERANO, COM SABEDORIA E BONDADE.
 
Partindo dessa visão, o mal não existe como um reino onde há um senhor que se opõe ao bem. Todos são súditos de Deus, inclusive satanás. O mal não existe como não existem trevas, nem frio, nem .... Fisicamente, não é possível medir a escuridão, mas a luz; também não é possível medir o frio, mas o calor. A escuridão e o frio refletem a pouca luz ou calor.
 
Assim, fisicamente não existe o zero absoluto que seria o estado da matéria em que não existe nenhum movimento das partículas que a compõem. Tudo o que existe está vibrando e transmitindo e recebendo energia. Nada está parado, estagnado, inerte. Há uma força que está presente em todas as coisas fazendo com que elas vibrem e comuniquem vida, energia.
 
A Palavra de Deus afirma que todas as coisas são sustentadas pela palavra de seu poder. “1. Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, 2. A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. 3. O qual, sendo o resplendor da sua glória, e a expressa imagem da sua pessoa, e sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, havendo feito por si mesmo a purificação dos nossos pecados, assentou-se à destra da majestade nas alturas;” (G.N. - Hb 1:1-3).
 
Deus, no meu entender, sustenta todas as coisas criadas pela palavra! A vida, a matéria e tudo que existe somente tem sentido e significado em Deus. Fora dele, não há!
 
Quem é que pode se opor a Deus e ser seu igual? Ninguém! Logo, Deus é o único soberano Senhor absoluto sobre tudo e sobre todos.
 
Como então explicar o mal (violência, ignorância, maldade, crueldade e também a inveja, o orgulho, a vaidade, o pecado, tragédias, infortúnios, acidentes, ódio, ira, malícia, assassinatos, roubos, furtos, corrupções, ...) que eu estou insinuando não existir? Assim como Deus é soberano absoluto, assim fez Deus o homem responsável.
 
Se eu desprezar o conhecimento de Deus em meu coração destituindo-o de sua posição soberana em minha vida, eu estarei ocupando o seu lugar e me fazendo um deus a quem não devo temor, nem respeito, nem obediência. Eu me torno o deus de meu mundo e o que eu faço ou deixo de fazer somente dizem respeito a mim mesmo.
 
Aqueles que assim pensam e querem viver não podem conviver e quando tentarem estarão propensos a toda sorte de ocorrências egoístas. A suma do pecado é o egoísmo. Quando pensamos em nós mais do que convêm, estamos quebrando a boa regra da convivência e portanto nos tornando malígnos. O assunto é complexo e requer muito cuidado. Ao me expor com tais idéias corro o risco de ser tremendamente mal interpretado.
 
Estamos tão acostumados com uma mente dual que não conseguimos imaginar um mundo onde Deus reina e governa absoluto e soberanamente.
 
Aliada à sua soberania estão, no meu entender, a sabedoria e também a sua bondade. Com isso, conseguimos entender 100% das ocorrências que nos envolvem e assim podemos descansar em Deus sabendo quem somos, quem é Deus e qual o nosso papel diante de uma e outra coisa.
 
Sobre estas coisas, falaremos amanhã. Uma boa semana a todos.
 
Acompanhamento de minhas leituras/áudios:
  • Já li: Gn, Rm, I Co, II Co. Estou lendo Gl da Bíblia de Estudo de Genebra – segunda edição revisada e ampliada, The Spirit os the Reformation Study Bible, ed. Cultura Cristã, Sociedade Bíblica do Brasil, 2009 - texto bíblico: Almeida Revista e Atualizada.
  • Estou na pág. 345/545, do livro HÁ UM SIGNIFICADO NESTE TEXTO – Interpretação Bíblica: os enfoques contemporÂneos (Is There a Meaning in This Text?), de Kevin Vanhoozer, ed. Vida. A leitura deste livro está sendo obrigatória na matéria de Metodologia Exegética, ministrada no Seminário Presiteriano de Brasília, professor, Rev. Ricardo Almeida.
  • Estou na página 320/438 de Ele nos deu Histórias – Um guia completo para a interpretação de histórias do Antigo Testamento (He Gave Us Stories), de Richard L. Pratt, Jr. Ed. Mundo Cristão.
  • Estou na página 170/274 de Introdução à Hermenêutica Bíblica – Como ouvir a Palavra de Deus apesar dos ruídos de nossa época (An Introduduction to Biblical Hermeneutics)de Walter C. Kaiser, Jr. E Moisés Silva. Ed. Cultura Cristã. 1ª ed. 2002.
Registro das leituras/áudios Terminados:
1.    Terminei as 302 páginas do livro No Crepúsculo do Pensamento – Estudos sobre a pretensa autonomia do pensamento filosófico (In the twilight os western though: studies in the pretended autonomy of philosophical thought), de Herman Dooyeweerd, ed. Hagnos, 2010. [Gostei e recomendo. Autores tão ilustres no campo intelectual e tão fervorosos no espírito, com uma fé tão profunda e tremendamente arraidada, reformada, fortalecem a nossa fé. No entanto, terei de lê-lo novamente para melhor compreender as suas idéias].
 
A Deus toda a glória!