INSCREVA-SE!

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

O CEDRO DO LÍBANO - O justo crescerá como o Cedro no Líbano. (Salmo 92.12).


A parte da Biologia que estuda as árvores/plantas é a Botânica. As árvores tem uma importância vital no meio ambiente. Tem árvores com mais de 2.000 anos de idade. No México tem uma árvore que é tão larga que são necessárias 25 pessoas de mãos dadas para abraçá-la.

No dia 08/09/2006 os naturalistas Chris Atkins e Michael Taylor descobriram a árvore mais alta do mundo, uma Sequoia de 115,55m de altura. As árvores fornecem para os homens diversos produtos: madeira, celulose, carvão, resinas, mel, frutos, flores e sombra.

As árvores evitam as enchentes, avalanches de terra/pedras. Moisés, Davi, Paulo e Jesus falaram sobre as árvores.O verso acima fala do Cedro do Líbano. O salmista faz um paralelo da vida do crente com o crescimento desta árvore. Assim como o Cedro do Líbano cresce, o crente também deve crescer na graça e no conhecimento do Senhor Jesus. Não tem fórmula mágica, crescimento a gente não compra na Farmácia ou Supermercado.

A estratégia é simples, mas demanda tempo e dedicação. Precisamos crescer na oração. Dr. James Houston, professor de Teologia em Vancouver (Canadá) disse: A oração é uma conversa entre dois amigos, uma conversa entre Deus e nós, não é um monólogo, não é uma reza, não é uma pista de mão única, mas é um diálogo, quando oramos falamos com Deus. Se Jesus o Todo Poderoso levou uma vida de oração, o que dizer de mim? De você? De nós?

Há uma promessa maravilhosa para os que oram em 1 João 5.14-15: E esta é a confiança que temos para com Ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, Ele nos ouve. E, se sabemos que Ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito.O crente também precisa produzir frutos.

O verso 14 do Salmo 92 diz: Na velhice darão ainda frutos. O Abacateiro, a mangueira e o cajueiro só dão fruto uma vez/ano. A bananeira só uma vez na vida, depois é cortada. Já o Cedro do Líbano dá fruto o ano todo independente da estação.
Jesus nos exorta a produzir muitos frutos. Em Mateus 3.8 Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento. Assim, toda árvore boa produz bons frutos (Mateus 7.17a).Concluo dizendo que precisamos estar firmes na Rocha que é Jesus. Para crescer é preciso ter raízes firmes.

Algumas árvores quando encontram a rocha param de crescer, mas o Cedro do Líbano não, ele abraça a rocha e continua crescendo. Isto é uma figura linda do crente quando ele se converte ao Cristianismo, ele abraça a Rocha que é Jesus e não larga mais.

Mas depois de abraçar ele continua crescendo em Cristo. Cresce como diz o Salmo 92.15: para anunciar que o SENHOR é reto. Ele é a minha rocha, e nele não há injustiça. 
(Aldenir L.de Oliveira).

2 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.