INSCREVA-SE!

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

TEMA: Criação, Queda, Redenção e Consumação! - 106 - Faltam 459 dias para 26/04/13 e 870 dias para a Copa

Apesar dos problemas e da incredulidade do povo que culminaram com seus respectivos exílios, Deus jamais abandonou o seu povo e sempre levantava aquele ou aqueles que iriam trazer a libertação.
Durante muito tempo Deus levantou reis, profetas, sacerdotes, libertadores que estiveram à frente de seu povo mostrando o caminho, executando a justiça e o juízo, falando uma palavra de esperança de que viria o Messias prometido que iria acabar com o problema originário da queda do homem diante dele.
A história de Israel parecia um círculo vicioso. Eles faziam o que era mal perante os olhos do Senhor. o Senhor os entregava aos seus inimigos que os oprimiam. Eles oprimidos, clamavam ao Senhor e o Senhor levantava sobre eles esses reis, sacerdotes, profetas, os libertadores que julgavam o povo e a paz reinava novamente até que eles também morriam e o ciclo continuava, começando com a sua queda, isto é, fazendo o que era mal perante os olhos do Senhor e assim por diante.
Quando Deus criou todas as coisas, tudo era perfeito, até que o pecado entrou em cena e trouxe, com ele, a queda. A queda trouxe consigo a redenção, mas esta ocorreu ao longo de muitos anos à frente.
A história de Israel é também a nossa história porquanto o pecado enquanto reinar em nós irá nos fazer viver em círculos. Fazemos o que é mal aos olhos do Senhor. O Senhor nos entrega a nós mesmos, ou à concuspicência, ou aos desejos torpes e daí passamos a viver oprimidos, perseguidos, derrotados e então Deus nos envia socorro por algum meio e passamos a viver em paz até que novamente o ciclo se reinicia. Ora estamos nos aproximando de Deus, ora o pecado está nos afastando dele. O fim disso somente seria possível com a consumação de todas as coisas quando Cristo entregar nas mãos do Pai todas as coisas para que Deus seja tudo em todos.
Muitos foram os que morreram depois da queda e antes da redenção, mas o princípio da redenção, de Cristo, da salvação abrange todas as épocas, tanto o passado, quanto o presente e ainda alcançará o futuro bem distante.
A redenção trará consigo a consumação de todas as coisas e ai, sim, o juízo de Deus e a glorificação tão esperada e ansiada pela própria natureza quando ocorrer a revelação dos filhos de Deus pela manifestação de sua vinda, de sua segunda vinda.
A Bíblia é o livro de Deus que traz todo esse conhecimento para nós. A Bíblia não é a história de Israel, como dizem, ou a história da origem do cristianismo, ela contém isso tudo, mas ela é muito mais do que isso, antes, ela é a história da criação, da queda, da redenção e da consumação.
Até a vinda do Messias, ela apontava para ele o Messias. Tudo nela era apontando que o Redentor viria. Nasceria o Salvador que iria esmagar a cabeça da semente. Quando ele nasceu, Mateus e Lucas logo cuidaram de esticar o cordão dos descendentes até chegarmos ao primeiro Adão. Amanhã, prosseguiremos...
A Deus toda glória! p/ Daniel Deusdete – http://www.jamaisdesista.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.