INSCREVA-SE!

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

365 dias de propósito! Dia 83/365

Terminamos na LBH o capítulo 11 de I Samuel. O início da história de Saul é muito linda. Ela envolve os planos de Deus, o sobrenatural, as circunstâncias sendo previstas e aproveitadas para o cumprimento dos planos de Deus, os homens, os animais que se perderam (Russel Shedd diz que ambos Saul e Davi estão envolvidos com animais, sendo Saul com jumentas – teimosia – e Davi com ovelhas – obediência), o povo, em fim a vida como ela é e como acontece todos os dias.

 

Eu estou vivo! Você está vivo! Nõs estamos vivos. Deus não tem planos de ressuscitar homem algum para usá-los na atual geração. Deus planeja, tenho certeza, pretende usar a todos nós os que hoje estamos vivos. Nós temos o dom da vida dado por Deus e ele vai nos usar. A geração presente está cada vez mais se afundando e os valores estão ficando distorcidos e assim, está acontecendo com a moral, o civismo, a política, o social. Levante, homem, põe-te de pé, e Deus falará contigo.

 

Se lermos o versículo 6, do capítulo 9, de I Samuel, veremos que havia na cidade um homem, diferente dos outros homens, especial, que tinha fama de ver e de anunciar o "... caminho que devemos seguir". Eles estavam falando de Samuel. Samuel aqui poderia representar o povo de Deus que anda com Deus e que se preocupa em fazer a vontade de Deus. O povo está perdido, mas sabe que há na terra esse povo. Nós devemos ser o sal e a luz da terra, conforme falou-nos Jesus.

 

O inicio da vida de Saul é assim espetacular e todas as coisas estão acontecendo de forma maravilhosa e por que Deus assim quer. Veja, por exemplo, que antes mesmo da posse, houve um evento em que a Bíblia relata que Saul ficou irado com Naás, em hebraico "serpente", amonitas (descendentes da filha mais nova de Ló – Gn 19:38)), povo perverso que habitava o leste do Jordão, entre os rios Arnon e Jaboque(*).

 

No vs 6, diz a Bíblia, que o Espírito de Deus se apossou de Saul ao ouvir o relato sobre Naás, ascendeu-se a sua ira e tomando de uma junta de bois, dividiu-os e enviou a cada tribo com um recado de líder: ou vocês vêm comigo ou assim será feito aos que não seguirem conosco. Em seguida, vs 7, o relato bíblico de que caiu temor do Senhor sobre todo o povo e todos seguiram após Saul, uns 670.000 homens, prontos para a guerra.

 

Reparem que Saul, movido pelo Espírito, tomou atitudes, teve iniciativa, agiu e foi a frente com coragem, ousadia e determinação e Deus coopoerou com Saul enviando sobre o povo o seu temor de forma que seguiram Saul. É como sempre nos diz o nosso amado Pastor da Assembléia de Deus do Núcleo Bandeirantes, José Orcélio de almeida Amâncio: "Deus opera quando o homem coopera."

 

Se não fosse Deus cooperar enviando o temor ao povo do que adiantaria a estratégia e iniciativas de Saul? Será que são as estratégias e as táticas que nos fazem campeões? Certamente, que elas nos ajudam e devem ser estudadas, mas a vitória não vem pela força nem pela violência, nem pela estratégia, nem pela lógica, muito menos pelo que se vê ou pela matemática (vocês se lembram de Gideão que com um exército de 300 homens acabou para sempre com um exército de mais de 115.000 homens?) a vitória pertence a Deus. Sempre a Deus!

 

Então se você for esperto, preste atenção em Deus. Eu acho que vou criar uma Academia de Inteligência Espiritual – AIE - voltada exclusivamente para treinar os homens, principalmente os crentes, a estarem 100% atentos e vigilantes em toda a estratégia divina em todas as coisas, por exemplo, nesta academia, os prêmios serão medidos por tesouros que juntamos não nos bancos da terra (dinheiro, dólar, ouro), mas nos celestiais, conforme Mt 6: 19-21. A glória e os louvores decorrentes dos sucessos obtidos seriam sempre da personagem famoa "Anônimo" para o Deus de toda a glória. Que tal? Gostaram da idéia?

 

Deus tenha misericórdias de nós e nos dê uma semana de bênçãos. A Deus toda a glória!

 

Comentários por Russel Shedd de I Sm 11:1

0 comentários:

Postar um comentário

Fique à vontade para tecer seus comentários.
No entanto, lembre-se de juntar Cl 3:17 com 1 Co 10:31 :
devemos tudo fazer para a glória de Deus e em nome de Jesus! Deus o abençoe.