segunda-feira, 3 de março de 2014
segunda-feira, março 03, 2014
Jamais Desista
Josué 22:1-34 – JOSUÉ CHAMA O POVO À UNIDADE.
Já concluímos duas partes de três de nossa divisão
proposta que estamos seguindo, conforme a BEG. Já vimos, I. A conquista da
terra – 1:1 – 12:24 e II. A distribuição da Terra Prometida – 13:1-21:45. E,
agora, entraremos na terceira e última parte: III. A lealdade à aliança na
terra – 22:1 – 24:33.
Essa palavra de Josué, usando o imperativo em sua
pregação, era a resposta humana que se esperava de toda nação diante da graça
soberana de Deus para com todo o Israel. Também é a resposta que se espera de
nós que temos a Cristo, o cumprimento das promessas de Deus ao homem.
Estando todos satisfeitos com o feito – esse altar
ainda lhes será por laço no futuro – deram ao altar o nome de EDE ou
TESTEMUNHO. Testemunho de que entre eles, o Senhor é que era Deus!
O livro está sendo concluído com três capítulos que
tratam da fidelidade de Israel à luz da fidelidade de Deus às suas promessas.
Como já vimos no capítulo anterior, principalmente nos seus três últimos
versículos, o tema central do livro de Josué é A FIDELIDADE DE DEUS ÀS SUAS
PROMESSAS e o tema recorrente, nesses três últimos capítulos é a resposta
humana exigida pela graça extraordinária de Deus.
Cada capítulo começara com a declaração de que José
“chamou” o povo – 22:1; 23:1 e 24:1.
Deus tem sido fiel às suas promessas e o povo tem se
mostrado disposto a cumprir a sua parte, embora ainda não completamente por que
ficou para trás muitas terras e povos para serem expulsos.
III. A lealdade à aliança na terra – 22:1 –
24:33.
Nesses capítulos restantes ficará registrado o papel
de Josué como líder exemplar conduzindo toda a nação numa renovação exemplar da
aliança.
Continuaremos a seguir a divisão proposta pela BEG
que a divide em quatro subpartes: A.) A unidade de Israel – 22:1-34. B.) a
exigência de fidelidade à aliança – 23:1-16. C.) A renovação da aliança em
Siquém – 24:1-28. E, concluindo, D.) As mortes e os sepultamentos em Josué,
encerrando assim o livro correspondente – 24:29-33.
Vamos então começar com nossa primeira subparte, em
seguida:
A.)
A unidade de Israel – 22:1-34.
A palavra chave aqui é a unidade, apesar de serem 12
tribos espalhadas na Terra Prometida e tendo duas tribos e meia à leste do
Jordão.
A centralidade dessa união, sem dúvida, é o Senhor e
o terror de cada um seria a ameaça presente do “abandonar” ao Senhor que traria
sobre eles todos, a ira de Deus, como já havia acontecido com a infidelidade de
Acã.
Dividiremos este capítulo em suas seções: 1. As
tribos da Transjordânia são liberadas; 2. A controvérsia acerca de um altar – vs.
10-34.
Foi Josué quem os chamou e os despachou depois de
elogiá-los por terem sido obedientes e não terem abandonado ao Senhor, antes
deram todo apoio e serviço para que todo o Israel fosse unido no propósito da
conquista e possessão da terra.
Ao despedi-los, ele lhes dá uma palavra de exortação
e lhes prega que deveriam ter o cuidado de guardar com diligência o mandamento
e a lei que Moisés, o servo do SENHOR, mandara: que ameis ao SENHOR vosso Deus,
e andeis em todos os seus caminhos, e guardeis os seus mandamentos, e vos
achegueis a ele, e o sirvais com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.
– vs. 5. (Isso dá uma excelente pregação!). Em seguida os abençoa e os despede
em paz.
O tabernáculo ficava à oeste do Jordão, na terra de
possessão do Senhor, junto com as outras tribos de Israel, onde seriam
celebradas todas as cerimônias da lei e o culto ao Senhor.
No entanto, as tribos do leste resolveram fazer um
altar enorme – vs. 10. As outras tribos ao verem e contemplarem tão grande e
vistosa obra que fizeram, logo temeram e foram para guerra contra os seus
irmãos, pois imaginavam que logo o terror de Deus viria sobre todos.
Então se explicam sobre o altar dizendo que não
estariam fazendo um altar de sacrifícios e de holocaustos, mas um tipo de
memorial para que as tribos não se esquecessem que eles também pertenciam a
Israel.
Fineias aceitou a explicação e bem assim os que
foram investigar e voltaram e contaram aos outros que não era rebelião das
tribos do leste e que não era um altar concorrendo com o tabernáculo do Senhor
que ficava no oeste junto com as outras 10 tribos e meia.
Alegraram-se de que não era o mal que eles
intentavam e celebraram ao Senhor que os preservava em unidade.
Js
22:1 Então Josué chamou os rubenitas, e os gaditas,
e a meia tribo de Manassés, Js
22:2 E disse-lhes:
Tudo quanto Moisés, o servo do
SENHOR, vos ordenou, guardastes;
e à minha voz
obedecestes em tudo quanto vos ordenei.
Js 22:3 A vossos irmãos por todo
este tempo, até ao dia de hoje,
não
desamparastes; antes tivestes cuidado de guardar
o
mandamento do SENHOR vosso Deus.
Js 22:4 Agora o SENHOR vosso
Deus deu repouso a vossos irmãos,
como lhes tinha
prometido; voltai-vos, pois, agora, e ide-vos
às
vossas tendas, à terra da vossa possessão,
que Moisés, o
servo do SENHOR, vos deu além do Jordão.
Js 22:5 Tão-somente tende
cuidado de guardar com diligência
o mandamento e a lei que Moisés,
o servo do SENHOR, vos mandou: que
ameis ao SENHOR vosso Deus,
e andeis em todos
os seus caminhos,
e guardeis os
seus mandamentos,
e vos achegueis a
ele,
e o sirvais com
todo o vosso coração,
e
com toda a vossa alma.
Js 22:6 Assim Josué os abençoou,
e despediu-os;
e foram-se às
suas tendas.
Js
22:7 Ora, Moisés dera herança em Basã à meia tribo de Manassés,
porém à outra metade Josué deu
herança entre seus irmãos
aquém do Jordão
para o ocidente; e enviando-os Josué
também
às suas tendas os abençoou;
Js
22:8 E falou-lhes, dizendo:
Voltai-vos às vossas tendas com
grandes riquezas, e com muitíssimo
gado, com prata,
e com ouro, e com metal, e com ferro,
e com muitíssimas
roupas; e com vossos irmãos reparti
o
despojo dos vossos inimigos.
Js 22:9 Assim os filhos de
Rúben, e os filhos de Gade, e a meia tribo
de Manassés
voltaram, e separaram-se dos filhos de Israel,
de
Siló, que está na terra de Canaã, para irem
à terra de
Gileade, à terra da sua possessão,
de
que foram feitos possuidores, conforme a ordem
do
SENHOR pelo ministério de Moisés.
Js 22:10 E, chegando eles aos
limites do Jordão, ainda na terra
de Canaã, ali os
filhos de Rúben, e os filhos de Gade,
e
a meia tribo de Manassés edificaram um altar
junto
ao Jordão, um altar de grande aparência.
Js 22:11 E ouviram os filhos de
Israel dizer:
Eis que os filhos
de Rúben, e os filhos de Gade, e a meia tribo
de
Manassés edificaram um altar diante da terra de
Canaã, nos
limites do Jordão, do lado dos filhos de Israel.
Js 22:12 Ouvindo isso os filhos
de Israel, reuniu-se toda a
congregação dos
filhos de Israel em Siló, para saírem em
guerra
contra eles. Js 22:13 E enviaram os filhos de
Israel, aos
filhos de Rúben, e aos filhos de Gade, e à meia
tribo
de Manassés, na terra de Gileade,
a
Finéias, filho de Eleazar, o sacerdote,
Js 22:14 E a dez príncipes com
ele, de cada casa paterna um príncipe,
de todas as
tribos de Israel; e cada um era cabeça da casa de
seus
pais entre os milhares de Israel.
Js 22:15 E, indo eles aos filhos
de Rúben, e aos filhos de Gade,
e à meia tribo de
Manassés, à terra de Gileade, falaram-lhes,
dizendo:
Js 22:16 Assim diz toda a
congregação do SENHOR:
Que transgressão
é esta, que cometestes contra o Deus de
Israel,
deixando hoje de seguir ao SENHOR,
edificando-vos
um altar, para vos rebelardes
contra
o SENHOR?
Js 22:17 Foi-nos pouco a
iniqüidade de Peor, de que ainda até o dia
de hoje não
estamos purificados, mesmo que tenha havido
castigo
na congregação do SENHOR,
Js 22:18 Para que
hoje deixais de seguir o SENHOR?
Será
que rebelando-vos hoje contra o SENHOR,
amanhã ele se
irará contra toda a congregação de Israel.
Js 22:19 Se é, porém, que a
terra da vossa herança é imunda,
passai-vos para a
terra da possessão do SENHOR,
onde
habita o tabernáculo do SENHOR,
e
tomai possessão entre nós;
mas
não vos rebeleis contra o SENHOR,
nem
tampouco vos rebeleis contra nós,
edificando-vos
um altar, além do altar
do
SENHOR nosso Deus.
Js 22:20 Não cometeu Acã, filho
de Zera, transgressão no tocante
ao anátema? Não
veio ira sobre toda a congregação
de Israel, de
modo que aquele homem não morreu só,
na
sua iniqüidade?
Js
22:21 Então responderam os filhos de Rúben, e os filhos de Gade,
e a meia tribo de Manassés, e
disseram aos cabeças dos milhares
de Israel:
Js 22:22 O SENHOR Deus dos
deuses, o SENHOR Deus dos deuses,
ele o sabe, e
Israel mesmo o saberá. Se foi por rebeldia,
ou
por transgressão contra o SENHOR,
hoje
não nos preserve;
Js 22:23 Se nós edificamos um
altar para nos desviarmos
do SENHOR, ou
para sobre ele oferecer holocausto
e oferta de
alimentos, ou sobre ele apresentar oferta pacífica,
o
SENHOR mesmo de nós o requeira.
Js 22:24 E, se antes o não
fizemos por receio disto, dizendo:
Amanhã vossos
filhos virão a falar a nossos filhos, dizendo:
Que
tendes vós com o SENHOR Deus de Israel?
Js 22:25 Pois o
SENHOR pôs o Jordão por termo entre nós
e
vós, ó filhos de Rúben, e filhos de Gade;
não
tendes parte no SENHOR;
e
assim bem poderiam vossos filhos fazer desistir
a
nossos filhos de temer ao SENHOR.
Js 22:26 Por isso dissemos:
Preparemo-nos
agora, e edifiquemos um altar,
não
para holocausto, nem para sacrifício,
Js 22:27 Mas para
que, entre nós e vós, e entre as nossas
gerações
depois de nós, nos seja em testemunho,
para
podermos fazer o serviço do SENHOR
diante dele com
os nossos holocaustos, e com os nossos
sacrifícios,
e com as nossas ofertas pacíficas;
para que vossos
filhos não digam amanhã a nossos filhos:
Não
tendes parte no SENHOR.
Js 22:28 Por isso dissemos:
Quando suceder
que amanhã assim nos digam a nós
e
às nossas gerações, então diremos:
Vede o modelo do
altar do SENHOR que fizeram nossos pais,
não
para holocausto nem para sacrifício,
porém
para ser testemunho entre nós e vós. Js
22:29 Nunca tal nos aconteça que nos rebelemos contra
o
SENHOR, ou que hoje nós abandonássemos
o
SENHOR, edificando altar para holocausto,
oferta
de alimentos ou sacrifício, fora do altar
do
SENHOR nosso Deus, que está perante
o
seu tabernáculo.
Js
22:30 Ouvindo, pois, Finéias, o sacerdote, e os príncipes da congregação,
e os cabeças dos milhares de
Israel, que com eles estavam,
as palavras que
disseram os filhos de Rúben,
e
os filhos de Gade, e os filhos de Manassés,
pareceu
bem aos seus olhos.
Js 22:31 E disse Finéias, filho
de Eleazar, o sacerdote,
aos filhos de
Rúben, e aos filhos de Gade,
e aos filhos de
Manassés:
Hoje sabemos que o SENHOR está
no meio de nós;
porquanto não
cometestes transgressão contra o SENHOR;
agora livrastes
os filhos de Israel da mão do SENHOR.
Js
22:32 E Finéias filho de Eleazar, o sacerdote, com os príncipes,
deixando os filhos de Rúben, e
os filhos de Gade, voltaram da terra
de Gileade à
terra de Canaã, aos filhos de Israel,
e
trouxeram-lhes a resposta.
Js 22:33 E pareceu a resposta
boa aos olhos dos filhos de Israel,
e os filhos de
Israel louvaram a Deus; e não falaram mais em
subir
à guerra contra eles em exército,
para destruírem a terra em que
habitavam os filhos de Rúben
e os filhos de
Gade. Js 22:34 E os filhos de Rúben
e os filhos de
Gade deram ao altar o nome de Ede;
para que seja
testemunho entre nós que o SENHOR é Deus.
Apesar das explicações, o leitor que lê atentamente
e acompanha o desenrolar dos relatos bíblicos e a história, sabe que as
explicações foram fracas, descabidas e sem sentido. Fineias e todo o povo
engoliram o peixe com espinhos e tudo mais. Se quisessem ter feito um memorial
que fosse um memorial e não uma altar.
De fato a união estava firme entre todos eles e essa
ameaça trouxe à tona um problema real que poderia abalar essa unidade deles, a
qual seria a apostasia – não se trata somente de uma ofensa terrível contra
Deus, mas também contra todo o povo de Deus - e a rebelião contra Deus.
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete –
...
domingo, 2 de março de 2014
domingo, março 02, 2014
Jamais Desista
Josué 21:-1-45 – APESAR DA PROMESSA, TEMOS DE LUTAR POR ELA.
Estamos, como já dissemos, também seguindo as
divisões propostas da BEG, em seis subpartes, onde já vimos, no cap. 13, duas
delas: A). A comissão divina para a divisão da terra – 13:1-7 (já vista); B. O
leste do Jordão – 13:8-33 (já vista). C). O Oeste do Jordão – 14:1 a 19:51 (já
vista). D). As cidades de refúgio – 20:1-9 (já vista). E, finalmente,
concluiremos: E). A porção de Levi – 21:1-42 e F). Resumo final – 21:43-45.
E).
A porção de Levi – 21:1-42
Levi gerou 3 filhos: Gérson, primogênito; Coate, o
segundo filho e Merari, o terceiro. No entanto, aqui, os coatitas tiveram
precedência, pois de sua família era que descendia a linhagem sacerdotal de
Arão, que era neto de Coate e filho de Anrão – Ex 6:18,20.
A escolha foi de Deus para Arão e seus filhos
servirem como sacerdotes – Ex 28:1; Lv 8:1-36.
A designação das cidades dos levitas era o último
aspecto da descrição detalhada da divisão do território nos capítulos de 13 a
21, cuja falta de herança na terra fora mencionada em 13:14, 33; 14:3, 4; 18:7.
Na verdade, essas cidades deveriam permanecer de
posse das tribos às quais já haviam sido entregues, mas poderiam ser cedidas,
juntamente com seus arredores, para que os levitas habitassem nelas – vs. 2.
Podemos então dividir o presente capítulo em 4
partes: 1. uma introdução com o pedido dos levitas sendo feito – vs. 1-3; 2. A
designação de cidades para eles por sortes – vs. 4-8; 3. Uma lista das cidades
– vs. 9-40; 4. E uma conclusão – vs. 41-42.
Foram os cabeças dos pais dos levitas que procuraram
pelo sacerdote Eleazar, pelo líder Josué e pelos cabeças das tribos dos filhos
de Israel, em Siló, para lhes pedir cidades para habitar, conforme tinha sido
prometido por Moisés em seu ministério – Nm 35:1-8.
Também no pedido dos levitas, como foi no caso do
pedido de Calebe – 14:6-12, encontraremos uma excelente expressão de fé nas
promessas de Deus. É de se registrar que apesar da promessa, eles tiveram que
lutar pela sua concretização e buscarem o seu cumprimento, o que, de fato,
demonstra ainda mais fé!
Js
21:1 Então os cabeças dos pais dos levitas se achegaram a Eleazar,
o sacerdote, e a Josué, filho de
Num, e aos cabeças dos pais das tribos
dos filhos de
Israel;
Js 21:2 E falaram-lhes em Siló,
na terra de Canaã, dizendo:
O
SENHOR ordenou, pelo ministério de Moisés, que se nos dessem
cidades para habitar, e os seus
arrabaldes para os nossos animais.
Js
21:3 Por isso os filhos de Israel deram aos levitas da sua herança,
conforme a ordem do SENHOR, as
seguintes cidades
e os seus
arrabaldes.
Js
21:4 E saiu a sorte para as famílias dos coatitas;
e aos filhos de Arão, o
sacerdote, que eram dos levitas,
tiveram por sorte
da tribo de Judá, e da tribo de Simeão,
e
da tribo de Benjamim, treze cidades;
Js 21:5 E aos outros filhos de
Coate couberam por sorte, das famílias
da tribo de
Efraim, e da tribo de Dã, e da meia tribo de
Manassés,
dez cidades;
Js 21:6 E aos filhos de Gérson
couberam por sorte,
das famílias da
tribo de Issacar, e da tribo de Aser,
e da tribo de
Naftali, e da meia tribo de Manassés, em Basã,
treze
cidades;
Js 21:7 Aos filhos de Merari,
segundo as suas famílias,
da tribo de
Rúben, e da tribo de Gade, e da tribo de Zebulom,
doze
cidades;
Js 21:8 E deram os filhos de
Israel aos levitas estas cidades
e os seus
arrabaldes por sorte, como o SENHOR ordenara
pelo ministério
de Moisés.
Js 21:9 Deram mais, da tribo dos
filhos de Judá
e da tribo dos filhos de Simeão,
estas cidades,
que por nome
foram mencionadas,
Js 21:10 Para que fossem dos
filhos de Arão, das famílias dos coatitas
dos filhos de
Levi; porquanto a primeira sorte foi sua.
Js 21:11 Assim lhes deram
a cidade de Arba,
do pai de Anaque (esta é Hebrom),
no monte de Judá, e os seus
arrabaldes ao redor.
Js 21:12 Porém o
campo da cidade, e as suas aldeias,
deram
a Calebe, filho de Jefoné, por sua possessão.
Js 21:13 Assim aos filhos de
Arão, o sacerdote, deram Hebrom,
cidade do refúgio
do homicida, e os seus arrabaldes,
Libna
e os seus arrabaldes;
Js 21:14 Jatir e
os seus arrabaldes, e Estemoa e os seus
arrabaldes; Js
21:15 E Holom e os seus arrabaldes, e Debir
e os seus
arrabaldes; Js 21:16 E Aim e os seus arrabaldes,
e Jutá e os seus
arrabaldes, e Bete-Semes e os seus
arrabaldes; nove
cidades destas duas tribos.
Js 21:17 E da tribo de Benjamim,
Gibeão e os seus arrabaldes,
Geba e os seus
arrabaldes; Js 21:18 Anatote e os seus
arrabaldes, e
Almom e os seus arrabaldes; quatro cidades.
Js 21:19 Todas as cidades dos
sacerdotes, filhos de Arão,
foram treze
cidades e os seus arrabaldes.
Js 21:20 E as famílias dos
filhos de Coate, levitas, que ficaram dos
filhos de Coate,
tiveram as cidades da sua sorte,
da
tribo de Efraim.
Js 21:21 E deram-lhes Siquém,
cidade de refúgio do homicida,
e os seus
arrabaldes, no monte de Efraim, e Gezer
e os seus
arrabaldes; Js 21:22 E Quibzaim e os seus
arrabaldes, e
Bete-Horom e os seus arrabaldes;
quatro
cidades.
Js 21:23 E da tribo de Dã,
Elteque
e os seus
arrabaldes, Gibetom e os seus arrabaldes;
Js 21:24 Aijalom
e os seus arrabaldes, Gate-Rimom
e os seus
arrabaldes; quatro cidades.
Js 21:25 E da meia tribo de
Manassés, Taanaque e os seus
arrabaldes, e
Gate-Rimom e os seus arrabaldes;
duas cidades.
Js 21:26 As cidades para as
famílias dos demais filhos de Coate,
foram dez e os
seus arrabaldes.
Js 21:27 E aos filhos de Gérson,
das famílias dos levitas,
deram da meia
tribo de Manassés, Golã, cidade de refúgio do
homicida, em
Basã, e os seus arrabaldes, e Beesterá e os seus
arrabaldes; duas
cidades.
Js 21:28 E da tribo de Issacar,
Quisiom e os seus arrabaldes,
Daberate e os
seus arrabaldes, Js 21:29 Jarmute e os seus
arrabaldes,
En-Ganim e os seus arrabaldes; quatro cidades.
Js 21:30 E da tribo de Aser,
Misal e os seus arrabaldes, Abdom
e os seus
arrabaldes, Js 21:31 Helcate e os seus arrabaldes,
e Reobe e os seus
arrabaldes;
Js 21:32 E da tribo de Naftali,
Quedes, cidade de refúgio do homicida,
na Galiléia, e os
seus arrabaldes, e Hamote-Dor e os seus
arrabaldes, e
Cartã e os seus arrabaldes; três cidades.
Js 21:33 Todas as cidades dos
gersonitas, segundo as suas famílias,
foram treze
cidades e os seus arrabaldes.
Js
21:34 E às famílias dos filhos de Merari, aos demais levitas, foram dadas,
da tribo de Zebulom, Jocneão e
os seus arrabaldes, Cartã e os seus
arrabaldes, Js
21:35 Dimna e os seus arrabaldes, Naalal e os
seus arrabaldes;
quatro cidades.
Js 21:36 E da tribo de Rúben,
Bezer e os seus arrabaldes, e Jaza
e os seus
arrabaldes, Js 21:37 Quedemote e os seus
arrabaldes, e
Mefaate e os seus arrabaldes; quatro cidades. Js
21:38 E da tribo de Gade, Ramote, cidade de refúgio do homicida,
em Gileade, e os
seus arrabaldes, e Maanaim e os seus
arrabaldes, Js
21:39 Hesbom e os seus arrabaldes, Jazer e os
seus arrabaldes;
ao todo, quatro cidades.
Js 21:40 Todas estas cidades
foram dos filhos de Merari,
segundo as suas
famílias, que ainda restavam das famílias,
dos levitas; e
foi a sua sorte doze cidades.
Js
21:41 Todas as cidades dos levitas, no meio da herança dos filhos de Israel,
foram quarenta e oito cidades e
os seus arrabaldes.
Js 21:42 Estavam estas cidades,
cada uma com os seus arrabaldes em
redor delas;
assim estavam todas estas cidades.
Js
21:43 Desta maneira deu o SENHOR a Israel toda a terra
que jurara dar a seus pais; e a
possuíram e habitaram nela.
Js
21:44 E o SENHOR lhes deu repouso de todos os lados,
conforme a tudo quanto jurara a
seus pais;
e nenhum de todos
os seus inimigos pode resisti-los;
todos os seus
inimigos
o
SENHOR entregou-lhes nas mãos.
Js 21:45 Palavra alguma falhou
de todas as boas coisas
que o SENHOR
falou à casa de Israel;
tudo
se cumpriu.
Já estamos concluindo o capítulo 21 e nossa segunda
parte de nossa divisão e, a partir do próximo capítulo, iremos concluir também
o livro de Josué em mais uma conquista de Deus. Vejamos agora o resumo final.
F).
Resumo final – 21:43-45.
A BEG fala que esse final é uma recapitulação
concisa da teologia do livro todo – e não somente dos capítulos de 13 a 21. O
vs. 43, por exemplo, resume os capítulos de 13 a 21 e o verso 44, trata dos
capítulos de 1 a 12, sendo que o último versículo, o 45, expressa a ideia
predominante no livro todo, ou seja, a fidelidade de Deus às suas promessas.
Inclusive, estou pensando em tirar desse final, um
sermão para ministração onde Deus nos levar a pregar.
O Senhor dá aqui ao povo três coisas muito
importantes e interessantes.
1.
Primeiro
a terra – uma dádiva de Deus a Israel -, em cumprimento às suas promessas que
daria mesmo a terra a eles – vs. 43.
2.
Em
segundo lugar, a paz, ou o repouso, que somente ele pode nos dar – vs. 44.
3.
E,
em terceiro, vitória sobre os seus inimigos, uma vez que ele os entregou nas
suas mãos – vs. 44.
Em relação à primeira coisa que o Senhor lhes dá,
foi deles exigido duas atitudes para concretização da bênção: primeira,
possuírem a terra – vs. 43; segunda, habitarem nela – vs. 43.
Em relação à segunda coisa que o Senhor lhes deu,
foi deles exigido que recebessem a paz, o repouso e que não resistissem ao
Espírito Santo que os abençoava com a sua paz – vs. 44. Compare com João
20:19,21: a primeira atitude de Jesus, diante dos discípulos temerosos que
estavam com as portas fechadas e Jesus lhes aparece no meio deles, foi lhes
ministrar a paz. Veja também Jo 14:27 “Deixo-vos
a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o
vosso coração, nem se atemorize”
Em relação à terceira coisa que o Senhor lhes deu,
foi deles exigido que resistissem ao inimigo – vs. 44 – uma vez que a vitória
já era certa. Comprar com Tiago 4:7 que diz que devemos resistir ao diabo e ele
fugirá de nós.
A fidelidade de Deus ao qual este livro de Josué dá
testemunho – vs. 45 - é a fidelidade às promessas feitas a Abraão, Isaque e
Jacó que Paulo interpretou como pré-anúncio do Evangelho a Abraão: “em ti,
serão abençoados todos os povos” – Gl 3:8.
sábado, 1 de março de 2014
sábado, março 01, 2014
Jamais Desista
Josué 20:1-9 – O CRIMINOSO E AS CIDADES DE REFÚGIO.
Nossa divisão proposta está chegando ao seu final e
hoje será o penúltimo capítulo da DISTRIBUIÇÃO DA TERRA PROMETIDA – 13:1 A
21:45.
Estamos também seguindo as divisões propostas da
BEG, em seis subpartes, onde já vimos, no cap. 13, duas delas: A). A comissão
divina para a divisão da terra – 13:1-7 (já vista); B. O leste do Jordão –
13:8-33 (já vista). C). O Oeste do Jordão – 14:1 a 19:51 (já vista).
Concluiremos agora a D). As cidades de refúgio – 20:1-9
D).
As cidades de refúgio – 20:1-9
Pelo entender dos relatos bíblicos, a iniciativa da
construção das cidades refúgio, onde o criminoso que matasse alguém, não
intencionalmente, pudesse se refugiar do vingador de sangue, vinha do Senhor.
Essas cidades depois seriam entregues aos levitas –
21:13, 21, 27, 32, 36, 38; Nm 35:6 – para serem por eles administradas e
controladas.
Foi ele, o Senhor, quem disse para Josué para falar
aos filhos de Israel para apartarem para eles cidades de refúgio, conforme já
havia sido falado a Moisés. Havia dessas cidades em todo o território de
Israel.
Aliás, o que era que não vinha do Senhor que foi
falado a Moisés e que estava sendo seguido por Josué à risca? Tudo vinha do
Senhor! Essa era a mais pura verdade!
Do Senhor vinha a ordem e a organização; os líderes
e os mandamentos; os símbolos e suas representações; os artífices e ourives que
tudo fizeram de acordo com o modelo que lhes fora mostrado; a vitória e as
guerras; a força e a coragem para lutar e vencer e sair vencedor; a paz e a
prosperidade; a proteção e o abrigo contra as intempéries do mundo; o caminho,
a verdade e a vida para que seguissem; o filho de Deus, o Messias esperado que
ali estava sendo preservado com Raabe.
Repetindo o que já disse antes: o portador e a
portadora da semente messiânica, o Messias! Ele estava ali e seria multiplicado
e seria gerado e daria continuidade. Raabe estava ali. Após a destruição de
Jericó, Raabe habitou entre os Israelitas e casou-se com Salmom. Deu à luz
Boaz, que foi bisavô de Davi, tornando-se assim, da linhagem messiânica! Talvez
Davi tenha conhecido pessoalmente sua bisavó e seu bisavó e ouvido histórias de
sua própria boca.
Js
20:1 Falou mais o SENHOR a Josué, dizendo:
Js 20:2 Fala aos filhos de
Israel, dizendo:
Apartai para vós as cidades de
refúgio,
de que vos falei
pelo ministério de Moisés,
Js 20:3 Para que fuja para ali o
homicida, que matar alguma pessoa
por engano, e não
com intenção; para que vos sirvam de
refúgio
contra o vingador do sangue.
Js 20:4 E fugindo para alguma
daquelas cidades, por-se-á
à porta dela e
exporá a sua causa aos ouvidos dos anciãos
da
tal cidade; então o tomarão consigo na cidade;
e
lhe darão lugar, para que habite com eles.
Js 20:5 E se o vingador do
sangue o seguir, não entregarão na sua
mão o homicida,
porquanto não feriu a seu próximo com
intenção,
e não o odiou antes.
Js 20:6 E habitará na mesma
cidade,
até que compareça
em juízo perante a congregação,
até que morra o
sumo sacerdote que houver naqueles dias;
então o homicida voltará, e virá
à sua cidade e à sua casa,
à cidade de onde
fugiu.
Js 20:7 Então designaram a
Quedes na Galiléia,
na montanha de
Naftali, e a Siquém, na montanha de Efraim,
e a Quiriate-Arba (esta é
Hebrom), na montanha de Judá.
Js 20:8 E, além do Jordão, na
direção de Jericó para o oriente,
designaram a
Bezer, no deserto, na campina da tribo
de
Rúben, e a Ramote, em Gileade da tribo de Gade,
e
a Golã, em Basã da tribo de Manassés.
Js 20:9 Estas são as cidades que
foram designadas para todos os
filhos de Israel,
e para o estrangeiro que habitasse entre eles,
para
que se acolhesse a elas todo aquele
que
por engano, matasse alguma pessoa,
para que não
morresse às mãos do vingador do sangue,
até
se apresentar diante da congregação.
Isso era assim por que em Israel não havia cadeias
para abrigar o criminoso e mantê-lo vivo às custas da sociedade numa pretensa
intenção de reeducação da mente criminosa. Os bandidos e os que não se
ajeitavam às regras sociais eram punidos e eliminados do meio do povo.
Eu vejo a prisão como a formação de uma outra
sociedade dentro da atual sociedade cujos membros dela somente esperam por uma
boa oportunidade para voltarem às práticas criminosas com mais inteligência e
propósitos uma vez que lá dentro parece mais uma escola técnica do crime, cheia
de regalias.